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PPGAPV059 - PRODUÇÃO DE GRANDES CULTURAS I - Turma: 01 (2015.2)

Tópicos Aulas
Aula inaugural (27/08/2015 - 27/08/2015)

Apresentações mútuas,

Apresentação e discusão do programa da disciplina,

Breve diagnóstico da produção de grãos no Brasil e no mundo,

A cultura da soja: origem, dispersão e importância econômica,

Diagnóstico da cultura,

Desafios da pesquisa,

Perspectivas

Aula 2 (03/09/2015 - 03/09/2015)

Cot. A cultura da soja: sistemas de produção, preparo do solo, plantio, colheita e armazenamento

Aula 3 (10/09/2015 - 10/09/2015)

Cot. A cultura da soja: pragas e doenças mais comuns e seus controles

Aula 4 (17/09/2015 - 17/09/2015)

A cultura do Milho:

Origem, dispersão e importância econômica,

Diagnóstico da cultura,

Desafios da pesquisa,

Perspectivas

Aula 5 (24/09/2015 - 24/09/2015)

Cont. A cultura do milho: sistemas de produção, preparo do solo, plantio, colheita e armazenamento

Aula 6 (01/10/2015 - 01/10/2015)

Cont. A cultura do milho: pragas e doenças mais comuns e seus controles

Aula 7 (08/10/2015 - 08/10/2015)

A cultura do Arroz:

Origem, dispersão e importância econômica,

Diagnóstico da cultura,

Desafios da pesquisa,

Perspectivas

Aula 8 (15/10/2015 - 15/10/2015)

Cont. A cultura do arroz: sistemas de produção, preparo do solo, plantio, colheita e armazenamento

Aula 9 (22/10/2015 - 22/10/2015)

Cont. A cultura do arroz: pragas e doenças mais comuns e seus controles

Aula 10 (29/10/2015 - 29/10/2015)

A cultura da Mandioca:

Origem, dispersão e importância econômica,

Diagnóstico da cultura,

Desafios da pesquisa,

Perspectivas

Aula 11 (05/11/2015 - 05/11/2015)

Cont. A cultura da mandioca: sistemas de produção, preparo do solo, plantio, colheita e processamento

Aula 12 (12/11/2015 - 12/11/2015)

Cont. A cultura da mandioca: pragas e doenças mais comuns e seus controles

Aula 13 (19/11/2015 - 19/11/2015)

A cultura do Feijão:

Origem, dispersão e importância econômica,

Diagnóstico da cultura,

Desafios da pesquisa,

Perspectivas

Aula 14 (26/11/2015 - 26/11/2015)

Cont. A cultura do feijão: sistemas de produção, preparo do solo, plantio, colheita e armazenamento

Aula 15 (03/12/2015 - 03/12/2015)

Cont. A cultura do feijão: pragas e doenças mais comuns e seus controles

Fechamento (10/12/2015 - 10/12/2015)

Uma discussão geral sobre todos os conteúdos da disciplina

Audição de críticas e sugestões para o seu aprimoramento

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 03 10
1 2015100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
2 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
3 2015100**** 4 4 1 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 12
4 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 8,0 8,0 9,4 8,5 8.5 4 AM
2 2015100**** 8,0 7,0 9,0 9,0 8.3 12 AM
3 2015100**** 9,0 9,0 9,5 8,5 9.0 0 AM
4 2015100**** 8,0 9,0 9,5 9,0 8.9 4 AM
5 2015100**** 9,0 8,0 9,0 9,5 8.9 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Origem da planta; histórico; importância econômica; classificação; descrição; fenologia; exigências climáticas, edáficas e nutricionais; calagem; adubação; objetivos do melhoramento; instalação e condução da cultura (preparo de solo, qualidade e preparo da semente, época e densidade de semeadura, escolha de cultivares, controle de pragas, doenças e plantas daninhas); e colheita, beneficiamento e comercialização nas culturas do feijão-caupi, mandioca, soja e algodão.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Atividades que possibilitem a efetiva participação do aluno. Os procedimentos constarão de aulas expositivas– dialogadas e visitas de campo. Além destes, poderão ser realizados trabalhos individuais e/ou seminários envolvendo temas da disciplina. Os mestrandos participarão de uma de um concurso simulado para o cargo de professor, no qual ministrarão uma aula “prova didática”.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A cada cultura estudada teremos uma “avaliação”, a qual será de livre escolha do docente convidado responsável (apresentação de trabalho, revisões bibliográficas, aulas expositivas ou prova tradicional), sendo que o professor deverá informar previamente sua modalidade de verificação da aprendizagem. A nota final será a média das quatro maiores notas. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média (aritmética) final igual ou superior a 7,0(Sete), além da frequência mínima obrigatória de 75% da carga horária da disciplina.
Horário de atendimento: Manhãs das segundas e quintas-feiras
Bibliografia: CÂMARA, G. M. de S. (coordenador) Soja. Tecnologia de produção. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Piracicaba, Publique. 1998.293p.: il.

CASTRO, P.R.C. Ecofisiologia de cultivos anuais. Ed. Nobel. 128p. 1999.

FRANCELI, A.L. Produção de Milho. Ed. Agropecuária. 2000. 360p.

KIEHL, E.J. Fertilizantes orgânicos. Piracicaba, Ceres. 1985.492p.

M.A./EMBRAPA. Soja, Recomendações Técnicas para a cultura da Soja na Região Central do Brasil 1999/2000. Londrina. 1999. 226p.

M.A./EMBRAPA/CNPAF. Cultura do Caupi (Vigna unguiculata (L.). Walp.). Descrição e recomendações técnicas de cultivo. Circular Técnica nº 18. Goiânia, Abril. 1984.

M.A./EMBRAPA/CNPAF. O Caupi no Brasil. Organizado por ARAÚJO. J.P.P.& WATT. E.E. Brasília, iita/embrapa, 1988. 722p.

M.A./EMBRAPA/CNPAF. Recomendações técnicas para o cultiivo do Amendoin no Nordeste brasileiro. Circular Técnica nº 16 Campina Grande. Outubro. 1993.

M.A./EMBRAPA/UEPAE. Cultura do Feijão Macassar (V. unguiculata (L.) WaIp) no Piauí: aspectos técnicos, circular Técnica nº 9 Teresina. Outubro. 1991.43 p.

M.A.A/EMBRAPA/CPAMN. A cultura do feijão Caupi no meio Norte do Brasil. Circular Técnica nº 28. org. CARDOSO, M.J.Teresina. EMBRAPA Meio Norte, 2000. 264p. il.

MARTINS, P.S. Amendoim, uma planta da história no futuro brasileiro. São Paulo. Icone, 1985. 68 p. Ilust.

MATOS, M.P. Soja: a mais importante oleaginosa, da Agricultura moderna. São Paulo. Icone. 1987. 73 p. Ilust.

MIYASAKA & MEDINA. A Soja no Brasil. 1981. 1062 p.

POTAFOS, Associação Brasileira para Pesquisa da Potassa e do Fosfato. Cultura da Soja nos Cerrados. Piracicaba. 1993. 535 p. Ilust.

PRIMAVEST, A. Manejo Ecológico do Solo. 9ª ed. São Paulo, Nobel, 1986 p. Ilust.

SEDIYAMA. et. al. Cultura da Soja. Universidade Federal de Viçosa/MG, 1993. (Pane i – 96p.)

SEDIYAMA. et. al. Tecnologias de produção e usos da soja. Editora MECENAS, Viçosa/MG, 2009. 314p.

VIEIRA. S.A. Alguns aspectos relacionados com a cultura da Soja. EMBRAPA/CNPT. Passo Fundo. 1986. 39 p.

Além de Periódicos Indexados, Revistas, Boletins técnicos e outros materiais sobre as culturas de cada segmento.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/08/2015
27/08/2015
Aula inaugural
03/09/2015
03/09/2015
Aula 2
10/09/2015
10/09/2015
Aula 3
17/09/2015
17/09/2015
Aula 4
24/09/2015
24/09/2015
Aula 5
01/10/2015
01/10/2015
Aula 6
08/10/2015
08/10/2015
Aula 7
15/10/2015
15/10/2015
Aula 8
22/10/2015
22/10/2015
Aula 9
29/10/2015
29/10/2015
Aula 10
05/11/2015
05/11/2015
Aula 11
12/11/2015
12/11/2015
Aula 12
19/11/2015
19/11/2015
Aula 13
26/11/2015
26/11/2015
Aula 14
03/12/2015
03/12/2015
Aula 15
10/12/2015
10/12/2015
Fechamento
Avaliações
Data Descrição
17/09/2015 1ª Avaliação
15/10/2015 2ª Avaliação
12/11/2015 3ª Avaliação
03/12/2015 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Finalizando 11/03/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 05/05/2024 18:11