JOANA DARC RODRIGUES DA COSTA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL

Ir ao Menu Principal

joana darc rodrigues da costa

CLV - COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS VERNÁCULAS/CCHL

CMR0312 - LEITURA E PRODUCAO DE TEXTOS - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (07/08/2017 - 21/08/2017)
Como ler e escrever?
Descrição (28/08/2017 - 04/09/2017)
Objeto, paisagem, acontecimento e pessoa (física e psicológica).
Tomando Notas (11/09/2017 - 11/09/2017)
Resumo e Resenha
Trabalho no SIGAA (18/09/2017 - 18/09/2017)
Fórum sobre o Homem dos Ratos
Escrevendo Psicologia (25/09/2017 - 25/09/2017)
O que escrever; Como escrever; Avaliação e Feedback
Caso de Freud: o homem dos ratos (02/10/2017 - 02/10/2017)
Resumo e Resenha do caso.
Caso de Freud: o pequeno Hanz (09/10/2017 - 09/10/2017)
Resumo e resenha do caso.
Caso de Freud: o caso Dora (16/10/2017 - 16/10/2017)
Resumo e Resenha
   Histeria e caso Dora 
Resenha do caso.
  A transferência e o caso Dora 
Artigo que trabalha o conceito de transferência
Histeria e o caso Dora (23/10/2017 - 23/10/2017)
Filme: Histeria; questionário sobre o caso dora: 1. qual a estrutura familiar de Dora? 2. Quais os triângulos amorosos interpretados por Freud? 3. Discorra sobre os dois sonhos de Dora, e suas possíveis interpretações psicanalíticas.
Ensaio (30/10/2017 - 20/11/2017)
Como se faz um Ensaio?
Encerramento da Disciplina (27/11/2017 - 04/12/2017)
Notas parciais, Exame Final
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04
1 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 8
2 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2017914**** 0 0 0 4 0 4 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
4 2017914**** 0 0 0 0 4 0 0 4 2 4 4 4 4 4 4 4 38
5 2017914**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017914**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 4 4 4 4 4 28
8 2017913**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017913**** 0 0 0 4 0 0 4 0 0 4 0 0 0 4 4 0 4 4 28
11 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017913**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2017913**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
15 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
18 2017912**** 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
19 2017914**** 0 0 0 0 0 4 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 48
20 2017914**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 4 0 4 4 4 4 22
22 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
23 2017912**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 12
24 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 8
25 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
26 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 8
29 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
31 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
32 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 12
33 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
34 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2017914**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
37 2017913**** 0 0 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 60
38 2017914**** 0 0 0 0 0 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
39 2017913**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 12
40 2017913**** 0 0 0 0 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 52
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017914**** 9,0 8,3 7,0 8.1 4 AM
2 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 22 RF
3 2017913**** 10,0 9,3 10,0 9.8 6 AM
4 2017914**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
5 2017913**** 9,0 8,3 9,0 8.8 0 AM
6 2017914**** 10,0 8,8 7,0 8.6 0 AM
7 2017914**** 10,0 9,0 7,0 8.7 8 AM
8 2017913**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
9 2017914**** 9,0 9,5 10,0 9.5 2 AM
10 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
11 2017913**** 9,0 7,0 7,0 7.7 4 AM
12 2017913**** 10,0 7,5 9,5 9.0 4 AM
13 2017913**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
14 2017913**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
15 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 48 RF
16 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 28 RF
17 2017912**** 8,0 8,0 7,5 7.8 8 AM
18 2017914**** 7,0 8,5 9,0 8.2 0 AM
19 2017913**** 9,0 8,0 7,0 8.0 12 AM
20 2017913**** 10,0 8,8 8,5 9.1 4 AM
21 2017913**** 9,0 9,0 7,5 8.5 0 AM
22 2017914**** 0,0 0,0 0,0 0.0 38 RF
23 2017913**** 0,0 0,0 0,0 0.0 28 RF
24 2017913**** 10,0 8,4 10,0 9.5 4 AM
25 2017914**** 10,0 9,0 9,5 9.5 4 AM
26 2017912**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
27 2017913**** 10,0 9,0 7,5 8.8 4 AM
28 2017914**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
29 2017913**** 8,0 10,0 10,0 9.3 4 AM
30 2017913**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
31 2017913**** 10,0 8,0 9,5 9.2 8 AM
32 2017914**** 10,0 8,5 8,0 8.8 6 AM
33 2017913**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
34 2017913**** 10,0 9,0 10,0 9.7 4 AM
35 2017914**** 10,0 7,5 7,0 8.2 0 AM
36 2017914**** 9,0 8,5 9,0 8.8 4 AM
37 2017912**** 7,0 8,0 5,9 7.0 12 AM
38 2017912**** 10,0 5,0 7,6 7.5 4 AM
39 2017913**** 7,0 7,5 8,5 7.7 12 AM
40 2017914**** 10,0 9,0 10,0 9.7 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Leitura ativa, analítica e critica de textos. Planejamento e produção de resumos, resenhas criticas e textos dissertativos-argumentativos.
Objetivos: Geral: Desenvolver atitude crítica e reflexiva em relaçao ao uso e domínio da Língua Portuguesa. Específicos: ? Discutir sobre a importância do estudo da Língua Portuguesa; ? Dominar as especificidades da análise do discurso oral e escrito, através de exercícios práticos de leitura e escrita; ? Discutir os diferentes aspectos da produçao de texto; ? Produzir textos coerentes e criativos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição Oral
Trabalhos Individuais
Trabalhos em Grupos
Leitura e Discussão de Textos
Trabalho com a Escrita
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Redação de textos: descritivo (1ª nota); resumo e resenha crítica (2ª nota) e ensaio (3ªnota).
Horário de atendimento: 14-18h
Bibliografia: Bibliografia Básica
1. ABREU, Antônio Suárez. Curso de Redação. São Paulo: Ática, 2003.
2. GREGOLIN, Maria do Rosário. Foucault e Pêcheux: na análise do discurso – diálogo e duelos. São Carlos: Claraluz, 2004.
3. KAUFMAN, Ana Maria. Escola; Leitura e Produção de Textos. São Paulo: ARTMED.
4. KOCH, Ingedore Villaça & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1998.
5. MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Pontes, 1989.
6. MEIRELLES, Maria de Lurdes. Leitura Produção de Textos e a Escola. São Paulo: Mercado de Letras.
7. NICOLA, Jose de. Práticas de Linguagem Leitura Produção Textos. São Paulo: Scipione.
8. ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e fundamentos. Campinas: Pontes, 2001.
9. _____. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
10. _____. Discurso e Texto. Pontes, 2001.
11. PÊCHEUX, M. Delimitações, Inversões, Deslocamentos. Cad.Est.ling., Campinas, (19):7-24, jul./dez. 1990.
12. PÊCHEUX, M. O Discurso: Estrutura ou Acontecimento. Pontes, Campinas, 1990.
13. PÊCHEUX, M.(1975). Semântica e Discurso - uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1988.
14. PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA (1996). Tratado da argumentação. São Paulo: Martins Fontes.
15. PLANTIN, C (1970). Le Champ de l’Argumentation. Bruxelas, PUB. PLANTIN, C. (1977) L’Empire Rhétorique. Paris, Vrin.
16. PLANTIN, C. e Olbrechts-Tyteca, L. (1970) Traité de l’Argumentation: la Nouvelle Rhétorique. Bruxelas, PUB.
17. PLANTIN, C. (1990) Essais sur l’Argumentation. Paris, Kimé.
18. POSSENTI, S. Os Limites do Discurso. Curitiba: Criar Edições, 2002.
19. RECANATI, François. (1979) La transparência y la enunciación. Introducción a la Prgmática. Buenos Aires: Hachette, 1981.
20. PLATÃO, F. S. & FIORIN, J. L. Para entender o texto. 15ª ed. São Paulo: Ática, 1999.
21. TEIXEIRA, Marlene. Análise do discurso e Psicanálise: elementos para uma abordagem do sentido no discurso. Porto Alegre: Edipucs, 2005.
22. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação – uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
23. ZILBERMAN, Regina & THEODORO, Ezequiel (org.) Leitura – perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2000.




Bibliografia Complementar

1. ACHARD, P. [et al.] Papel da Memória. Pontes, 1999.
2. ALTHUSSER, L Freud e Lacan. Marx e Freud. Graal, Rio de Janeiro, 1984.
3. ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado. Presença, Lisboa,1974.
4. ANSCOMBRE, J.C. et DUCROT, O. (1983). L'argumentation dans la langue. Bruxelles, Mardaga.
5. ANDRADE, Maria Margarida de. & HENRIQUES, Antonio. Língua Portuguesa – Noções para cursos superiores. São Paulo: Atlas, 1999.
6. FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Vozes, Petrópolis, 1972.
7. FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. Loyola, São Paulo, 1996.
8. GUIMARÃES, E. Os Limites do Sentido. Pontes. Campinas, 1995.
9. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1988.
10. KATO, Mary A. No mundo da escrita – uma perspectiva psicolingüística. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2001.
11. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Buenos Aires: Hachette, 1986.
12. KERBRAT-ORECCHIONI, Catherine. (1980) La enunciación. De la subjetividad en el lenguaje. Trad. G. Anfora & E. Gregores. Buenos Aires: Hachette, 1986.
13.
14. KOCH, Ingedore Villaça. O texto e a construção dos sentidos. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2000.
15. _____________. A coesão textual. 10ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
16. MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Saraiva, 1999.
17. SOUZA, Luiz Marques & CARVALHO, Sérgio Waldeck de. Compreensão e Produção de Textos. 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/08/2017
21/08/2017
Apresentação da disciplina
28/08/2017
04/09/2017
Descrição
11/09/2017
11/09/2017
Tomando Notas
18/09/2017
18/09/2017
Trabalho no SIGAA
25/09/2017
25/09/2017
Escrevendo Psicologia
02/10/2017
02/10/2017
Caso de Freud: o homem dos ratos
09/10/2017
09/10/2017
Caso de Freud: o pequeno Hanz
16/10/2017
16/10/2017
Caso de Freud: o caso Dora
23/10/2017
23/10/2017
Histeria e o caso Dora
30/10/2017
20/11/2017
Ensaio
27/11/2017
04/12/2017
Encerramento da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
11/09/2017 1ª Avaliação
09/10/2017 2ª Avaliação
23/10/2017 3ª Avaliação
20/11/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula dia 13/11 12/11/2017
Licença Paternidade 15/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1080 02/06/2024 12:45