HATAWA MELO DE ALMEIDA MONTEIRO

DEPARTAMENTO DE MORFOFISIOLOGIA VETERINÁRIA/CCA

Ir ao Menu Principal

hatawa melo de almeida monteiro

MVE - DEPARTAMENTO DE MORFOFISIOLOGIA VETERINÁRIA/CCA

CMR0353 - TECNICAS DE INTERVENCAO EM GRUPOS - DINAMICA DE GRUPOS - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Atividade discente Efetiva (EaD) (06/04/2016 - 06/04/2016)
Apresentação dos participantes e apresentação da disciplina (13/04/2016 - 13/04/2016)
Roda de Conversa
   Roda de Conversa 
Afonso, Maria Lúcia M. & Abade, Flávia Para reinventar as Rodas / Lúcia Afonso & Flávia Lemos Abade. Belo Horizonte: Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros (RECIMAM), 2008. Publicação eletrônica.
Grupalidade e dispositivo grupal (20/04/2016 - 20/04/2016)
Grupalidade e dispositivo grupal.
  Grupo Focal 
Grupo Focal e Grupo como dispositivo (grupalidade)
Entrada grupal: perspectiva ético-estético-política (27/04/2016 - 27/04/2016)
Entrada grupal: perspectiva ético-estético-política (Círculo de Cultura)
Entrada grupal (27/04/2016 - 27/04/2016)

BARROS, Regina Benevides de. Entrada grupal: uma escolha ético-estético-política. In BARROS, Regina Benevides de. Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina Editora da UFRGS, 2007. pp. 313-333

Atividade Discente Efetiva (carta ao corpo e Sonho) (04/05/2016 - 04/05/2016)

Atividade Discente Efetiva/objetivo: elaborar dispositivos d eintervenção em grupos a partir da relação com o corpo e com os sonhos.

Esquizodrama (11/05/2016 - 11/05/2016)

Esquizodrama: corpo e sonhos

  6. psicodrama_e_dinamica_de_grupo.pdf 
Material acerca do psicodrama para complementar a compreensão acerca da diferença entre psicodrama e esquizodrama apresentada na aula.
Aula de campo: Semana da Luta Antimanicomial (18/05/2016 - 18/05/2016)

Teatro do Oprimido, Esquizodrama e Tenda do Conto

  Tenda do Conto 
Tenda do Conto como prática integrativa de cuidado na atenção básica
Terapia Comunitária (25/05/2016 - 25/05/2016)

Terapia Comunitária Integrativa

  5. Terapia Comunitária Integrativa.pdf 
Terapia Comunitária Integrativa
  Terapia Comunitária na Atenção Básica 
Terapia Comunitária na Atenção Básica
Cartografias de Técnicas de intervenção em grupos Plano de ação (08/06/2016 - 08/06/2016)

Planejamento

Técnicas de intervenção com grupos (15/06/2016 - 15/06/2016)

Teatro do Oprimido

  2. Teatro do oprimido.pdf 
Teatro do Oprimido
Atividade Discente Efediva (29/06/2016 - 29/06/2016)

EAD - Planjamento e visita técnica para trabalho de Cartografias de Técnicas de Intervenção em Grupo

Atividade discente Efetiva (EaD) (06/07/2016 - 06/07/2016)

Planejamento de Cartografias de Técnicas de Intervenção em Grupo

Tenda do Conto como Prática Integrativa Grupal (13/07/2016 - 13/07/2016)

População em Situação de Rua

Psicodrama (20/07/2016 - 20/07/2016)
Teatro do Oprimido (20/07/2016 - 20/07/2016)
Avaliação Final (27/07/2016 - 27/07/2016)
Encerramento (03/08/2016 - 03/08/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03
1 201392**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
2 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 201392**** 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 201392**** 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
5 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201393**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201390**** 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
10 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 201390**** 0 4 0 0 4 0 0 0 4 0 0 3 0 0 0 0 0 0 15
12 201391**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 201396**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
15 201391**** 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201391**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
18 201391**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
19 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 2 0 0 0 0 0 0 10
20 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 201392**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 201392**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
24 201390**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
25 201390**** 0 0 4 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
26 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 201392**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
28 201391**** 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
30 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 201392**** 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 4 0 0 1 0 0 0 13
32 201394**** 0 4 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
33 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
34 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
35 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 201392**** 4 4 4 4 0 4 4 4 4 4 0 0 4 4 4 4 4 4 60
37 201393**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
38 20125**** 0 4 0 0 4 0 0 0 4 3 0 0 0 0 0 0 0 0 15
39 201392**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
40 201393**** 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201391**** 10,0 10,0 7,2 9.1 0 AM
2 20125**** 10,0 10,0 6,7 8.9 10 AM
3 201391**** 10,0 10,0 7,6 9.2 8 AM
4 201391**** 10,0 10,0 7,3 9.1 12 AM
5 201390**** 10,0 10,0 7,2 9.1 12 AM
6 201392**** 10,0 10,0 7,2 9.1 0 AM
7 201393**** 10,0 10,0 7,0 9.0 12 AM
8 201393**** 7,0 7,0 7,0 7.0 4 AM
9 201392**** 10,0 10,0 7,0 9.0 12 AM
10 201392**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
11 201391**** 10,0 10,0 7,0 9.0 8 AM
12 201391**** 10,0 10,0 7,2 9.1 0 AM
13 201392**** 10,0 10,0 6,6 8.9 13 AM
14 201392**** 10,0 10,0 7,5 9.2 0 AM
15 201392**** 10,0 10,0 7,3 9.1 4 AM
16 201391**** 10,0 10,0 7,6 9.2 4 AM
17 201392**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
18 201391**** 10,0 10,0 7,6 9.2 12 AM
19 201391**** 10,0 10,0 7,5 9.2 8 AM
20 201390**** 10,0 10,0 6,5 8.8 15 AM
21 201393**** 10,0 10,0 7,2 9.1 0 AM
22 201394**** 10,0 10,0 7,5 9.2 12 AM
23 201392**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
24 201390**** 10,0 10,0 7,7 9.2 4 AM
25 201392**** 10,0 10,0 7,6 9.2 8 AM
26 201396**** 10,0 10,0 9,5 9.8 4 AM
27 201392**** 10,0 10,0 7,3 9.1 4 AM
28 201392**** 10,0 10,0 7,0 9.0 8 AM
29 201391**** 10,0 10,0 7,3 9.1 8 AM
30 201390**** 10,0 10,0 7,2 9.1 8 AM
31 201391**** 10,0 10,0 7,0 9.0 4 AM
32 201393**** 10,0 10,0 7,7 9.2 8 AM
33 201392**** 10,0 10,0 7,7 9.2 12 AM
34 201391**** 10,0 10,0 7,2 9.1 0 AM
35 201390**** 10,0 10,0 7,0 9.0 8 AM
36 201392**** 10,0 10,0 7,6 9.2 12 AM
37 201390**** 10,0 10,0 9,5 9.8 12 AM
38 201392**** 10,0 10,0 3,5 7.8 8 AM
39 201392**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
40 20125**** 10,0 10,0 6,5 8.8 15 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As técnicas de dinâmica de grupos aplicadas a diferentes finalidades do trabalho do psicólogo. A formação dos papéis nos grupos. Vivência da experiência grupal. Identificação e análise das relações sociais nos pequenos grupos. Dinâmica de grupo e suas aplicações. Técnicas grupais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Arte Relacional e Práticas Integrativas Grupais. Técnicas e Metodologias de Intervenção em Grupos. Clínica do coletivo e do devir grupo sujeito. Entrada Grupal e Dispositivo Grupal na perspectiva da Cartografia e da Análise Institucional. Processos de intervenção em grupo. Grupalidade. Arte Relacional. Terapias de grupo e psicoterapia de grupo. (Grupo focal. Rodas de Conversa. Círculo de Cultura. Tenda do Conto. Teatro do Oprimido. Psicodrama. Esquizodrama. Grupos de ajuda mútua. Biodança. Esquizodanza).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliações participativa e formativa: avaliação individual, avaliação de pares, trabalhos em grupo, ensaio cartográfico com arte relacional e experimentação de análise institucional de dispositivos grupais e situações-problema da psicologia em contextos da clinica e da saúde coletiva. Podendo inserir avaliação somativa (prova escrita), atividades em grupo, visitas técnicas a grupos minoritários, diários cartográficos, relatórios etc. Será levado em consideração também a participação do aluno e da aluna em debates e seminários que servirão de dispositivos para verificar a articulação das informações e conhecimentos produzidos. Os alunos e as alunas que não obtiverem média 7,0 deverão realizar exame final.
Horário de atendimento: 14h às 18h
Bibliografia: Básica:

BARROS, Regina Benevides de. Entrada grupal: uma escolha ético-estético-política. In BARROS, Regina Benevides de. Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina Editora da UFRGS, 2007. pp. 313-333

BARROS, Regina Benevides de. Dispositivos em Ação: O Grupo. In Saúde e Loucura 6. 2a. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2009. p. 183 - 191.

LANCETTI, A. Para uma reformulação da experiência Grupal. In GRUPO: Teoria e Técnica. Gregório Baremblittt (Org). 2a. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1986. p. 83 - 88.

PASSOS, Eduardo. Quando o grupo é afirmação de um paradoxo In BARROS, Regina Benevides de. Grupo: a afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Sulina Editora da UFRGS, 2007. pp. 11-19.

PÉLBART P.P. Elementos para uma cartografia da grupalidade. In: SAADI, F.; GARCIA, S. (Org.). Próximo ato: questões da teatralidade contemporânea. São Paulo: Itaú Cultural, 2008. Disponível em http://desarquivo.org/sites/default/files/pelbart_peter_elementos.pdf Acesso em 08de abril 2016.

RODRIGUES, H. de B. C. Dispositivos em Ação, Ação dos dispositivos. In Saúde e Loucura 6. 2a. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2009 p. 192 - 196.

SAIDÓN, O. Grupo e Psicodrama. In _______. Devires da Clínica. São Paulo: Aderaldo & Rothschild. 2008. p. 115 – 120.

Complementar:

BARRETO, Adalberto de Paulo. Terapia comunitária passo a passo. Fortaleza: Gráfica LCR, 2005.

AFONSO, M. L. M.; ABADE, F. L. Para reinventar as rodas. Rede de Cidadania Mateus Afonso Medeiros – RECIMAM: Belo Horizonte, 2008.

BRASIL. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS: atitude de ampliação de acesso. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

FÉLIX-SILVA, A. V. F. et al.; A Tenda do Conto como prática integrativa de cuidado na atenção básica. Natal: EdUnP, 2014.

RABELO, A. D. Chão e Sonho na Dança da Vida: O resgate da poesia através da Biodanza. Brasília: Ed. do autor, 1999.

RIBEIRO, Eva. Teatro do Oprimido. Conteúdos extraídos de: BOAL, Augusto Boal. Jogos para Actores e Não-actores, 1998. Eva Ribeiro (Org.) Concepção: Carlos Ribeiro. Projeto AUTÓNOMUS. ANOP – Associação Nacional de Oficinas de Projetos, Brasil, 2012. Disponível em http://teatrodooprimido.wikispaces.com/file/view/TEATRO+DO+OPRIMIDO.pdf, consultado em 25 de outubro de 2012.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/04/2016
06/04/2016
Atividade discente Efetiva (EaD)
13/04/2016
13/04/2016
Apresentação dos participantes e apresentação da disciplina
20/04/2016
20/04/2016
Grupalidade e dispositivo grupal
27/04/2016
27/04/2016
Entrada grupal
27/04/2016
27/04/2016
Entrada grupal: perspectiva ético-estético-política
04/05/2016
04/05/2016
Atividade Discente Efetiva (carta ao corpo e Sonho)
11/05/2016
11/05/2016
Esquizodrama
18/05/2016
18/05/2016
Aula de campo: Semana da Luta Antimanicomial
25/05/2016
25/05/2016
Terapia Comunitária
08/06/2016
08/06/2016
Cartografias de Técnicas de intervenção em grupos Plano de ação
15/06/2016
15/06/2016
Técnicas de intervenção com grupos
29/06/2016
29/06/2016
Atividade Discente Efediva
06/07/2016
06/07/2016
Atividade discente Efetiva (EaD)
13/07/2016
13/07/2016
Tenda do Conto como Prática Integrativa Grupal
20/07/2016
20/07/2016
Teatro do Oprimido
20/07/2016
20/07/2016
Psicodrama
27/07/2016
27/07/2016
Avaliação Final
03/08/2016
03/08/2016
Encerramento
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Carta ao Corpo e Sonho que se repete 03/05/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 10:43