amadeu matias bernardes filho

FIL - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHL

CMP001 - HABILIDADES MÉDICAS I - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Seminário de introução ao curso (12/09/2016 - 12/09/2016)
   Código de Ética do Estudante de Medicina 
Seminário de introução ao curso (14/09/2016 - 14/09/2016)
Abertura do Módulo. Método Clínico / Introdução à consulta médica e suas fases. Parte I. (19/09/2016 - 19/09/2016)
Por que medicina? Que médico quero ser? / Introdução à consulta médica e suas fases. Parte II. (21/09/2016 - 21/09/2016)
Habilidades de comunicação VERBAL E NÃO VERBAL / Abordagem centrada na pessoa (26/09/2016 - 26/09/2016)
  TBL - habilidades de Comunicação 
Caros alunos, façam a leitura deste texto. O mesmo será necessário para a nossa aula de segunda. Att Leonam
  Habilidade de comunicação e abordagem centrada na pessoa 
Relação médico-paciente: aspectos éticos e relacionais / Semiologia da DOR (28/09/2016 - 28/09/2016)
Laboratório de habilidades médicas - Simulação da coleta de histórias clinicas (03/10/2016 - 03/10/2016)
Ética e bioética na relação médico-paciente. / Habilidades técnicas da higienização básica das mãos. (05/10/2016 - 05/10/2016)

    

  Bioética Introdução Básica 
Texto de base para próxima aula, oriento que façam a leitura dele. Apesar de ser um material de uma especialização da UNIFESP, tem uma linguagem bastante acessível e auxiliará nossas discussões de quarta.
Prática de anamnese - Observação do atendimento médico e conversa com os pacientes (10/10/2016 - 10/10/2016)
feriado. (12/10/2016 - 12/10/2016)
Dor: aspectos gerais e fisiopatológicos (17/10/2016 - 17/10/2016)

Dor: aspectos gerais e fisiopatológicos

Feriado (19/10/2016 - 19/10/2016)

1ª Avaliação Escrita / Exame físico geral - parte I. (24/10/2016 - 24/10/2016)
Discussão de casos-Código de Ética do Estudante de Medicina / Exame físico geral Parte II (26/10/2016 - 26/10/2016)
Videogravação - Simulações de anamnese \ Feedback (31/10/2016 - 31/10/2016)
Prática de anamnese (Em pares) (07/11/2016 - 07/11/2016)
Habilidades de comunicação/ Sinais Vitais / Semiologia da Lombalgia (Aparelho Locomotor Sinais e sintomas mais frequentes) (09/11/2016 - 09/11/2016)
  Técnica de aferição da pressão 
Pressão arterial - como medir.
Prática simulada de exame físico geral e sinais vitais (14/11/2016 - 14/11/2016)
Ética e moral Ética e bioética na profissão médica Tolerância/intolerância respeito/dignidade - Aparelho Locomotor - Exame Físico Inspeção geral Semiologia segmentar - Coluna (16/11/2016 - 16/11/2016)
Aparelho Locomotor - Semiologia Segmentar - Ombro, Cotovelo e mão. (21/11/2016 - 21/11/2016)
  exame do ombro 
ombro
  cotovelo 
xotovelo
Aparelho Locomotor - Semiologia Segmentar ? Quadril, Joelho e pé. (23/11/2016 - 23/11/2016)
Prática simulada - exame físico dos membros superiores (28/11/2016 - 28/11/2016)
Sistema Nervoso - Sinais e sintomas - Semiologia da cefaleia / Sistema Nervoso - Exame físico parte I (30/11/2016 - 30/11/2016)
Sistema Nervoso - Exame físico parte II e III (05/12/2016 - 05/12/2016)
Prática Simulada - Exame Físico do Sistema Nervoso (Construção e discussão do roteiro do exame físico) (07/12/2016 - 07/12/2016)
2ª Avaliação Escrita / Aferição da glicemia capilar e acesso venoso. (12/12/2016 - 12/12/2016)
Ética na pesquisa médica / Verificação de índices antropométricos e determinação do risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares (14/12/2016 - 14/12/2016)
Prática anamnese e exame físico geral, sinais vitais e do aparelho locomotor (19/12/2016 - 19/12/2016)
O estudante de medicina e a ética: repercussões das reflexões éticas na relação com o paciente. Feedback das coletas das anamnese (Avaliação) (21/12/2016 - 21/12/2016)
Prática - coleta de anamneses e exame físico sistema nervoso. (02/01/2017 - 02/01/2017)
Pessoas, saúde e sociedade: a vivência do adoecimento. Pessoas, saúde e sociedade: Estratégias de enfrentamento do adoecer- relatos de casos. (04/01/2017 - 04/01/2017)
Feedback das coletas das anamnese (Avaliação) (09/01/2017 - 09/01/2017)
O médico, a família, e a equipe: suas relações interpessoais e a saúde do paciente Simulação de situação (11/01/2017 - 11/01/2017)
3ª Avaliação / Feedback das coletas das anamnese (Avaliação) (16/01/2017 - 16/01/2017)
Feedback das coletas das anamnese (Avaliação) REPOSIÇÃO ? 2ª CHAMADA (18/01/2017 - 18/01/2017)
EXAME FINAL (23/01/2017 - 23/01/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula SET OUT NOV DEZ JAN Total
12 14 19 21 26 28 03 05 10 17 19 24 26 31 07 09 14 16 21 23 28 30 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23
1 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016901**** 7,8 6,6 9,6 8,0 8.0 0 AM
2 2016904**** 7,3 7,2 8,7 9,0 8.1 0 AM
3 2016906**** 5,3 6,3 7,6 9,0 7.1 0 AM
4 2016904**** 6,8 6,1 6,9 9,0 7.2 0 AM
5 2016906**** 8,1 7,0 8,4 8,5 8.0 0 AM
6 2016905**** 7,2 6,0 7,6 8,8 7.4 0 AM
7 2016906**** 5,8 5,5 8,4 8,5 7.1 0 AM
8 2016905**** 8,4 7,0 7,6 7,5 7.6 0 AM
9 2016904**** 7,8 7,2 7,2 8,5 7.7 0 AM
10 2016905**** 7,2 6,8 9,5 6,0 7.4 0 AM
11 2016904**** 7,9 6,1 5,8 8,0 7.0 0 AM
12 2016904**** 7,8 4,2 9,0 8,5 7.4 0 AM
13 2016903**** 7,6 5,4 7,3 7,5 7.0 0 AM
14 2016906**** 5,4 7,7 8,5 9,0 7.7 0 AM
15 2016905**** 6,3 5,0 7,6 7,5 7.0 6.8 0 EF
16 2016904**** 8,3 6,8 6,8 6,0 7.0 0 AM
17 2016905**** 7,4 8,0 8,4 10,0 8.5 0 AM
18 2016904**** 5,9 8,0 6,7 9,0 7.4 0 AM
19 2016904**** 7,8 6,2 6,5 9,0 7.4 0 AM
20 2016906**** 6,3 8,5 6,4 9,5 7.7 0 AM
21 2016904**** 7,1 3,0 7,8 8,5 8.3 7.5 0 EF
22 2016904**** 6,2 5,0 9,2 8,0 7.1 0 AM
23 2016904**** 4,4 5,3 7,3 7,8 8.4 7.3 0 EF
24 2016903**** 6,9 5,1 7,3 9,0 7.1 0 AM
25 2016904**** 6,8 7,7 7,1 7,5 7.3 0 AM
26 2016904**** 6,9 6,7 8,1 9,0 7.7 0 AM
27 2016905**** 8,3 8,3 9,5 8,5 8.7 0 AM
28 2016906**** 6,4 4,0 9,7 8,5 7.2 0 AM
29 2016906**** 6,7 6,8 7,3 9,0 7.5 0 AM
30 2016905**** 7,8 7,9 6,8 7,8 7.6 0 AM
31 2016906**** 9,4 7,9 7,2 8,5 8.3 0 AM
32 2016906**** 5,1 6,1 9,4 8,0 7.2 0 AM
33 2016906**** 4,2 4,8 9,3 7,5 7.0 6.8 0 EF
34 2016904**** 7,3 6,4 7,6 7,8 7.3 0 AM
35 2016904**** 7,1 7,4 7,4 8,5 7.6 0 AM
36 2016904**** 8,1 8,9 9,2 8,5 8.7 0 AM
37 2016904**** 7,2 4,3 7,1 9,0 8.0 7.5 0 EF
38 2016906**** 7,4 6,0 8,0 9,0 7.6 0 AM
39 2016905**** 7,3 5,9 8,7 9,5 7.9 0 AM
40 2016906**** 5,0 7,1 8,5 9,0 7.4 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos: 3. OBJETIVOS 3.1. GERAL • Capacitar o estudante a desenvolver a anamnese, o exame físico geral, o exame físico do aparelho locomotor e do sistema nervoso, coma adequada habilidade nas relações interpessoais na prática médica, dominando a técnicas de abordagem, de entrevista, de comunicação e de relações humanas. 3.2. ESPECÍFICOS • Praticar escuta ativa (ouvir sem interromper). • Estabelecer relação horizontal e de empatia com o paciente (horizontalidade das relações). • Derrubar barreiras linguísticas e praticar linguagem acessível. • Aprimorar a comunicação não verbal (Voz – entonação, altura, cadençiamento; Postura, sorriso ocasional, contato visual). • Desenvolver a comunicação verbal na entrevista médica (perguntas abertas ou fechadas, indutoras ou não, evitar perguntas em tom de acusação ou formular várias perguntas ao mesmo tempo). • Despertar o interesse pela a história de vida do paciente com vistas a um cuidado integral e contextualizado. • Desenvolver estratégias para lidar com o estresse. • Observar, analisar e discutir as situações simuladas envolvendo o relacionamento médicopaciente considerando as atitudes, o clima emocional do atendimento, as emoções e dificuldades vivenciadas. • Oportunizar a observação assim como a realização de procedimentos básicos no cuidado em saúde como medição de sinais vitais (pressão arterial, pulso, temperatura, frequência respiratória) e de índices antropométrico. • Desenvolver a habilidade de reanimação cardiopulmonar do suporte básico de vida em adultos. • Introduzir a prática da anamnese global, obedecendo a semiologia inerente a profissão. • Dominar as técnicas para a realização do exame físico geral, do aparelho locomotor e do sistema nervoso, correlacionando-as com aspecto anatomofisiológicos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1. Sessões expositivas dialogadas.
2. Simulações (pacientes simulados)
3. Discussões em grupo
4. Videogravação com feedback (padrão ouro no ensino de comunicação)
5. Atenção Primária, secundária e/ou terciária de Saúde como ambiente de ensino.
6. Observações e análise crítica de consultas médicas (aprendizagem da comunicação médico-paciente por modelos)
7. Observações crítica interpares relacionadas à comunicação (a reflexão em pequenos grupos como estímulo a autopercepção)
8. Observações de consultas realizadas pelos alunos
9. Sessões em grupos para treinamento simulado das técnicas do exame físico geral, do aparelho locomotor e do sistema nervoso, aplicando o exame clínico estruturado (OSCE)
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • A avaliação será realizada através de três avaliações teóricas e uma avaliação prática.
• Também será levado em consideração a participação em debates, grupos tutoriais e seminários, que servirão de instrumentos para verificar o domínio de conteúdo.
• A avaliação prática constará da exposição em sala de aula, de uma anamnese coletada pelo aluno.
• Uso do roteiro Global-MAAS, adaptado, para avaliação das habilidades de comunicação.
Horário de atendimento: Segundas e quarta-feiras - 14h às 18h
Bibliografia: 1. PORTO CS. Semiologia Médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
2. LAURENTYS-MEDEIRO J, LÓPEZ M. Semiologia Médica - As bases do diagnóstico clínico. 5ed. São Paulo: Revinter, 2004.
3. MOORE KL. Anatomia orientada para a clínica. 5. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
4. ROCCO JR. Semiologia Médica. 1.ed. São Paulo: Elsevier, 2010
5. SPECIALI JG. Semiotécnica neurológica. Medicina, Ribeirão Preto, 1996; 29: 19-31.
6. VOLPON JB. Semiotécnica ortopédica. Medicina, Ribeirão Preto, 1996; 29: 67-9.
7. VAN THIEL J; RAM P; DALEN J. MAAS-Global manual guidelines to the rating of communication skills and clinical skills of doctors with the mass-global. 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/09/2016
12/09/2016
Seminário de introução ao curso
14/09/2016
14/09/2016
Seminário de introução ao curso
19/09/2016
19/09/2016
Abertura do Módulo. Método Clínico / Introdução à consulta médica e suas fases. Parte I.
21/09/2016
21/09/2016
Por que medicina? Que médico quero ser? / Introdução à consulta médica e suas fases. Parte II.
26/09/2016
26/09/2016
Habilidades de comunicação VERBAL E NÃO VERBAL / Abordagem centrada na pessoa
28/09/2016
28/09/2016
Relação médico-paciente: aspectos éticos e relacionais / Semiologia da DOR
03/10/2016
03/10/2016
Laboratório de habilidades médicas - Simulação da coleta de histórias clinicas
05/10/2016
05/10/2016
Ética e bioética na relação médico-paciente. / Habilidades técnicas da higienização básica das mãos.
10/10/2016
10/10/2016
Prática de anamnese - Observação do atendimento médico e conversa com os pacientes
12/10/2016
12/10/2016
feriado.
17/10/2016
17/10/2016
Dor: aspectos gerais e fisiopatológicos
19/10/2016
19/10/2016
Feriado
24/10/2016
24/10/2016
1ª Avaliação Escrita / Exame físico geral - parte I.
26/10/2016
26/10/2016
Discussão de casos-Código de Ética do Estudante de Medicina / Exame físico geral Parte II
31/10/2016
31/10/2016
Videogravação - Simulações de anamnese \ Feedback
07/11/2016
07/11/2016
Prática de anamnese (Em pares)
09/11/2016
09/11/2016
Habilidades de comunicação/ Sinais Vitais / Semiologia da Lombalgia (Aparelho Locomotor Sinais e sintomas mais frequentes)
14/11/2016
14/11/2016
Prática simulada de exame físico geral e sinais vitais
16/11/2016
16/11/2016
Ética e moral Ética e bioética na profissão médica Tolerância/intolerância respeito/dignidade - Aparelho Locomotor - Exame Físico Inspeção geral Semiologia segmentar - Coluna
21/11/2016
21/11/2016
Aparelho Locomotor - Semiologia Segmentar - Ombro, Cotovelo e mão.
23/11/2016
23/11/2016
Aparelho Locomotor - Semiologia Segmentar ? Quadril, Joelho e pé.
28/11/2016
28/11/2016
Prática simulada - exame físico dos membros superiores
30/11/2016
30/11/2016
Sistema Nervoso - Sinais e sintomas - Semiologia da cefaleia / Sistema Nervoso - Exame físico parte I
05/12/2016
05/12/2016
Sistema Nervoso - Exame físico parte II e III
07/12/2016
07/12/2016
Prática Simulada - Exame Físico do Sistema Nervoso (Construção e discussão do roteiro do exame físico)
12/12/2016
12/12/2016
2ª Avaliação Escrita / Aferição da glicemia capilar e acesso venoso.
14/12/2016
14/12/2016
Ética na pesquisa médica / Verificação de índices antropométricos e determinação do risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares
19/12/2016
19/12/2016
Prática anamnese e exame físico geral, sinais vitais e do aparelho locomotor
21/12/2016
21/12/2016
O estudante de medicina e a ética: repercussões das reflexões éticas na relação com o paciente. Feedback das coletas das anamnese (Avaliação)
02/01/2017
02/01/2017
Prática - coleta de anamneses e exame físico sistema nervoso.
04/01/2017
04/01/2017
Pessoas, saúde e sociedade: a vivência do adoecimento. Pessoas, saúde e sociedade: Estratégias de enfrentamento do adoecer- relatos de casos.
09/01/2017
09/01/2017
Feedback das coletas das anamnese (Avaliação)
11/01/2017
11/01/2017
O médico, a família, e a equipe: suas relações interpessoais e a saúde do paciente Simulação de situação
16/01/2017
16/01/2017
3ª Avaliação / Feedback das coletas das anamnese (Avaliação)
18/01/2017
18/01/2017
Feedback das coletas das anamnese (Avaliação) REPOSIÇÃO ? 2ª CHAMADA
23/01/2017
23/01/2017
EXAME FINAL
Avaliações
Data Descrição
24/10/2016 1ª Avaliação
12/12/2016 2ª Avaliação
16/01/2017 3ª Avaliação
18/01/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Prova final - esclarecimentos 21/01/2017
Exame Final - orientações. 20/01/2017
orientações para a aula da próxima semana - aulas dias 28 e 29/11 27/11/2016
Atividade Habilidades de Comunicação. 15/11/2016
Aula - 14\11 11/11/2016
aula dia 08\11 06/11/2016
Atividade Habilidades de Comunicação. 27/10/2016
Atividade Código de Ética do Estudante de Medicina 11/10/2016

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