Bibliografia:
| Bibliografia Básica<br />ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.<br /><br />BECKER, Fernando; MARQUES, Tania B. I. Ser professor é ser pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2012.<br /><br />BRZEZINSKI, Íria(Org). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: plano, 2002.<br /><br />CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.<br /><br />DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.<br /><br />FORMOSINHO, João. (Coord.) Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009.<br /><br />GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora,1999.<br /><br />IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.<br /><br />_______. Formação docente e profissional: forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2005.<br /><br />LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté, SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.<br /><br />NÓVOA, Antônio. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.<br /><br />PACHÊCO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. (Org.) Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.<br /><br />PIMENTA, Selma Garrido; CHEDIN, Evandro (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.<br /><br />TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.<br /><br />VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 20009.<br /><br />________, AMARAL, Ana Lúcia (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002.<br /><br />Bibliografia Complementar<br /><br />ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão.<br /><br />ALVES, Nilda (Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.<br /><br />AZEVEDO, Joanir Gomes de; ALVES, Neila Guimarães (Org.). Formação de professores: possibilidades do imprevisível. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.<br /><br />BARBIERI, Marisa R.; CARVALHO, Célia P.; UHLE, Águeda B. Formação continuada dos profissionais de ensino: algumas considerações. Cadernos CEDES. Campinas, n. 36, p. 29-35,1995. <br /><br />MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; KULLOK, Maísa Brandão Gomes. Formação de professores: política e profissionalização. Alagoas: UFAL, 2004.<br /><br />MOREIRA, Carlos Eduardo. Formação continuada de professores: entre o improviso e a profissionalização. Florianópolis: Insular, 2002.<br /><br />NÒVOA, Antônio (Coord.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.<br /><br />________. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1992.<br /><br />OLIVEIRA, Marília Vilela de. Formação continuada: espaço de desenvolvimento do professor e de construção do projeto da escola. Tese (Doutorado em Educação). Piracicaba: UNIMEP/PPGE,2001.<br /><br />PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.<br /><br />________. Et al. Formando professores profissionais: quais as estratégias/quais competências? 2 ed. Ver. Porto Alegre: Artmed, 2001. <br /><br />PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade discente. São Paulo: Cortez, 1999.<br /><br />SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo designe para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000. <br /><br />ZEICHNER, Kenneth. A formação reflexiva de professores: ideais e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.<br /> |