MARIA DA GLORIA CARVALHO MOURA

DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

Ir ao Menu Principal

maria da gloria carvalho moura

MET - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO/CCE

PPGCA099 - DIDÁTICA ESPECIAL - Turma: 01 (2016.2)

Tópicos Aulas
Atividades individuais relacionadas a pesquisa (28/02/2019 - 27/06/2019)
FUNDAMENTOS DA AÇÃO EDUCATIVA: CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM (29/08/2016 - 12/09/2016)
A docência no Ensino Superior A formação docente e o papel da didática no trabalho pedagógico As dimensões da ação docente no ato pedagógico Paradigmas da Educação no Ensino Superior.
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E SEUS ELEMENTOS BÁSICOS: OBJETIVOS, CONTEÚDOS,METODOLOGIA, RECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO (19/09/2016 - 17/10/2016)
? Os níveis de planejamento didático ? Formulação de objetivos de ensino ? Os conteúdos de ensino ? As estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem ? As formas de utilização dos recursos audiovisuais ? A importância da avaliação, suas modalidades e funções ? Elaboração de planos de ensino
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (17/10/2016 - 17/10/2016)
Realização da Avaliação da Aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
29 05 12 19 26 03 10 17
1 201310**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201310**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Capacitar o professor a tomada de decisões básicas em relação à proposta pedagógica que fundamenta a conclusão do processo de ensino, a partir da reflexão crítica da prática pedagógica na busca de critérios para a escolha da orientação metodológica, da relação professor/aluno, de objetivos e conteúdos, do sistema de avaliação na perspectiva de construção de uma proposta didática alternativa
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de aulas expositivas dialogadas, debates, projeção de vídeos, seminário, elaboração de diário de aprendizagens e oficina para elaboração dos planos de ensino.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação terá caráter diagnóstico, processual e somativo. Desse modo, a aluna será avaliada conforme legislação vigente na UFPI e do Programa de Pós-Graduação, sendo observados os seguintes aspectos: <br />Freqüência mínima de 75% da carga horária;<br />Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;<br />Qualidade dos trabalhos produzidos e auto avaliação.<br />Para efeito de registro de notas:<br />Diário de aprendizagens – valendo 4,0 pontos.<br />Seminário – valendo 6,0 pontos.<br />Elaboração e apresentação de Planos de Ensino - valendo 10 pontos.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: ABREU, Maria Celia de; MASETO, Marcos Tarciso. O professor Universitário em Aula: prática e princípios teóricos. 11 eds. São Paulo: MG ED. Associados, 1990.<br />BANDEIRA, Hilda Maria Martins. Diário Pedagógico: o uno e o múltiplo das reflexões docentes. Curitiba: Editora CRV, 2016. <br />BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2010.<br />CANDAU, Vera Maria. (Org.). Didática Crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.<br />______. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2002. <br />CASTRO, Amelia Domingues de. In: CASTRO, Amelia Domingues; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Orgs.). Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira. 1998.<br />CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (Orgs.) Conhecimento Local e Conhecimento Universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.<br />DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 3 eds. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. <br />DELORS, J. (Org.). A Educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005. <br />DAMIS, O. P. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. <br />ENRICONE, Délcia. Ensino: revisão crítica. Porto Alegre: Sagra, 1988.<br />FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.) Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2012.<br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40 eds. São Paulo: Paz e Terra, 2013.<br />GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2012.<br />GAUTHIER, CLERMONT. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa sobre o saber docente. 3 ed. Ijuí: Ed, Unijuí, 2013.<br />HOFFMAN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio – Perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2001. <br />HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas. 5 eds. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.<br />IBAIXE, Carmesita de Sousa Bueno. Preparando Aulas: manual prático para professores- passos para formação do educador. São Paulo: Madras, 2006.<br />LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo (Orgs.) São Paulo: Cortez, 2012<br />LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 2013.<br />LOPES, Antonia Osima. Repensando a didática. Campinas, SP: Papirus, 1988. <br />LÜDK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.<br />MARTINS, José do Prado. Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia e avaliação. São Paulo: Atlas, 1985.<br />MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. <br />NADAL, Beatriz Gomes; GOMES, Silmara de Oliveira. O trabalho de ensinar: desafios contemporâneos. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.<br />OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. <br />PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos. 8 eds. São Paulo: Cortez, 2012.<br />____. Didática e Formação de Professores: percurso e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6 eds., São Paulo, 2011.<br />PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 4 eds. São Paulo, Cortez, 2010. <br />RAMALHO, Betania Leite. Formar o professor Profissionalizar o Ensino. Perspectivas e desafios. Porto Alegre, Sulinas, 2003.<br />RIOS, Teresinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 eds., São Paulo: Cortez, 2003. <br />RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 eds. São Paulo, Atlas, 1999.<br />SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Cortez, 2007. <br />SCARPATO, Marta (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. <br />TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (Orgs.) O Ofício de Professor: História, perspectivas e desafios internacionais. 2 eds. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. <br />TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.<br />VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2006.<br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas: Papirus, 1989.<br />______. As dimensões do processo didático na ação docente. In: A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009. <br />______. A. Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996. <br />______. A. Lições de didática. Campinas: SP: Papirus, 2006. <br />ZABALA, A. A prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. Processos e Práticas na Formação de Professores: caminhos possíveis. Brasília, Liber Livro, 2011. <br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
29/08/2016
12/09/2016
FUNDAMENTOS DA AÇÃO EDUCATIVA: CONCEPÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM
19/09/2016
17/10/2016
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E SEUS ELEMENTOS BÁSICOS: OBJETIVOS, CONTEÚDOS,METODOLOGIA, RECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO
17/10/2016
17/10/2016
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Avaliações
Data Descrição
17/10/2016 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade de Planejamento 04/10/2016

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 17:31