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MSC006 - SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO DOCENTE - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO (16/09/2015 - 16/09/2015)
Cadastro dos alunos e identificação do significado de formação de professor
   Formação de Professores e Profissão Docente, Nóvoa 
Segue o testo do Nóvoa para estudo e reflexão na aula do dia 14
  Resenha: orientações para elaboração 
Segue texto digitalizado sobre elaboração de Resenha
FORMAÇÃO DE PROFESSOR, LEGISLAÇÃO: CNE (23/09/2015 - 23/09/2015)
fORMAÇÃO DE PROFESSOR, HISTORIA: (30/09/2015 - 30/09/2015)
OS SETES SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO, SEMINÁRIO (07/10/2015 - 07/10/2015)
Formação de Professores e Formação Docente (21/10/2015 - 21/10/2015)
Estudo e preparação do Seminário: Formação de Professores (28/10/2015 - 28/10/2015)
Gestão do Processo de aprendizagem pelo professor/Formação crítica de Educadores: questões fundaamentais (04/11/2015 - 04/11/2015)
Professor reflexivo em uma escola reflexiva/Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade (11/11/2015 - 11/11/2015)
Diretrizes Curriculares Nacionais/Saúde (18/11/2015 - 18/11/2015)
TRabalho de Campo: investigar o conceito de saude que orienta as práticas docente na escola (25/11/2015 - 25/11/2015)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV Total
16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25
1 2015100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2015100**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2015100**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
5 2015100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
6 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 8
8 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 8
10 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
11 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
14 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 8
15 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
2 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
4 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
6 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
7 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
10 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
11 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
12 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
13 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
14 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Sistema educacional brasileiro; Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais/ Saúde; Formação Docente: políticas e Práticas de formação da profissão docente; desenvolvimento pessoal (vida do Professor); desenvolvimento profissional (profissão docente); desenvolvimento organizacional (a escola).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso terá como princípio básico a prática reflexiva-crítica e será desenvolvidas por meio de aulas expositivas dialogada, reflexões, discussões de textos, seminários, pesquisa bibliográfica e de campo, na escola campo de pesquisa, atividades que possibilitem a articulação teórica-prática.
Os conteúdos curriculares buscam contemplar a necessária articulação entre teoria e prática na formação de professor. Nessa direção, visa-se garantir a indissociabilidade do ensino, da pesquisa, oportunizando situações de investigação em conformidade com a proposta aprovada para o estudo, à luz de produção teórica atualizada sobre o tema.
Nessa perspectiva, os mestrandos estarão envolvidos na execução das seguintes atividades: Aulas expositivas dialogadas, seminários, leituras e debates, trabalhos escritos: elaboração de produção de resenhas crítica, resumos expandidos e artigos, a partir da pesquisa proposta para o estudo, individual e em grupo e das referencias do seminário, acerca de temas pautados na formulação dos projetos de investigação na pós-graduação visando à qualificação dos referidos projetos de investigação dos alunos, relatos de experiências, privilegiando o diálogo e o respeito mútuo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação terá caráter diagnóstico, processual e somativa. O mestrando deverá participar das atividades propostas, apresentar trabalhos escritos e orais, individuais e em grupo. Para efeito de registro acadêmico, serão registradas no diário três notas que variarão de (0,0) zero a 10,0(dez) pontos. Será aprovado, na disciplina, o aluno que obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) e freqüência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina. Serão realizadas as seguintes avaliações:
? A primeira será em grupo, consistirá na apresentação de um seminário;
? A segunda será individual, e escritura de resumo expandido sobre o projeto de estudo;
? A terceira será individual, consistirá na produção de um artigo acerca dos estudos realizados no seminário;
Horário de atendimento: 14:00 / 18:00
Bibliografia: ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. ? 8. Ed. ? São Paulo: Cortez, 2011. ? (coleção questões da nossa época; v. 8)

ALTET, Marguerite. As pedagogias da aprendizagem. Instituto Piaget, Lisboa, 1999 ( coleção Horizontes Pedagógicos)

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o Saber: elementos para uma teoria; trad. Bruno Magne. ? Porto Ale3gre : Artes Médicas Sul, 2000.

CONTRERAS, J. Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FONTANA, Roseli A. Cação. Como nos tornamos professores?. ? 3ª ED. ? Belo Horizonte : Autentica, 2005.

GIROUX, A. P. Os professores como intelectuais: rumo a uma nova pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas. 1997.

GÓMEZ, A. P. O pensamento prático do professor ? A formação do professor como professor profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Coordenação). Os professore e sua formação. Portugal, Dom Quixote (Nova Enciclopédica). 1997. P. 93-114.

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e aprendizagem na universidade. Tradução Silvana Cobucci Leite. ? São Paulo : Cortez, 2012. ? (Coleção questões de nossa época; v. 40)

LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté-SP; Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.

LOPES, Alice R. Casimiro; MACEDO. Elizabeth (organizadoras). Currículo: debates contemporâneos. 2. Ed. ? São Paulo: Cortez, 2005.

LOPES, Alice R. Casimiro; MACEDO. Elizabeth (organizadoras). Teorias de currículo. ? São Paulo: Cortez, 2011.

LÜCK, Heloísa. Gestão do processo de aprendizagem pelo professo. Petrópolis, RJ : Vozes 2014. ? (série Cadernos de Gestão)

MAGALÃES, Maria Cecília Camargo (Org.). A formação do professor como um profissional crítico: linguagem e reflexão. ? Campinas, SP : Mercado de Letras, 2004

MORIN, Edgar, Os sete saberes necessários a Educação do Futuro; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho, - São Paulo : Cortez ; Brasília, DF : UNESCO, 2000.

NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote/IIE, 1997.

_____, (Organização) Profissão professor. Porto ? Portugal, 2.ª edição : Porto Editora, 1995.

__________, (Organização) Vida de professores. Porto ? Portugal, 2.ª edição : Porto Editora, 1992.

PERRENOUD, Philippe; PAQUAY, Léopold; ALTET, Marguerite; CHARLIER, Évelyne (orgs.). Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre, 2. ed. Ver. - Artmed Editora, 2001.

PERRENOUD, P. Prática pedagógica, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom,1993.

PIMENTA, Selma Garrido,Guedin, Evandro(orgs.). Professor reflexivo no Brasil : genesise de um conceito. São Paulo : Cortez, 2200.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Trad. Ernani Rosa ? Porto Alegre : Artmed, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. ? Petrópolis, RJ : Vozes, 2002

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/09/2015
16/09/2015
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO
23/09/2015
23/09/2015
FORMAÇÃO DE PROFESSOR, LEGISLAÇÃO: CNE
30/09/2015
30/09/2015
fORMAÇÃO DE PROFESSOR, HISTORIA:
07/10/2015
07/10/2015
OS SETES SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO, SEMINÁRIO
21/10/2015
21/10/2015
Formação de Professores e Formação Docente
28/10/2015
28/10/2015
Estudo e preparação do Seminário: Formação de Professores
04/11/2015
04/11/2015
Gestão do Processo de aprendizagem pelo professor/Formação crítica de Educadores: questões fundaamentais
11/11/2015
11/11/2015
Professor reflexivo em uma escola reflexiva/Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade
18/11/2015
18/11/2015
Diretrizes Curriculares Nacionais/Saúde
25/11/2015
25/11/2015
TRabalho de Campo: investigar o conceito de saude que orienta as práticas docente na escola
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Não haverá aula hoje 14/10/2015
Início das Aulas 16/09/2015
Suspenso início da disciplina de hoje 09/09/2015

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 14:22