Bibliografia:
| ABREU, Maria Celia de; MASETO, Marcos Tarciso. O professor Universitário em Aula: prática e princípios teóricos. 11 eds. São Paulo: MG ED. Associados, 1990.<br />BANDEIRA, Hilda Maria Martins. Diário Pedagógico: o uno e o múltiplo das reflexões docentes. Curitiba: Editora CRV, 2016. <br />BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica. Curitiba: Champagnat, 2010.<br />CANDAU, Vera Maria. (Org.). Didática Crítica intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.<br />______. A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2002. <br />CASTRO, Amelia Domingues de. In: CASTRO, Amelia Domingues; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. (Orgs.). Ensinar a ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira. 1998.<br />CUNHA, Maria Isabel da. A docência como ação complexa: o papel da didática na formação de professores. In: MARTINS, Pura Lúcia Oliver; JUNQUEIRA, Sérgio R. A. (Orgs.) Conhecimento Local e Conhecimento Universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.<br />DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 3 eds. Campinas, SP: Autores Associados, 1998. <br />DELORS, J. (Org.). A Educação para o século XXI: questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005. <br />DAMIS, O. P. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. <br />ENRICONE, Délcia. Ensino: revisão crítica. Porto Alegre: Sagra, 1988.<br />FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido (Orgs.) Didática: embates contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 2012.<br />FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40 eds. São Paulo: Paz e Terra, 2013.<br />GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2012.<br />GAUTHIER, CLERMONT. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa sobre o saber docente. 3 ed. Ijuí: Ed, Unijuí, 2013.<br />HOFFMAN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio Perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2001. <br />HENGEMÜHLE, Adelar. Gestão de Ensino e Práticas Pedagógicas. 5 eds. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.<br />IBAIXE, Carmesita de Sousa Bueno. Preparando Aulas: manual prático para professores- passos para formação do educador. São Paulo: Madras, 2006.<br />LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda. Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo (Orgs.) São Paulo: Cortez, 2012<br />LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 2013.<br />LOPES, Antonia Osima. Repensando a didática. Campinas, SP: Papirus, 1988. <br />LÜDK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.<br />MARTINS, José do Prado. Didática geral: fundamentos, planejamento, metodologia e avaliação. São Paulo: Atlas, 1985.<br />MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. <br />NADAL, Beatriz Gomes; GOMES, Silmara de Oliveira. O trabalho de ensinar: desafios contemporâneos. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007.<br />OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. <br />PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos. 8 eds. São Paulo: Cortez, 2012.<br />____. Didática e Formação de Professores: percurso e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6 eds., São Paulo, 2011.<br />PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 4 eds. São Paulo, Cortez, 2010. <br />PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo Cortez, 2002.<br />RAMALHO, Betania Leite. Formar o professor Profissionalizar o Ensino. Perspectivas e desafios. Porto Alegre, Sulinas, 2003.<br />RIOS, Teresinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 eds., São Paulo: Cortez, 2003. <br />RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 eds. São Paulo, Atlas, 1999.<br />SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, Cortez, 2007. <br />SCARPATO, Marta (Org). Os procedimentos de ensino fazem a aula acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. <br />TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. (Orgs.) O Ofício de Professor: História, perspectivas e desafios internacionais. 2 eds. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. <br />TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.<br />VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad Editora, 2006.<br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. Campinas: Papirus, 1989.<br />______. As dimensões do processo didático na ação docente. In: A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009. <br />______. A. Didática: o ensino e suas relações. Campinas, SP: Papirus, 1996. <br />______. A. Lições de didática. Campinas: SP: Papirus, 2006. <br />ZABALA, A. A prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. Processos e Práticas na Formação de Professores: caminhos possíveis. Brasília, Liber Livro, 2011. <br /> |