-

CMR0329 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e orientações sobre a disciplina (21/03/2017 - 21/03/2017)
   PLANO DE DISCIPLINA 
Alguns aspectos sobre subjetividade e educação (24/03/2017 - 24/03/2017)
  Para conhecimento 
Vocês deverão participar na sexta-feira de alguma das atividades propostas. Grande abraço!
Discussão de propostas da disciplina (31/03/2017 - 31/03/2017)
Afeto, Motivação e Aprendizagem (04/04/2017 - 04/04/2017)
Influência do ambiente sobre o ensino-aprendizagem (07/04/2017 - 07/04/2017)
Ciclos de Vida e de Aprendizagem (11/04/2017 - 11/04/2017)
  TEXTO SOBRE DIÁRIO DE AULA - p. 119 do livro em anexo 
Conforme prometido, segue material em anexo sobre diário de aula. Também registro aqui os critérios de avaliação do diário: ATIVIDADE AVALIATIVA UNIDADE III: Diário de Aula - Critérios: organização (1,0), clareza (1,0), criatividade (1,5), frequência de registro (1,5) - 5,0 pontos; relação entre os textos e disciplinas (2,5), desdobramento de conceitos em reflexões e proposições (2,5) – 5,0 pontos. Fará parte obrigatória do diário a exploração de temática específica de teórico da aprendizagem + tema escolhido pelo grupo.
Roda de Conversa sobre aprendizagem e universo surdo (18/04/2017 - 18/04/2017)
  LIVRO SOBRE INCLUSÃO 
Olá, pessoal, neste livro vocês podem ter acesso a textos diversificados sobre inclusão e surdez e outras temáticas. Espero que entrem em contato com os textos para ajudar na roda de conversa. Abraço e bom feriado!
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, seus estágios e as Invariantes Funcionais (25/04/2017 - 25/04/2017)

Discussão sobre Autismo a partir da perspectiva teórica de Piaget.

Perspectiva de Vygotsky sobre Aprendizagem e Desenvolvimento (28/04/2017 - 28/04/2017)

Discussão sobre Socialização e Intolerância entre Jovens a partir da perspectiva teórica de Vygotsky.

Discussão de temas em aprendizagem (28/04/2017 - 28/04/2017)
Teoria da Aprendizagem por Descoberta segundo Bruner (Teoria da Instrução) (02/05/2017 - 02/05/2017)
Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa proposta por Ausubel (05/05/2017 - 05/05/2017)

Discussão sobre interação família e escola a partir da perspectiva teórica de Ausubel.

  Sugestão de Material 
Olá, pessoal, o desafio de trabalhar a temática de vocês a partir de Ausubel, é exatamente apropriar-se de sua relevância teórica para pensar o tema e propor algo. Então, não encontraremos trabalhos específicos para essa abordagem, mas é possível vocês fazerem essa ligação a partir do enfoque na aprendizagem significativa (quais os elementos que a embasam? Como a relação família-escola pode ser explorada aqui? Como a família contribui para essa aprendizagem como prevê Ausubel?)
Aprendizagem por Reforçamento na visão de Skinner (09/05/2017 - 09/05/2017)

Discussão sobre Linguagem a partir da perspectiva teórica de Skinner.

Aprendizagem Centrada no Aluno segundo Rogers (12/05/2017 - 12/05/2017)
Atividade interdisciplinar (16/05/2017 - 16/05/2017)
Orientações sobre o andamento da disciplina (19/05/2017 - 19/05/2017)
Contribuições da Psicanálise freudiana para a compreensão do processo ensino-aprendizagem (23/05/2017 - 23/05/2017)

Discussão sobre Dislexia e Autismo a partir da perspectiva teórica de Freud.

Contribuições de Wallon para a compreensão da relação entre aprendizagem, emoções e afetividade na sala de aula (26/05/2017 - 26/05/2017)

Discussão sobre Bullying a partir da perspectiva teórica de Wallon.

A Psicologia que defendemos na escola que vivemos (02/06/2017 - 02/06/2017)

Isabel, Leiliane, Mariane

A psicólogo na escola e com a escola (06/06/2017 - 06/06/2017)

Marcelle, Letícia, Maria Gabriela

O psicólogo escolar e o Projeto Político-Pedagógico (09/06/2017 - 09/06/2017)

Marcos, Elaine, Pedro

Intervenção institucional: ampliação crítica e política da atuação em psicologia escolar (13/06/2017 - 13/06/2017)

Yuri, Rafaela Pinheiro, Rafaela Brenda

Da formação à profissionalização de psicólogos no campo educacional (16/06/2017 - 16/06/2017)

Claudiana, Danielle, Thaynara

Psicologia escolar na educação superior (20/06/2017 - 20/06/2017)

Fabiane, Lane, Nicholas

Atividade avaliativa (23/06/2017 - 23/06/2017)
Redação de estudo de realidade (27/06/2017 - 27/06/2017)
Entrega de estudo de realidade (30/06/2017 - 30/06/2017)
Apresentação do estudo de realidade (04/07/2017 - 04/07/2017)
Correção de trabalhos avaliativos (07/07/2017 - 07/07/2017)
Finalização da disciplina (11/07/2017 - 11/07/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
21 24 28 31 04 07 11 18 21 25 28 02 05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 30 04 07 11
1 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2016903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2016903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2016901**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2016902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
14 2016902**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
15 2016902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
16 2015901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
17 2016906**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2016900**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
23 2016903**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
24 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2016900**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 201492**** 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 0 0 2 0 2 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
31 2016903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
32 2016901**** 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
33 2016902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
34 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
35 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 2 2 2 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
36 2016902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
37 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2016902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
39 2016900**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
40 2016902**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016902**** 8,5 8,9 4,4 7.3 0 AM
2 2016903**** 8,0 7,5 7,5 7.7 0 AM
3 2016903**** 8,5 8,8 6,2 7.8 0 AM
4 2016900**** 8,8 8,9 8,2 8.6 0 AM
5 2016903**** 8,0 7,5 7,0 7.5 0 AM
6 2016901**** 7,0 8,0 9,2 8.1 0 AM
7 2016906**** 9,0 8,0 7,4 8.1 0 AM
8 2016903**** 7,0 7,5 7,0 7.2 0 AM
9 2016902**** 7,0 7,5 8,4 7.6 0 AM
10 2016901**** 5,0 8,0 6,0 0.0 3.2 0 RN
11 2016900**** 5,0 8,8 5,0 8.0 7.2 0 EF
12 2016902**** 4,0 7,5 8,5 9.0 7.9 0 EF
13 2016900**** 7,0 8,9 9,6 8.5 0 AM
14 2016902**** 6,5 7,5 8,5 7.5 0 AM
15 2016901**** 9,5 8,9 10,0 9.5 0 AM
16 2016902**** 5,0 8,9 9,4 7.8 0 AM
17 2016901**** 7,0 8,0 6,5 7.2 0 AM
18 2016903**** 5,5 8,8 8,3 7.5 0 AM
19 2016900**** 9,5 8,9 10,0 9.5 0 AM
20 2016903**** 8,0 8,8 8,2 8.3 0 AM
21 2016902**** 5,5 8,8 7,5 7.3 0 AM
22 2016902**** 8,0 7,5 5,5 7.0 0 AM
23 2016902**** 4,5 8,8 9,0 7.4 0 AM
24 2016903**** 6,5 7,5 7,5 7.2 0 AM
25 2016903**** 9,3 8,8 8,0 8.7 0 AM
26 2016900**** 7,0 8,9 10,0 8.6 0 AM
27 2016903**** 6,0 8,8 8,5 7.8 0 AM
28 2016903**** 8,0 8,0 8,7 8.2 0 AM
29 2016902**** 8,8 8,9 9,0 8.9 0 AM
30 2016902**** 8,0 8,8 8,1 8.3 0 AM
31 2016903**** 6,0 8,9 9,0 8.0 0 AM
32 2016901**** 6,0 8,9 9,1 8.0 0 AM
33 2016901**** 6,0 8,9 9,0 8.0 0 AM
34 2016903**** 9,3 8,8 9,1 9.1 0 AM
35 2016901**** 9,0 9,0 8,6 8.9 0 AM
36 2016902**** 8,0 8,0 8,6 8.2 0 AM
37 2015901**** 4,0 7,5 5,0 8.5 7.0 0 EF
38 201492**** 9,0 7,5 3,0 8.0 7.3 0 EF
39 20125**** 7,0 7,0 4,5 8.0 7.1 0 EF
40 2016902**** 9,0 8,8 8,0 8.6 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
APRESENTAÇÃO DA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR 26/06/2017
VISITA À COMUNIDADE SURDA 05/06/2017
CRONOGRAMA DE TEMÁTICAS E TEÓRICOS DA APRENDIZAGEM 12/04/2017
AULA DESTA SEMANA E DA OUTRA 30/03/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1080 02/06/2024 06:53