-

DAA0335 - ESTAGIO SUPERVISIONADO NA ESCOLA II- ALFABETIZAÇÃO - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa de disciplina e cronograma; Reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação do professor. Apresentação das fichas de estágio. (12/04/2016 - 12/04/2016)
Reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação do professor; Discussão acerca dos métodos e práticas de alfabetização/letramento
   Modelo de plano 
Modelo de plano de aula
Aula de campo – observação e coleta de informações (preenchimento do termo de compromisso). (15/04/2016 - 15/04/2016)
Aula de campo – observação das situações de aprendizagem em sala de aula. (19/04/2016 - 19/04/2016)
Leitura e escrita como processo de aprendizagem e as contribuições da teoria da Psicogênese da Língua Escrita. (22/04/2016 - 22/04/2016)
Leitura e escrita como processo de aprendizagem e as contribuições da teoria da Psicogênese da Língua Escrita. (26/04/2016 - 26/04/2016)
O processo de alfabetização e a construção da consciência fonológica (29/04/2016 - 29/04/2016)
Práticas de Ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). (03/05/2016 - 03/05/2016)
Práticas de Ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). (06/05/2016 - 06/05/2016)
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula. (10/05/2016 - 10/05/2016)
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula. (13/05/2016 - 13/05/2016)
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula. (17/05/2016 - 17/05/2016)
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula. (20/05/2016 - 20/05/2016)
Socialização da experiência em sala de aula/ Análise de recursos pedagógicos para o processo de alfabetização. (24/05/2016 - 24/05/2016)
Planejamento/ produção de material pedagógico (27/05/2016 - 27/05/2016)
Planejamento/ produção de material pedagógico (31/05/2016 - 31/05/2016)
Aula de campo – regência/Diagnóstico da compreensão e hipóteses de escrita dos discentes. (03/06/2016 - 03/06/2016)
Planejamento e produção de material pedagógico. (07/06/2016 - 07/06/2016)
Aula de campo – regência. (10/06/2016 - 10/06/2016)
Aula de campo – regência. (14/06/2016 - 14/06/2016)
Aula de campo – regência. (17/06/2016 - 17/06/2016)
Aula de campo – regência. (21/06/2016 - 21/06/2016)
Aula de campo – regência. (24/06/2016 - 24/06/2016)
Aula de campo – regência. (28/06/2016 - 28/06/2016)
Aula de campo – regência. (01/07/2016 - 01/07/2016)
Aula de campo – regência. (05/07/2016 - 05/07/2016)
Socialização da regência e reflexões sobre a prática. (08/07/2016 - 08/07/2016)
Produção de artigo/relato de experiência/ Orientação coletiva. (12/07/2016 - 12/07/2016)
Produção de artigo/relato de experiência/Orientação individual. (15/07/2016 - 15/07/2016)
Produção de artigo/relato de experiência/Orientação individual. (19/07/2016 - 19/07/2016)
Produção de artigo/relato de experiência/Orientação individual. (22/07/2016 - 22/07/2016)
Participação/organização da Mesa temática "Processos de Alfabetização e Percursos Escolares". Participação como palestrantes os Professores Fauston Negreiros e Elma Pereira Brito. (26/07/2016 - 26/07/2016)
Orientação individual. Encerramento e entrega do trabalho final. (29/07/2016 - 29/07/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
12 15 19 22 26 29 03 06 10 13 17 20 24 27 31 03 07 10 14 17 21 24 28 01 05 08 12 15 19 22 26 29
1 201390**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201390**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201393**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 201391**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201390**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 201392**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
3 201390**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 2 AM
4 201391**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
5 201390**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 2 AM
6 201393**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
7 201393**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 201392**** 9,0 10,0 10,0 10,0 9.8 0 AM
9 201390**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 2 AM
10 201393**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
11 201390**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 201393**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
13 201390**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
14 201392**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 201393**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 201391**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
17 201391**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
18 201390**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 201393**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 2 AM
20 201393**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 0 AM
21 201391**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 201391**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 2 AM
23 201390**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 201391**** 9,5 10,0 10,0 10,0 9.9 4 AM
25 201392**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Através de uma metodologia participativa, construída a partir do diálogo, propondo uma postura crítico-reflexiva sobre a ação pedagógica e um saber-fazer elaborado com base na relação teórico-prática.

5.1. Procedimentos:

- Aulas expositivas dialogadas;
- Estudo de textos;
- Trabalho em grupo;
- planejamento e orientação individual e coletiva;
- Aulas de campo/ações didático-pedagógicas vividas na escola;
- Produção escrita (artigo científico/relatório);
- Relatos orais e escritos/ socialização das práticas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - Avaliação contínua, processual, através da participação, assiduidade e desempenho nas atividades individuais e grupais: estudo de texto, organização de encontro para socialização e debate, produção de relatório e de artigo (relato de experiência), prática de ensino na escola/campo do estágio.
Horário de atendimento: Terça - 14h às 18h; Sexta - 14h às 16h
Bibliografia: ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1996.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de; MELLO, Suely Amaral (Org.). O mundo da escrita no universo da pequena infância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: ARTMED, 1999.

FERREIRO, Emília. Passado e presente dos verbos ler e escrever. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Org.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. 8. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 7.ed. São Paulo, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/04/2016
12/04/2016
Apresentação do programa de disciplina e cronograma; Reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado na formação do professor. Apresentação das fichas de estágio.
15/04/2016
15/04/2016
Aula de campo – observação e coleta de informações (preenchimento do termo de compromisso).
19/04/2016
19/04/2016
Aula de campo – observação das situações de aprendizagem em sala de aula.
22/04/2016
22/04/2016
Leitura e escrita como processo de aprendizagem e as contribuições da teoria da Psicogênese da Língua Escrita.
26/04/2016
26/04/2016
Leitura e escrita como processo de aprendizagem e as contribuições da teoria da Psicogênese da Língua Escrita.
29/04/2016
29/04/2016
O processo de alfabetização e a construção da consciência fonológica
03/05/2016
03/05/2016
Práticas de Ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA).
06/05/2016
06/05/2016
Práticas de Ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA).
10/05/2016
10/05/2016
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula.
13/05/2016
13/05/2016
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula.
17/05/2016
17/05/2016
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula.
20/05/2016
20/05/2016
Aula de campo – observação participante/ registro das situações de aprendizagem em sala de aula.
24/05/2016
24/05/2016
Socialização da experiência em sala de aula/ Análise de recursos pedagógicos para o processo de alfabetização.
27/05/2016
27/05/2016
Planejamento/ produção de material pedagógico
31/05/2016
31/05/2016
Planejamento/ produção de material pedagógico
03/06/2016
03/06/2016
Aula de campo – regência/Diagnóstico da compreensão e hipóteses de escrita dos discentes.
07/06/2016
07/06/2016
Planejamento e produção de material pedagógico.
10/06/2016
10/06/2016
Aula de campo – regência.
14/06/2016
14/06/2016
Aula de campo – regência.
17/06/2016
17/06/2016
Aula de campo – regência.
21/06/2016
21/06/2016
Aula de campo – regência.
24/06/2016
24/06/2016
Aula de campo – regência.
28/06/2016
28/06/2016
Aula de campo – regência.
01/07/2016
01/07/2016
Aula de campo – regência.
05/07/2016
05/07/2016
Aula de campo – regência.
08/07/2016
08/07/2016
Socialização da regência e reflexões sobre a prática.
12/07/2016
12/07/2016
Produção de artigo/relato de experiência/ Orientação coletiva.
15/07/2016
15/07/2016
Produção de artigo/relato de experiência/Orientação individual.
19/07/2016
19/07/2016
Produção de artigo/relato de experiência/Orientação individual.
22/07/2016
22/07/2016
Produção de artigo/relato de experiência/Orientação individual.
26/07/2016
26/07/2016
Participação/organização da Mesa temática "Processos de Alfabetização e Percursos Escolares". Participação como palestrantes os Professores Fauston Negreiros e Elma Pereira Brito.
29/07/2016
29/07/2016
Orientação individual. Encerramento e entrega do trabalho final.
Avaliações
Data Descrição
10/06/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1071 23/04/2024 03:08