-

MSC013 - METODOLOGIA DE PESQUISA - Turma: 01 (2017.1)

Tópicos Aulas
homeostasia (19/02/2019 - 19/02/2019)
   Plano de ensino 
  Notas mini provas 
Caros alunos segue em anexo arquivo com as parciais das mini provas bem como a soma com a prova realizada hoje. Prova final toda matéria na terça a tarde Att
geração, propagação (19/02/2019 - 19/02/2019)
receptores, neurovegetativo (26/02/2019 - 26/02/2019)
transmissão, neurotransmissores (26/02/2019 - 26/02/2019)
controle do movimento (12/03/2019 - 12/03/2019)
bases e retroalimentação (12/03/2019 - 12/03/2019)
eixo hipotálamo-hipófise (19/03/2019 - 19/03/2019)
eixo hipotálamo-hipófise (19/03/2019 - 19/03/2019)
pâncreas/cálcio/gônadas/PNA/EPO (26/03/2019 - 26/03/2019)
ciclo cardíaco, eletrofisiologia (02/04/2019 - 02/04/2019)
hemodinâmica, pressões (02/04/2019 - 02/04/2019)
relação volume/pressão (09/04/2019 - 09/04/2019)
microcirculação, termoregulação (09/04/2019 - 09/04/2019)
1ª Prova Teórica (16/04/2019 - 16/04/2019)
volumes e capacidades (16/04/2019 - 16/04/2019)
mecanismo da contração, tipo fibra (23/04/2019 - 23/04/2019)
espaço-morto, volume alveolar (23/04/2019 - 23/04/2019)
mecânica pulmonar (23/04/2019 - 23/04/2019)
difusão, gasometria (30/04/2019 - 30/04/2019)
curva de saturação, controle respiratório (30/04/2019 - 30/04/2019)
bases renal, filtração (07/05/2019 - 07/05/2019)
reabsorção, secreção e excreção (07/05/2019 - 07/05/2019)
ação hormonal, clearance, contracorrente (14/05/2019 - 14/05/2019)
Ácido-Base: papel dos rins (14/05/2019 - 14/05/2019)
Ácido-Base: papel dos pulmões (21/05/2019 - 21/05/2019)
Ácido-Base: acidose, alcalose (21/05/2019 - 21/05/2019)
2ª Prova Teórica (28/05/2019 - 28/05/2019)
Seminário (04/06/2019 - 04/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 3
7 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3 6
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3
16 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 3
17 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 7,5 7,7 8,0 7.7 0 AM
2 2017100**** 8,0 8,0 8,2 8.1 3 AM
3 2017100**** 7,8 7,8 7,8 7.8 0 AM
4 2017100**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2017100**** 7,5 7,8 8,0 7.8 0 AM
6 2017100**** 8,0 7,7 8,0 7.9 6 AM
7 2017100**** 7,5 7,7 7,8 7.7 0 AM
8 2017100**** 9,0 9,0 8,5 8.8 0 AM
9 2017100**** 7,0 7,0 7,0 7.0 3 AM
10 2017100**** 9,0 8,9 8,5 8.8 0 AM
11 2017100**** 8,5 8,0 8,0 8.2 0 AM
12 2017100**** 8,5 8,5 8,5 8.5 3 AM
13 2017100**** 8,5 8,2 8,2 8.3 3 AM
14 2017100**** 8,0 8,9 9,5 8.8 0 AM
15 2017100**** 9,5 9,0 9,0 9.2 3 AM
16 2016100**** 7,5 7,5 7,5 7.5 0 AM
17 2017100**** 9,0 9,0 8,8 8.9 3 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Abordagens quantitativa e qualitativa na pesquisa em saúde pública. Elaboração de hipóteses, definição de objeto (ou problema) e dos objetivos. Seleção do desenho da pesquisa. Estrutura básica de projetos de pesquisa no campo da saúde pública. Cuidados éticos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas teóricas, discussão dos projetos de pesquisa dos alunos. <br /><br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados pela participação nas discussões em sala de aula e por meio da elaboração e apresentação do pré-projeto de pesquisa.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: Referências recomendadas:<br /><br />Deslandes, SF; De Assis, SG. Abordagens quantitativas e qualitativas em saúde: o diálogo das diferenças. In: Minayo, MCS, Deslandes, SF. Caminhos do Pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: FIOCRUZ,<br /><br />Galvão, TF.; Pereira, MG. Revisões sistemáticas da literatura: passos para a sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde. Brasília. v. 23, n. 1, p. 183-184, jan-mar. 2014.<br /><br />Gunther, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a Questão? Psicologia: Teor. E Pesq., Brasília, v. 22, n.2, p. 201-210, 2006. http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a10v22n2.pdf <br /> <br />La Ville , C; Dione, JAA. Construção de saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências sociais. Porto Alegre: ARTMED, 1999, 340 p. <br /> <br />Leopardi, MT. Metodologia da pesquisa na saúde. Santa Maria: Pallotti, 2001. 344p. <br /><br />Medronho R; Bloch KV; Luiz RR; Werneck GL (eds). Epidemiologia. Atheneu, São Paulo, 2ª ed. 2009.<br /> <br />Minayo, MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC/ABRASCO. 1999. <br /> <br />Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466/2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf Acesso em 01 dezembro 2014.<br /><br />Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510/2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf <br /><br />Richardson, RJ et al. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas. 1999. 334 p. <br /> <br />Spector N. Manual para a redação de teses, dissertações e projetos de pesquisa. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1997. <br /><br />Pithan, LH; Vidal, TRA. O plágio acadêmico como um problema ético, jurídico e pedagógico. Direito e Justiça. Porto Alegre. v. 39, n. 01, p. 78-82, 2013.<br /><br />Universidade Federal do Paraná. Departamento de Ciências Sociais. Normas para apresentação de trabalhos científicos no curso de Ciências Sociais da UFPR. Disponível em: http://i0.statig.com.br/educacao/trabalhosacademicos/CADERNO-ABNT-UFPR-2012.pdf Acesso em 01 dezembro 2014.<br /><br />Uwe Flick. Introdução à pesquisa qualitativa. Ed. Boockman Cia. 3ª edição. 2008.<br />http://www2.fct.unesp.br/docentes/geo/necio_turra/PPGG%20-%20PESQUISA%20QUALI%20PARA%20GEOGRAFIA/flick%20-%20introducao%20a%20pesq%20quali.pdf<br /> <br />Víctora, C. G.; Knauth, D.R. & Hassen, Ma. De N. A.: Metodologias Qualitativa e Quantitativa in ___ Pesquisa Qualitativa em Saúde – Uma Introdução ao Tema, Cap 3, pp33-44. Tomo Editorial, 2000
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/03/2017
10/03/2017
Apresentação da disciplina
17/03/2017
17/03/2017
Abordagem quantitativa e qualitativa em pesquisa
24/03/2017
24/03/2017
Hipóteses e variáveis; Coleta de dados
31/03/2017
31/03/2017
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa. Normas da ABNT
07/04/2017
07/04/2017
Disciplina Políticas e Sistemas de Saúde
14/04/2017
14/04/2017
Pesquisa eletrônica em bases científicas
21/04/2017
21/04/2017
Ética em pesquisa e discussão do artigo de Pithan e Vidal, 2013
28/04/2017
28/04/2017
Prática: elaboração do pré-projeto
05/05/2017
05/05/2017
Prática: elaboração do pré-projeto
12/05/2017
12/05/2017
Apresentação e discussão de pré-projetos
19/05/2017
19/05/2017
Apresentação e discussão de pré-projetos
26/05/2017
26/05/2017
Apresentação e discussão de pré-projetos
02/06/2017
02/06/2017
Apresentação e discussão de pré-projetos
09/06/2017
09/06/2017
Apresentação e discussão de pré-projetos
Avaliações
Data Descrição
24/03/2017 1ª Avaliação
21/04/2017 2ª Avaliação
09/06/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Sobre as próximas aulas 10/06/2017
Ler material para aula de 17/03/17 13/03/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1421 14/10/2025 09:18