-

PPGED158 - PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA (17/08/2017 - 14/09/2017)
1. Pesquisa Qualitativa 2. Fundamentos da Pesquisa Qualitativa:
Avaliação da Aprendizagem. (14/09/2017 - 14/09/2017)
Realização da primeira Avaliação da Aprendizagem.
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA (28/09/2017 - 26/10/2017)
? Fundamentos Teóricos e metodológicos da Pesquisa.
Avaliação da Aprendizagem (26/10/2017 - 26/10/2017)
Realização da Avaliação da Aprendizagem.
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA (02/11/2017 - 23/11/2017)
3. Fenomenologia 4. Método Autobiográfico
Avaliação da aprendizagem (23/11/2017 - 23/11/2017)
Realização da avaliação da aprendizagem.
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA (30/11/2017 - 30/11/2017)
5. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Avaliação da Aprendizagem (07/12/2017 - 07/12/2017)
Avaliação da aprendizagem.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
17 24 31 07 14 21 28 05 12 19 26 02 09 16 23 30 07
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A pesquisa qualitativa e seus fundamentos teóricos e metodológicos. Técnicas e procedimentos de produção de dados.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida através de reflexões acerca da pesquisa qualitativa nas ciências humanas e seus fundamentos, compreendendo: reflexão individual oral e escrita sobre as referências teóricas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais dessa IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
- Frequência mínima de 75% das aulas;
- Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
- Qualidade dos trabalhos produzidos;
- Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.
PARA REGISTRO DE NOTAS A AVALIAÇÃO SERÁ 0,0 a 10,0 PONTOS:
No processo de avaliação da aprendizagem terá caráter formativo e será realizada ao longo da disciplina por meio de discussões. Para registro de notas a aluna deverá produzir a introdução, o referencial teórico e a metodologia de sua dissertação.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básicas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10522: abreviação na descrição bibliográfica. Rio de Janeiro: ABNT, out. 2002.
_____. NBR 6023: informação e documentação ? referências ? elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 10520: informação e documentação ? citações em documentos ? apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
_____ . NBR 14724: informação e documentação ? trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
_____ . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRANDÃO, C. R. A pergunta a várias mãos: a experiência da pesquisa no trabalho do Educador. São Paulo: Cortez, 2013.
BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de Vidas: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN, 2010.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. 2 ed. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CRESWEL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FRANCO, M. L.P.B. Análise de conteúdo. Brasília, 3ed. Liber Livro Editora, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
JOSSO, MARIE-CHRISTINE. Experiências de vida e formação. EDUCA, Lisboa, 2002.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ed. Rio de Janeiro: Editora E.P.U., 2013.
MACEDO, R.S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília, DF: Líber, 2006.
MOROZ, M.; GIANFALDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.
MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pioneira Thompson, 2002.
MOREIRA, H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
NÓVOA, A. FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.
OLIVEIRA, M. DE O. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
PASSEGGI, M. DA C.; ABRAHÃO, M. H. M. Dimensões epistemológicas e metodológicas da pesquisa (auto)biográfica: Tomo II. Natal: EDUFRN; Porto alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB, 2012.
PAISANA, João. Fenomenologia e hermenêutica: a relação entre as filosofias de Hussel e Heidegger. Lisboa, Editora Presença, 1992.
PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
POUPART, J. ET ALLI. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
RICHARDOSON, Jarry Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999, p. 14-63.
SOMEKH, Bridget; LEWIN, Cathy. (Orgs.) Teorias e métodos de pesquisa social. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2015.

Complementares

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWAMDSZNADJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1998.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
GONSALVES, E. P. Iniciação científica à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.
MOROZ, M.; GIANFOLDONI, M. H. T. A. O processo de pesquisa: iniciação. 2. ed. Brasília: Líber, 2006.
PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências da saúde, humanas e sociais. 3ed. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 2004.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/08/2017
14/09/2017
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA
14/09/2017
14/09/2017
Avaliação da Aprendizagem.
28/09/2017
26/10/2017
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA
26/10/2017
26/10/2017
Avaliação da Aprendizagem
02/11/2017
23/11/2017
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA
23/11/2017
23/11/2017
Avaliação da aprendizagem
30/11/2017
30/11/2017
O PROCESSO DE PESQUISA QUALITATIVA
07/12/2017
07/12/2017
Avaliação da Aprendizagem
Avaliações
Data Descrição
21/09/2017 1ª Avaliação
26/10/2017 2ª Avaliação
23/11/2017 3ª Avaliação
07/12/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 14:04