-

CMR0329 - PSICOLOGIA E PROCESSOS ENSINO APRENDIZAGEM I - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do Estágio Básico II. (09/11/2020 - 09/11/2020)
   PLANO DE CURSO_ESTAGIO_BASICO_II_2020.1.pdf 
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem que têm lugar dentro e fora dos contextos formais de educação: observação sistemática e participante. Assíncrona: Prática de observação utilizando vídeo (protocolo de observação no SIGAA). (16/11/2020 - 16/11/2020)
   Filme "Como estrelas na Terra"

A partir das orientações sobre a prática de opbservação sistemática, escolha dois trechos do filme e faça o registro contínuo, seguindo as indicações:

1. Cada trecho deve ter no mínimo 10 minutos de duração;

2. Cada trecho deve ser registrado em protocolo próprio, que deve ser preenchido completamente;

3. Os registros são individuais e cada estudante deve enviar os seus através da plataforma SIGAA.

    
Inicia em 16/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 20/11/2020 às 23h 59
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem dentro e fora dos contextos formais de educação: uso de entrevistas e questionários não-estruturada, semiestruturada e estruturada. Assíncrona: elaborar roteiro de entrevista para GRE (no SIGAA). (23/11/2020 - 23/11/2020)
    
Inicia em 23/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2020 às 23h 59
Prática de entrevista GRE: políticas públicas e a atuação do psicólogo no ensino remoto. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para coordenadora e estudantes (no SIGAA) (30/11/2020 - 30/11/2020)
    
Inicia em 04/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 06/12/2020 às 23h 59
Entrevista com equipe Coordenadora pedagógica e alunos do 3º ano do Marista. Assíncrona: síntese da entrevista e roteiro de entrevista para mãe e educadora. (07/12/2020 - 07/12/2020)
    
Inicia em 07/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 11/12/2020 às 23h 59
Entrevista sobre educação inclusiva no ensino remoto Assíncrona: Síntese da entrevista e levantamento de demandas. (14/12/2020 - 14/12/2020)
    
Inicia em 14/12/2020 às 0h 0 e finaliza em 21/12/2020 às 23h 59
Orientações para elaboração do relatório e do plano de ação. Assíncrona: Elaboração do relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA. (21/12/2020 - 21/12/2020)
Assíncrona: Elaboração do Relato de experiência (Google Drive) e esquema do plano de ação no SIGAA. (04/01/2021 - 04/01/2021)
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas. (11/01/2021 - 11/01/2021)
Realização do plano de ação. Discussão sobre as atividades realizadas. (18/01/2021 - 18/01/2021)
    
Inicia em 11/01/2021 às 0h 0 e finaliza em 13/01/2021 às 23h 59
Apresentação dos relatos de experiência. Avaliação conjunta. (25/01/2021 - 25/01/2021)
Feedback formativo sobre os trabalhos entregues. (01/02/2021 - 01/02/2021)
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. (22/03/2021 - 22/03/2021)
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados.
   Grupos de trabalho
Período de Habilitação: 29/03/2021 às 13:55 a 05/04/2021 às 23:55
Senso comum e conhecimento científico em Psicologia (29/03/2021 - 29/03/2021)
Senso comum e conhecimento científico. A construção do projeto de pesquisa em Psicologia: do objeto de estudo à definição dos objetivos e perguntas de investigação.
    
Inicia em 05/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 09/04/2021 às 23h 59
Das boas leituras surgem as boas ideias: construindo a fundamentação teórica do projeto de pesquisa. Da revisão bibliográfica à revisão sistemática de literatura. (05/04/2021 - 05/04/2021)
Das boas leituras surgem as boas ideias: construindo a fundamentação teórica do projeto de pesquisa. Da revisão bibliográfica à revisão sistemática de literatura.
Oficina Transformando informação em conhecimento (12/04/2021 - 12/04/2021)
Oficina Transformando informação em conhecimento: como buscar, selecionar, manejar a informação para construir conhecimento.
    
Inicia em 16/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 26/04/2021 às 23h 59
Enfoque quantitativo e qualitativo da pesquisa em Psicologia: diferenças e aproximações. (19/04/2021 - 19/04/2021)
Recursos e ferramentas digitais para detecção de plágio: implicações legais, acadêmicas e éticas
Enfoque multimétodo na pesquisa em psicologia (26/04/2021 - 26/04/2021)
Enfoque quantitativo e qualitativo da pesquisa em Psicologia: diferenças e aproximações.
    
Inicia em 26/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 14/05/2021 às 23h 59
Procedimentos, técnicas e instrumentos próprios do enfoque qualitativo da pesquisa em Psicologia (03/05/2021 - 03/05/2021)
Procedimentos, técnicas e instrumentos próprios do enfoque quantitativo da pesquisa em Psicologia
Procedimentos, técnicas e instrumentos próprios do enfoque multimétodo na pesquisa em Psicologia (10/05/2021 - 10/05/2021)
Procedimentos, técnicas e instrumentos próprios do enfoque qualitativo da pesquisa em Psicologia
Procedimentos, técnicas e instrumentos próprios do enfoque quantitativo da pesquisa em Psicologia (17/05/2021 - 17/05/2021)
Feedback formativo das atividades assíncronas e orientações aos grupos sobre o projeto de pesquisa.
Feedback formativo das atividades assíncronas e orientações aos grupos sobre o projeto de pesquisa. (24/05/2021 - 24/05/2021)
Construindo os instrumentos e definindo procedimentos de coleta de dados na pesquisa em Psicologia.
Feedback formativo das atividades assíncronas e orientações aos grupos sobre o projeto de pesquisa. (31/05/2021 - 31/05/2021)
Princípios éticos da pesquisa com seres humanos: do contato inicial ao uso dos dados em publicações.
Construção da metodologia do projeto de pesquisa para a segunda versão do documento. (07/06/2021 - 07/06/2021)
Feedback formativo das atividades assíncronas e orientações aos grupos sobre o projeto de pesquisa.
Princípios éticos da pesquisa com seres humanos: do contato inicial ao uso dos dados em publicações e a construção do TCLE (14/06/2021 - 14/06/2021)
Analisando dados na pesquisa em Psicologia e comunicando resultados
Analisando dados na pesquisa qualitativa em Psicologia e comunicando resultados (21/06/2021 - 21/06/2021)
Defesa dos projetos de pesquisa elaborados ao longo do semestre
Construção da metodologia do projeto de pesquisa para a segunda versão do documento. (28/06/2021 - 28/06/2021)
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre.
Defesa dos projetos de pesquisa elaborados ao longo do semestre. (05/07/2021 - 05/07/2021)
    
Inicia em 14/06/2021 às 0h 0 e finaliza em 02/07/2021 às 23h 59
    
Inicia em 14/06/2021 às 0h 0 e finaliza em 09/07/2021 às 23h 59
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI. (21/08/2017 - 21/08/2017)
Relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa (28/08/2017 - 28/08/2017)
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada (aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem). Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa. (04/09/2017 - 04/09/2017)
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade. Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa. (11/09/2017 - 11/09/2017)
1ª avaliação da aprendizagem. Orientações para a elaboração dos seminários e projeto de pesquisa. (18/09/2017 - 18/09/2017)
    
Inicia em 24/09/2017 às 0h 0 e finaliza em 05/10/2017 às 23h 59
    
Inicia em 10/11/2017 às 0h 0 e finaliza em 17/11/2017 às 23h 59
  
Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (25/09/2017 - 25/09/2017)
Teoria da Aprendizagem por Reforçamento segundo Skinner. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (02/10/2017 - 02/10/2017)
Rógers e a educação centrada no aluno. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (09/10/2017 - 09/10/2017)
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (16/10/2017 - 16/10/2017)
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa. (23/10/2017 - 23/10/2017)
Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa. Aprendizagem na perspectiva sócio-histórica segundo Vygotsky. (30/10/2017 - 30/10/2017)
Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa (06/11/2017 - 06/11/2017)
Orientações para a elaboração e apresentação do projeto de pesquisa (13/11/2017 - 13/11/2017)
Apresentação dos projetos de pesquisa, se possível com os dados coletados. (20/11/2017 - 20/11/2017)
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre. (27/11/2017 - 27/11/2017)
Entrega de notas. Encerramento da disciplina. (04/12/2017 - 04/12/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27 04
1 201395**** 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 1 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 15
2 201392**** 0 0 0 0 1 0 0 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 15
3 2015901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 201391**** 2 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
5 2015900**** 2 0 0 1 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 15
6 2015903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 8
7 20115**** 2 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
8 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2015902**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2015903**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
12 2015902**** 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 10
13 2016903**** 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 12
14 2015902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 12
15 201492**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 6 6 2 2 2 2 2 2 2 62
16 2015902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 14
21 2015900**** 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 8
22 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
23 2015903**** 2 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
24 2015903**** 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
25 201491**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 6 6 2 2 2 2 2 2 2 62
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016906**** 7,0 10,0 9,0 8.7 4 AM
2 2016905**** 8,0 9,5 9,5 9.0 4 AM
3 2016904**** 8,0 9,5 9,0 8.8 12 AM
4 2016903**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2016905**** 9,5 9,5 10,0 9.7 8 AM
6 2016905**** 9,0 9,5 9,0 9.2 0 AM
7 2016905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
8 2016906**** 7,0 9,5 9,0 8.5 0 AM
9 2016906**** 9,5 9,5 9,0 9.3 4 AM
10 2016905**** 9,0 10,0 9,0 9.3 8 AM
11 2016905**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
12 2016904**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
13 2016906**** 8,0 10,0 10,0 9.3 8 AM
14 2016906**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
15 2016905**** 9,0 10,0 9,0 9.3 0 AM
16 2016906**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
17 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2016906**** 8,5 10,0 10,0 9.5 4 AM
19 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2016905**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
22 2016906**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
23 2016904**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
24 2016905**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
25 2016906**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
26 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2016905**** 9,0 9,5 9,0 9.2 8 AM
29 2016905**** 9,5 10,0 9,0 9.5 8 AM
30 2016905**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
31 2016906**** 7,0 9,5 9,5 8.7 4 AM
32 2016905**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
33 2016905**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
34 2016906**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
35 201492**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
36 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
37 2016900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
38 2016906**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
39 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2016905**** 0,0 10,0 0,0 3.3 0 RN
41 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 44 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Os processos de ensino-aprendizagem, construídos ao longo da vida do sujeito, nos diferentes espaços do mundo sócio-histórico-cultural em que ele se insere, envolvendo tanto aspectos cognitivos como afetivos. As teorias e diferentes concepções de aprendizagem. As concepções de sujeito envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. Contribuições da Epistemologia Genética - Jean Piaget. Contribuições do Sócio-construtivismo - Lev Vigotsky. Contribuições da Psicogenética - Henry Wallon. Contribuições da Psicanálise - Sigmund Freud.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas dialogadas;<br />- Discussão de textos previamente lidos;<br />- Estudos dirigidos e seminários em grupo;<br />- Elaboração de textos científicos e de planos de intervenção<br />- Realização de práticas em campo<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: provas, seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de textos científicos e planos de intervenção. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: uma prova individual e sem consulta; um seminário elaborado e apresentado em grupo; e um projeto de pesquisa sobre temáticas relacionadas à disciplina elaborado em grupo.<br />As orientações para elaboração dos seminários e do projeto de pesquisa, assim como os critérios de avaliação podem ser consultados no documento intitulado ?Guia para elaboração dos seminários e projeto de campo?.<br />
Horário de atendimento: Segundas-feiras das 14 às 18h
Bibliografia: Básica<br />COLL, C. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 29-64). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.<br />COLL, C. Psicologia e educação: aproximação aos objetivos e conteúdos da psicologia da educação. In: C. Coll; J. Palacios e A. Marchesi. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar (pp. 7-21). Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.<br />SILVA, S. A.; FOSSATTI, P.; SARMENTO, D. F. Teorias implícitas sobre o ensino e aprendizagem. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 15(2), 2011, 291-299.<br />Complementar<br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
21/08/2017
21/08/2017
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Identidade de aprendiz como construto emergente na nova ecologia da aprendizagem do século XXI.
28/08/2017
28/08/2017
Relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa
04/09/2017
04/09/2017
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada (aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem). Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa.
11/09/2017
11/09/2017
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade. Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e projeto de pesquisa.
18/09/2017
18/09/2017
1ª avaliação da aprendizagem. Orientações para a elaboração dos seminários e projeto de pesquisa.
25/09/2017
25/09/2017
Aprendizagem e desenvolvimento cognitivo segundo Piaget. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
02/10/2017
02/10/2017
Teoria da Aprendizagem por Reforçamento segundo Skinner. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
09/10/2017
09/10/2017
Rógers e a educação centrada no aluno. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
16/10/2017
16/10/2017
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
23/10/2017
23/10/2017
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa. Orientações para a elaboração dos seminários e projetos de pesquisa.
30/10/2017
30/10/2017
Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa. Aprendizagem na perspectiva sócio-histórica segundo Vygotsky.
06/11/2017
06/11/2017
Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Orientações para a elaboração do projeto de pesquisa
13/11/2017
13/11/2017
Orientações para a elaboração e apresentação do projeto de pesquisa
20/11/2017
20/11/2017
Apresentação dos projetos de pesquisa, se possível com os dados coletados.
27/11/2017
27/11/2017
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre.
04/12/2017
04/12/2017
Entrega de notas. Encerramento da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
18/09/2017 1ª Avaliação
25/09/2017 2ª Avaliação
20/11/2017 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1493 16/12/2025 21:47