-

PPGED165 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA (16/03/2016 - 16/03/2016)
Organização do estudo Seleção do material
Concepções e práticas da educação no campo. (23/03/2016 - 23/03/2016)
Concepções de Educação do Campo Práticas da Educação no Campo
Concepções e práticas da educação no campo. (30/03/2016 - 30/03/2016)
Produção de texto sobre a temática
Concepções e práticas da educação do campo. (06/04/2016 - 06/04/2016)
Discussão coletiva do texto produzido.
O direito dos povos campesinos à educação. (13/04/2016 - 13/04/2016)
Estudo de textos
O direito dos povos campesinos à educação. (20/04/2016 - 20/04/2016)
Produção de texto
O direito dos povos campesinos à educação. (27/04/2016 - 27/04/2016)
Discussão coletiva do texto produzido
Educação popular (04/05/2016 - 04/05/2016)
Leitura de textos sobre a temática
Educação popular (11/05/2016 - 11/05/2016)
Produção de texto sobre a temática.
Educação popular (18/05/2016 - 18/05/2016)
Discussão coletiva do texto produzido
Educação do Campo: relação com cultura, formação e desenvolvimento sustentável (25/05/2016 - 25/05/2016)
? A educação do Campo no campo enquanto: o produção de cultura. o formação dos sujeitos. o formação humana para o desenvolvimento sustentável.
Educação do Campo: relação com cultura, formação e desenvolvimento sustentável (01/06/2016 - 01/06/2016)
Leituras acerca da temática
Educação do Campo: relação com cultura, formação e desenvolvimento sustentável (08/06/2016 - 08/06/2016)
Produção de texto acerca da temática com base nas leituras
Educação do Campo: relação com cultura, formação e desenvolvimento sustentável (15/06/2016 - 15/06/2016)
Socialização coletiva do texto produzido
Educação do campo e o respeito às características do campo. (22/06/2016 - 22/06/2016)
o respeito às características do campo. Discussão coletiva com base nas leituras realizadas
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22
1 2015100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A Disciplina será desenvolvida através das reflexões teóricas acerca da educação do campo quanto as concepções e fundamentos, compreendendo: reflexão individual e coletiva; análise oral e escrita dos textos/livros/temas discutidos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação tem caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio das discussões. Para registro de notas o aluno deverá produzir o referencial teórico do estudo.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Por uma Educação do Campo. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.

BRASIL. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo (CNE. Resolução CNE/ CEB 1/2002. Diário Oficial da União. Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1. p. 32).

_______. Uma Política Pública para a Educação no Campo. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2004.139 p. - (Série ação parlamentar; n. 277).

CALDART, Roseli Salete. Elementos para construção do Projeto Político Pedagógico da Educação do Campo. Ano 2 – número 2 – 2004.

__________. Pedagogia do Movimento Sem Terra. Escola e mais do que escola. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.

CARVALHO. Horácio Martins de. O Campesinato no século XXI. Petrópolis/RJ: Vozes, 2005.

GIMONET, Claude Jean. Praticar e compreender a pedagogia da alternância dos CEFFAs. Tradução de Thierry Burgrave. Petrópolis/RJ: Vozes, Paris: AIMFR – associação \internacional dos movimentos familiares de formação Rural, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra,1997.

WEIL, Pierre, D’AMBROSIO, Ubiratan, CREMA, Roberto. Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Summus, 1993.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2016
16/03/2016
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA
23/03/2016
23/03/2016
Concepções e práticas da educação no campo.
30/03/2016
30/03/2016
Concepções e práticas da educação no campo.
06/04/2016
06/04/2016
Concepções e práticas da educação do campo.
13/04/2016
13/04/2016
O direito dos povos campesinos à educação.
20/04/2016
20/04/2016
O direito dos povos campesinos à educação.
27/04/2016
27/04/2016
O direito dos povos campesinos à educação.
04/05/2016
04/05/2016
Educação popular
11/05/2016
11/05/2016
Educação popular
18/05/2016
18/05/2016
Educação popular
25/05/2016
25/05/2016
Educação do Campo: relação com cultura, formação e desenvolvimento sustentável
01/06/2016
01/06/2016
Educação do Campo: relação com cultura, formação e desenvolvimento sustentável
08/06/2016
08/06/2016
Educação do Campo: relação com cultura, formação e desenvolvimento sustentável
15/06/2016
15/06/2016
Educação do Campo: relação com cultura, formação e desenvolvimento sustentável
22/06/2016
22/06/2016
Educação do campo e o respeito às características do campo.
Avaliações
Data Descrição
27/04/2016 1ª Avaliação
18/05/2016 2ª Avaliação
15/06/2016 3ª Avaliação
22/06/2016 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1079 27/05/2024 16:10