FRANCISCO JOSE DIAS DA SILVA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

Ir ao Menu Principal

francisco jose dias da silva

LPJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

PPGED031 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Aspectos históricos de formação de professores (23/08/2017 - 23/08/2017)
Aula expositiva sobre aspectos históricos da formação de professores
Fundamentos e diretrizes legais para a formação inicial de professores. (30/08/2017 - 30/08/2017)
Estudo em grupo. Apresentação dialogada pelos grupos
Paradigmas educativos e formação de professores (06/09/2017 - 06/09/2017)
Estudo dos Paradigmas educativos e formação de professores: ? Professor como profissional técnico ? Do profissional reflexivo ao intelectual crítico
Paradigmas educativos e formação de professores (13/09/2017 - 13/09/2017)
Estudo dos Paradigmas educativos e formação de professores: ? Professor como profissional técnico ? Do profissional reflexivo ao intelectual crítico
Formação inicial e conhecimento profissional docente. (20/09/2017 - 20/09/2017)
Aula expositiva
Formação continuada: políticas e tendências (27/09/2017 - 27/09/2017)
Estudo em grupo
Formação continuada: políticas e tendências (04/10/2017 - 04/10/2017)
Apresentação pelos grupos: ? Formação continuada: princípios, concepções e trajetória no Brasil; ? Formação continuada: necessidades formativas de professores.
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente. (11/10/2017 - 11/10/2017)
Aula Expositiva
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente. (18/10/2017 - 18/10/2017)
Estudo em grupo: ? Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes; ? Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo; ? Construção da identidade profissional docente.
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente. (25/10/2017 - 25/10/2017)
Apresentação dos grupo: Grupo 1 ? Desenvolvimento profissional: concepções e fatores determinantes;
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente. (01/11/2017 - 01/11/2017)
?Apresentação do Grupo 2 ? Profissionalização, profissionalidade e profissionalismo;
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente. (08/11/2017 - 08/11/2017)
Apresentação do grupo 3: ? Construção da identidade profissional docente.
Formação de professores: da reflexividade à formação do professor pesquisador (22/11/2017 - 22/11/2017)
Aula expositiva
Formação de professores: da reflexividade à formação do professor pesquisador (29/11/2017 - 29/11/2017)
Estudo em grupo
Encerramento da Disciplina (06/12/2017 - 06/12/2017)
Apresentação pelos grupos do seminário: ? A formação do professor reflexivo; ? O professor pesquisador.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2
2 201410**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2017100**** 9,5 9.5 0 AM
6 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
7 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
8 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
10 2017100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2017100**** 9,5 9.5 0 AM
12 2016100**** 10,0 10.0 0 AM
13 201410**** 10,0 10.0 0 AM
14 2017100**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Formação inicial e profissionalização de professores: aspectos históricos. Paradigmas educativos e formação de professores: do profissional técnico ao intelectual reflexivo. A formação de professores pós-LDBEN/96. Os fundamentos e as diretrizes para a formação de professores. Formação continuada de professores: tendências atuais. Formação de professores: novas identidades, consciência e subjetividade. Saberes dos professores em seu trabalho e em sua formação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem constarão de: aulas expositivas, painéis, seminários, leituras e discussões de textos, desenvolvimento de atividades práticas/campo, orientações, elaboração de artigo científico, entre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado aprovado o mestrando que obtiver frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final.
A avaliação somativa constará de três etapas: a) a primeira consistirá na organização e apresentação de painéis; b) a segunda terá como norte o conjunto de resenhas dos textos/livros norteadores dos painéis; c) a terceira consistirá na elaboração de artigo científico sobre formação de professores.
Horário de atendimento: 14:00 às 18:00
Bibliografia: Bibliografia Básica
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.

BECKER, Fernando; MARQUES, Tania B. I. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2012.

BRZEZINSKI, Íria(Org). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: plano, 2002.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FORMOSINHO, João. (Coord.) Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora,1999.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

_______. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.

NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PACHÊCO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. (Org.) Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; CHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 20009.

________, AMARAL, Ana Lúcia (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002.

Bibliografia Complementar

ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão.

ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.

AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BARBIERI, Marisa R.; CARVALHO, Célia P.; UHLE, Águeda B. Formação continuada dos profissionais de ensino: algumas considerações. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 29-35,1995.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; KULLOK, Maísa Brandão Gomes. Formação de professores: política e profissionalização. Alagoas: UFAL, 2004.

MOREIRA, Carlos Eduardo. Formação continuada de professores: entre o improviso e a profissionalização. Florianópolis: Insular, 2002.

NÒVOA, Antônio (Coord.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.

________. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, Marília Vilela de. Formação continuada: espaço de desenvolvimento do professor e de construção do projeto da escola. Tese (Doutorado em Educação). Piracicaba: UNIMEP/PPGE,2001.

PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

________. Et al. Formando professores profissionais: quais as estratégias/quais competências? 2 ed. Ver. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade discente. São Paulo: Cortez, 1999.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo designe para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideais e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
23/08/2017
23/08/2017
Aspectos históricos de formação de professores
30/08/2017
30/08/2017
Fundamentos e diretrizes legais para a formação inicial de professores.
06/09/2017
06/09/2017
Paradigmas educativos e formação de professores
13/09/2017
13/09/2017
Paradigmas educativos e formação de professores
20/09/2017
20/09/2017
Formação inicial e conhecimento profissional docente.
27/09/2017
27/09/2017
Formação continuada: políticas e tendências
04/10/2017
04/10/2017
Formação continuada: políticas e tendências
11/10/2017
11/10/2017
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente.
18/10/2017
18/10/2017
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente.
25/10/2017
25/10/2017
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente.
01/11/2017
01/11/2017
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente.
08/11/2017
08/11/2017
Desenvolvimento profissional, identidade e profissionalização docente.
22/11/2017
22/11/2017
Formação de professores: da reflexividade à formação do professor pesquisador
29/11/2017
29/11/2017
Formação de professores: da reflexividade à formação do professor pesquisador
06/12/2017
06/12/2017
Encerramento da Disciplina
Avaliações
Data Descrição
06/12/2017 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aula 29/08/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:45