Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação final será feita com duas avaliações:<br /><br />1ª) Revisão Bibliográfica (Seminários I e Seminários II) (10pts);<br /><br />Revisão Bibliográfica: <br /> Critérios:<br /> Deverá ser entregue aos professores da disciplina, uma revisão de literatura sobre um tema relacionado com a sua dissertação, definido com auxílio do orientador. <br /> Essa revisão deverá possuir de 3 a 4 páginas e deverão ser citados entre 15 e 20 trabalhos.<br /> As citações utilizadas devem possuir o mínimo de: (i) 70% de artigos publicados em língua inglesa; (ii) 70% com fator de impacto = ou > 0,85; (iii) 70% com qualis =ou > B2 e 70% de trabalhos publicados nos últimos 5 anos.<br /> Formatados em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 com citações e referências seguindo as normas da Revista Brasileira de Ciência do Solo.<br /> Os itens acima, juntamente com a concordância verbal e o encadeamento de ideias, serão levados em consideração para atribuição das notas.<br /><br /><br />2ª) Apresentação do Seminário - artigo: Seminários II (Fitotecnia) e projeto: Seminários I e II (Solos) e Seminários I (Fitotecnia) (10pts);<br /><br />Didática na apresentação de seminários:<br /> <br /> Os discentes serão os responsáveis pela instalação e funcionamento dos auxílios audiovisuais escolhidos para as apresentações;<br /> Cada seminário deverá ocorrer ente 20 e 25 minutos, com mais 20 minutos para arguições;<br /> Serão avaliados itens como postura, qualidade de slides, domínio do conteúdo e desenvoltura durante a arguição<br /> |
Bibliografia:
| ADAS, Eduardo e GALVÃO, Joni. Superapresentações - Como vender ideias e conquistar audiências. São Paulo: Panda Books, 2011<br />HINDLE, Tim. Como fazer apresentações. Tradução por César Taylor da Costa. 2ª. ed. São Paulo: Publifolha, 1999. Tradução de:Making Presentations - 1998<br />KALISH, Karen. Como fazer apresentações espetaculares. Tradução por Marcelo Filardi Ferreira. Rio de Janeiro: Campus, 2000. Tradução de: How to give a terrific presentation 1997<br />MACHADO, Andréa Monteiro de Barros. Falando muito bem em público. São Paulo: Makron Books, 1999<br />MARCHETTI, Sérgio Henrique. Falar em público e comunicar... é só começar. Belo Horizonte: Santa Clara, 1999<br />POLITO, Reinaldo. A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. São Paulo: Saraiva, 2001<br />POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 11ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999<br />POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 76ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999<br />POLITO, Reinaldo. Como preparar boas palestras e apresentações. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1997<br />POLITO, Reinaldo. Um jeito bom de falar bem: como vencer na comunicação. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2001<br />POLITO, Reinaldo. Vença o medo de falar em público. 6ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999<br />RIBEIRO Filho, Frederico. Socorro! O auditório tá cheio. Belo Horizonte: 2010<br />SAGMAN, Stephen W. Microsoft PowerPoint 7 for Windows 95: guia autorizado Microsoft. Tradução por João Eduardo Nóbrega Tortello. São Paulo: Makron Books, 1996. Tradução de: Running Microsoft PowerPoint for Windows 95 1995<br />STAYLER, Sharon. Seu corpo fala no trabalho: conquiste seu espaço, crie relacionamentos, inspire e influencie pessoas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012<br />STEWARD, Chris e WILKINSON, Mike. Tudo que você precisa saber sobre oratória para nunca passar vergonha. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992. Tradução e adaptação de: Bluff Your Way in Public Speaking<br />VOLPATO, Gilson Luiz. Dicas para a redação científica. 4ª. Ed. Cultura Acadêmica, 2016<br />VOLPATO, Gilson Luiz. Guia prático para redação científica. Best Writing, 2015<br />VOLPATO, Gilson Luiz e BARRETO, Rodrigo Egydio. Elabore Projetos Científicos Competitivos: biológicos, exatas e humanas. Best Writing, 2014.<br />VOLPATO, Gilson Luiz. Método lógico para redação científica. Best Writing, 2011.<br /><br />SITES RELACIONADOS:<br />www.periodicos.capes.gov.br<br />www.webofknowledge.com<br />www.scopus.com<br />www.sciencedirect.com<br />www.scielo.br<br />www.scholar.google.com.br<br /> |