AIESKA MENDES GONCALVES CORDEIRO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CCHL

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aieska mendes goncalves cordeiro

CCCT - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/CCHL

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 06 (2015.2)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano do Curso e introdução à disciplina (04/09/2015 - 04/09/2015)
A trajetória do conhecimento científico ao longo da História (11/09/2015 - 11/09/2015)
Boaventura de Sousa Santos e a Epistemologias do Sul (18/09/2015 - 18/09/2015)
A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil (25/09/2015 - 25/09/2015)
Abordagens teóricas ao estudo das políticas sociais (02/10/2015 - 02/10/2015)
Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional (09/10/2015 - 09/10/2015)
Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos (16/10/2015 - 16/10/2015)
Avaliação de políticas sociais (23/10/2015 - 23/10/2015)
Pesquisa Avaliativa: aspectos teórico-metodológicos (30/10/2015 - 30/10/2015)
Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais (06/11/2015 - 06/11/2015)
Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais (13/11/2015 - 13/11/2015)
A avaliação de políticas educacionais: indagações metodológicas e disseminação de resultados (20/11/2015 - 20/11/2015)
A avaliação de políticas educacionais: indagações metodológicas e disseminação de resultados (27/11/2015 - 27/11/2015)
Pesquisa em educação: abordagens qualitativas (04/12/2015 - 04/12/2015)
Pesquisa em educação: abordagens qualitativas (11/12/2015 - 11/12/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: PROPOSTA DE TRABALHO:
? Aulas expositivas dialogadas
? Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado
? Participação efetiva nas aulas e nas discussões
? Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: AVALIAÇÃO:
Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens:
1) Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Apresentação do trabalho final, consistindo no Projeto de Pesquisa revisado.
Será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARRETO, E. S. de S.; PINTO, R. P. A avaliação de políticas educacionais: indagações metodológicas e disseminação de resultados. In: BARREIRA, M. C. R. N.; CARVALHO, M do C.B. de. (Orgs). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001, p. 101-126.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.) A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d?Água, 2003, p. 39-72.
BOURDIEU, Pierre. Os Usos sociais da ciência. Por uma Sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
CARDOSO, Miriam Limoeiro. A periodização e a ciência da história: observações preliminares. Junho de 1977. 66f. Mimeo.
COIMBRA, M. A. Abordagens teóricas ao estudo das políticas sociais. In: ABRANCHES, S. et al. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
DIÓGENES. E. M. N. Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional. Práxis Educativa, v. 9, n. 2, 2014, p. 333-354.
GAMBOA, S. A. S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Doutorado (Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1987.
GAMBOA, S. A. S.. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. 159 p.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologia. 2. ed. Chapecó : Argos, 2012. 212 p.
GATTI, Bernadete A. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília ? DF: Plano Editora: 2002, Série Pesquisa em Educação, v. 1 .
GATTI, Bernadete, A. Anotações sobre a trajetória do conhecimento científico ao longo da História. Mimeo, 1986.
GIBBONS, M. et al. La nueva producción del conocimiento: la dinâmica de la ciência y la investigación em las sociedades contemporâneas. Barcelona: Pomares-Corredor, 1997.
MAINARDES, J; FERREIRA, M. S; TELLO, C. Analise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S.J; MAINARDES, J. Políticas educacionais: questões se dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINET, A. C. Grandes questions epistemológicas at sciences de gestion. In: MARTINET, A. C. (Coord.) Epistémologies et sciencies de gestion. Paris: Economica, 1990. P. 9-31.
OZGA, J. Investigação sobre políticas educacionais: terreno de contestação. Porto: Porto Editora, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
STREMEL, S. Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional: levantamento bibliográfico. Práxis Educativa, v. 9, n. 2, 214, p. 553-572.
TELLO, C. (Coord. y compilador). Epistemologías de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
TELLO, C. ; ALMEIDA, M. de L. P. de. (Orgs). Estudos Epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
TELLO, C. ; MAINARDES, J. La posicion epistemológica de los investigadores em Política Educativa: debates teóricos em torno a las perspectivas neo-marxista, pluralista y pos-estruturalista. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, vol. 20, n. 9, 2012. Disponível em: http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/988. Acesso em: 15 set. 2015.
TELLO, C. Las epistemologias de la política educativa: vigilância y posicionamento epistemológico del investigar em política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, 2012.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARCOVERDE, Ana Cristina de Brito. (Org.) Avaliação de Políticas Públicas em Múltiplos olhares e diferentes práxis. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014.109-123.
SILVA E SILVA Maria Ozanira (Coord.) Pesquisa Avaliativa: aspectos teórico-metodológicos. São Paulo: Veras Editora; São Luís; MA: GAEPP, 2008, p.89-175.
SILVA e SILVA, Maria Ozanira da. (Org.) Avaliação de Políticas e Programas Sociais: teoria e prática. São Paulo: Veras Editora, 2001, p,17-36.
RICO, Elizabeth ( org.) Avaliação de políticas sociais; uma questão em debate. SP: Cortez: IEE/PUC-SP, 2001, p.85-74.
ARCOVERDE, Ana Cristina Brito. (Org.) Avaliação de políticas públicas em múltiplos olhares e diferentes práxis. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014,23-58.
CARVALHO, Maria do Carmo B. de; BARREIRA, Maria Cecília R. Nobre. (orgs) tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001, p.127-162.
RICO, Elizabeth, de melo. (Org.) Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001, p.119-130.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas, São Paulo: Editora Alinea, 2001, 141p.
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 10. ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2002.
BARROS, Aidil de J. P.; LEHFELD, Neide Aparecida de S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO NETO, Ana Maria. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: EDUFSC; São Paulo: Cortez, 2006.
BOGDAN, Robert; BIKLOEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CASA-NOVA, Maria José. Etnografia e Produção do Conhecimento. Reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses. Lisboa - Portugal: ACIDI, 2009.
CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FLICK, Uwe. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes Medicas Sul; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de S. (org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 32ª ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2012.
MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002.
MULLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. 5. ed. Londrina: EDUEL, 2003.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007
REY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira/ Thompson Learning, 2005.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al . Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim (Org.) Conhecimento, Pesquisa e Educação. Campinas - SP: Papirus, 2001.
SEVERINO, Pós-Graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO NETO, Ana Maria. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: EDUFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 67-87.
SILVA, J.M. da.; SILVEIRA, E. S. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007.
SILVA, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília (DF): Líber, 2006.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Editora Atlas S. A., 1992.
VIEGAS, Waldyr. Fundamentos de metodologia científica. Brasília: Paralelo 15, 1999.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre; Bookman, 2005.
ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/09/2015
04/09/2015
Apresentação do Plano do Curso e introdução à disciplina
11/09/2015
11/09/2015
A trajetória do conhecimento científico ao longo da História
18/09/2015
18/09/2015
Boaventura de Sousa Santos e a Epistemologias do Sul
25/09/2015
25/09/2015
A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil
02/10/2015
02/10/2015
Abordagens teóricas ao estudo das políticas sociais
09/10/2015
09/10/2015
Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional
16/10/2015
16/10/2015
Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos
23/10/2015
23/10/2015
Avaliação de políticas sociais
30/10/2015
30/10/2015
Pesquisa Avaliativa: aspectos teórico-metodológicos
06/11/2015
06/11/2015
Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais
13/11/2015
13/11/2015
Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais
20/11/2015
20/11/2015
A avaliação de políticas educacionais: indagações metodológicas e disseminação de resultados
27/11/2015
27/11/2015
A avaliação de políticas educacionais: indagações metodológicas e disseminação de resultados
04/12/2015
04/12/2015
Pesquisa em educação: abordagens qualitativas
11/12/2015
11/12/2015
Pesquisa em educação: abordagens qualitativas
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Tipo de material Descrição
Referências Complementares
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