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PPGED082 - SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO DOUTORADO - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
SISTEMATIZAÇÃO DO SEMINÁRIO: AULA INTRODUTÓRIA (16/03/2017 - 16/03/2017)
  • Apresentação dos participantes
  • Ilustração introdutória: A ema e o sonho
  • Sistematização do seminário
   QUALIS PERIÓDICO 2015 
AVALIAÇÃO PERIÓDICOS 2015
  DOCUMENTO DE ÁREA: EDUCAÇÃO 
DOCUMENTO BASE PARA AVALIAÇÃO QUADRIENAL
Unidade I: A pós-graduação Stricto-Sensu no Brasil • Aspectos históricos, objetivos e finalidades; (23/03/2017 - 23/03/2017)
  • Exposições orais:

ü  O LUGAR ESTRATÉGICO DA PÓS-GRADUAÇÃO

ü  ASPECTOS HISTÓRICOS DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFPI

  • Estudo em grupo

Grupo 1 – Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento

Autor: Antonio Joaquim Severino

 

Grupo 2 – Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação

Autor: Maria Isabel da Cunha

 

Grupo 3 – Teoria crítica e educação: pesquisa e produção do conhecimento

Autor: Bruno Pucci

 

Grupo 4 – Bases Epistemológicas de processos pedagógicos

Autor: Ilton Benoni da Silva

 

Grupo 5 - Moderno e pós-moderno na educação: elementos teóricos e implicações na pesquisa educacional

Autor: Alex Sander da Silva

 

Grupo 6 – Expansão e inserção social da pós-graduação no Brasil: análise da região nordeste

Autor: Edineide Jezine e Luciana Rodrigues Ferreira

Unidade I: A pós-graduação Stricto-Sensu no Brasil • Aspectos históricos, objetivos e finalidades (30/03/2017 - 30/03/2017)

Socialização pelos grupos do estudo realizado:

Grupo 1 – Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento

Autor: Antonio Joaquim Severino

 

Grupo 2 – Pesquisa e pós-graduação em educação: o sentido político e pedagógico da formação

Autor: Maria Isabel da Cunha

 

Grupo 3 – Teoria crítica e educação: pesquisa e produção do conhecimento

Autor: Bruno Pucci

 

Grupo 4 – Bases Epistemológicas de processos pedagógicos

Autor: Ilton Benoni da Silva

 

Grupo 5 - Moderno e pós-moderno na educação: elementos teóricos e implicações na pesquisa educacional

Autor: Alex Sander da Silva

 

Grupo 6 – Expansão e inserção social da pós-graduação no Brasil: análise da região nordeste

Autor: Edineide Jezine e Luciana Rodrigues Ferreira

Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 (06/04/2017 - 06/04/2017)
  • Exposição Oral: PNPG e as políticas públicas para o desenvolvimento da pós-graduação
  • Estudo em grupo do PNPG 2011 – 2020 + dos textos:

ü       Internacionalização – CASTRO, Alda M. D. A. Internacionalização da Pós-graduação no nordeste: concepções, diretrizes e financiamento (LIVRO EPEN p. 215 -235).

ü       Sistema de avaliação – LIMA, Lucinete M. Avaliação nos planos de pós-graduação: percursos históricos e modelos (LIVRO EPEN p. 173 -190).

Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 (20/04/2017 - 20/04/2017)

Apresentação pelos grupos do estudo realizado do PNPG 2011 – 2020:

ü       Internacionalização – CASTRO, Alda M. D. A. Internacionalização da Pós-graduação no nordeste: concepções, diretrizes e financiamento (LIVRO EPEN p. 215 -235).

ü       Sistema de avaliação – LIMA, Lucinete M. Avaliação nos planos de pós-graduação: percursos históricos e modelos (LIVRO EPEN p. 173 -190).

  • Discussão coletiva

Produção de síntese sobre o PNPG

Unidade II: A pós-graduação em educação no Brasil (27/04/2017 - 27/04/2017)
  • Estrutura e funcionamento
  • O processo de avaliação: princípios, critérios, indicadores de avaliação, etc
  • Os cursos de mestrado e de doutorado
  • Exposição Oral: A pós-graduação em educação no Brasil: estrutura e funcionamento
  • Estudo:

ü  Documento de área: educação

ü  Qualis livro e periódicos

ü       Mestrado Profissional – HETKOWSKI, Tânia Maria. Concepção, legitimação e expansão dos mestrados profissionais em Educação no Brasil. (LIVRO EPEN p. 99 -122).

Apresentação dos grupos

O PPGED da UFPI – Entre o real e o ideal (04/05/2017 - 04/05/2017)

O PPGED da UFPI – Entre o real e o ideal

  •  O Regimento Interno
  •  A proposta do curso de doutorado
  •  O funcionamento e a consolidação: o que cabe a CAPES, à UFPI, aos técnicos, docentes?
  • Mesa redonda: PPGEd/UFPI -  entre o real e o ideal

Palestrantes: Ex-coordenadores do PPGEd

 

  • Leitura do Regimento Interno em grupo;
  • Discussão Coletiva;
  • Exposição dialogada: Proposta do Curso de Doutorado

Exposição dialogada: O funcionamento e a consolidação: o que cabe a CAPES, à UFPI, aos técnicos, docentes?

• Mesa redonda: PPGEd/UFPI - entre o real e o ideal Palestrantes: Ex-coordenadores do PPGEd • Leitura do Regimento Interno em grupo; • Discussão Coletiva; • Exposição dialogada: Proposta do Curso de Doutorado • Exposição dialogada: O funcionamento e a consolidação: o que cabe a CAPES, à UFPI, aos técnicos, docentes? (11/05/2017 - 11/05/2017)

Exposição Oral dialogada (coordenação/secretaria/Editora LES)

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
16 23 30 06 20 27 04 11
1 2017100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
2 2017100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
7 2017100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 4
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,6 9.6 0 AM
2 2017100**** 9,5 9.5 4 AM
3 2017100**** 9,5 9.5 4 AM
4 2017100**** 9,6 9.6 0 AM
5 2017100**** 9,5 9.5 4 AM
6 2017100**** 9,5 9.5 4 AM
7 2017100**** 9,5 9.5 4 AM
8 2017100**** 9,5 9.5 0 AM
9 2017100**** 9,6 9.6 0 AM
10 2017100**** 9,5 9.5 0 AM
11 2017100**** 9,5 9.5 4 AM
12 2017100**** 9,4 9.4 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pós-graduação stricto-sensu no Brasil; O curso de Doutorado em Educação; Curso de Doutorado: Produção e Internacionalização.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As unidades de estudo serão desenvolvidas envolvendo as seguintes atividades: exposição oral e dialogada, pesquisa, seminário, leitura e análise do conteúdo de livros, periódicos e documentos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de verificação da aprendizagem será considerado o desempenho global do pós-graduando nas atividades, incluindo-se a observância dos seguintes aspectos:
• Frequência, participação nas aulas, apresentação de trabalhos em sala de aula serão aspectos considerados para registro da 1ª nota;
• Qualidade na produção de um relatório no qual o doutorando dissertará sobre as principais questões discutidas em sala de aula e exploradas na literatura, de modo que possa sistematizar em forma de síntese as finalidades da Pós-Graduação na sociedade, sobretudo na formação de doutores em educação (registro da 2ª nota).
Horário de atendimento: 16:00 às 20:00
Bibliografia: CATANI, Afrânio Mendes; FERREIRA, Naura Syria Carapeto OLIVEIRA, João Ferreira de Oliveira (Orgs). Pós-graduação e avaliação: impactos e perspectivas no Brasil e no cenário internacional. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Quadragésimo ano do parecer CFE n° 977/65. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED; Campinas: Autores Associados, n.5, p. 07.20, 2005.

GUIMARÃES, Reinaldo. O futuro da pós-graduação – avaliando a avaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília: CAPES, v.4, n.8, p.282-292, 2008.

JÚNIOR, J. dos R. S; FERREIRA, L. R; KATO, F. B. G. Trabalho do professor pesquisador diante da expansão da pós-graduação no Brasil pós-LDB. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED; Campinas: Autores Associados, v. 18, n. 53, p. 435-456, 2013

MARRARA,Thiago. Internacionalização da pós-graduação: objetivos, formas e avaliação. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília: CAPES, v.4, n.8, p.245-262, 2007.

RAMALHO, Betania Leite. 40 anos da pós-graduação em educação no Brasil: produção do conhecimento, poderes e práticas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED; Campinas:Autores Associados, v.11, n.31, p. 183-185, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Do senso comum à ciência da educaçã: o lugar estratégico da Pós-Graduação. In:
SILVA, A. S. da; SILVA, I. B. da; ORTIGARA, V. (Orgs.). Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas. Criciúma, SC: Ed. UNESC, 2013, p. 23-38.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Pós-Graduação e Pesquisa: O processo de produção e de sistematização do conhecimento. In: SILVA, A. S. da; SILVA, I. B. da; ORTIGARA, V. (Orgs.). Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento: abordagens contemporâneas. Criciúma, SC: Ed. UNESC, 2013, p. 39-60.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco; OLIVEIRA, Cleiton de ( Orgs). Orientadores em foco: o processo da orientação de teses e dissertações em educação. Brasília: Líber Livro Editora, 2010.

SILVA, Alex Sander da; SILVA, Ilton Benoni da; ORTIGARA, Vidalcir. Educação, pesquisa e produção do conhecimento: abordagens contemporâneas. Criciúma/SC: Ed. UNESC, 2013.

TELES, Adriane Cecília Teixeira de Oliveira. Internacionalização acadêmica: um percurso de desafios. Revista da UFG, vol.7, n. 2, 2005, on line ( www.proec.ufg.br), p. 1-4.
Consulta aos sites: CAPES, CNPq, FAPEPI, ANPED, UFPI, SIGAA, PPGED, dentre outros.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/03/2017
16/03/2017
SISTEMATIZAÇÃO DO SEMINÁRIO: AULA INTRODUTÓRIA
23/03/2017
23/03/2017
Unidade I: A pós-graduação Stricto-Sensu no Brasil • Aspectos históricos, objetivos e finalidades;
30/03/2017
30/03/2017
Unidade I: A pós-graduação Stricto-Sensu no Brasil • Aspectos históricos, objetivos e finalidades
06/04/2017
06/04/2017
Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020
20/04/2017
20/04/2017
Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020
27/04/2017
27/04/2017
Unidade II: A pós-graduação em educação no Brasil
04/05/2017
04/05/2017
O PPGED da UFPI – Entre o real e o ideal
11/05/2017
11/05/2017
• Mesa redonda: PPGEd/UFPI - entre o real e o ideal Palestrantes: Ex-coordenadores do PPGEd • Leitura do Regimento Interno em grupo; • Discussão Coletiva; • Exposição dialogada: Proposta do Curso de Doutorado • Exposição dialogada: O funcionamento e a consolidação: o que cabe a CAPES, à UFPI, aos técnicos, docentes?
Avaliações
Data Descrição
11/05/2017 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
ADIAMENTO DO INÍCIO DAS AULAS DO SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO DOUTORADO 07/03/2017

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