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PROFSAUDE006 - ATENÇÃO E GESTÃO DO CUIDADO - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Primeiro encontro presencial: apresentação da disciplina, pactuações necessárias para o desenvolvimento da disciplina a distância, apresentação do ambiente virtual (Moodle) da disciplina e a forma como ocorrerão as interações nos períodos de dispersão entre os presenciais. (14/08/2017 - 14/08/2017)
Desenvolvimento da estratégia PICO para o Caso Amélia deve seguir a proposta da Tabela 2 do artigo “A Estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências”. Reflexão sobre o artigo acerca da relação entre a medicina baseada em evidências e a prática clínica com abordagem centrada na pessoa (21/08/2017 - 21/08/2017)
Desenvolver uma visão crítica sobre o uso do Método Centrado na Pessoas na gestão da clínica (28/08/2017 - 28/08/2017)
Identificar e refletir, a partir da situação trazida no caso de Samuel e de suas experiências profissionais, sobre o conceito e a estrutura familiar na nossa sociedade e como estes aspectos impactam na saúde e adoecimento. Esta identificação/reflexão deverá perpassar pela análise do ciclo de vida familiar e sua inter-relação com condições de vulnerabilidade e de adoecimento. (04/09/2017 - 04/09/2017)
Conteúdo técnico sobre a abordagem familiar, através de aulas que abordam esta temática e sua relação com o desenvolvimento da atenção clínica às famílias. envio do familiograma. Participação no fórum (11/09/2017 - 11/09/2017)
Preencher a planilha de intervenção identificando os problemas da família e de cada um dos seus membros. Pensar junto com sua equipe as intervenções da própria equipe, do NASF e/ou intersetoriais necessárias para o processo de atenção, promoção e prevenção à saúde. Estabelecer metas e avaliar os resultados. (18/09/2017 - 18/09/2017)
Participar do fórum retornando ao caso complexo que baseou a realização da planilha de intervenção e de outras experiências que tenha vivenciado em sua vida profissional. (25/09/2017 - 25/09/2017)
Construção do texto coletivo o aluno deve inicialmente, buscar referenciais teóricos sobre clínica ampliada, educação permanente e integração multi e interdisciplinar, e fazer sua relação com o trabalho das equipes NASF. Além da busca e análise dos referenciais teóricos, trazer na WIKI suas experiências de convívio com o NASF. (02/10/2017 - 02/10/2017)
Segundo encontro presencial: construir um Painel de Integração das ações sobre indivíduo, família e comunidade. Seguir o roteiro da atividade e utilize os materiais preparados para realizá-la. (09/10/2017 - 09/10/2017)
Atividade para envio ao regente: O vídeo e o texto de Tatiana, assim como o vídeo Bicha Braba complementam-se e são os elementos principais na construção das atividades. (16/10/2017 - 16/10/2017)
Problematizar as narrativas do vídeo na avaliação das atividades enviadas com vistas que o aluno consiga perceber o amplo espectro de significados que o adoecimento e terapêutica podem contemplar e como estes sentidos se relacionam diretamente com a efetividade e a adesão aos projetos terapêutico (23/10/2017 - 23/10/2017)
Problematizar as narrativas do vídeo na avaliação das atividades enviadas com vistas que o aluno consiga perceber o amplo espectro de significados que o adoecimento e terapêutica podem contemplar e como estes sentidos se relacionam diretamente com a efetividade e a adesão aos projetos terapêutico (30/10/2017 - 30/10/2017)
Envio ao regente: enviar uma situação vivida de um caso em saúde mental. Mais importante do que a descrição que o aluno fizer, será a reflexão dele sobre as repercussões que a vivência deste agravo trouxe para o paciente e sua família, assim como para os profissionais que cuidam do caso (06/11/2017 - 06/11/2017)
Fórum: discussão das entrevistas, apontando os obstáculos ao autocuidado (13/11/2017 - 13/11/2017)
onstrução coletiva de um texto na ferramenta WIKI. Interação na construção, que sejam trazidos conceitos e visões diferenciadas a partir da literatura. (20/11/2017 - 20/11/2017)
Encontro presencial: Roda de Conversa para a discussão das diferentes formas de abordagem dos casos Amélia e Danrley. Como descreve Roger Strauss “O artigo de Ian McWhinney traz conceitos chaves para a assistência qualificada na APS realizada pelos Médicos de Família e Comunidade como, por exemplo, a tomada de decisão centrada no paciente e sempre levar em consideração os riscos e os benefícios que o paciente pode ser exposto durante o processo de tomada de decisão” (ISBN 13:0978-1-84619-994-3). (27/11/2017 - 27/11/2017)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 9,2 9,1 9,6 9,6 9.4 0 AM
2 2017100**** 9,8 10,0 9,7 9,7 9.8 0 AM
3 2017100**** 10,0 10,0 9,2 9,2 9.6 4 AM
4 2017100**** 8,8 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
5 2017100**** 8,7 5,8 9,3 9,2 8.3 0 AM
6 2017100**** 10,0 9,9 9,1 9,5 9.6 0 AM
7 2017100**** 9,6 9,6 9,8 9,8 9.7 0 AM
8 2017100**** 9,4 9,2 9,5 9,5 9.4 0 AM
9 2017100**** 8,7 7,8 7,6 7,6 7.9 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conhecimento dos determinantes sociais de saúde no território e no brasil. O processo saúde-doença-cuidado e os modelos tecnoassistenciais em saúde. Bases da Vigilância em Saúde e sua integração com a APS. O processo de trabalho na dimensão do cuidado em saúde.. Evidências clínicas e Linhas de Cuidado e sua utilização na Saúde da Família. Ferramentas de acesso: acolhimento, Out-of-hours, agenda livre. Rastreamento, abordagem e tratamento. Classificação de risco e estratificação de risco. Registros Médicos Orientados ao problema: folha de rosto, SOAP e uso do ICPC-2. Instrumentos para Gestão da Clínica. Relação Médico paciente e o Método clínico centrado na pessoa. Projetos Terapêuticos Singulares e Saúde da Família. Resolubilidade da atenção básica e itinerários terapêuticos. Tecnologiais e cuidados básicos de saúde. O Trabalho em Equipe Multiprofissional. Atenção domiciliar. O papel do Agente Comunitário de Saúde na equipe. A Visita Domiciliar. Cogestão de coletivos e Apoio Matricial. Atenção aos ciclos de vida, agravos e grupos vulneráveis e prioritários no contexto local. Equipe Consultório na rua na APS. Medicalização e Prevenção Quaternária.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida à distância com inserção dos amestrando na plataforma Moodle, semanalmente, para realização das atividades de discussões/diálogos nos fóruns, envio de atividades, leitura de artigos e documentos, além de assistirem vídeos aulas disponíveis.

Haverá 03 encontros presenciais para apresentação de trabalhos e discussões de temas relativos aos trabalhos realizados à distância sobre atenção e gestão do cuidado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os mestrandos serão avaliados mediante participação nos encontros presenciais, fóruns e envio das atividades. A nota a ser atribuída será de 0 a 100.
Horário de atendimento: On line e presenciais nos encontros.
Bibliografia: Será utilizada de acordo com os temas abordados, artigos, capítulos de livros, textos, etc.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2017
14/08/2017
Primeiro encontro presencial: apresentação da disciplina, pactuações necessárias para o desenvolvimento da disciplina a distância, apresentação do ambiente virtual (Moodle) da disciplina e a forma como ocorrerão as interações nos períodos de dispersão entre os presenciais.
21/08/2017
21/08/2017
Desenvolvimento da estratégia PICO para o Caso Amélia deve seguir a proposta da Tabela 2 do artigo “A Estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências”. Reflexão sobre o artigo acerca da relação entre a medicina baseada em evidências e a prática clínica com abordagem centrada na pessoa
28/08/2017
28/08/2017
Desenvolver uma visão crítica sobre o uso do Método Centrado na Pessoas na gestão da clínica
04/09/2017
04/09/2017
Identificar e refletir, a partir da situação trazida no caso de Samuel e de suas experiências profissionais, sobre o conceito e a estrutura familiar na nossa sociedade e como estes aspectos impactam na saúde e adoecimento. Esta identificação/reflexão deverá perpassar pela análise do ciclo de vida familiar e sua inter-relação com condições de vulnerabilidade e de adoecimento.
11/09/2017
11/09/2017
Conteúdo técnico sobre a abordagem familiar, através de aulas que abordam esta temática e sua relação com o desenvolvimento da atenção clínica às famílias. envio do familiograma. Participação no fórum
18/09/2017
18/09/2017
Preencher a planilha de intervenção identificando os problemas da família e de cada um dos seus membros. Pensar junto com sua equipe as intervenções da própria equipe, do NASF e/ou intersetoriais necessárias para o processo de atenção, promoção e prevenção à saúde. Estabelecer metas e avaliar os resultados.
25/09/2017
25/09/2017
Participar do fórum retornando ao caso complexo que baseou a realização da planilha de intervenção e de outras experiências que tenha vivenciado em sua vida profissional.
02/10/2017
02/10/2017
Construção do texto coletivo o aluno deve inicialmente, buscar referenciais teóricos sobre clínica ampliada, educação permanente e integração multi e interdisciplinar, e fazer sua relação com o trabalho das equipes NASF. Além da busca e análise dos referenciais teóricos, trazer na WIKI suas experiências de convívio com o NASF.
09/10/2017
09/10/2017
Segundo encontro presencial: construir um Painel de Integração das ações sobre indivíduo, família e comunidade. Seguir o roteiro da atividade e utilize os materiais preparados para realizá-la.
16/10/2017
16/10/2017
Atividade para envio ao regente: O vídeo e o texto de Tatiana, assim como o vídeo Bicha Braba complementam-se e são os elementos principais na construção das atividades.
23/10/2017
23/10/2017
Problematizar as narrativas do vídeo na avaliação das atividades enviadas com vistas que o aluno consiga perceber o amplo espectro de significados que o adoecimento e terapêutica podem contemplar e como estes sentidos se relacionam diretamente com a efetividade e a adesão aos projetos terapêutico
30/10/2017
30/10/2017
Problematizar as narrativas do vídeo na avaliação das atividades enviadas com vistas que o aluno consiga perceber o amplo espectro de significados que o adoecimento e terapêutica podem contemplar e como estes sentidos se relacionam diretamente com a efetividade e a adesão aos projetos terapêutico
06/11/2017
06/11/2017
Envio ao regente: enviar uma situação vivida de um caso em saúde mental. Mais importante do que a descrição que o aluno fizer, será a reflexão dele sobre as repercussões que a vivência deste agravo trouxe para o paciente e sua família, assim como para os profissionais que cuidam do caso
13/11/2017
13/11/2017
Fórum: discussão das entrevistas, apontando os obstáculos ao autocuidado
20/11/2017
20/11/2017
onstrução coletiva de um texto na ferramenta WIKI. Interação na construção, que sejam trazidos conceitos e visões diferenciadas a partir da literatura.
27/11/2017
27/11/2017
Encontro presencial: Roda de Conversa para a discussão das diferentes formas de abordagem dos casos Amélia e Danrley. Como descreve Roger Strauss “O artigo de Ian McWhinney traz conceitos chaves para a assistência qualificada na APS realizada pelos Médicos de Família e Comunidade como, por exemplo, a tomada de decisão centrada no paciente e sempre levar em consideração os riscos e os benefícios que o paciente pode ser exposto durante o processo de tomada de decisão” (ISBN 13:0978-1-84619-994-3).
Avaliações
Data Descrição
29/09/2017 1ª Avaliação
27/10/2017 2ª Avaliação
25/11/2017 3ª Avaliação
01/12/2017 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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