-

PROFSAUDE004 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE - Turma: 03 (2017.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do Plano de ensino/ação pedagógica (24/03/2017 - 24/03/2017)
As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem (31/03/2017 - 31/03/2017)
Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos (07/04/2017 - 07/04/2017)
Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo (14/04/2017 - 14/04/2017)
As Politicas de Educação em Saúde (21/04/2017 - 21/04/2017)
Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho (28/04/2017 - 28/04/2017)
Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde com ênfase no curso de medicina (05/05/2017 - 05/05/2017)
Avaliação 1 (12/05/2017 - 12/05/2017)
Desenvolvimento e avaliação de currículos (19/05/2017 - 19/05/2017)
Desenvolvimento e avaliação de currículos (26/05/2017 - 26/05/2017)
Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de ESF (02/06/2017 - 02/06/2017)
Avaliação 2 (09/06/2017 - 09/06/2017)
EAD como modalidade de ensino (16/06/2017 - 16/06/2017)
Tecnologias de EAD (23/06/2017 - 23/06/2017)
Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola (30/06/2017 - 30/06/2017)
Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde e Avaliação 3 (07/07/2017 - 07/07/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30 07
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 7,8 7,8 7,8 7,8 7.8 0 AM
2 2017100**** 8,2 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
3 2017100**** 8,8 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
4 2017100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2017100**** 8,6 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM
6 2017100**** 8,2 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
7 2017100**** 9,3 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
8 2017100**** 9,1 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM
9 2017100**** 8,7 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem. Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos. Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo. Análise crítica-compreensiva das políticas de educação em saúde. Práticas educativas transformadoras e sala contribuição na consolidação do Sistema Único de Saúde. Utilização de tecnologias de informação e comunicação em saúde. Educação popular em saúde como estratégia de promoção de saúde. Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho. Desenvolvimento de competência e integração teoria-prática. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde. Desenvolvimento e avaliação de currículos. Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de ESF. Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola. Tecnologias de informação e comunicação em saúde. Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde..
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Modalidade presencial: exposição, prática de laboratório, trabalho de grupo, seminário e mapa conceitual.

Modalidade EAD: vídeos, fórum, caso-problema, caso análise, atividade prática, leitura e produção de textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: ? Seminário de avaliação de currículos
? Participação e envolvimento com profundidade teórica nos fóruns.
? Produção individual de textos.
? Elaborações individuais (Proposta de educação permanente, Análise dos currículos, Proposta de avaliação de aprendizagem).

Horário de atendimento:
Bibliografia: ALMEIDA FILHO, N. Nunca fomos flexnerianos: Anísio Teixeira e a educação superior em saúde no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 12, p. 2531-2553, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v30n12/0102-311X-csp-30-1202531.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
ANDRADE, S. R.; MEIRELLES, B. H. S.; LANZONI, G. M. M. Educação permanente em saúde: atribuições e deliberações à luz da política nacional e do pacto de gestão. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 373-381, 2011. Disponível em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/educacao_permanente_saude_atribuicoes_deliberaco_pacto_gestao.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. (Série E. Legislação em Saúde). Disponível em: <http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Série Pactos pela Saúde 2006; v. 9). Disponível
em:<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_educacao_permanente_saude.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
BRASIL. UNASUS ? Universidade Aberta do SUS. Módulo SUS: redes de atenção e atenção básica. Unidade 1 ?Sustentando marcos, fatos e histórias da Saúde e da Medicina Linha do Tempo do SUS? e Unidade 2 ?Modelos, redes e a atenção básica à saúde: da teoria à prática?. Brasília, DF: UNASUS, 2015. Disponível em: <https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/2105>. Acesso em: jan. 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://www.fmb.unesp.br/Home/Graduacao/resolucao-dcn-2014.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
CECCIM, R. B. Educação permanente em saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde e Educação, Botucatu, v. 9, n. 16, p. 161-77, set.-fev, 2005. Disponível em:<http://www.escoladesaude.pr.gov.br/arquivos/File/textos%20eps/educacaopermanente.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. Parecer CNE/CES Nº: 116/2014. Brasília, DF, 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15514-pces116-14&category_slug=abril-2014pdf&Itemid=30192>. Acesso em: jan. 2017.
CERON, M. Habilidades de comunicação: abordagem centrada na pessoa. São Paulo: UNA-SUS/UNIFESP, [s.d.]. Disponível em: <http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade24/unidade24.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
DE SORDI. M. R. L. ( UNICAMP/ BRASIL) Avaliação como instrumento qualificador da docência universitária. S E C R E TAR IA T ÉCNIC A V I I C IDUI I S BN 9 7 8 - 8 4 - 6 9 5 - 4 0 7 3 ? 2
LAMPERT. J.B. et al. Avaliar Mudanças na Graduação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica. 33 (1 Supl. 1): 5-18; 2009.
GIUSTA, A. S. Concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 1, p. 20-36, 2013.
Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v29n1/a03v29n1.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
GIOVANELLA, L; MENDONÇA, M.H.M. Atenção primária à saúde. In: GIOVANELLA L. et al. (Orgs.). Políticas e sistemas de saúde no Brasil. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2012. p. 368-393.
BOTTI, S. H. O.; REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papéis? Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 32, n. 3, p. 363 ? 373, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v32n3/v32n3a11.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
GONTIJO, E. D.; ALVIM, C. G.; LIMA, M. E. C. C. Manual de avaliação da aprendizagem no curso de graduação em Medicina. Revista Docência do Ensino Superior, v. 5, n. 1, p. 205-326, abr. 2015. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/919/711>. Acesso em: jan. 2017.
MITRE, S. M. et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 13, supl. 2, p. 2133-2144, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
PEREIRA, A. L. F. As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 5, p. 1527-1534, set-out, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/csp/v19n5/17825.pdf>. Acesso em: jan. 2017.
RIBEIRO. E.C.O. Exercício da preceptoria: espaço de desenvolvimento de práticas de educação permanente. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ, v. 11, supl. 1, 2012. Disponível em: <http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=312>. Acesso em: jan. 2017.
TRONCON. L. E de A. Avaliação Programática do Estudante: Estratégia Institucional para Melhor Cumprir as Funções da Avaliação EducacionalRev. Grad. USP, vol. 1, n 1, jul. 2016.
TIBÉRIO, I. F. L. C. et al. Avaliação prática de habilidades clínicas em Medicina. São Paulo: Ed. Ateneu, 2012.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
24/03/2017
24/03/2017
Apresentação do Plano de ensino/ação pedagógica
31/03/2017
31/03/2017
As concepções teóricas e metodológicas de ensino-aprendizagem
07/04/2017
07/04/2017
Metodologia ativas de aprendizagem: possibilidades de aplicação na graduação e no processo de mobilização de adultos
14/04/2017
14/04/2017
Referenciais da educação na saúde e suas implicações no nível individual e coletivo
21/04/2017
21/04/2017
As Politicas de Educação em Saúde
28/04/2017
28/04/2017
Educação permanente em saúde como estratégia de gestão do trabalho
05/05/2017
05/05/2017
Diretrizes curriculares nacionais dos cursos da saúde com ênfase no curso de medicina
12/05/2017
12/05/2017
Avaliação 1
19/05/2017
19/05/2017
Desenvolvimento e avaliação de currículos
26/05/2017
26/05/2017
Desenvolvimento e avaliação de currículos
02/06/2017
02/06/2017
Organização dos sistemas de saúde e educação e a inserção de alunos de graduação e residentes nas equipes de ESF
09/06/2017
09/06/2017
Avaliação 2
16/06/2017
16/06/2017
EAD como modalidade de ensino
23/06/2017
23/06/2017
Tecnologias de EAD
30/06/2017
30/06/2017
Metodologias de preceptoria e integração ensino-serviço. Sistemas de Saúde-Escola
07/07/2017
07/07/2017
Avaliação da aprendizagem em serviços de saúde e Avaliação 3
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 18:42