EVANDRO RUI CONDE MARLIERE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

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evandro rui conde marliere

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 03 (2017.1)

Tópicos Aulas
Avaliação de políticas públicas em educação (07/03/2017 - 07/03/2017)
Análise de conteúdo (14/03/2017 - 04/04/2017)
Análise documental (11/04/2017 - 18/04/2017)
Enfoque dialético na pesquisa educacional (25/04/2017 - 25/04/2017)
As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais (02/05/2017 - 02/05/2017)
As leis do materialismo histórico dialético (09/05/2017 - 16/05/2017)
Filosofia como ciência (23/05/2017 - 23/05/2017)
Matéria e consciência (06/06/2017 - 06/06/2017)
As categorias do materialismo histórico dialético (13/06/2017 - 13/06/2017)
As pesquisas em construção (20/06/2017 - 20/06/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 06 13 20
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas
• Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado
• Participação efetiva nas aulas e nas discussões
• Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens:
1) Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Apresentação do trabalho final, consistindo no Projeto de Pesquisa revisado.
Será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AFANASIEV, V. Fundamentos de Filosofia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
CALADO, Silvia dos Santos; FERREIRA, Silvia Cristina dos Reis. Análise de documentos: método de recolha e análise de dados. 13f. Metodologia da Investigação I – 2004/2205. DEFCUL. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/ichagas/mi1/analisedocumentos.pdfl>. Acesso em: 01 maio 2017
CECHINEL, André; et al. Estudo/análise documental: uma revisão teórica e metodológica. Criar Educação. Unesc Criciúma , vol. 5, n.1, janeiro/junho(2016). Disponível em: < http://periodicos.unesc.net/criaredu/issue/view/133>. Acesso em: 03 fev. 2017.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Enfoque dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. aumentada. São Paulo. Cortez, 1991. p. 69-90.
GAMBOA, Sílvio. A dialética na pesquisa em educação: elementos de contexto. In: FAZENDA, Ivani (org). Metodologia da Pesquisa Educacional. 2. ed. aumentada. São Paulo. Cortez, 1991. p. 91-115.
MASSON, Gisele. As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Anped Sul, 2012, Caxias do Sul, RS, Anais (on line). Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/966/126Acesso em: 17 maio 2017.
MASSON, Gisele. Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 2, n. 2, p. 105-114, jul-dez, 2007, p. 105-114.
PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n. 114, Nov 2001, p. 179-195.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA,Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I - Número I - Julho de 2009, p. 1-15.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARCOVERDE, Ana Cristina Brito. (Org.) Avaliação de políticas públicas em múltiplos olhares e diferentes práxis. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014,23-58.
ARCOVERDE, Ana Cristina de Brito. (Org.) Avaliação de Políticas Públicas em Múltiplos olhares e diferentes práxis. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2014.109-123.
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 10. ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2002.
BARRETO, E. S. de S.; PINTO, R. P. A avaliação de políticas educacionais: indagações metodológicas e disseminação de resultados. In: BARREIRA, M. C. R. N.; CARVALHO, M do C.B. de. (Orgs). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001, p. 101-126.
BARROS, Aidil de J. P.; LEHFELD, Neide Aparecida de S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO NETO, Ana Maria. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: EDUFSC; São Paulo: Cortez, 2006.
BOGDAN, Robert; BIKLOEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.) A Sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’Água, 2003, p. 39-72.
BOURDIEU, Pierre. Os Usos sociais da ciência. Por uma Sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora da UNESP, 2004.
CARDOSO, Miriam Limoeiro. A periodização e a ciência da história: observações preliminares. Junho de 1977. 66f. Mimeo.
CARVALHO, Maria do Carmo B. de; BARREIRA, Maria Cecília R. Nobre. (orgs) tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUC-SP, 2001, p.127-162.
CASA-NOVA, Maria José. Etnografia e Produção do Conhecimento. Reflexões críticas a partir de uma investigação com ciganos portugueses. Lisboa - Portugal: ACIDI, 2009.
COIMBRA, M. A. Abordagens teóricas ao estudo das políticas sociais. In: ABRANCHES, S. et al. Política social e combate à pobreza. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.
CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DIÓGENES. E. M. N. Análise das bases epistemológicas do campo teórico da política educacional. Práxis Educativa, v. 9, n. 2, 2014, p. 333-354.
FLICK, Uwe. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GAMBOA, S. A. S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. Doutorado (Educação). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1987.
GAMBOA, S. A. S.. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó: Argos, 2013. 159 p.
GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologia. 2. ed. Chapecó : Argos, 2012. 212 p.
GATTI, Bernadete A. A Construção da Pesquisa em Educação no Brasil. Brasília – DF: Plano Editora: 2002, Série Pesquisa em Educação, v. 1 .
GATTI, Bernadete, A. Anotações sobre a trajetória do conhecimento científico ao longo da História. Mimeo, 1986.
GIBBONS, M. et al. La nueva producción del conocimiento: la dinâmica de la ciência y la investigación em las sociedades contemporâneas. Barcelona: Pomares-Corredor, 1997.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas, São Paulo: Editora Alinea, 2001, 141p.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes Medicas Sul; Belo Horizonte: UFMG, 1999.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MAINARDES, J; FERREIRA, M. S; TELLO, C. Analise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S.J; MAINARDES, J. Políticas educacionais: questões se dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINET, A. C. Grandes questions epistemológicas at sciences de gestion. In: MARTINET, A. C. (Coord.) Epistémologies et sciencies de gestion. Paris: Economica, 1990. P. 9-31.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de S. (org.) Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 32ª ed. Petrópolis - RJ: Vozes, 2012.
MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002.
MULLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. 5. ed. Londrina: EDUEL, 2003.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2007
OZGA, J. Investigação sobre políticas educacionais: terreno de contestação. Porto: Porto Editora, 2000.
REY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira/ Thompson Learning, 2005.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al . Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
RICO, Elizabeth ( org.) Avaliação de políticas sociais; uma questão em debate. SP: Cortez: IEE/PUC-SP, 2001, p.85-74.
RICO, Elizabeth, de melo. (Org.) Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. 3ª ed. São Paulo: Cortez Editora, 2001, p.119-130.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (org). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
SEVERINO, Antonio Joaquim (Org.) Conhecimento, Pesquisa e Educação. Campinas - SP: Papirus, 2001.
SEVERINO, Pós-Graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento no campo educacional. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO NETO, Ana Maria. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: EDUFSC; São Paulo: Cortez, 2006. p. 67-87.
SILVA E SILVA Maria Ozanira (Coord.) Pesquisa Avaliativa: aspectos teórico-metodológicos. São Paulo: Veras Editora; São Luís; MA: GAEPP, 2008, p.89-175.
SILVA e SILVA, Maria Ozanira da. (Org.) Avaliação de Políticas e Programas Sociais: teoria e prática. São Paulo: Veras Editora, 2001, p,17-36.
SILVA, J.M. da.; SILVEIRA, E. S. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. Petrópolis (RJ): Vozes, 2007.
SILVA, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília (DF): Líber, 2006.
STREMEL, S. Estudos teóricos e epistemológicos sobre política educacional: levantamento bibliográfico. Práxis Educativa, v. 9, n. 2, 214, p. 553-572.
TELLO, C. (Coord. y compilador). Epistemologías de la política educativa: posicionamentos, perspectivas y enfoques. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
TELLO, C. ; ALMEIDA, M. de L. P. de. (Orgs). Estudos Epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
TELLO, C. ; MAINARDES, J. La posicion epistemológica de los investigadores em Política Educativa: debates teóricos em torno a las perspectivas neo-marxista, pluralista y pos-estruturalista. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, vol. 20, n. 9, 2012. Disponível em: http://epaa.asu.edu/ojs/article/view/988. Acesso em: 15 set. 2015.
TELLO, C. Las epistemologias de la política educativa: vigilância y posicionamento epistemológico del investigar em política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, 2012.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TRIVINOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências em Ciências Sociais. A Pesquisa Qualitativa em Educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Editora Atlas S. A., 1992.
VIEGAS, Waldyr. Fundamentos de metodologia científica. Brasília: Paralelo 15, 1999.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre; Bookman, 2005.
ZAGO, Nadir; CARVALHO, Marília Pinto de; VILELA, Rita Amélia Teixeira (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2017
07/03/2017
Avaliação de políticas públicas em educação
14/03/2017
04/04/2017
Análise de conteúdo
11/04/2017
18/04/2017
Análise documental
25/04/2017
25/04/2017
Enfoque dialético na pesquisa educacional
02/05/2017
02/05/2017
As contribuições do método materialista histórico e dialético para a pesquisa sobre políticas educacionais
09/05/2017
16/05/2017
As leis do materialismo histórico dialético
23/05/2017
23/05/2017
Filosofia como ciência
06/06/2017
06/06/2017
Matéria e consciência
13/06/2017
13/06/2017
As categorias do materialismo histórico dialético
20/06/2017
20/06/2017
As pesquisas em construção
Avaliações
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Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
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