-

DAA0276 - DIDATICA DA MATEMATICA - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
• Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação. (11/04/2016 - 11/04/2016)
• Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.
   programa da disciplina 
programa da disciplina
  Roteiro de atividades - encontros 
Roteiro de atividades - encontros
  texto da Zelia Higino 
texto da Zelia Higino
  roteiro de orientação para elaboração de trabalho 
roteiro de orientação para elaboração de trabalho
  modelo de banner 
modelo de banner
  modelo de banner 
modelo de banner
  modelo de banner 
modelo de banner
  modelo de banner 
modelo de banner
• Apresentação da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números. • Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica. (12/04/2016 - 12/04/2016)
  • Apresentação da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números.

Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica.

  

a história dos números

A história do números

Continuação da aula (13/04/2016 - 13/04/2016)
• Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica.
• Estudo e leitura do texto: Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel. (14/04/2016 - 14/04/2016)
  • Estudo e leitura do texto: Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.  
  TESTE DE CONSERVAÇÃO 
TESTE DE CONSERVAÇÃO
Apresentação e discussão do texto (18/04/2016 - 18/04/2016)
• Apresentação e discussão do texto: Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.
• Discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990. (19/04/2016 - 19/04/2016)
  • Discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.
  texto da Zelia Higino 
texto da Zelia Higino
  teste da escrita dos números 
teste da escrita dos números
• Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). • Trabalho de campo – realização da entrevista (20/04/2016 - 20/04/2016)
• Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). • Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números.
  teste da escrita dos números 
teste da escrita dos números
  TESTE DE CONSERVAÇÃO 
TESTE DE CONSERVAÇÃO
• Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números). (26/04/2016 - 26/04/2016)
  • Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números).
• Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números). (28/04/2016 - 28/04/2016)
• Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados. (03/05/2016 - 03/05/2016)
• Discussão e socialização dos resultados das entrevistas, orientação para elaboração do trabalho escrito relacionando as entrevistas e do Banner para apresentação (05/05/2016 - 05/05/2016)
• Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. (utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos). (10/05/2016 - 10/05/2016)
• Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número. • Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão). (12/05/2016 - 12/05/2016)
• Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número. • Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão). (17/05/2016 - 17/05/2016)
• Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração). (19/05/2016 - 19/05/2016)
continuação da aula (24/05/2016 - 24/05/2016)
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos (26/05/2016 - 26/05/2016)
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos (31/05/2016 - 31/05/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Literatura ensino de matemática através da resolução de problemas. (teórico) (02/06/2016 - 02/06/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (teórico) (07/06/2016 - 07/06/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (prático) (09/06/2016 - 09/06/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (teórico) (14/06/2016 - 14/06/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (prático) (16/06/2016 - 16/06/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).- (teórico) (21/06/2016 - 21/06/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES- Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). -(prático) (23/06/2016 - 23/06/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).- (teórico) (28/06/2016 - 28/06/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento). - (prático) (30/06/2016 - 30/06/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. - (teórico) (05/07/2016 - 05/07/2016)
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triângulo e quadrado. (prático) (07/07/2016 - 07/07/2016)
Utilização de jogos para ensinar matemática. -(teórico e prático) (08/07/2016 - 08/07/2016)
Utilização de jogos para ensinar matemática. -(teórico e prático)
Entrega de trabalho e encerramento da disciplina com avaliação final. (26/07/2016 - 26/07/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
07 11 12 13 14 18 19 20 21 12 17 19 24 26 31 02 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07 08 26
1 201492**** 0 2 2 2 0 2 2 2 0 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 48
2 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
4 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 8
5 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201491**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 6
8 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201493**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 6
10 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
12 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 2 2 2 0 0 0 14
17 201492**** 0 2 2 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 32
18 201392**** 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
19 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 6
21 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
23 201492**** 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
25 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201490**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
28 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 6
29 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
32 201393**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 201493**** 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 14
38 201490**** 0 2 2 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
2 201493**** 9,0 9,5 9,0 9.2 2 AM
3 201492**** 8,5 9,0 9,0 8.8 2 AM
4 201491**** 9,5 9,0 9,0 9.2 8 AM
5 201493**** 9,0 9,0 9,0 9.0 14 AM
6 201492**** 9,5 9,0 9,0 9.2 4 AM
7 201392**** 10,0 9,5 10,0 9.8 14 AM
8 201493**** 8,5 9,0 9,0 8.8 6 AM
9 201493**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
10 201493**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 201493**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 201492**** 9,5 9,0 9,0 9.2 4 AM
13 201492**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
14 201492**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
15 201491**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
16 201490**** 9,0 8,5 9,0 8.8 4 AM
17 201493**** 9,0 8,5 9,0 8.8 6 AM
18 201491**** 9,5 9,0 8,5 9.0 14 AM
19 201490**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
20 201491**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
21 201492**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
22 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 32 RF
23 201490**** 9,0 8,5 9,0 8.8 8 AM
24 201492**** 9,0 8,5 9,0 8.8 4 AM
25 201493**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
26 201493**** 9,5 9,0 9,0 9.2 2 AM
27 201490**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 201490**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 201492**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 201490**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
31 201491**** 9,0 8,5 9,0 8.8 6 AM
32 201492**** 9,5 9,0 9,0 9.2 4 AM
33 201492**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
34 201491**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
35 201490**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM
36 201491**** 9,5 9,0 9,0 9.2 2 AM
37 201393**** 8,5 9,0 9,0 8.8 4 AM
38 201492**** 9,5 9,0 9,0 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No decorrer do semestre realizaremos leituras e discussão de textos referentes aos conteúdos a serem estudados, bem como seminários com o grupo classe com o objetivo de realizar um aprofundamento maior pelos alunos. Com isto, pretendemos proporcionar uma familiarização com o processo ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos e com a prática pedagógica, visto que estamos formando futuros professores.
Desenvolveremos também, trabalhos de campo com entrevista com crianças para com o objetivo de compreender como a criança constrói o conceito de número e também com o objetivo de aproximar os alunos com a vivência escolar e com o ensino de matemática desenvolvido nas escolas.
Além disso, realizaremos análise de livro didático com objetivo de estabelecer relações entre os conteúdos estudados e como estes apresentam-se nos livros didáticos. Também pretendemos, discutir com os alunos os diversos recursos existentes para trabalhar os conteúdos matemáticos, como os jogos, e a importância de diversificar as estratégias de ensino buscando consequentemente, uma qualidade deste.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado na avaliação do rendimento:

? Assiduidade, participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas em sala e na escola;
? Avalição escrita individual,
? Relatório crítico-reflexivo das observações e entrevistas (seguindo o roteiro da entrevista e realizando uma análise com auxílio da fundamentação teórica) pesquisa de campo;
? Seminários + entrega de produção escrita sobre o tema;
? Análise de livro didático ou micro-pesquisa de campo com coleta dos dados.
Especificamente as notas serão compostas por unidade.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BRASIL, MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO . Guia do Livro Didático (PNLD 2001).
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto - Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1997.
CARRAHER, T., Carraher, D.e Schilemann, A. Na Vida Dez na Escola Zero São Paulo ? Ed. Cortez, 1988.
CARRAHER, T., Carraher, Aprender Pensando, Petrópolis:Vozes,1986.
DEHEINZELIN, M. A fome com a vontade de comer: uma proposta curricular de educação infantil. Petrópolis: vozes,p: 80-104,1994.
DIAS,F.R.T.S. e FARIA,VL.B. Como a criança constrói o concito de número. Caderno AMAE 1, p.19-25, 1988
DUHALDE, M. E. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

GUELLI, O. Contando a história da matemática: 1- A invenção dos números; 2- Equação: o idioma da álgebra; 3 ? História da equaçõa de 2° grau; 4 ? História de potências e raízes; 5 ? Jogando com a matemática ? São Paulo- Ed. Ática, 1992.
HIGINO,Z. Acriança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 ?140. Maio/Ago,1990.
KAMII,C. A Criança e o Número . Campinas ? Papirus, 1984.
LEMOS,M.P.F.Professorandos analisando atividades de interpretação de gráficos de barras.2002. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1ª ed. São Paulo: PROEM, 2001.
NUNES, T., CAMPOS,T., MAGINA,S. E BRYANT,P. Introdução à educação matemática.SP: PROEM, 2001.
RANGEL, A. C. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
SELVA, A.C. número com sabor das letras. AMAE Educando, n°282,pp.12-15,1999.


7.1 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


BRASIL, SECRETARIA DE EDCUAÇÃO A DISTÂNCIA . Caderno TV ESCOLA 1 e 2. Brasília. MEC/SEF,2000.
CARRAHER, T. O Método Clínico: Usando os Exames de Piaget Petrópolis ? Ed: Vozes,1983.
KAMII,C. Reinventando a Aritmética: Implicações da Teoria de Jean Piaget. Campinas Papirus, 1985.
MACHADO, S. D. A. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999.
MACHADO, N. Matemática e Realidade. São Paulo : Cortez,1987.
NUNES, T. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas,1997.
OLIVEIRA,J.B.A. Os livros descartáveis: exigência pedagógica ou apenas um bom negócio?. Caderno Pesquisa , São Paulo (44): 90-94, Fev,1983.
SINCLAIR, H. A notação numérica na criança. A Produção da Notação na Criança. Cap. II ? São Paulo: Cortez,1989.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/04/2016
11/04/2016
• Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.
12/04/2016
12/04/2016
• Apresentação da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números. • Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica.
13/04/2016
13/04/2016
Continuação da aula
14/04/2016
14/04/2016
• Estudo e leitura do texto: Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.
18/04/2016
18/04/2016
Apresentação e discussão do texto
19/04/2016
19/04/2016
• Discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.
20/04/2016
20/04/2016
• Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). • Trabalho de campo – realização da entrevista
26/04/2016
26/04/2016
• Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números).
28/04/2016
28/04/2016
• Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números).
03/05/2016
03/05/2016
• Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados.
05/05/2016
05/05/2016
• Discussão e socialização dos resultados das entrevistas, orientação para elaboração do trabalho escrito relacionando as entrevistas e do Banner para apresentação
10/05/2016
10/05/2016
• Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. (utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos).
12/05/2016
12/05/2016
• Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número. • Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão).
17/05/2016
17/05/2016
• Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número. • Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão).
19/05/2016
19/05/2016
• Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).
24/05/2016
24/05/2016
continuação da aula
26/05/2016
26/05/2016
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos
31/05/2016
31/05/2016
• Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos
02/06/2016
02/06/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Literatura ensino de matemática através da resolução de problemas. (teórico)
07/06/2016
07/06/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (teórico)
09/06/2016
09/06/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (prático)
14/06/2016
14/06/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (teórico)
16/06/2016
16/06/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (prático)
21/06/2016
21/06/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).- (teórico)
23/06/2016
23/06/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES- Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). -(prático)
28/06/2016
28/06/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).- (teórico)
30/06/2016
30/06/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento). - (prático)
05/07/2016
05/07/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. - (teórico)
07/07/2016
07/07/2016
• TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triângulo e quadrado. (prático)
08/07/2016
08/07/2016
Utilização de jogos para ensinar matemática. -(teórico e prático)
26/07/2016
26/07/2016
Entrega de trabalho e encerramento da disciplina com avaliação final.
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AVISO URGENTE E IMPORTANTE 04/07/2016
AVISO URGENTE E IMPORTANTE 14/06/2016
AVISO URGENTE E IMPORTANTE 31/05/2016
Aviso importante 08/05/2016
AVISO URGENTE E IMPORTANTE 02/05/2016
Aviso importante 26/04/2016
AVISO IMPORTANTE: Início das aulas 05/04/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1070 19/04/2024 23:52