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PPGED166 - PRODUÇÃO CIENTIFICA I - Turma: 03 (2016.2)

Tópicos Aulas
A estrutura da produção científica (10/09/2016 - 10/09/2016)
A seleção do problema científico e a construção dos objetivos (17/09/2016 - 17/09/2016)
Orientação técnicas (24/09/2016 - 24/09/2016)
Seleção dos periódicos para envio (01/10/2016 - 01/10/2016)
O referencial teórico (08/10/2016 - 08/10/2016)
O referencial teórico (15/10/2016 - 15/10/2016)
Extração e análise de documentos (22/10/2016 - 22/10/2016)
A produção do artigo (29/10/2016 - 29/10/2016)
A produção do artigo (05/11/2016 - 05/11/2016)
Revisão do artigo (12/11/2016 - 12/11/2016)
Avaliação da disciplina (19/11/2016 - 19/11/2016)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV Total
10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Debate
Exposições e discussões
Rodas de discussões
Produção de documentos científicos
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Aspectos Legais

Segundo a Resolução n. 043/95-CEPEX, os resultados das avaliações devem ser expressos por nota numa escala de 0 (zero) a dez (dez).
Considera-se aprovado/a na disciplina o/a estudante que:
− frequentar no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina;
− alcançar igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais.
b) Aspectos Didático-Pedagógicos:
O processo avaliativo se caracteriza de natureza formativa, o que significa que todas as atividades desenvolvidas implicam no aferimento de conceito, finalizando com uma produção científica.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.
______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos e apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
______. NBR 14724: informação e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, ago. 2002
______. NBR 6022: informação e documentação - artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.
______. NBR 6023: informação e documentação – referências - elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 10. ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2002.
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Manual de produção de textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Atlas, 2013.
COLOMBO, E. Descrever o social? A arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCCI, A. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 265-288.
FRANÇA, Júnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
FREITAS, M. É. de. Viver a tese é preciso! In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2.ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006. p. 215-226.
GREGÓRIO, Tania Cristina da Conceição. A problematização do ‘problema’: uma leitura dos manuais de iniciação ao ofício do pesquisador em educação. 2007. 558f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2007.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
MACHADO NETTO, A. M. A relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: Ed. UFSC, São Paulo: Cortez, 2006, p. 45-66.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2000.
MOREIRA, Laélia Carmelita Portela. Pedagogia e Educação: A Construção de um Campo Científico. 2007. 155f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.
MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
REY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/09/2016
10/09/2016
A estrutura da produção científica
17/09/2016
17/09/2016
A seleção do problema científico e a construção dos objetivos
24/09/2016
24/09/2016
Orientação técnicas
01/10/2016
01/10/2016
Seleção dos periódicos para envio
08/10/2016
08/10/2016
O referencial teórico
15/10/2016
15/10/2016
O referencial teórico
22/10/2016
22/10/2016
Extração e análise de documentos
29/10/2016
29/10/2016
A produção do artigo
05/11/2016
05/11/2016
A produção do artigo
12/11/2016
12/11/2016
Revisão do artigo
19/11/2016
19/11/2016
Avaliação da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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