Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será conduzida através de aulas expositivas teóricas e dialogadas, valorizando os debates e comentários em aula, e realizadas trabalhos individuais e em grupo que estimulem os estudantes a desenvolver habilidade de análise crítica acerca dos temas abordados e a adquirirem conhecimentos específicos da Metodologia Científica. As aulas serão executadas com auxílio de recursos de multimídia, quadro, pinceis, e, outros recursos necessários ao desenvolvimentos das atividades complementares (trabalhos individuais e em grupo). |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática de avaliação da aprendizagem consistirá em processo diagnóstico sobre as competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos e os conhecimentos adquiridos por estes. Considerando a carga horária de 60 horas da disciplina de Metodologia Científica, serão realizadas três unidades temáticas de avaliação (teóricas e práticas) I. Suportes teóricos em Metodologia Científica; II. Procedimentos práticos em Metodologia Científica; III. Processos de elaboração de Projeto de Pesquisa que serão registradas em três notas parciais. A avaliação de rendimento acadêmico de cada unidade considerará um processo de avaliação formativa com prova escrita, prova prática, trabalho individual e trabalho em grupo, realizados ou apresentados na sala de aula. As provas escrita e prática equivalerão a 30%, enquanto participação nas demais atividades acadêmicas, 70% da nota, em cada unidade. Os registros de rendimento acadêmicos serão realizados individualmente e expressos em valores de 0 (zero) a 10 (dez), variando até a primeira casa decimal, após arredondamento da segunda casa decimal, e divulgado em até 10 (dez) dias úteis a partir da data da realização da prova escrita. A realização das avaliações de cada unidade só se realizará após divulgação do rendimento acadêmico na unidade anterior. O aluno que por motivo previsto não realizar avaliação na data marcada, poderá requerer exame de segunda chamada, conforme art. 108 da Resolução 177/12, CEPEX. Será aprovado o aluno que obtiver média parcial igual ou superior a 7,0 (sete), desde que os requisitos de assiduidade do art. 117 da Resolução 177/12, CEPEX, sejam satisfeitos. Será também considerado aprovado o aluno que submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Por outro lado, será considerado reprovado o aluno que obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular, ou seja, 45 (quarenta e cinco) horas-aula, obtiver média aritmética inferior a 4 (quatro) nas avaliações parciais, ou obtiver média aritmética inferior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Ao aluno reprovado por falta será atribuída a média final igual a 0 (zero). |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA:<br />ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.<br />ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 15287: informação e documentação: Projetos de Pesquisa: apresentação. Rio de Janeiro, 2005<br />VIEIRA, S.; HOSSNE, W.S. (colab.). Metodologia científica para a área de saúde. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003.<br />COMPLEMENTAR:<br />FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodologias. Coleção formação de professores. 3ª ed.,, Campinas, autores associados, 2009.<br />GIDDENS, A.. Sociologia. Tradução: NETZ, R.S., 4ª ed., Porto Alegre, Artmed, 2005.<br />GIL, A.C.. Metodologia do Ensino Superior. 4ª ed., São Paulo, Atlas, 2012.<br />JUNIOR, M.J.. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: introdução para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 6ª ed., Rio de Janeiro, Vozes, 2012.<br /> |