Relatório de intervenção no ensino de sociologia Olá,
Segue um conjunto de questões para guiar vocês na leitura e discussão do relatório de intervenção no ensino de sociologia.
Introdução:
Qual a problemática apresentada?
O que justifica, segundo os docentes interventores, o posicionamento da sociedade de que politica não se discute?
O que os professores observaram em suas praticas docentes sobre a percepção discente do tema politica?
Por que os alunos precisam aprofundar esse tema? Que justificativa os docentes apresentam para estudar o tema?
Por que é necessário a imaginação sociológica para compreender a realidade?
Qual o objetivo da intervenção?
Qual a finalidade da intervenção?
Como e onde ocorreu a intervenção?
Quais as fases da intervenção?
Como se deu a avalicao da intervenção?
Justificativa
Por que os docentes trabalharam com o tema cidadania e participação politica?
Por que eles justificam a importância de resgatar historicamente o tema?
Por que a relação da democracia com cidadania e participação politica é estreita?
Qual o papel da educação nesse processo?
Por que a intervenção com esse tema com jovens de 16-18 anos é importante?
Por que os docentes trazem as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCN) para justificar a intervenção?
Qual a limitação da sociologia para trabalhar esse tema?
Estado da arte
Por que os docentes fizeram uma pesquisa do estado da Arte?
Onde eles pesquisaram para fazer esse tipo de pesquisa, do estado da Arte?
Quais questões eles se fizerem para fazer esse tipo de pesquisa, do estado da Arte?
Como eles sistematizaram as informações obtidas nesse tipo de pesquisa, do estado da Arte?
Qual a dificuldade que eles encontraram para fazer esse tipo de pesquisa, do estado da Arte?
Quantos trabalhos de intervenção eles encontraram?
Referencial teórico:
Como é definido historicamente o termo cidadania?
A clássica análise de Marshall (1967) mostra a transformação da cidadania moderna em três gerações de direitos, quais são eles?
Quando os direitos sociais são postos em prática, segundo Marshall?
Por que é um equivoco das pessoas associarem a cidadania ao voto?
O que significa cidadania?
O que se quer dizer quando se faz referência a expressão participação democrática?
O que é indispensável para consolidar a participação popular?
Problemas enfrentados
Durante o desenvolvimento da intervenção, quais problemas foram identificamos para a aplicação da atividade?
DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA
Quais recursos pedagógicas foram utilizados pelos docentes para fazer a intervenção? E o que tiraram de proveito com cada um deles?
METODOLOGIA UTILIZADA
Como a metodologia utilizada pelos docentes possibilitou a realização da intervenção?
CONCLUSÃO
A que conclusão os professores chegaram com a intervenção?