Metodologia: |
A disciplina será trabalhada por meio de atividades diversificadas, numa perspectiva de construção individual e coletiva de conhecimentos, privilegiando as interações, as reflexões, o debate. Assim, serão desenvolvidas as seguintes atividades de ensino-aprendizagem: Aulas expositivas Exposição oral, abordando os conteúdos programáticos da disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos. Grupos de discussão A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão. Trabalho em grupo Discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina. Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos.
|
Bibliografia:
| ALAMI, S.; DESJEUX, D.; GARABUAU-MOUSSAOUI, I. Os métodos qualitativos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
BRZEZINSKI, I.; ABBUD, M. L. M.; OLIVEIRA, C. C. de. (Org.). Percursos de pesquisa em educação. Ijuí: Unijuí, 2007. CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
FAZENDA, I. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1993.
FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.
HOUSSAYE, J. et al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
OLIVEIRA, I. B. de.; ALVES, N. Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. Petrópolis: DP et Alii, 2008.
SÁNCHEZ GAMBOA. S. Epistemologia da pesquisa em educação. Campinas, SP: Práxis, 1998.
SZYMANSKI, H. (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livro Editora, 2004.
|