FRANCISCO JOSE DIAS DA SILVA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

Ir ao Menu Principal

francisco jose dias da silva

LPJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

PPGED160 - ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO I - Turma: 02 (2017.2)

Tópicos Aulas
Unidade I - Introdução ao processo de análise de dados (15/08/2017 - 15/08/2017)
1. Conceito e objetivo da análise de dados
Unidade I - Introdução ao processo de análise de dados (22/08/2017 - 22/08/2017)
2. Corpus empírico
Unidade I - Introdução ao processo de análise de dados (29/08/2017 - 29/08/2017)
3. As etapas e os procedimentos do processo de análise e interpretação de dados
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (05/09/2017 - 05/09/2017)
1. Fundamentos Teórico-Metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica: Concepção de homem; Princípios orientadores; Categorias teóricas
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (12/09/2017 - 12/09/2017)
1. Fundamentos Teórico-Metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica: Concepção de homem; Princípios orientadores; Categorias teóricas
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (19/09/2017 - 19/09/2017)
1. Fundamentos Teórico-Metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica: Concepção de homem; Princípios orientadores; Categorias teóricas
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (26/09/2017 - 26/09/2017)
2. A Proposta dos Núcleos de Significação
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (03/10/2017 - 03/10/2017)
2. A Proposta dos Núcleos de Significação
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (10/10/2017 - 10/10/2017)
2.1 Os procedimentos metodológicos de análise: pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (17/10/2017 - 17/10/2017)
2.1 Os procedimentos metodológicos de análise: pré-indicadores, indicadores e núcleos de significação
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (24/10/2017 - 24/10/2017)
Análise de exemplos que ilustram o processo de análise e interpretação
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (31/10/2017 - 31/10/2017)
Análise de exemplos que ilustram o processo de análise e interpretação
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica (07/11/2017 - 07/11/2017)
Análise de exemplos que ilustram o processo de análise e interpretação
Unidade III - Produção da Análise (14/11/2017 - 14/11/2017)
Leitura do material obtido em entrevistas
Unidade III - Produção da Análise (21/11/2017 - 21/11/2017)
Levantamento de pré-indicadores
Unidade III - Produção da Análise (28/11/2017 - 28/11/2017)
Produção dos Conteúdos Temáticos
Unidade III - Produção da Análise (05/12/2017 - 05/12/2017)
Produção dos Indicadores e Núcleos de Significação
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05
1 2016100**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 68
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: O processo de análise de dados. Objetivos da análise dados. A produção e exploração do corpus empírico. Análise e interpretação do corpus empírico. Da produção do corpus empírico ao metatexto.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As unidades de estudo serão desenvolvidas envolvendo atividades tais como:
•Sessões de exposição oral e dialogada: fundamentação teórica.
•Sessões de análise de dissertações e teses que empregaram a proposta dos Núcleos de Significação como procedimento metodológico de análise e interpretação dos sentidos presentes nos discursos.
•Sessões práticas de orientação de análise de dados: práxis.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de verificação da aprendizagem será considerado o desempenho global do pós-graduando nas atividades, incluindo-se a observância dos seguintes aspectos: frequência, participação nas aulas, apresentação de trabalhos e qualidade na produção de um metatexto oriundo da análise dos dados de suas respectivas pesquisas.
Horário de atendimento: terça-feira, das 14:00 às 18:00
Bibliografia: AGUIAR, Wanda Maria Junqueira. A pesquisa em psicologia sócio-histórica: contribuições para o debate metodológico. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M.G. M.; FURTADO, O. (Orgs.). Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. São Paulo: Cortez, 2001.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sérgio. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Revista Psicologia Ciência e Profissão. ano 26, n. 2, p. 222-246, 2006.
AGUIAR, W. M. J. A pesquisa junto a professores: fundamentos teóricos e metodológicos. In: Aguiar, Wanda Maria Junqueira (org). Sentidos e Significados do professor na Perspectiva Sócio-Histórica: relatos de pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira et al. Reflexões sobre sentido e significado. In: BOCK, A. M. B.; GONÇALVES, M. G. M. (Orgs.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sérgio. Desmistificando a concepção de adolescência. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, p. 97-125, jan./abr. 2008.
AGUIAR, Wanda Mª J. de; DAVIS, Claudia L. F. Significados e sentidos no contexto escolar. Linguagens, Educação e Sociedade. Teresina, n. 25, p. 229-246. Jul./dez. 2011.
AGUIAR, Wanda Maria Junqueira; OZELLA, Sérgio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.
AGUIAR, W. M. J; SOARES, J. R; MACHADO, V. C. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das significações. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 155, p. 56-75, jan/mar, 2015.

ARANHA, E.M.G. Equipe Gestora Escolar: as significações que as participantes atribuem à sua atividade na escola: um estudo na perspectiva sócio-histórica. 2015.268 f. Tese (Doutorado em Educação- Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.2015
ARAUJO, Francisco Antonio Machado. Educação.com tecnologia: conectando a dimensão subjetiva do trabalho docente mediado pelas TIC’s. Teresina: UFPI. Dissertação (mestrado em educação), 2015.
ARAUJO, Lucélia Costa. O Essencial é invisível aos olhos: significações que medeiam a constituição da identidade do professor homem. Teresina: UFPI. Dissertação (mestrado em educação), 2015.
BARBOSA, Sílvia Maria Costa. Atividade do professor em sala de aula: uma análise das estratégias de ensino a partir da Psicologia Sócio-histórica. São Paulo: PUC-SP, Tese (Doutorado em Educação), 2011.
BASSO. I. S. Significado e sentido do trabalho docente. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, abr. 1998 . Disponível em<http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S010132621998000100003&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 23 nov. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/ S010132621998000100003.
BRANDO, Maria Fourpome. Análise da Atividade Docente: em busca dos sentidos e significados constituídos pelo professor acerca das “dificuldades de aprendizagem”. São Paulo: PUC-SP, Tese (Doutorado em Educação), 2012.
CARVALHO, Maria Vilani Cosme de. O sintagma identidade-metamorfose-emancipação: uma leitura da concepção psicossocial de identidade proposta por Ciampa. In: ______ (Org.). Identidade: questões contextuais e teórico-metodológicas. Curitiba, PR: CRV, 2011.
GONZALES REY, F. Pesquisa Qualitativa e Subjetividade: os processos de construção da informação. Cap. 1 (p.01.16). Ed. Thomson 2005.
LIMA, Isana Cristina dos Santos. Significados e sentidos do mal-estar docente: o que pensam e sentem professores em início de carreira. Teresina: UFPI. Dissertação (mestrado em educação), 2013.
MARQUES, E. S. A. O Sócio-afetivo mediando a constituição de práticas educativas bem sucedidas na escola. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Piauí. Teresina, 2014. 324f.
MARTINS, Elizangela Fernandes. A constituição da identidade docente do graduando de pedagogia: de professor a gestor. Teresina: UFPI. Dissertação (mestrado em educação), 2012.
MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes. O Antes e o depois da atividade ensino aprendizagem na educação infantil: articulações entre o cuidar e educar. Teresina: UFPI. Dissertação (mestrado em educação), 2012.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
_____________. Mergulhos discursivos: análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e intervir em discursos. In: GALIAZZI, M. do Carmo; FREITAS, J. Vicente de. Metodologias emergentes de pesquisa em educação ambiental. IJUÍ: Ed. UNIJÍ, 2005, p. 85-114.
MARTINS, Elizangela Fernandes. A constituição da identidade docente do graduando de pedagogia: de professor a gestor. Teresina: UFPI. Dissertação (mestrado em educação), 2012.
OLIVEIRA, Betty. A dialética do singular-particular-universal. In: ABRANTES, A.A; SILVA, N. R; MARTINS, S.T.F. Método histórico-social na Psicologia Social. Petropólis: Vozes, 2005.
RETZ, Raquel de Godoy. A “autoconfrontação” como possibilidade de reflexão e movimento nas atividades de docência: um estudo sobre os estágios. São Paulo: PUC-SP, Tese (Doutorado em Educação), 2012.
SOARES, Júlio Ribeiro. Atividade docente e subjetividade: sentidos e significados constituídos pelo professor acerca da participação dos alunos em atividades de sala de aula. São Paulo: PUC-SP, Tese (Doutorado em Educação), 2011.
VIANNA, Andreia N. Núcleos de significação : uma proposta de análise revisitada pelo ohar bakhtinianol. In : FREITAS, Mª T. De A ; RAMOS, Bruna S. Fazer pesquisa na abordagem histórico-cultural: metodologias em construção. Juiz de Fora, MG : Ed. UFJF, p. 159-178, 2010.
VYGOTSKY, L. S. Teoria e Método em Psicologia. SP: Martins Fontes, 1996, p. 171-189.
________________. A Formação Social da Mente. o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
__________________. A Construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 395-486.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2017
15/08/2017
Unidade I - Introdução ao processo de análise de dados
22/08/2017
22/08/2017
Unidade I - Introdução ao processo de análise de dados
29/08/2017
29/08/2017
Unidade I - Introdução ao processo de análise de dados
05/09/2017
05/09/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
12/09/2017
12/09/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
19/09/2017
19/09/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
26/09/2017
26/09/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
03/10/2017
03/10/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
10/10/2017
10/10/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
17/10/2017
17/10/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
24/10/2017
24/10/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
31/10/2017
31/10/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
07/11/2017
07/11/2017
Unidade II - Análise de dados na Psicologia Sócio-Histórica
14/11/2017
14/11/2017
Unidade III - Produção da Análise
21/11/2017
21/11/2017
Unidade III - Produção da Análise
28/11/2017
28/11/2017
Unidade III - Produção da Análise
05/12/2017
05/12/2017
Unidade III - Produção da Análise
Avaliações
Data Descrição
29/08/2017 1ª Avaliação
17/10/2017 2ª Avaliação
07/11/2017 3ª Avaliação
05/12/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:45