FRANCISCA EDNA DE ANDRADE CUNHA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

Ir ao Menu Principal

francisca edna de andrade cunha

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

PPGED077 - DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA (29/08/2016 - 29/08/2016)

Apresentação professor/aluno

Leitura do Plano de Curso

Sistematização do Trabalho

  • CONTEÚDO: Importância e necessidade da formação pedagógica-didática do professor universitário.

Aula expositiva

Apresentação professor/aluno

Leitura do Plano de Curso

Sistematização do Trabalho

  • CONTEÚDO: Importância e necessidade da formação pedagógica-didática do professor universitário.

 

   SLIDES 02 - DIDÁTICA.pptx 
  EXEMPLO MAPA 
EXEMPLO DE MAPAS TEXTUAL
  EXEMPLO MAPA 2 
EXEMPLO DE MAPA TEXTUAL
  MAPAS CONCEITUAIS 
slides seminário: MAPAS CONCEITUAIS
  RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 
SEMINÁRIO: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  SEQUÊNCIA DIDÁTICA 
SEMINÁRIO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA
  MAPAS CONCEITUAIS SLIDES 
SEMINÁRIO: MAPAS CONCEITUAIS
  AULA EXPOSITIVA.pptx 
AULA EXPOSITIVA
  PLANEJAMENTO 
SLIDES AULA SOBRE PLANEJAMENTO
A DIDÁTICA: CONCEPÇÕES E FUNDAMENTOS (05/09/2016 - 05/09/2016)
  • Sequência Didática Interativa: concepção de didática
  • Aula expositiva: concepções de didática
  • Texto 2 – A didática e seus fundamentos
  • Estudo do texto 2 – Elaboração de Mapa textual e exposição oral
Princípios metodológicos na Educação Superior (12/09/2016 - 12/09/2016)
  • Princípios metodológicos na Educação Superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
  • Técnica: Seminário
  • Resumo das exposições
Princípios metodológicos na Educação Superior (19/09/2016 - 19/09/2016)
  • Princípios metodológicos na Educação Superior: intencionalidade, criticidade, interdisciplinaridade e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.
  • Técnica: Seminário
  • Resumo das exposições
Planejamento de Ensino (26/09/2016 - 26/09/2016)
  • Planejamento do trabalho pedagógico:
    • Os elementos constitutivos da ação didática – Objetivos, Conteúdos, Estratégias metodológicas, recursos didáticos, avaliação da aprendizagem e bibliografia.
  • Estudo em grupo

Grupo 1 – Os elementos constitutivos da ação didática

Grupo 2 – A relação ensino-aprendizagem

Grupo 3 – a didática e a formação do professor

Grupo 4 – Didática, currículo, docência: articulações possíveis em torno do significante “conhecimento”

Planejamento de Ensino (03/10/2016 - 03/10/2016)

Análise do Plano de Curso com base no Projeto Pedagógico do Curso.

Apresentação das análises dos Planos de curso.

  • Exposição Oral: Plano de Aula
  • Análise de planos de aula
  • Elaboração individual do Plano de Aula.
  • Análise coletiva dos planos elaborados.
Planejamento do trabalho pedagógico (10/10/2016 - 10/10/2016)
  • Planejamento do trabalho pedagógico:
    • Os elementos constitutivos da ação didática – Objetivos, Conteúdos, Estratégias metodológicas, recursos didáticos, avaliação da aprendizagem e bibliografia.
  • Apresentação pelos grupos – Mapa textual

Grupo 1 – Os elementos constitutivos da ação didática

Grupo 2 – A relação ensino-aprendizagem

Grupo 3 – a didática e a formação do professor

Grupo 4 – Didática, currículo, docência: articulações possíveis em torno do significante “conhecimento”

Planejamento do trabalho pedagógico (17/10/2016 - 17/10/2016)

Apresentação das análises dos Planos de curso.

  • Exposição Oral: Plano de Aula
  • Análise de planos de aula
  • Elaboração individual do Plano de Aula.
  • Análise coletiva dos planos elaborados.
Planejamento do trabalho pedagógico (24/10/2016 - 24/10/2016)

Apresentação das análises dos Planos de curso.

  • Exposição Oral: Plano de Aula
  • Análise de planos de aula
  • Elaboração individual do Plano de Aula.
  • Análise coletiva dos planos elaborados.
SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO (31/10/2016 - 31/10/2016)

Seminários: Técnicas de ensino

Estudo em grupo:

  1. Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar com mapas conceituais (Texto 13)
  2.  O Ensino por meio da Resolução de problemas/aprendizagem baseada em problemas (Texto 14)
  3.  Casos de Ensino e Estudos de Casos e Técnicas de estudo para além da dimensão do fazer (Texto 15)
  4.  Pedagogia de Projetos (Texto 16)
  5.  Aula expositiva (Texto 17)
  6.  Sequência Didática Interativa (Texto 18)
  7.  Reforçando a aprendizagem pela discussão em classe e Integrando o aprendizado de dentro e fora da sala de aula (Texto 19)
SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO (07/11/2016 - 07/11/2016)

Seminários: Técnicas de ensino

Apresentação dos grupos:

  1. Ensinar, aprender, pesquisar e avaliar com mapas conceituais (Texto 13)
  2.  O Ensino por meio da Resolução de problemas/aprendizagem baseada em problemas (Texto 14)
SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO (14/11/2016 - 14/11/2016)

Seminários: Técnicas de ensino

Apresentação dos grupos:

 Casos de Ensino e Estudos de Casos e Técnicas de estudo para além da dimensão do fazer (Texto 15)

 Pedagogia de Projetos (Texto 16)

 

SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO (21/11/2016 - 21/11/2016)

Seminários: Técnicas de ensino

Apresentação dos grupos:

  •  Aula expositiva (Texto 17)
  •  Sequência Didática Interativa (Texto 18)
  •  Reforçando a aprendizagem pela discussão em classe e Integrando o aprendizado de dentro e fora da sala de aula (Texto 19)

Avaiação dos seminários

SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO (28/11/2016 - 28/11/2016)

síntese dos seminários

Avaliação dos seminários

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (05/12/2016 - 05/12/2016)

Avaliação da aprendizagem no ensino superior: aula expositiva

Avaliação da disciplina

Encerramento

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 8
3 2016100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 12
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
5 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
6 2016100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 8
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2016100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2016100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 8
12 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
13 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4
14 2016100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 8
19 2016100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2016100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2016100**** 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 9,8 9.8 4 AM
2 2016100**** 10,0 10.0 4 AM
3 2016100**** 10,0 10.0 4 AM
4 2016100**** 9,6 9.6 8 AM
5 2016100**** 9,6 9.6 4 AM
6 2016100**** 10,0 10.0 8 AM
7 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2016100**** 9,6 9.6 12 AM
9 2016100**** 9,8 9.8 4 AM
10 2016100**** 10,0 10.0 8 AM
11 2016100**** 9,8 9.8 0 AM
12 201410**** 10,0 10.0 4 AM
13 2016100**** 9,8 9.8 4 AM
14 2016100**** 9,6 9.6 4 AM
15 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
16 2016100**** 10,0 10.0 4 AM
17 2016100**** 9,8 9.8 4 AM
18 2016100**** 9,8 9.8 4 AM
19 2016100**** 9,8 9.8 12 AM
20 2016100**** 9,6 9.6 4 AM
21 2016100**** 9,8 9.8 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Didática: concepção e fundamentos históricos. Funções sociais da educação superior: trabalho pedagógico universitário em diferentes contextos. Importância e necessidade da formação pedagógica do professor universitário. Princípios metodológicos do trabalho pedagógico universitário: intencionalidade, criticidade, construção, reflexão, criatividade, parceria, auto-avaliação, autonomia, inclusão e indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Elementos constitutivos da ação didática. Dimensões do processo didático e seus eixos norteadores: ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação da aprendizagem, do trabalho pedagógico e institucional. Planejamento do trabalho pedagógico. A relação pedagógica nos diversos contextos formativos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A Disciplina será desenvolvida por meio das reflexões teóricas acerca da didática, sua concepção, fundamentos e elementos constitutivos, compreendendo: reflexão individual e em grupo; análise oral e escrita dos textos/livros/temas discutidos; análise/formulação de práticas pedagógicas comprometidas com a aprendizagem com a utilização de diversas técnicas; síntese das análises realizadas; elaboração de textos adotando as normas acadêmicas exigidas por curso de mestrado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação tem caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio das exposições orais e seminários, das produções textuais e das reflexões aprofundadas sobre os componentes do trabalho pedagógico. Paralelamente serão consideradas: frequência, interesse e participação nas diferentes atividades propostas.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (Org.). Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Campinas/SP: Papirus, 2013.

BECKER, Fernando. Ensino e pesquisa: qual a relação? In: ______; MARQUES, Tania B. I. (Org,). Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2010. p. 11-20.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.

D?ÁVILA, Cristina Maria. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: ______; ALENCASTRO, Ilma Passos Veiga (Org.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2012, p. 15-30.

GABRIEL, Carmen Teresa. Didática, currículo, docência: articulações possíveis em torno do significante ?conhecimento?. In: CRUZ, Giseli Barreto de et all. Ensino de didática: entre recorrentes e urgentes questões. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2014. p. 171-197.

GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos T. O professor iniciante no ensino superior: aprender, atuar e inovar. São Paulo: SENAC, 2013.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa Lima. O planejamento como atitude. In: ______ (Org.). Formação de professores: texto & contexto. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 101-116.

IMBERNÓN, Francisco. Inovar o ensino e a aprendizagem na universidade. São Paulo: Cortez, 2012.

LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia. Questões da formação pedagógica-didáctica na sua relação com a profissionalidade docente universitária: alguns pontos para debate. In: ______ (Org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. p. 29-43.

LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino. São Paulo: Atlas, 2013.

MELO, Alessandro de; URBANETZ, Sandra Teresinha. Fundamentos de didática. Curitiba: IBPEX, 2008.

OLIVEIRA, Maria M. Sequência Didática Interativa: no processo de formação de professores. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2014.

MOURA, Adriana Borges Ferro. Docência superior: o desenvolvimento profissional do professor bacharel em direito. Revista Linguagens, Ensino e Sociedade ? LES. Ano 14, n. 21, jul/dez. 2009,

TRINDADE, Rui. O Ensino superior como espaço de formação. In: LEITE, Carlinda (Org.). Sentidos da Pedagogia no Ensino Superior. Porto: Legis Editora, 2010. p. 75-98.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/08/2016
29/08/2016
SISTEMATIZAÇÃO DA DISCIPLINA
05/09/2016
05/09/2016
A DIDÁTICA: CONCEPÇÕES E FUNDAMENTOS
12/09/2016
12/09/2016
Princípios metodológicos na Educação Superior
19/09/2016
19/09/2016
Princípios metodológicos na Educação Superior
26/09/2016
26/09/2016
Planejamento de Ensino
03/10/2016
03/10/2016
Planejamento de Ensino
10/10/2016
10/10/2016
Planejamento do trabalho pedagógico
17/10/2016
17/10/2016
Planejamento do trabalho pedagógico
24/10/2016
24/10/2016
Planejamento do trabalho pedagógico
31/10/2016
31/10/2016
SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO
07/11/2016
07/11/2016
SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO
14/11/2016
14/11/2016
SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO
21/11/2016
21/11/2016
SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO
28/11/2016
28/11/2016
SEMINÁRIOS: TÉCNICAS DE ENSINO
05/12/2016
05/12/2016
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Avaliações
Data Descrição
05/12/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ENVIO DOS SLIDES DO SEMINÁRIO 02/10/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:19