CINTIA MARTINS PERINOTTO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CMRV

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cintia martins perinotto

CBP - COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS/CMRV

PROFSAUDE005 - PROMOÇÃO DA SAÚDE - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Compreender os processos de produção da saúde; (18/08/2017 - 18/08/2017)

Reconhecer os princípios e estratégias da promoção à saúde

Determinantes Sociais da Saúde Níveis de Determinação Politica Nacional de Promoção da Saúde (25/08/2017 - 25/08/2017)

Identificar as ações de promoção da saúde nos distintos níveis de determinação, seus sujeitos, no âmbito dos territórios.

Valorizar a promoção da saúde na vida cotidiana dos usuários, das equipes e na gestão.

Discutir os princípios da Promoção da Saúde no contexto dos territórios (01/09/2017 - 01/09/2017)

Reflexão crítica a respeitos dos princípios da Promoção da Saúde

Determinantes Sociais da Saúde Níveis de Determinação Politica Nacional de Promoção da Saúde (08/09/2017 - 29/09/2017)

Determinantes Sociais da Saúde

Níveis de Determinação Politica Nacional de Promoção da Saúde

Promoção da Saúde nas Conferências e Planos Municipais de Saúde 

Orientação Comunitária e Competência Cultural. Diferentes concepções de educação em saúde e educação popular. (06/10/2017 - 06/10/2017)

Aplicação dos princípios da educação popular em saúde (compartilhamento de saberes, valorização dos saberes tradicionais, utilização de diversas linguagens, amorosidade) na promoção da saúde nas ações das equipes de saúde da família. 

Integrar as ações de promoção da saúde com outras ações que produzem saúde (13/10/2017 - 13/10/2017)

Construção do Painel de Integração de ações sobre indivíduo, família e comunidade"

1. Socialização do mapeamento indicando fragilidades e fortalezas comuns e singulares aos territórios.                                   2. Texto sobre integralidade na APS

3.Apresentação individual dos vídeos das entrevistascom agentes informais de saúde da comunidade (EaD 7);

4. banner eletrônico com apresentação de síntese final da discussão. 

Identificar os campos problemáticos para o cuidado-de-si em condições de cronicidade (20/10/2017 - 20/10/2017)

A educação em saúde: leitura crítica e novos aportes para as práticas de saúde.  

A educação em saúde: leitura crítica e novos aportes para as práticas de saúde. (27/10/2017 - 27/10/2017)

Identificar as diferenças entre saber, saberes da experiência e/ou saberes práticos profissional ou técnico-científico, e suas repercussões nas ações em saúde;

A educação para o autocuidado nas doenças crônicas: saberes e práticas. (03/11/2017 - 03/11/2017)

Compreender a perspectiva do usuário e os limites da perspectiva médica da “adesão ao tratamento”

A educação em saúde: leitura crítica e novos aportes para as práticas de saúde. (10/11/2017 - 10/11/2017)

Compreender a perspectiva do usuário e os limites da perspectiva médica da “adesão ao tratamento”

Promoção da Saúde e Prevenção de doenças: o papel da educação e comunicação. (10/11/2017 - 10/11/2017)

Discutir criticamente a educação em saúde “prescritiva” (e a comunicação unidirecional) e reconhecer as novas contribuições do empoderamento e da inteligência coletiva;

continuação do tema (10/11/2017 - 10/11/2017)

O ensino da educação para o autocuidado em condições crônicas com respeito a autonomia moral e cognitiva.  

A educação para o autocuidado nas doenças crônicas: saberes e práticas. (17/11/2017 - 17/11/2017)

Promoção da Saúde e Prevenção de doenças: o papel da educação e comunicação.

Projeto de intervenção (24/11/2017 - 24/11/2017)

Exercício de construção de proposta pedagógica com alunos/residentes tendo como tema a ser desenvolvido: A informação/conhecimento sobre a doença e seu controle é um pré-requisito para a realização do autocuidado em condições de cronicidade, como o diabetes, mas não é suficiente.

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08
1 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
2 2017100**** 9,6 9,6 9,6 9.6 0 AM
3 2017100**** 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
4 2017100**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
5 2017100**** 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
6 2017100**** 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
7 2017100**** 9,2 9,2 9,2 9.2 0 AM
8 2017100**** 8,6 8,6 8,6 8.6 0 AM
9 2017100**** 9,2 9,2 9,2 9.2 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Marcos históricos e conceituais da promoção da saúde e implicações na reorientação dos serviços. Importância dos determinantes sociais para as ações de promoção da saúde. Conhecendo a Política Nacional de Promoção da saúde. Promoção da saúde na produção do cuidado na perspectiva da integralidade e intersetorialidade. Gestão participativa, participação popular e a autonomia do sujeito. O Território para a Saúde da Família. Redes sociais. Orientação Comunitária e Competência Cultural. Experiências na promoção da saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Semi presencial com 2 encontros presenciais durante a disciplina. As metodologias se caracterizam como ativas e constam da leitura de bibliografias e discussão em fóruns utilizando a plataforma Moodle, elaboração de mapas e instrumentos para identificação das ações de promoção da saúde.identificação de agentes informais, elaboração e apresentação de filmes sobre a situação no encontro presencial
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Cumprimento das tarefas e postagem e participação ativa nos fóruns de discussão
Horário de atendimento:
Bibliografia: AROUCA, A S. O dilema preventivista: Contribuição para a Compreensão e crítica da Medicina Preventiva. São Paulo: Ed.UNESP, 2003 BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto Promoção da Saúde. I Declaração de Alma-Ata. II Carta de Ottawa. III. Declaração de Adelaide. IV. Declaração de Sundswall.V. Declaração de Santafé de Bogotá. VI. Declaração de Jacarta. VII. Rede de Megapaíses. VIII. Declaração do México. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas Públicas, 2001. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Portaria n. 687, de 30 de março de 2006. BRASIL. Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). As causas sociais das iniquidades em saúde no brasil. Relatório Final da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). Abril 2008 BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro,v. 17. n. 1, p. 77-93, 2007 BUSS, P. M. Uma introdução ao conceito de Promoção da Saúde. In: Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva, v. 5, n. 1, p. 163 -178, 2000. BUSS, P. M.; MATIDA, A. Declaração de Istambul sobre Saúde Global. Cad. Saúde Pública. Rio de Janeirio, v. 25 n. 9, 2009. BODSTEIN, R. Teoria Social e o Campo da Saúde Coletiva. In: HORTALLE, V. et al (org.) Pesquisa em saúde coletiva:fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2010. CARVALHO, S. R. Saúde Coletiva e Promoção da saúde, Sujeito e Mudança. 3ª ed. São Paulo: Editora Hucitec, 2010. CAMPOS, G. W.; BARROS, R. B.; CASTRO, A. M. Avaliação da política nacional de promoção da saúde. Rev. Ciência & Saúde Coletiva. v.9, n.3, 745-749, 2004. CZRESNIA, D. & FREITAS, C. M. (orgs). Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003. MACHADO, J.M.N. & PORTO, M.P.S. Promoção da saúde e intersetorialidade: a experiência da vigilância em saúde do trabalhador na construção de redes.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/08/2017
18/08/2017
Compreender os processos de produção da saúde;
25/08/2017
25/08/2017
Determinantes Sociais da Saúde Níveis de Determinação Politica Nacional de Promoção da Saúde
01/09/2017
01/09/2017
Discutir os princípios da Promoção da Saúde no contexto dos territórios
08/09/2017
29/09/2017
Determinantes Sociais da Saúde Níveis de Determinação Politica Nacional de Promoção da Saúde
06/10/2017
06/10/2017
Orientação Comunitária e Competência Cultural. Diferentes concepções de educação em saúde e educação popular.
13/10/2017
13/10/2017
Integrar as ações de promoção da saúde com outras ações que produzem saúde
20/10/2017
20/10/2017
Identificar os campos problemáticos para o cuidado-de-si em condições de cronicidade
27/10/2017
27/10/2017
A educação em saúde: leitura crítica e novos aportes para as práticas de saúde.
03/11/2017
03/11/2017
A educação para o autocuidado nas doenças crônicas: saberes e práticas.
10/11/2017
10/11/2017
A educação em saúde: leitura crítica e novos aportes para as práticas de saúde.
10/11/2017
10/11/2017
Promoção da Saúde e Prevenção de doenças: o papel da educação e comunicação.
10/11/2017
10/11/2017
continuação do tema
17/11/2017
17/11/2017
A educação para o autocuidado nas doenças crônicas: saberes e práticas.
24/11/2017
24/11/2017
Projeto de intervenção
Avaliações
Data Descrição
11/12/2017 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
orientações e cumprimento das tarefas 24/09/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 17:28