• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

MAURICIO JOSE GOMES MEDEIROS TAVARES

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

Ir ao Menu Principal

mauricio jose gomes medeiros tavares

PAT - DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

PPGED077 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA (22/10/2015 - 22/10/2015)

Apresentação professor/aluno

Leitura do Plano de Curso

Sistematização do Trabalho

  • CONTEÚDO: Importância e necessidade da formação pedagógica-didática do professor universitário.

Aula expositiva

Estudo do texto 1: O Ensino superior como espaço de formação.

Texto 1 - Leitura individual e discussão coletiva

 

   MAPA ENSINO UNIVERSITÁRIO CENÁRIO E PROTAGONISTAS (1).pptx 
  PAINEL INTEGRADO 2015.2.docx 
ROTEIRO PAINEL INTEGRADO
CONCEPÇÕES E FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA (29/10/2015 - 29/10/2015)
  • CONTEÚDO: A Didática: concepções e seus fundamentos.

 

Sequência Didática Interativa: concepção de didática

Aula expositiva: concepções de didática

Texto 2 – A didática e seus fundamentos

Estudo do texto 2 – Elaboração de Mapa textual e exposição oral

 

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (05/11/2015 - 05/11/2015)

CONTEÚDO: Princípios metodológicos na Educação Superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

  • Estudo do texto 3 e 4
  • Técnica GV e GO
  • Resumo das discussões

 

PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (12/11/2015 - 12/11/2015)
  • CONTEÙDO:Planejamento do trabalho pedagógico:
    • Os elementos constitutivos da ação didática – Objetivos, Conteúdos, Estratégias metodológicas, recursos didáticos, avaliação da aprendizagem e bibliografia.
  • Estudo em grupo

Grupo 1 – Os elementos constitutivos da ação didática

Grupo 2 – A relação ensino-aprendizagem

Grupo 3 – a didática e a formação do professor

Grupo 4 – Didática, currículo, docência : articulações possíveis em torno do significante “conhecimento”

PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO (13/11/2015 - 13/11/2015)
CONTEÚDO: Planejamento do trabalho pedagógico: o Os elementos constitutivos da ação didática – Objetivos, Conteúdos, Estratégias metodológicas, recursos didáticos, avaliação da aprendizagem e bibliografia. Grupo 1 – Os elementos constitutivos da ação didática Grupo 2 – A relação ensino-aprendizagem Grupo 3 – a didática e a formação do professor Grupo 4 – Didática, currículo, docência : articulações possíveis em torno do significante “conhecimento” Apresentação pelos grupos – Mapa textual
PLANEJAMENTO DE ENSINO: PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA (19/11/2015 - 19/11/2015)
  • CONTEÚDO: Planejamento de Ensino
    • Análise do Plano de Curso com base no Projeto Pedagógico do Curso.
    • Apresentação das análises dos Planos de curso.
PLANEJAMENTO DE ENSINO: PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA (26/11/2015 - 26/11/2015)
  • CONTEÚDO: Planejamento de Ensino
    • Exposição Oral: Plano de Aula
PLANEJAMENTO DE ENSINO: PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA (27/11/2015 - 27/11/2015)
CONTEÚDO: Planejamento de Ensino . Análise de planos de aula . Elaboração individual do Plano de Aula. . Análise coletiva dos planos elaborados.
TÉCNICAS DE ENSINO (03/12/2015 - 03/12/2015)

Seminários:

Estudo em grupo para preparação do seminário.

GRUPOS:

  1. Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar com mapas conceituais;
  2. O Ensino por meio da Resolução de problemas;
  3. Casos de Ensino e Estudos de Casos;
  4. Técnicas de estudo para além da dimensão do fazer;
  5.  Aula expositiva
  6. Sequência Didática Interativa
  7. Reforçando a aprendizagem pela discussão em classe.
  8. Integrando o aprendizado de dentro e fora da sala de aula.
TÉCNICAS DE ENSINO (10/12/2015 - 10/12/2015)

Seminários:

Apresentação seminário.

GRUPOS:

  1. Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar com mapas conceituais;
  2. O Ensino por meio da Resolução de problemas;
TÉCNICAS DE ENSINO (17/12/2015 - 17/12/2015)
Seminários: Apresentação seminário. GRUPOS: 3. Casos de Ensino e Estudos de Casos; 4. Técnicas de estudo para além da dimensão do fazer;
TÉCNICAS DE ENSINO (18/12/2015 - 18/12/2015)
Apresentação dos seminários Grupos: 5. Aula expositiva 6. Sequência Didática Interativa
TÉCNICAS DE ENSINO (07/01/2016 - 07/01/2016)
Apresentação dos seminários Grupos: 7. Reforçando a aprendizagem pela discussão em classe. 8. Integrando o aprendizado de dentro e fora da sala de aula.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR (14/01/2016 - 14/01/2016)
Avaliação da aprendizagem no ensino superior • Painel Integrado Texto 01 – Capítulo 1: Compreender que a avaliação formativa não passa de uma “utopia promissora”; Texto 02 – Capítulo 2: Compreender que avaliar não é medir, mas confrontar em um processo de negociação; Texto 03 – Capítulo 3: Compreender que é possível responder a três questões pertinentes; Texto 04 – Capítulo 4: Agir desencadeando de maneira adequada. Texto 05 – Capítulo 5: Agir observando/interpretando de maneira pertinente.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR (15/01/2016 - 15/01/2016)
• Entrega do Trabalho Final • Avaliação da disciplina • Encerramento da disciplina
Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
22 29 05 12 13 19 26 27 03 10 17 18 07 14 15
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
4 2015100**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
8 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2015100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
15 2015100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 9,0 9.0 0 AM
2 2015100**** 10,0 10.0 8 AM
3 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2015100**** 10,0 10.0 8 AM
5 2015100**** 10,0 10.0 4 AM
6 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2015100**** 10,0 10.0 8 AM
8 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2015100**** 10,0 10.0 4 AM
11 2015100**** 10,0 10.0 4 AM
12 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
13 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
14 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
15 2015100**** 10,0 10.0 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Didática: concepção e fundamentos históricos. Funções sociais da educação superior: trabalho pedagógico universitário em diferentes contextos. Importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Princípios metodológicos do trabalho pedagógico universitário: intencionalidade, criticidade, construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação, autonomia, inclusão e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Elementos constitutivos da ação didática. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Planejamento do trabalho pedagógico. A relação pedagógica nos diversos contextos formativos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A Disciplina será desenvolvida através das reflexões teóricas acerca da didática, sua concepção, fundamentos e elementos constitutivos, compreendendo: reflexão individual e em grupo; análise oral e escrita dos textos/livros/temas discutidos; análise/formulação de práticas pedagógicas comprometidas com a aprendizagem com a utilização de diversas técnicas; síntese das análises realizadas; elaboração de textos adotando as normas acadêmicas exigidas por curso de mestrado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação tem caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio das exposições orais e seminários, das produções textuais e das reflexões aprofundadas sobre os componentes do trabalho pedagógico. Paralelamente será considerada a frequência, o interesse e a participação nas diferentes atividades propostas.
Horário de atendimento: 14:00 ÀS 18:00
Bibliografia: ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (org.). Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Campinas/SP: Papirus, 2013.

D’Ávila, Cristina Maria. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: ______; ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (orgs.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2012, p. 15-30.

GABRIEL, Carmen Teresa. Didática, currículo, docência: articulações possíveis em torno do significante “conhecimento”. In: CRUZ, Giseli Barreto de et all. Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014.

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.

LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia. Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. In: LEITE, Carlinda. Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. P. 29-43.

LOWMAN, Joseph. Dominando as Técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2013.

MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Teresinha. A didática e seus fundamentos. In: ______. Fundamentos de didática. Curitiba: IBPEX, 2008.

OLIVEIRA, Maria M. Sequência Didática Interativa: no processo de formação de professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. O docente do ensino superior. In: ______. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.

TRINDADE, Rui. O Ensino superior como espaço de formação.
In: LEITE, Carlinda. Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. P. 75-98.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/10/2015
22/10/2015
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA
29/10/2015
29/10/2015
CONCEPÇÕES E FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA
05/11/2015
05/11/2015
PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
12/11/2015
12/11/2015
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
13/11/2015
13/11/2015
PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
19/11/2015
19/11/2015
PLANEJAMENTO DE ENSINO: PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA
26/11/2015
26/11/2015
PLANEJAMENTO DE ENSINO: PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA
27/11/2015
27/11/2015
PLANEJAMENTO DE ENSINO: PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA
03/12/2015
03/12/2015
TÉCNICAS DE ENSINO
10/12/2015
10/12/2015
TÉCNICAS DE ENSINO
17/12/2015
17/12/2015
TÉCNICAS DE ENSINO
18/12/2015
18/12/2015
TÉCNICAS DE ENSINO
07/01/2016
07/01/2016
TÉCNICAS DE ENSINO
14/01/2016
14/01/2016
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
15/01/2016
15/01/2016
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
Avaliações
Data Descrição
19/11/2015 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ROTEIRO DO PAINEL INTEGRADO 26/12/2015
CANCELAMENTO DA AULA DO DIA 05 DE NOVEMBRO 04/11/2015
LOCAL DAS AULAS DA DISCIPLINA DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR 22/10/2015
AVISO DE SUSPENSÃO DAS AULAS DO PPGEd 24/08/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 03:26