Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será trabalhada por meio de atividades diversificadas, numa perspectiva de construção individual e coletiva de conhecimentos, privilegiando as interações, as reflexões, o debate. Assim, serão desenvolvidas as seguintes atividades de ensino-aprendizagem: Aulas expositivas Exposição oral, abordando os conteúdos programáticos da disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos. Trabalho em grupo Discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina. Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos. - Produção de artigo científico.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado individualmente e em grupo através do acompanhamento das atividades desenvolvidas na aula e extra-sala de aula, observando aspectos legais definidos por esta IES. Assiduidade; Responsabilidade nas atividades desenvolvidas; Interesse, participação e compromisso com as atividades propostas; Pontualidade; Qualidade dos trabalhos produzidos. De forma mais específica as atividades de avaliação incluirão: Trabalho Individual, que resultará na produção de artigo científico.
|
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6. ed. São Paulo : Cortez, 2003. 164 p. (Biblioteca da educação. Escola ; v.16). TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1994. LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1991. TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução a pesquisa em ciências sociais. São Paulo : Atlas, 1994. 175 p. LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000 |