• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

gleison do nascimento santos

MAT - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCN

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 04 (2016.1)

Tópicos Aulas
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa (26/03/2016 - 26/03/2016)
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa (02/04/2016 - 02/04/2016)
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa (09/04/2016 - 09/04/2016)
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa (16/04/2016 - 16/04/2016)
 A escrita de narrativas  O narrador (23/04/2016 - 23/04/2016)
 A escrita de narrativas  O narrador (30/04/2016 - 30/04/2016)
 A escrita de narrativas  O narrador (07/05/2016 - 07/05/2016)
Abordagem biográfica (14/05/2016 - 14/05/2016)
Abordagem biográfica (21/05/2016 - 21/05/2016)
Memoriais de formação  Cartas pedagógicas  Narrativas orais (28/05/2016 - 28/05/2016)
Memoriais de formação  Cartas pedagógicas  Narrativas orais (04/06/2016 - 04/06/2016)
 Análise das narrativas (11/06/2016 - 11/06/2016)
 Análise das narrativas (18/06/2016 - 18/06/2016)
 Análise das narrativas (25/06/2016 - 25/06/2016)
 Análise das narrativas (02/07/2016 - 02/07/2016)
 Análise das narrativas (09/07/2016 - 09/07/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09
1 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201410**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de: aulas expositivas, painéis, seminários, leituras e discussões de textos, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, elaboração de artigo científico, entre outros.<br /><br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado o pós-graduando que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.<br />A avaliação somativa constará de três etapas: a) a primeira consistirá na organização e apresentação de painéis; b) a segunda terá como norte o conjunto de resenhas dos textos/livros norteadores dos painéis; c) a terceira consistirá na elaboração de artigo científico sobre formação de professores.<br /><br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002.<br />_____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50.<br />LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995.<br />NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995.<br />NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.<br />PINHEIRO, Antonio C. F.; ANANIAS, Mauricéia (Org.). Educação, direitos humanos e inclusão social: histórias, memórias e políticas educacionais. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009. <br />PORRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone; RAYBAUT, Paul. Histórias de vida: teoria e prática. São Paulo: CELTA, 1995.<br />SOUZA, Elizeu C. de. História de vida e prática docente: desenvolvimento pessoal e profissional. Revista da FAEEBA. Salvador, n. 16, p. 169-178, jul./dez. 2001.<br />______. (Org.). Autobiografias, histórias de vida e formação: pesquisa e ensino. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2006.<br />SOUZA, Elizeu C. de; MIGNOT, Ana C. V. (Org.). Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet, 20<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/03/2016
26/03/2016
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa
02/04/2016
02/04/2016
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa
09/04/2016
09/04/2016
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa
16/04/2016
16/04/2016
Fundamentos epistemológicos e metodológicos da pesquisa narrativa
23/04/2016
23/04/2016
&#61692; A escrita de narrativas &#61692; O narrador
30/04/2016
30/04/2016
&#61692; A escrita de narrativas &#61692; O narrador
07/05/2016
07/05/2016
&#61692; A escrita de narrativas &#61692; O narrador
14/05/2016
14/05/2016
Abordagem biográfica
21/05/2016
21/05/2016
Abordagem biográfica
28/05/2016
28/05/2016
Memoriais de formação &#61692; Cartas pedagógicas &#61692; Narrativas orais
04/06/2016
04/06/2016
Memoriais de formação &#61692; Cartas pedagógicas &#61692; Narrativas orais
11/06/2016
11/06/2016
&#61692; Análise das narrativas
18/06/2016
18/06/2016
&#61692; Análise das narrativas
25/06/2016
25/06/2016
&#61692; Análise das narrativas
02/07/2016
02/07/2016
&#61692; Análise das narrativas
09/07/2016
09/07/2016
&#61692; Análise das narrativas
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:37