• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

GARDNER DE ANDRADE ARRAIS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CSHNB

Ir ao Menu Principal

gardner de andrade arrais

EDCA - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO-PROCAMPO/CSHNB

DAA0317 - SEMINÁRIO DE PROJETO - Turma: 04 (2015.2)

Tópicos Aulas
Introdução: Sociologia da educação: uma "sociologia especial"? (25/09/2023 - 18/10/2023)
   Critérios para produção do projeto de intervenção. 
  Relatório de intervenção no ensino de sociologia 
Olá, Segue um conjunto de questões para guiar vocês na leitura e discussão do relatório de intervenção no ensino de sociologia. Introdução: Qual a problemática apresentada? O que justifica, segundo os docentes interventores, o posicionamento da sociedade de que politica não se discute? O que os professores observaram em suas praticas docentes sobre a percepção discente do tema politica? Por que os alunos precisam aprofundar esse tema? Que justificativa os docentes apresentam para estudar o tema? Por que é necessário a imaginação sociológica para compreender a realidade? Qual o objetivo da intervenção? Qual a finalidade da intervenção? Como e onde ocorreu a intervenção? Quais as fases da intervenção? Como se deu a avalicao da intervenção? Justificativa Por que os docentes trabalharam com o tema cidadania e participação politica? Por que eles justificam a importância de resgatar historicamente o tema? Por que a relação da democracia com cidadania e participação politica é estreita? Qual o papel da educação nesse processo? Por que a intervenção com esse tema com jovens de 16-18 anos é importante? Por que os docentes trazem as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCN) para justificar a intervenção? Qual a limitação da sociologia para trabalhar esse tema? Estado da arte Por que os docentes fizeram uma pesquisa do estado da Arte? Onde eles pesquisaram para fazer esse tipo de pesquisa, do estado da Arte? Quais questões eles se fizerem para fazer esse tipo de pesquisa, do estado da Arte? Como eles sistematizaram as informações obtidas nesse tipo de pesquisa, do estado da Arte? Qual a dificuldade que eles encontraram para fazer esse tipo de pesquisa, do estado da Arte? Quantos trabalhos de intervenção eles encontraram? Referencial teórico: Como é definido historicamente o termo cidadania? A clássica análise de Marshall (1967) mostra a transformação da cidadania moderna em três gerações de direitos, quais são eles? Quando os direitos sociais são postos em prática, segundo Marshall? Por que é um equivoco das pessoas associarem a cidadania ao voto? O que significa cidadania? O que se quer dizer quando se faz referência a expressão participação democrática? O que é indispensável para consolidar a participação popular? Problemas enfrentados Durante o desenvolvimento da intervenção, quais problemas foram identificamos para a aplicação da atividade? DESCRIÇÃO DAS AÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA Quais recursos pedagógicas foram utilizados pelos docentes para fazer a intervenção? E o que tiraram de proveito com cada um deles? METODOLOGIA UTILIZADA Como a metodologia utilizada pelos docentes possibilitou a realização da intervenção? CONCLUSÃO A que conclusão os professores chegaram com a intervenção?
  Introdução a sociologia e educação 
Prez. Segue o arquivo correto do texto da nossa última aula. Atenciosamente,
A educação como objeto de estudo sociológico na modernidade (23/10/2023 - 27/11/2023)
  TEXTO III.pdf 
Texto de Dukheim para pensar o projeto de intervenção.
A educação, Estado e Sociedade (29/11/2023 - 27/12/2023)
  Por que estudar sociologia? 
Segue, em anexo, texto para nossa próxima aula.
O estudo sociológico da escola (01/01/2024 - 21/02/2024)
1. Educação como processo socializador Durkheim (01/11/2013 - 06/12/2013)
1.1. A escola como uma das instituições nucleares da modernidade 1.2. A análise dos dispositivos pedagógicos construídos por Durkheim 1.3. Durkheim na compreensão das funções homogeneizadoras e diferenciadoras da educação.
  Sociologia e Educação, campos particulares? 
Texto da aula do dia 04.11.13
  Educação para o bem ou para mal? 
Texto complementar a discussão do dia 04.11.13
2. Educação em suas relações com formas específicas de dominação ? Weber (09/12/2013 - 17/01/2014)
2.1 A dominação como forma de poder e seus desdobramentos nas instituições educativas 2.2 Os tipos de dominação no debate atual as noções de competência e mérito 2.3 Desdobramentos decorrentes da dominação fundada na autoridade racional-legal
3. Educação e ideologia ? Marx (20/01/2014 - 10/02/2014)
3.1 Discussão dos processos de formação dos indivíduos 3.2 Educação (escolarizada ou não), para além da mera formação/deformação de consciências 3.3 Ação ideológica-educativa.
  Atividade individual sobre Karl Marx 
Car@ alun@, A atividade sobre Karl Marx está neste arquivo, bem como as regras. Abraço,
4. As análise sociológicas sobre educação no Brasil: as matrizes explicativas (14/02/2014 - 24/02/2014)
4.1 Breve análise dos estudos sociológicos sobre a educação no Brasil
Discussão de construção do projeto de pesquisa (24/08/2015 - 28/09/2015)
Apreciação do projeto de pesquisa construído (09/11/2015 - 07/12/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET DEZ Total
24 31 14 07
1 2015100**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão e orientação do instrumental teórico-metodológico complementar ao projeto de pesquisa à elaboração da dissertação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição dos campos teóricos a serem mapeados, particularmente suas discussões centrais. Para isso, dividimos a construção do nosso pensamento em atividades para melhor compreensão na sistematização do conhecimento.<br />As aulas serão divididas de forma dialogada, abordando os temas centrais;<br />Todas as aulas serão dispostas em cronograma previamente conhecido pelos alunos;<br />Todas as aulas contarão com prévia indicação bibliográfica.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão sujeitos de um processo de avaliação contínua, no qual haverá lugar a uma avaliação processual.
Horário de atendimento: 18-22
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/08/2015
28/09/2015
Discussão de construção do projeto de pesquisa
09/11/2015
07/12/2015
Apreciação do projeto de pesquisa construído
Avaliações
Data Descrição
07/12/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1491 16/12/2025 00:35