-

CMR0359 - ACONSELHAMENTO PSICOLOGICO - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Planejamento da disciplina (07/09/2016 - 07/09/2016)
Planejamento
   Plano de 
Apresentação da disciplina e estratégias de trabalho (14/09/2016 - 14/09/2016)

Proposta de divisão da disciplina em teórico/ prática

EM SALA: divisão dos grupos, das temáticas e datas de apresentações.

Planejamento dos Seminários (21/09/2016 - 21/09/2016)

Planejamento dos Seminários

Qual a proposta dos Seminários nesta disciplina?

O seminário é uma atividade realizada pelos alunos, com temas previamente traçados pela professora, conforme as necessidades da turma. A elaboração do seminário parte da leitura de textos escolhidos pela professora, tratando-se, porém, de uma leitura ativa e não passiva. Neste trabalho, o aluno, seja individualmente, seja em grupo, terá que compreender o texto , usando sua própria criatividade na interpretação e na extrapolação do conteúdo do texto. Após este estudo, o grupo apresentará de forma dinâmica e criativa as principais ideias encontradas nos textos com a turma, estimulando o debate, a reflexão crítica e o aprendizado da temática, contando com o auxílio/ facilitação da professora.

Alunos terão o horário da aula para se preparar para os seminários. Acessando o material disponível, estudando e compondo os aspectos que acharem relevantes para apresentar em sala. Os seminários poderão ser planejados criativamente, do modo como o grupo escolher. Deverá contar com a participação de todos os integrantes e caso algum integrante não colabore, os demais integrantes deverão informar a professora. Caso tenham dúvidas, professora estará disponível para esclarecimento e orientações aos alunos.

1º MOMENTO: TEORIA - Apresentações G1 e G2 (28/09/2016 - 28/09/2016)

1º MOMENTO DA DISCIPLINA: TEORIA

Alunos devem se basear nas leituras indicadas, mas pesquisar em outras fontes;

Serão avaliados nas apresentações: conteúdo, abrangência da temática, participação do grupo, criatividade na apresentação;

 

 

G1: Introdução ao Aconselhamento Psicológico, Evolução e Diferenças com a orientação, psicoterapia, campo de atuação.

Referência: Aconselhamento psicológico centrado na pessoa (Rosenberg, 1987; abertura, pg. IX até ‘uma referência histórica’, pg.16); Aconselhamento psicológico: teoria e prática (Scheeffer, 1985, CAPs 1, 2 e 3, pgs. 11 à 33;Forghieri, CAP2, pg. 41-47); Aconselhamento Psicológico e Psicoterapia: aproximações e distanciamentos (Scorsolini-Comin, 2014)

Alunos deverão sintetizar o conteúdo e apresentar de forma criativa, trazendo simulações de roleplay com os exemplos trazidos no livro. A respeito dos campos de atuação, deverão fazer um levantamento na internet sobre alguns dos possíveis locais de atuação com aconselhamento, questões éticas envolvidas e postura profissional.



G2:Paradoxos do existir, o saber básico, saúde e adoecimento existenciais e quem são cliente e terapeuta; a relação e postura ética do profissional (alunos devem pesquisar sobre este último item).

Referências: Aconselhamento Terapêutico (Forghieri, 2007, pg.77 a 86; pg. 103 a 114); Psicoterapia e Relações Humanas (Vol.1., Capítulos 5 e 6, Rogers & Kinget, 1977).

  Scheeffer 
Apresentações: G3 e G4 (05/10/2016 - 05/10/2016)

G3:Aconselhamento,Humanismo & Fenomenologia

Alunos irão entrevistar 02 profissionais de diferentes perspectivas (ACP, GT, Fenomenologia, etc.), para comporem a apresentação com seu olhar sobre o aconselhamento e o plantão na prática desses profissionais.

Referências: Aconselhamento Psicológico Centrado na Pessoa (Rosenberg, 1987, CAP3. pgs.,45-59, na XÉROX); Aconselhamento Terapêutico (Forghieri, 2007, pg. 87 a 102, no SIGAA;

G4: Compreendendo a relação de ajuda e o Aconselhamento Terapêutico: processo, dificuldades, duração e prática (trazer exemplos)

Referências: Construindo a relação de ajuda (Miranda e Miranda, CAPS I e II);

Aconselhamento Terapêutico (Forghieri, 2007, pg. 115 a 142);

Entrega da 1ª Análise crítica de um dos textos trabalhados na aula passada. Quem apresentar na data não necessita entregar análise.

Reposição do Feriado 12/10/16 (14/10/2016 - 14/10/2016)

Apresentação G5: Respondendo (trazer exemplos)

 

Referências:Construindo a relação de ajuda (Miranda e Miranda, CAP III); Psicoterapia e Relações Humanas (Vol.2., Capítulo 3– pgs. 53 a 88-, Rogers & Kinget, 1977).

Reposição do Feriado 19/10/16 (21/10/2016 - 21/10/2016)

Vivencial - vivência sobre escuta.

Roda de conversa com alunos sobre exercício de escuta.

APRESENTAÇÕES FINAIS: G6 E G7 (26/10/2016 - 26/10/2016)

G6: Plantão psicológico & Triagem

Alunos deverão ir à clínica (SEP), fazer uma entrevista com 1 técnico, 1 recepcionista, 1 professor supervisor e duas pessoas da comunidade (estas últimas que não estejam na clínica, e deverão ser entrevistadas brevemente sobre o que conhecem do serviço, o que esperam, como acham que funciona, o que é triagem e plantão). Alunos deverão mapear o funcionamento do serviço, desde a entrada do cliente, ao seu término no processo, como funciona a triagem, em todas as suas especificidades (inscrições, dias, como é, ficha de síntese, a triagem na perspectiva do aluno-estagiário e sob a perspectiva do cliente, questões éticas envolvidas), o plantão (igualmente, todas as suas especificidades), e suas diferenças na prática. Sugere-se que tragam um roleplaying sobre a triagem e sobre o plantão.

Referências: Artigo Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos (Rocha, 2011); Plantão psi uma prática clínica da modernidade (Dutra e Rebouças, 2010); ambos, com link no SIGAA

Leitura complementar (optativa): Uma experiência de plantão psicológico na PM (Oliveira e Morato, 2008). Link no SIGAA

G7: Aconselhamento & Plantão na Clínica Ampliada

Alunos irão visitar 02 dispositivos de saúde diferentes/ ou locais de atuação em saúde coletiva, e entrevistar 02 profissionais da área para comporem a apresentação com seu olhar sobre o aconselhamento e o plantão na prática desses profissionais, nesta área (se existe ou não, o que pensam destes instrumentos, desafios, etc.). Tecer um diálogo crítico a respeito do que a bibliografia fala e do que acontece na prática.

Referências: PLANTÃO PSICOLÓGICO NO CRAS EM POÇOS DE CALDAS (Mota e Goto, 2009); PRÁTICAS PSICOLÓGICAS EM CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA (Cruz, 2009).

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922009000300007

Entrega da 3ª Análise crítica de um dos textos trabalhados na aula anterior. Quem apresentar na data não necessita entregar análise.

TRABALHO PARA CASA: Como me vejo como psicólogo/ terapeuta: possibilidades e limites. (02/11/2016 - 02/11/2016)

Como me vejo como psicólogo/ terapeuta: possibilidades e limites.

TRABALHO EM CASA: redigir esta reflexão e me enviarem por e-mail até sexta-feira que vem (atividade vale 0,5 ponto).

OBS.: Reflexões entregues posteriormente a esta data não serão pontuadas.

Referente ao Feriado 02/11/16 (03/11/2016 - 03/11/2016)
Esta aula foi criada apenas para possibilitar lançar no sistema a pontuação do trabalho passado para casa.
2º MOMENTO: HABILIDADES DO TERAPEUTA (09/11/2016 - 09/11/2016)

Vídeo de atendimento e Roleplaying.

Vídeo de atendimento & Roleplaying (16/11/2016 - 16/11/2016)

Vídeo de atendimento & Roleplaying

Organização dos horários dos plantões

Visita ao SEP, conhecendo o local e a ficha do plantão.

Alunos terão a experiência de duas semanas de plantão (ATÉ 4h POR ALUNO) a partir da próxima semana.

Nesta semana alunos iniciarão a prática supervisionada. Deverão encontrar um horário na semana para a prática e receberão supervisão em grupo nos dias e horários da disciplina. Toda semana deverão realizar síntese dos atendimentos e entregar por escrito ou e-mail o diário de afetações para a supervisão.

3º MOMENTO: PRÁTICA (23/11/2016 - 23/11/2016)

3º MOMENTO: PRÁTICA

HORÁRIO DA AULA DESTINADO AO PLANTÃO DOS ALUNOS

CADA DUPLA OU TRIO DEVERÁ Entregar síntese de casos e afetações logo após o horário de plantão (por e-mail).

SUPERVISÃO I (30/11/2016 - 30/11/2016)

Supervisão I – horário da aula destinado à supervisão dos alunos que se dispuseram ao plantão na semana passada.

NESTA SEMANA, ALUNOS REALIZARÃO PLANTÃO EM HORÁRIO DIFERENTE DA AULA, PARA QUE POSSA HAVER SUPERVISÃO. Entregar síntese de casos e afetações logo após o horário de plantão (por e-mail).

PRÁTICA: PLANTÃO (02/12/2016 - 02/12/2016)

HORÁRIO DESTINADO AO PLANTÃO PARA OS ALUNOS

Supervisão II & Fechamento da disciplina (07/12/2016 - 07/12/2016)

1º MOMENTO da aula: Supervisão II - Dos alunos que se dispuseram ao plantão na semana passada.

2º MOMENTO da aula: Auto-avaliação, avaliação e fechamento da disciplina.

 

PROVA FINAL (14/12/2016 - 14/12/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ Total
14 21 28 05 14 21 26 03 09 16 23 30 02 07
1 20125**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 12
2 201392**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
3 201391**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 201392**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 20125**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 12
6 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 201391**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 201392**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
9 201393**** 4 0 0 4 4 4 4 0 4 4 0 4 0 4 36
10 201393**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
11 201390**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 201392**** 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 4 0 0 12
13 201390**** 4 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 12
14 201391**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 20124**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
16 201390**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201391**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
18 20125**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 12
19 201391**** 0 0 0 4 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 12
20 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
21 201391**** 4 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 12
22 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
23 201392**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 12
24 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
25 201392**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
26 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
27 201392**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
28 201390**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 12
29 201390**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
30 201391**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 8
31 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
32 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 201390**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 201392**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
36 201394**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 8
37 201391**** 0 0 2 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 10
38 201392**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 201392**** 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 8
40 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 20125**** 4 0 2 0 4 4 4 0 4 4 0 4 0 4 34
42 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
43 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 9,0 9,5 8,5 9.0 4 AM
2 201392**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
3 201390**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
4 201390**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 201392**** 9,5 10,0 9,0 9.5 12 AM
6 20125**** 10,0 5,0 7,0 7.3 12 AM
7 201391**** 9,5 9,0 9,0 9.2 8 AM
8 201392**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
9 201391**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
10 201392**** 9,5 10,0 9,5 9.7 8 AM
11 20125**** 10,0 5,0 7,0 7.3 4 AM
12 201391**** 9,5 9,5 9,5 9.5 4 AM
13 201392**** 9,0 9,5 9,5 9.3 4 AM
14 201394**** 9,0 9,5 8,5 9.0 8 AM
15 201392**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
16 201392**** 9,5 10,0 9,5 9.7 8 AM
17 201391**** 9,5 9,0 8,5 9.0 12 AM
18 201392**** 9,0 10,0 9,5 9.5 4 AM
19 201393**** 9,5 10,0 9,5 9.7 0 AM
20 201391**** 9,5 10,0 10,0 9.8 12 AM
21 201393**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 201391**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
23 201390**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
24 201391**** 9,0 7,0 6,0 7.3 10 AM
25 201393**** 9,5 10,0 9,5 9.7 8 AM
26 201392**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 20125**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
28 201391**** 9,5 10,0 9,0 9.5 4 AM
29 201392**** 9,0 9,0 9,5 9.2 4 AM
30 201391**** 9,0 5,0 9,0 7.7 4 AM
31 201392**** 9,0 10,0 8,0 9.0 4 AM
32 201392**** 9,5 9,0 9,0 9.2 12 AM
33 201390**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
34 201391**** 9,5 10,0 9,5 9.7 8 AM
35 201392**** 9,5 10,0 9,5 9.7 4 AM
36 20124**** 9,0 6,5 7,4 7.6 8 AM
37 201392**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
38 201390**** 9,5 10,0 8,0 9.2 12 AM
39 201390**** 9,0 7,0 6,0 7.3 12 AM
40 20125**** 10,0 9,0 8,5 9.2 12 AM
41 201391**** 9,5 10,0 9,0 9.5 4 AM
42 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 36 RF
43 20125**** 9,0 2,5 0,0 3.8 34 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aconselhamento psicológico na abordagem cognitivo-comportamental. A diretividade: prós e contras. Aconselhamento psicológico na abordagem humanista-existencial-fenomenológica (Gestalt-terapia e ACP), enfatizando a teoria e a prática nas diversas modalidades de atendimento ( individual, grupo e em instituições).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A proposta inicial da disciplina é que seja dividida em três momentos principais:
1º MOMENTO: TEÓRICO;
2º MOMENTO: VIVENCIANDO HABILIDADES e
3º MOMENTO: INTERVENÇÃO PRÁTICA.

As aulas serão expositivas e dialogadas, com apresentação de seminários pelos alunos, com o auxílio da professora, em grupo, promoção de debates, relatos de experiência, discussão de textos, trechos de atendimento em vídeo, estudo de caso, roleplaying.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1ª NOTA=
- Apresentação de Estudos Dirigidos (em grupo) = 10

2ª NOTA=
- Análises Críticas (serão ao todo 03, devendo ser entregues a combinar. O aluno escolherá um dos textos estudados na semana para analisar e entregar, preferencialmente por e-mail, mas poderá ser impresso ou escrito à mão ? cada uma valerá de 0,0 ATÉ 2,0, dependendo da qualidade/ conteúdo/ aprofundamento da escrita e da discussão realizada pelo aluno a partir de suas leituras) = 6,0
- trabalho como me vejo como psicólogo= 0,5
- Frequência e Participação em sala de aula (ética, leituras, debates, prazos) = 3,5

OBS.: Análises entregues após o prazo valerão ATÉ a metade de seu valor original



3ª NOTA=
- Relato de experiência da disciplina com Auto-avaliação 5,0
- Avaliação da professora do desempenho do aluno nos momentos de vivência e de prática (ética, pontualidade, compromisso, entrega dos diários de afetações, participação em roleplaying, etc.) (5,0)
Horário de atendimento:
Bibliografia: AMATUZZI, M. O resgate da fala autêntica. São Paulo, Papirus, 1996.
BECK, A. Terapia cognitiva da depressão. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
MAY, R. A Arte do aconselhamento psicológico. Petrópolis, Vozes, 2000.
PETRELLI, R. Fenomenologia: teoria e prática. Goiânia, UCG, 2001.
RODRIGUES, H. E. Introdução à gestalt-terapia. Petrópolis, Vozes

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR


(Org.). Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo : EPU, 1987. p. 75-83.
Aconselhamento psicológico Centrado na Pessoa. São Paulo : EPU, 1987. p. 1-13.
ANGERAMI-CAMON, V. A. (2003). Temas existenciais em psicoterapia. São Paulo: Thomson.
CARVALHO (2008). HOSPITAL GERAL: Dos Impasses às Demandas ao Saber Psicanalítico. Como Opera o Psicanalista?
COREY, G. (1983). Técnicas de Aconselhamento e Psicoterapia. Rio de Janeiro: Ed. Campus.
DATTILIO, F. M.; FREEMAN, A. (Org.) (2003). Estratégias cognitivo-comportamentais de intervenção em situações de crises. 2 ed. São Paulo: Artmed.
DIAS (2006). Aconselhamento Psicológico a jovens do ensino superior.
DUTRA, E. M. & REBOUÇAS, M. S. (2010). Plantão psi uma prática clínica da modernidade
Estudos de Psicologia, Campinas, v. 21, n. 1, p. 65-72, jan./abr. 2004.
FORGHIERI, Y. C. Aconselhamento terapêutico: origens, fundamentos e práticas. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MAHFOUD, M. A vivência de um desafio: plantão psicológico: In: ROSENBERG, R. L.
MIRANDA, C. F. & MIRANDA, M. L. (1988). Construindo a relação de ajuda. Belo Horizonte: Crescer.
MORATO (SD). Plantão Psicológico: Inventividade e Plasticidade
MORATO, H. (coord.) Aconselhamento psicológico centrado na pessoa: novos desafios. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
MORATO, H. et al. (org.) Aconselhamento Psicológico numa Perspectiva Fenomenológica Existencial: Uma Introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
OLIVEIRA & MORATO (2008). Uma experiência de plantão psicológico na PM .
PATTERSON, L. E.; EISENBERG, S. (2003). O processo de aconselhamento. São Paulo, Martins Fontes.
ROCHA (2011). Plantão psicológico e triagem: aproximações e distanciamentos
ROGERS & KINGET (1977). Psicoterapia e Relações Humanas, Volume.1.
ROGERS, C. R. (1987). Psicoterapia e consulta psicológica. São Paulo: Martins Fontes.
ROSENBERG, R. L. (Org.) Aconselhamento psicológico centrado na pessoa. São Paulo: EPU, 1987.
ROSENBERG, R. L. Introdução: biografia de um serviço. In: ______ (Org.).
SANTOS, O. B. Aconselhamento Psicológico & Psicoterapia. São Paulo: Livraria Pioneira, 1982.
SCHEEFFER, R. Aconselhamento psicológico. São Paulo: Atlas, 1993
SCHEEFFER, R. Teorias de aconselhamento. São Paulo: Atlas, 1993.
SCHMIDT, M. L. S.(2009). O nome, a taxonomia e o campo do Aconselhamento Psicológico. In: MORATO, H. T. P. (Org.) ? Aconselhamento psicológico numa perspectiva fenomenológica existencial: uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan (Cap. 01).
Yehia, G. Y. Interlocuções entre plantão psicológico e o psicodiagnóstico colaborativo.
YOSHIDA, E.; ENÉAS, M. Psicoterapias Psicodinâmicas Breves: Propostas Atuais. 2ª edição. Campinas, SP: Alínea Editora, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/09/2016
07/09/2016
Planejamento da disciplina
14/09/2016
14/09/2016
Apresentação da disciplina e estratégias de trabalho
21/09/2016
21/09/2016
Planejamento dos Seminários
28/09/2016
28/09/2016
1º MOMENTO: TEORIA - Apresentações G1 e G2
05/10/2016
05/10/2016
Apresentações: G3 e G4
14/10/2016
14/10/2016
Reposição do Feriado 12/10/16
19/10/2016
19/10/2016
FERIADO ESTADUAL - DIA DO PIAUÍ
21/10/2016
21/10/2016
Reposição do Feriado 19/10/16
26/10/2016
26/10/2016
APRESENTAÇÕES FINAIS: G6 E G7
02/11/2016
02/11/2016
TRABALHO PARA CASA: Como me vejo como psicólogo/ terapeuta: possibilidades e limites.
03/11/2016
03/11/2016
Referente ao Feriado 02/11/16
09/11/2016
09/11/2016
2º MOMENTO: HABILIDADES DO TERAPEUTA
16/11/2016
16/11/2016
Vídeo de atendimento & Roleplaying
23/11/2016
23/11/2016
3º MOMENTO: PRÁTICA
30/11/2016
30/11/2016
SUPERVISÃO I
02/12/2016
02/12/2016
PRÁTICA: PLANTÃO
07/12/2016
07/12/2016
Supervisão II & Fechamento da disciplina
14/12/2016
14/12/2016
PROVA FINAL
Avaliações
Data Descrição
26/10/2016 1ª Avaliação
23/11/2016 2ª Avaliação
14/12/2016 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ATENÇÃO: HORÁRIO DA AULA DE AMANHÃ DESTINADO AO PLANTÃO 22/11/2016
SLIDES DOS SEMINÁRIOS 27/10/2016
ATUALIZANDO NOSSO CRONOGRAMA 07/10/2016
Materiais da disciplina 28/09/2016
INFORMATIVO AOS PRÓXIMOS GRUPOS DOS SEMINÁRIOS 28/09/2016
REPOSIÇÃO DE AULAS, DEVIDO AOS FERIADOS 28/09/2016
GRUPOS SEMINÁRIOS 21/09/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1080 02/06/2024 11:50