Metodologia: |
A disciplina será trabalhada por meio de atividades diversificadas, numa perspectiva de construção individual e coletiva de conhecimentos, privilegiando as interações, as reflexões, o debate. Assim, serão desenvolvidas as seguintes atividades de ensino-aprendizagem:<br /> Aulas expositivas Exposição oral, abordando os conteúdos programáticos da disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.<br /> Grupos de discussão A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.<br /> Trabalho em grupo Discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina. <br /> Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos. <br /> |
Bibliografia:
| ALAMI, S.; DESJEUX, D.; GARABUAU-MOUSSAOUI, I. Os métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. <br /><br /><br />BRZEZINSKI, I.; ABBUD, M. L. M.; OLIVEIRA, C. C. de. (Org.). Percursos de pesquisa em educação. Ijuí: Unijuí, 2007.<br />CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.<br /><br />FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1993.<br /><br />FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.<br /><br />GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.<br /><br />HOUSSAYE, J. et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.<br /><br />MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.<br /><br />OLIVEIRA, I. B. de.; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.<br /><br />SÁNCHEZ GAMBOA. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas, SP: Práxis, 1998.<br /><br />SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.<br /><br /><br /> |