bruna de jesus lopes

PSP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA/CMRV

PPGED031 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Formação de professores: aspectos históricos, legais, paradigmáticos e conceptuais (12/04/2016 - 12/04/2016)
Formação de professores: aspectos históricos, legais, paradigmáticos e conceptuais (19/04/2016 - 19/04/2016)
Formação de professores: aspectos históricos, legais, paradigmáticos e conceptuais (26/04/2016 - 26/04/2016)
Paradigmas educativos e formação de professores:  professor como profissional técnico  do profissional reflexivo ao intelectual crítico (03/05/2016 - 03/05/2016)
Paradigmas educativos e formação de professores:  professor como profissional técnico  do profissional reflexivo ao intelectual crítico (10/05/2016 - 10/05/2016)
Paradigmas educativos e formação de professores:  professor como profissional técnico  do profissional reflexivo ao intelectual crítico (17/05/2016 - 17/05/2016)
Formação continuada: princípios, concepções e trajetória no Brasil (24/05/2016 - 24/05/2016)
Formação continuada: princípios, concepções e trajetória no Brasil (31/05/2016 - 31/05/2016)
Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes (07/06/2016 - 07/06/2016)
Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes (14/06/2016 - 14/06/2016)
Construção da identidade profissional docente (21/06/2016 - 21/06/2016)
Construção da identidade profissional docente (28/06/2016 - 28/06/2016)
Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo (05/07/2016 - 05/07/2016)
Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo (12/07/2016 - 12/07/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL Total
12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
5 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
10 2015100**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2016100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 9,0 9.0 0 AM
2 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2015100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2015100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Formação inicial e profissionalização de professores: aspectos históricos. Paradigmas educativos e formação de professores: do profissional técnico ao intelectual reflexivo. A formação de professores pós-LDBEN/96. Os fundamentos e as diretrizes para a formação de professores. Formação continuada de professores: tendências atuais. Formação de professores: novas identidades, consciência e subjetividade. Saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:
No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de: aulas expositivas, painéis, seminários, leituras e discussões de textos, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, elaboração de artigo científico, entre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado o mestrando que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.
A avaliação somativa constará de três etapas: a) a primeira consistirá na organização e apresentação de painéis; b) a segunda terá como norte o conjunto de resenhas dos textos/livros norteadores dos painéis; c) a terceira consistirá na elaboração de artigo científico sobre formação de professores.

Horário de atendimento:
Bibliografia: BRZEZINSKI, Íria (Org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FORMOSINHO, João. (Coord.) Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editoral, 1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitároa, 2008.

NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PACHÊCO; José Augusto; FLORES, Maria Assunção. (Org.) Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VEIGA Ilma Passos de Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009.
______; AMARAL, Ana Lúcia (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002.


Bibliografia Complementar

ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão.

ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.

AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BARBIERI, Marisa R.; CARVALHO, Célia P.; UHLE, Águeda B. Formação continuada dos profissionais de ensino: algumas considerações. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 29-35, 1995.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. Teresina: EDUFPI, 2006.

LINHARES, Célia; LEAL, Maria Cristina. Formação de professores: uma crítica à razão e à política econômica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

LOPES, Eliana M. T.; FARIAS FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 13-20, 1995.

MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Ensino de ciências e formação de professores: na escola normal e no curso de magistério. Tese (Doutorado em Educação). Florianópolis: UFSC/CED, 1998.

MENEZES, Luís Carlos. Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 1996.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; KULLOK, Maísa Brandão Gomes. Formação de professores: política e profissionalização. Alagoas: UFAL, 2004.

MOREIRA, Carlos Eduardo. Formação continuada de professores: entre o improviso e a profissionalização. Florianópolis: Insular, 2002.

MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. 3 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.

NÓVOA, Antônio (Coord.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

______. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, Marília Vilela de. Formação continuada: espaço de desenvolvimento do professor e de construção do projeto da escola. Tese (Doutorado em Educação). Piracicaba: UNIMEP/PPGE, 2001.

PARK, Margareth Brandini (Org.). Memórias em movimento na formação de professores: prosas e histórias. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

______. et al. Formando professores profissionais: quais as estratégias/quais competências? 2 ed. Ver. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade discente. São Paulo: Cortez, 1999.

RIBAS, Mariná H. (Org.). Formação de professores: escolas, práticas e saberes. Ponta Grossa (PR): UEPG, 2005.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SERBINO, Raquel Volpeto et al. (Org.). Formação de professores. São Paulo: UNESP, 1998.

SILVA, Rose Neubauer et al. Formação de professores no Brasil: um estudo analítico. São Paulo: Fundação Carlos Chagas: REDUC, 1991.

TIBALLI, Elianda F. Arantes; CHAVES, Sandramara Matias (Org.) Concepções e práticas em formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

VASCONCELOS, Geni A. Nader (Org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/04/2016
12/04/2016
Formação de professores: aspectos históricos, legais, paradigmáticos e conceptuais
19/04/2016
19/04/2016
Formação de professores: aspectos históricos, legais, paradigmáticos e conceptuais
26/04/2016
26/04/2016
Formação de professores: aspectos históricos, legais, paradigmáticos e conceptuais
03/05/2016
03/05/2016
Paradigmas educativos e formação de professores:  professor como profissional técnico  do profissional reflexivo ao intelectual crítico
10/05/2016
10/05/2016
Paradigmas educativos e formação de professores:  professor como profissional técnico  do profissional reflexivo ao intelectual crítico
17/05/2016
17/05/2016
Paradigmas educativos e formação de professores:  professor como profissional técnico  do profissional reflexivo ao intelectual crítico
24/05/2016
24/05/2016
Formação continuada: princípios, concepções e trajetória no Brasil
31/05/2016
31/05/2016
Formação continuada: princípios, concepções e trajetória no Brasil
07/06/2016
07/06/2016
Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes
14/06/2016
14/06/2016
Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes
21/06/2016
21/06/2016
Construção da identidade profissional docente
28/06/2016
28/06/2016
Construção da identidade profissional docente
05/07/2016
05/07/2016
Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo
12/07/2016
12/07/2016
Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo
Avaliações
Data Descrição
24/05/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 11:26