Bibliografia:
| BRZEZINSKI, Íria (Org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FORMOSINHO, João. (Coord.) Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editoral, 1999.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
______. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitároa, 2008.
NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PACHÊCO; José Augusto; FLORES, Maria Assunção. (Org.) Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VEIGA Ilma Passos de Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009. ______; AMARAL, Ana Lúcia (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002.
Bibliografia Complementar
ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão.
ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
BARBIERI, Marisa R.; CARVALHO, Célia P.; UHLE, Águeda B. Formação continuada dos profissionais de ensino: algumas considerações. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 29-35, 1995.
GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, SP: Papirus, 2004.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. Teresina: EDUFPI, 2006.
LINHARES, Célia; LEAL, Maria Cristina. Formação de professores: uma crítica à razão e à política econômica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LOPES, Eliana M. T.; FARIAS FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MARIN, Alda Junqueira. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 13-20, 1995.
MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Ensino de ciências e formação de professores: na escola normal e no curso de magistério. Tese (Doutorado em Educação). Florianópolis: UFSC/CED, 1998.
MENEZES, Luís Carlos. Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas: Autores Associados; São Paulo: NUPES, 1996.
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; KULLOK, Maísa Brandão Gomes. Formação de professores: política e profissionalização. Alagoas: UFAL, 2004.
MOREIRA, Carlos Eduardo. Formação continuada de professores: entre o improviso e a profissionalização. Florianópolis: Insular, 2002.
MORIN, Edgar. Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. 3 ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2001.
NÓVOA, Antônio (Coord.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.
______. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
OLIVEIRA, Marília Vilela de. Formação continuada: espaço de desenvolvimento do professor e de construção do projeto da escola. Tese (Doutorado em Educação). Piracicaba: UNIMEP/PPGE, 2001.
PARK, Margareth Brandini (Org.). Memórias em movimento na formação de professores: prosas e histórias. Campinas: Mercado de Letras, 2000.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
______. et al. Formando professores profissionais: quais as estratégias/quais competências? 2 ed. Ver. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade discente. São Paulo: Cortez, 1999.
RIBAS, Mariná H. (Org.). Formação de professores: escolas, práticas e saberes. Ponta Grossa (PR): UEPG, 2005.
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SERBINO, Raquel Volpeto et al. (Org.). Formação de professores. São Paulo: UNESP, 1998.
SILVA, Rose Neubauer et al. Formação de professores no Brasil: um estudo analítico. São Paulo: Fundação Carlos Chagas: REDUC, 1991.
TIBALLI, Elianda F. Arantes; CHAVES, Sandramara Matias (Org.) Concepções e práticas em formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
VASCONCELOS, Geni A. Nader (Org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
|