-

CMR0039 - MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DE VERTEBRADOS I - Turma: 01 (2016.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (07/04/2016 - 07/04/2016)
Discussão do plano de ensino e detalhamento das atividades a serem desenvolvidas.
Atividade científica - Parte I (12/04/2016 - 12/04/2016)
Discussão sobre análise crítica de artigo científico e desenvolvimento no artigo.
Atividade científica - Parte II (14/04/2016 - 14/04/2016)
Leitura, questionamentos e discussão sobre o artigo científico.
Aula Prática - Plâncton (19/04/2016 - 19/04/2016)
Aula de reconhecimento de larvas e organismos do plâncton marinho com uso da água do mar e o microscópio.
Como preparar os seminários (26/04/2016 - 26/04/2016)
Preparação para produção de seminários e discussão e formação dos grupos com sorteio de temas e datas de apresentação.
Hemichordata (28/04/2016 - 28/04/2016)
Morfologia e fisiologia de Hemicordata
Introdução aos Chordata (03/05/2016 - 03/05/2016)
Características gerais e classificação do grupo.
   Introdução aos Chordatapdf [Modo de Compatibilidade].pdf 
Introdução aos Urochordata (05/05/2016 - 05/05/2016)
Características gerais e apresentação do subfilo
Urochordata (10/05/2016 - 10/05/2016)
Morfologia, fisiologia, ecologia e sistemática de Urochordata.
Cephalochordata (12/05/2016 - 12/05/2016)
Morfologia, fisiologia, ecologia e sistemática de Cephalochordata.
Avaliação (17/05/2016 - 17/05/2016)
Assunto: Hemichordata, Urochordata e Cephalochordata.
Discussão sobre avaliação (19/05/2016 - 19/05/2016)
Revisão, discussão sobre a avaliação e entrega de notas.
Introdução aos vertebrata (24/05/2016 - 24/05/2016)
Características diagnósticas de vertebrados e evolução dos vertebrados.
Agnatha (31/05/2016 - 31/05/2016)
Morfologia, fisiologia, classificação e ecologia dos agnatos, feiticeiras e lampreias.
Atividade de pesquisa (02/06/2016 - 02/06/2016)
Trabalho de peixes comerciais de Parnaíba, com enfoque científico e cultural.
Seminário (07/06/2016 - 07/06/2016)
Tema: Território e Comportamento social
Atividade de pesquisa (09/06/2016 - 09/06/2016)
Apresentação dos peixes comerciais de Parnaíba. Reconhecimento das espécies. Observação do comercio e conservação do pescado. Atividade feita para servir de exemplo para apresentação de trabalhos em congresso.
Seminário (16/06/2016 - 16/06/2016)
Tema: Dinâmica populacional
Seminário (21/06/2016 - 21/06/2016)
tema: Deslocamentos populacionais
Peixes cartilaginosos (23/06/2016 - 23/06/2016)
Morfologia e fisiologia de peixes cartilaginosos. Sistemática, importância ecológica, econômica e social do grupo.
Seminário (30/06/2016 - 30/06/2016)
Tema: Crescimento e desenvolvimento
Peixes Ósseos - Actinopterygii (05/07/2016 - 05/07/2016)
Morfologia, fisiologia, sistemática e ecologia de Actinopterygii.
Peixes Ósseos - Sarcopterygii (07/07/2016 - 07/07/2016)
Morfologia e fisiologia de Sarcopterygii. Peixes de águas salgadas e qualidade do peixe para consumo.
Prática de Peixes (12/07/2016 - 12/07/2016)
Morfologia externa e interna de peixes marinhos. Qualidade do pescado de acordo com tabela do mercado europeu.
Peixes de água doce (14/07/2016 - 14/07/2016)
Principais espécies de peixes comerciais de água doce. Distribuição e características das principais espécies.
Atividade Lúdica (19/07/2016 - 19/07/2016)
Criação de um animal, baseado no conhecimento geral de morfologia e fisiologia animal.
Estudo dirigido (21/07/2016 - 21/07/2016)
Revisão para avaliação
Avaliação (26/07/2016 - 26/07/2016)
Peixes
Discussão sobre a avaliação (28/07/2016 - 28/07/2016)
Revisão da avaliação e entrega de médias.
Exame Final (02/08/2016 - 02/08/2016)
Assunto: Urochordata e Peixes
Frequências da Turma
# Matrícula ABR MAI JUN JUL AGO Total
07 12 14 19 26 28 03 05 10 12 17 19 24 31 02 07 09 16 21 23 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02
1 201395**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
4 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
5 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
6 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
7 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
9 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
10 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
13 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
14 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
15 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
16 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
18 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
19 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
20 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
21 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
22 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
23 201491**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
25 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
26 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
27 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
28 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 1
30 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
31 201492**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
32 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 201490**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201493**** 7,4 4,6 8,9 7.0 2 AM
2 201490**** 7,8 6,9 9,5 8.1 2 AM
3 201394**** 5,7 2,4 8,5 4.5 5.0 1 RN
4 201490**** 8,8 6,1 8,5 7.8 4 AM
5 201491**** 7,8 3,4 7,5 6.0 6.1 2 EF
6 201493**** 4,7 5,6 7,0 1.3 3.6 2 RN
7 201297**** 6,9 5,9 8,5 7.1 2 AM
8 201395**** 6,2 4,9 9,8 7.0 2 AM
9 201490**** 6,0 5,2 9,8 7.0 2 AM
10 201395**** 6,9 6,0 8,0 7.0 2 AM
11 20115**** 4,1 7,4 9,5 7.0 2 AM
12 201392**** 4,4 7,1 9,4 7.0 2 AM
13 201395**** 7,1 7,6 9,5 8.1 2 AM
14 201491**** 6,9 4,2 8,5 5.5 6.0 2 EF
15 201395**** 4,1 4,7 8,0 2.4 4.0 2 RN
16 201490**** 9,8 5,7 9,0 8.2 2 AM
17 201491**** 7,8 5,0 9,0 7.3 4 AM
18 201395**** 7,2 5,7 8,0 7.0 2 AM
19 20125**** 6,5 3,8 7,0 2.1 4.0 2 RN
20 201395**** 4,4 4,6 8,0 4.4 5.1 2 RN
21 201492**** 4,9 4,9 7,5 4.0 4.9 2 RN
22 201492**** 5,5 3,5 8,0 2.8 4.3 2 RN
23 201492**** 4,9 4,7 7,5 6.5 6.1 2 EF
24 201297**** 5,7 4,0 7,0 0.0 2.8 4 RN
25 20125**** 2,7 1,0 8,5 0.0 2.1 2 RN
26 201493**** 8,1 3,2 9,8 7.0 2 AM
27 201492**** 8,7 4,9 7,5 7.0 2 AM
28 201393**** 4,3 4,9 8,0 3.9 4.8 2 RN
29 20083**** 5,5 4,8 9,5 3.0 4.8 4 RN
30 201491**** 6,8 6,5 8,0 7.1 4 AM
31 201493**** 7,0 6,8 7,5 7.1 2 AM
32 201491**** 10,0 6,0 8,5 8.2 2 AM
33 201394**** 4,2 2,6 8,0 3.7 4.3 4 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Filo Hemichordata: Características gerais das classes; Filo Chordata: Características gerais e a fisiologia; Organização biológica de Condrichthyes e Osteichthyes; Nutrição, metabolismo energético, crescimento e desenvolvimento, princípios gerais de circulação, regulação da temperatura, excreção, movimento nos Hemichordata e Chordata.
Objetivos: - Conceituar e diferenciar os filos Hemichordata e Chordata - Diferenciar as Classes pertencentes aos filos propostos. - Compreender as diferenças morfológicas e fisiológicas desses filos. - Investigar os aspectos fisiológicos no comportamento dos diferentes grupos. - Esquematizar a classificaçao evolutiva dos grupos zoológicos. - Avaliar criticamente artigos científicos referentes aos grupos de estudo.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas teórico-expositivas com o auxílio de recurso áudio-visual; aulas práticas no laboratório; saídas de campo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Prova escrita e apresentação de seminário.
Horário de atendimento: segunda das 10 as 12
Bibliografia: Básica
Hickman Jr., C. P.; Roberts, L. S.; Keen, S. L.; Eisenhour, D. J.; Larson, A. & l'Anson, H. 2013. Princípios integrados de zoologia. 15ª (ed)., Editora Guanabara koogan, Rio de Janeiro, 951 p.
Hildebrand, M. & Goslow, G. Jr. 2006. Análise da estrutura dos vertebrados. 2ª (ed.)., Editora Atheneu, São Paulo, 637 p.
Pough, F. H.; Janis, C. M. & Heiser J. B. 2008. A vida dos vertebrados. 4ª (ed.)., Editora Atheneu, São Paulo, 684 p.
Complementar
Britski, H. A.; Silimon, K. Z. de S. de; Lopes, B. S. 2007. Peixes do Pantanal, 2ª (ed.). Embrapa Informação Tecnológica, 227 p.
Brusca, R. C.; Brusca, G. J. 2007. Invertebrados, 2ª (ed.). Editora Guanabara Koogan, 968 p.
Cubas, Z. S.; Silva, J. C. R.; Catão-Dias, J. L. 2007. Tratado de Animais Selvagens, 1ª (ed.). Editora Roca, 1354 p.
Kardong. K. V. 2011. Vertebrados, 5ª (ed.). Editora Roca, 912 p.
Orr, R. T. 1986. Biologia dos vertebrados. 5ª (ed)., Editora Roca, São Paulo, 508 p.
Ruppert, E. E.; Fox, R. S. & Barnes, R. D. 2005. Zoologia dos Invertebrados. 7a (ed)., Editora Roca, São Paulo, 1145 p.
Schmidt-Nielsen, Knut. 2002. Fisiologia Animal – Adaptação e meio ambiente, 5a (ed.). Editora Santos, 611p.
Szpilman, M. 2000. Peixes Marinhos do Brasil, 1ª (ed.). Instituto Ecológico Aqualung, 288 p.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/04/2016
07/04/2016
Apresentação da disciplina
12/04/2016
12/04/2016
Atividade científica - Parte I
14/04/2016
14/04/2016
Atividade científica - Parte II
19/04/2016
19/04/2016
Aula Prática - Plâncton
26/04/2016
26/04/2016
Como preparar os seminários
28/04/2016
28/04/2016
Hemichordata
03/05/2016
03/05/2016
Introdução aos Chordata
05/05/2016
05/05/2016
Introdução aos Urochordata
10/05/2016
10/05/2016
Urochordata
12/05/2016
12/05/2016
Cephalochordata
17/05/2016
17/05/2016
Avaliação
19/05/2016
19/05/2016
Discussão sobre avaliação
24/05/2016
24/05/2016
Introdução aos vertebrata
31/05/2016
31/05/2016
Agnatha
02/06/2016
02/06/2016
Atividade de pesquisa
07/06/2016
07/06/2016
Seminário
09/06/2016
09/06/2016
Atividade de pesquisa
16/06/2016
16/06/2016
Seminário
21/06/2016
21/06/2016
Seminário
23/06/2016
23/06/2016
Peixes cartilaginosos
30/06/2016
30/06/2016
Seminário
05/07/2016
05/07/2016
Peixes Ósseos - Actinopterygii
07/07/2016
07/07/2016
Peixes Ósseos - Sarcopterygii
12/07/2016
12/07/2016
Prática de Peixes
14/07/2016
14/07/2016
Peixes de água doce
19/07/2016
19/07/2016
Atividade Lúdica
21/07/2016
21/07/2016
Estudo dirigido
26/07/2016
26/07/2016
Avaliação
28/07/2016
28/07/2016
Discussão sobre a avaliação
02/08/2016
02/08/2016
Exame Final
Avaliações
Data Descrição
17/05/2016 1ª Avaliação
26/07/2016 2ª Avaliação
02/08/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação de segunda chamada 27/07/2016
Aula de Campo (Praia do coqueiro) 29/06/2016
Avaliação de segunda chamada 24/05/2016
Aula de hoje (03/05) 03/05/2016
Aula prática dia 19-04 18/04/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1141 13/10/2024 11:23