PATRICIA LIMA DE BARROS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

Ir ao Menu Principal

patricia lima de barros

LPJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

PPGED159 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO II - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina do plano de curso e dos alunos. Introdução. (30/03/2016 - 30/03/2016)
O Processo de construção do conhecimento (06/04/2016 - 06/04/2016)
O processo de construção do conhecimento (13/04/2016 - 13/04/2016)
Diferentes modelos epistemológicos (20/04/2016 - 27/04/2016)
Diferentes modelos epistemológicos (04/05/2016 - 04/05/2016)
O esquema paradigmático de Gamboa - nível teórico (11/05/2016 - 11/05/2016)
Pressupostos lógico-gnoseológicos (18/05/2016 - 25/05/2016)
Pressuposto ontológicos (01/06/2016 - 01/06/2016)
A construção do problema de pesquisa (08/06/2016 - 08/06/2016)
A construção do problema de pesquisa (15/06/2016 - 15/06/2016)
A construção do problema de pesquisa (22/06/2016 - 22/06/2016)
Questões epistemológicas da pesquisa em política educacional (29/06/2016 - 06/07/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 8
3 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aprofundamento teórico e metodológico de um dos tipos/modalidades de pesquisa em Educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas
• Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado
• Participação efetiva nas aulas e nas discussões
• Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens:
1) Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Apresentação do trabalho final, consistindo no Projeto de Pesquisa revisado.
Será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARRETO, E. S. de S.; PINTO, R. P. A avaliação de políticas educacionais: indagações metodológicas e disseminação de resultados. In: BARREIRA, M. C. R. N.; CARVALHO, M do C.B. de. (Orgs). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001, p. 101-126.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.) A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’Água, 2003, p. 39-72.
BOURDIEU, Pierre. Os Usos sociais da ciência. Por uma Sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
CARDOSO, Miriam Limoeiro. A periodização e a ciência da história: observações preliminares. Junho de 1977. 66f. Mimeo.
COIMBRA, M. A. Abordagens teóricas ao estudo das políticas sociais. In: ABRANCHES, S. et al. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
DIÓGENES. E. M. N. Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional. Práxis Educativa, v. 9, n. 2, 2014, p. 333-354.
GAMBOA, S. A. S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Doutorado (Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1987.
GAMBOA, S. A. S.. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. 159 p.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologia. 2. ed. Chapecó : Argos, 2012. 212 p.
GATTI, Bernadete A. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília – DF: Plano Editora: 2002, Série Pesquisa em Educação, v. 1 .
GATTI, Bernadete, A. Anotações sobre a trajetória do conhecimento científico ao longo da História. Mimeo, 1986.
GIBBONS, M. et al. La nueva producción del conocimiento: la dinâmica de la ciência y la investigación em las sociedades contemporâneas. Barcelona: Pomares-Corredor, 1997.
MAINARDES, J; FERREIRA, M. S; TELLO, C. Analise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S.J; MAINARDES, J. Políticas educacionais: questões se dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINET, A. C. Grandes questions epistemológicas at sciences de gestion. In: MARTINET, A. C. (Coord.) Epistémologies et sciencies de gestion. Paris: Economica, 1990. P. 9-31.
OZGA, J. Investigação sobre políticas educacionais: terreno de contestação. Porto: Porto Editora, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
STREMEL, S. Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional: levantamento bibliográfico. Práxis Educativa, v. 9, n. 2, 214, p. 553-572.
TELLO, C. (Coord. y compilador). Epistemologías de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
TELLO, C. ; ALMEIDA, M. de L. P. de. (Orgs). Estudos Epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
TELLO, C. ; MAINARDES, J. La posicion epistemológica de los investigadores em Política Educativa: debates teóricos em torno a las perspectivas neo-marxista, pluralista y pos-estruturalista. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, vol. 20, n. 9, 2012. Disponível em: http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/988. Acesso em: 15 set. 2015.
TELLO, C. Las epistemologias de la política educativa: vigilância y posicionamento epistemológico del investigar em política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, 2012.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARCOVERDE, Ana Cristina de Brito. (Org.) Avaliação de Políticas Públicas em Múltiplos olhares e diferentes práxis. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014.109-123.
SILVA E SILVA Maria Ozanira (Coord.) Pesquisa Avaliativa: aspectos teórico-metodológicos. São Paulo: Veras Editora; São Luís; MA: GAEPP, 2008, p.89-175.
SILVA e SILVA, Maria Ozanira da. (Org.) Avaliação de Políticas e Programas Sociais: teoria e prática. São Paulo: Veras Editora, 2001, p,17-36.
RICO, Elizabeth ( org.) Avaliação de políticas sociais; uma questão em debate. SP: Cortez: IEE/PUC-SP, 2001, p.85-74.
ARCOVERDE, Ana Cristina Brito. (Org.) Avaliação de políticas públicas em múltiplos olhares e diferentes práxis. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014,23-58.
CARVALHO, Maria do Carmo B. de; BARREIRA, Maria Cecília R. Nobre. (orgs) tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001, p.127-162.
RICO, Elizabeth, de melo. (Org.) Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001, p.119-130.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas, São Paulo: Editora Alinea, 2001, 141p.
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 10. ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2002.
BARROS, Aidil de J. P.; LEHFELD, Neide Aparecida de S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO NETO, Ana Maria. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: EDUFSC; São Paulo: Cortez, 2006.
BOGDAN, Robert; BIKLOEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CASA-NOVA, Maria José. Etnografia e Produção do Conhecimento. Reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses. Lisboa - Portugal: ACIDI, 2009.
CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FLICK, Uwe. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes Medicas Sul; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de S. (org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 32ª ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2012.
MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002.
MULLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. 5. ed. Londrina: EDUEL, 2003.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007
REY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira/ Thompson Learning, 2005.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al . Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SEVERINO, Antonio Joaquim (Org.) Conhecimento, Pesquisa e Educação. Campinas - SP: Papirus, 2001.
SEVERINO, Pós-Graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO NETO, Ana Maria. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: EDUFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 67-87.
SILVA, J.M. da.; SILVEIRA, E. S. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007.
SILVA, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília (DF): Líber, 2006.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Editora Atlas S. A., 1992.
VIEGAS, Waldyr. Fundamentos de metodologia científica. Brasília: Paralelo 15, 1999.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre; Bookman, 2005.
ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
30/03/2016
30/03/2016
Apresentação da disciplina do plano de curso e dos alunos. Introdução.
06/04/2016
06/04/2016
O Processo de construção do conhecimento
13/04/2016
13/04/2016
O processo de construção do conhecimento
20/04/2016
27/04/2016
Diferentes modelos epistemológicos
04/05/2016
04/05/2016
Diferentes modelos epistemológicos
11/05/2016
11/05/2016
O esquema paradigmático de Gamboa - nível teórico
18/05/2016
25/05/2016
Pressupostos lógico-gnoseológicos
01/06/2016
01/06/2016
Pressuposto ontológicos
08/06/2016
08/06/2016
A construção do problema de pesquisa
15/06/2016
15/06/2016
A construção do problema de pesquisa
22/06/2016
22/06/2016
A construção do problema de pesquisa
29/06/2016
06/07/2016
Questões epistemológicas da pesquisa em política educacional
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 05:08