Bibliografia:
| ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002. ______. NBR 10520: informação e documentação ? citações em documentos ? apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002. ______. NBR 14724: informação e documentação ? trabalhos acadêmicos ? apresentação. . Rio de janeiro: ABNT, ago. 2002 ______. NBR 6022: informação e documentação ? artigo em publicação periódica científica impressa. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. ______. NBR 6023: informação e documentação ? referências ? elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002. AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 10. ed. São Paulo: Prazer de Ler, 2002. BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação. 2. ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 1986. BARROS, Aidil de J. P.; LEHFELD, Neide Aparecida de S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990. BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006. BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CASTRO, C. M. Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois de um quarto de século. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006. p. 109-134. CHASSOT, Á. I. orientação virtual: uma nova realidade. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2.ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006, p.89-108. COLOMBO, E. Descrever o social ? a arte de escrever a pesquisa empírica. In: MELUCCI, A. Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2005, p. 265-288. FREITAS, M. É. de. Viver a tese é preciso! In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2.ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006. p. 215-226. HOLANDA, N. Planejamento e projetos: uma introdução às técnicas do planejamento e elaboração de projetos. 2. ed. Rio de Janeiro: APEC, 1975. LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artes MedicasSul; Belo Horizonte: UFMG, 1999. MACHADO NETTO, A. M. A relação entre a autoria e a orientação no processo de elaboração de teses e dissertações. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO NETTO, A. M. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 2. ed. Florianópolis: UFSC, São Paulo: Cortez, 2006, p.45-66. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2000. MOROZ, Melania; GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. O processo de pesquisa: iniciação. Brasília: Plano, 2002. MULLER, Mary Stela; CORNELSEN, Julce Mary. Normas e padrões para teses, dissertações e monografias. 5. ed. Londrina: EDUEL, 2003. PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006. REY, Fernando González. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. TOBIAS, J. A. Como fazer sua pesquisa. São Paulo: AM edições. 1992. VASCONCELOS, E. M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2002 |