sidclay ferreira maia

CTT - COLÉGIO TÉCNICO DE TERESINA/UFPI

EDF0002 - EXERCÍCIO FÍSICO, ESTILO DE VIDA E SAÚDE - Turma: 01 (2017.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e introdução ao estilo de vida ativo (13/10/2017 - 13/10/2017)
Conceitos de atividade física, exercício físico, aptidão física, sedentarismo, saúde, estilo de vida e qualidade de vida. Conceito de Fitness, Importância do Fitness, Componentes do Fitness.
Efeitos benéficos do exercício físico sobre o organismo. (14/10/2017 - 14/10/2017)
Efeitos benéficos do exercício físico sobre o organismo. Classificação da aptidão física, componentes da aptidão física relacionada à saúde. Conceito de bem-estar, as dimensões do bem-estar.
Características e dados das doenças hipocinéticas. (20/10/2017 - 20/10/2017)
Características e dados das doenças hipocinéticas (Obesidade, Hipertensão, Diabetes e outras) e sua relação com a prática de exercícios físicos.
Hábitos saudáveis. (21/10/2017 - 21/10/2017)
Hábitos saudáveis: Prática regular de atividade física, Alimentação saudável, Controle de peso e Controle do estresse.
O estilo de vida e a escola. (27/10/2017 - 27/10/2017)
O estilo de vida e a escola. O estilo de vida como conteúdo a ser ensinado na educação física escolar.
Influência de uma intervenção na educação física escolar sobre parâmetros relacionados à saúde (28/10/2017 - 28/10/2017)
Influência de uma intervenção na educação física escolar sobre parâmetros relacionados à saúde dos estudantes. (tese de doutorado)
Frequências da Turma
# Matrícula OUT Total
13 14 20 21 27 28
1 2017200**** 0 0 0 0 0 1 1
2 2017200**** 0 0 0 0 2 0 2
3 2017200**** 0 0 0 0 2 0 2
4 2017200**** 0 2 0 0 0 0 2
5 2017200**** 0 2 0 0 0 0 2
6 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
7 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2017200**** 2 2 0 0 0 0 4
9 2017201**** 0 0 0 0 2 0 2
10 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
11 2017200**** 0 0 0 0 2 2 4
12 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
13 2017200**** 0 0 0 0 2 2 4
14 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
15 2017200**** 0 2 0 0 0 0 2
16 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
17 2017200**** 2 2 0 0 0 0 4
18 2017200**** 2 2 0 0 2 0 6
19 2017200**** 8 4 8 4 8 4 36
20 2017200**** 8 4 8 4 8 4 36
21 2017200**** 0 2 0 0 0 0 2
22 2017200**** 8 4 8 4 8 4 36
23 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
24 2017200**** 2 2 0 0 0 0 4
25 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
26 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
27 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
28 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
29 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
30 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
31 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0
32 2017200**** 0 0 0 0 2 0 2
33 2017200**** 2 0 0 0 0 0 2
34 2017200**** 0 2 0 0 0 0 2
35 2017200**** 0 0 0 0 2 2 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF
2 2017200**** 10,0 10,0 10.0 4 AM
3 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017200**** 10,0 10,0 10.0 6 AM
6 2017200**** 10,0 10,0 10.0 4 AM
7 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2017200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF
9 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2017200**** 10,0 10,0 10.0 4 AM
11 2017201**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
12 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2017200**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
14 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2017200**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
16 2017200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF
17 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2017200**** 10,0 10,0 10.0 4 AM
19 2017200**** 10,0 10,0 10.0 4 AM
20 2017200**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
21 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
23 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2017200**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
27 2017200**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
28 2017200**** 10,0 10,0 10.0 4 AM
29 2017200**** 10,0 10,0 10.0 1 AM
30 2017200**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
31 2017200**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
32 2017200**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
33 2017200**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
34 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2017200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Conceitos e contextos sobre estilo de vida, qualidade de vida e saúde. Estudo dos diversos fatores que contribuem na configuração da qualidade de vida dos indivíduos no mundo atual; O papel dos exercícios físicos no cenário contemporâneo para a construção de estilo de vida saudável em crianças, adolescentes e adultos.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento da disciplina dar-se-á por meio de atividades que possibilitem a expressão escrita e oral do aluno, enfatizando sua formação e postura crítica face aos conhecimentos adquiridos. Os principais procedimentos constarão de aulas expositivas dialogadas, leituras e debates de textos e de atividades com uso da internet.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado conforme as atividades desenvolvidas em sala de aula. Os instrumentos de avaliação serão: Prova escrita, elaboração de trabalho acadêmico (prático) e apresentação de artigo científico.
Horário de atendimento: SEGUNDA FEIRA 10 AS 12H
Bibliografia: Bibliografia Básica

GUISELINI, M. Aptidão física saúde bem-estar: fundamentos teóricos e exercícios práticos. 2. ed. São Paulo, Phorte, 2006.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina, Miodiograf, 2006.

NIEMAN, D. C., Exercício e Saúde: como se prevenir de doenças usando o exercício como seu medicamento. São Paulo: Manole, 1999.

OLIVEIRA, R. J. de. Saúde e atividade física: algumas abordagens sobre atividade física relacionada à saúde. Rio de Janeiro: Shape, 2005.
MATSUDO, S. M. & MATSUDO, V. K. R. Atividade física e obesidade: prevenção e tratamento. São Paulo: Atheneu, 2007.



Bibliografia Complementar

ALMEIDA, F. A. et al. Avaliação de influências sociais e econômicas sobre a pressão arterial de adolescentes de escolas públicas e privadas: um estudo epidemiológico. Jornal Brasileiro de Nefrologia, São Paulo, v. 33, n. 2, p.142-9, abr./jun. 2011.

ARAUJO, RAFAEL ANDRE ; BRITO, AHECIO KLEBER ARAÚJO ; SILVA, FRANCISCO MARTINS . O papel da educação fisica escolar diante da epidemia da obesidade em crianças e adolescentes. Educação Física em Revista (Brasília), v. 4, p. 43-51, 2010.

BRITO, AHÉCIO KLEBER ARAÚJO ; SILVA, FRANCISCA ISLANDIA CARDOSO DA ; FRANÇA, NANCI MARIA DE . Programas de intervenção nas escolas brasileiras: uma contribuição da escola para a educação em saúde. Saúde em Debate, v. 36, p. 624-632, 2012.

BRITO, A. K. A.; SILVA JUNIOR, F. L.; COELHO, L. FRANÇA, N. M. Nível de atividade física e correlação com o índice de massa corporal e percentual de gordura em adolescentes escolares da cidade de Teresina-PI. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. v.17, n. 3, p. 212-216, Jun./2012.

BRITO, A. K. A.; RIBEIRO, S. L. G. ; SILVA, A. K. B. ; SILVA, A. A. ; FRANCA, N. M. . CONSEQUENCES OF A PROGRAM DIRECTED TO HEALLTH, APPLIED IN PHYSICAL EDUCATION, ON ANTHROPOMETRIC MEASURES OF STUDENTS. The FIEP Bulletin, v. 84, p. 27-30, 2014.

BRITO, A. K. A.; SANTOS, M. A. P. dos ; RIBEIRO, S. L. G. ; FRANCA, N. M. . Prevalência da pressão arterial elevada e associação com fatores de risco. Pediatria Moderna, v. L, p. 553-559, 2014.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
13/10/2017
13/10/2017
Apresentação e introdução ao estilo de vida ativo
14/10/2017
14/10/2017
Efeitos benéficos do exercício físico sobre o organismo.
20/10/2017
20/10/2017
Características e dados das doenças hipocinéticas.
21/10/2017
21/10/2017
Hábitos saudáveis.
27/10/2017
27/10/2017
O estilo de vida e a escola.
28/10/2017
28/10/2017
Influência de uma intervenção na educação física escolar sobre parâmetros relacionados à saúde
Avaliações
Data Descrição
14/10/2017 1ª Avaliação
28/10/2017 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 04:15