-

DAA0276 - DIDATICA DA MATEMATICA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação. - Apresentação do roteiro de atividades da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números com o vídeo. (05/03/2018 - 05/03/2018)

Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação.

- Apresentação do roteiro de atividades da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números com o vídeo.

   programa da disciplina 
programa da disciplina
  ROTEIRO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA NO SEMESTRE 
ROTEIRO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA NO SEMESTRE
Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica. (06/03/2018 - 06/03/2018)

Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica.

Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel. (12/03/2018 - 12/03/2018)
Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.
Construção do conceito de número pela criança- CONTINUAÇÃO DA AULA. (13/03/2018 - 13/03/2018)

Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.   – CONTINUAÇÃO DA AULA.

  TESTE DE CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADES 
TESTE DE CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADES
Alfabetização matemática - Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica (19/03/2018 - 19/03/2018)

Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.

  texto Zelia Higino 
texto Zelia Higino
  teste de escrita dos números 
teste de escrita dos números
Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números. (20/03/2018 - 20/03/2018)

Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação).

Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números.

Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números). (26/03/2018 - 26/03/2018)

Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números).

Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números). (27/03/2018 - 27/03/2018)

Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números).

Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. (utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos). (02/04/2018 - 02/04/2018)

Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos.

(utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos).

Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número. (03/04/2018 - 03/04/2018)

Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número.

Orientações sobre como utilizar o ábaco e material dourado no ensino das 4 operações fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão). – Essa parte será realiza pelo grupo com uma apresentação prática de forma e estratégia para utilizar o ábaco e material dourado e outros recursos.

  texto para leitura sobre SND 
texto para leitura sobre SND
  texto para leitura sobre SND 
texto para leitura sobre SND
Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) (09/04/2018 - 09/04/2018)

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo)

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Material dourado (10/04/2018 - 10/04/2018)

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Material dourado

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Quadro Valor de lugar (16/04/2018 - 16/04/2018)

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Quadro Valor de lugar

Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) ábaco (18/04/2018 - 18/04/2018)
Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) ábaco
Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração). (23/04/2018 - 23/04/2018)

Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).

  TEXTO PARA leitura e estudo 
TEXTO PARA leitura e estudo
Continuação da aula- Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração). (24/04/2018 - 24/04/2018)

Continuação da aula- Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).

• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners). (02/05/2018 - 02/05/2018)
• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners).
• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners). (02/05/2018 - 02/05/2018)
• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners).
Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos e correção do trabalho sobre estruturas aditivas. (07/05/2018 - 07/05/2018)

Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos e correção do trabalho sobre estruturas aditivas.

  ROTEIRO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA NO SEMESTRE - corrigido com as novas datas das atividades 
ROTEIRO DE ATIVIDADES DA DISCIPLINA NO SEMESTRE - corrigido com as novas datas das atividades
• Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados. • Avaliação escrita apresentação dos banners (08/05/2018 - 08/05/2018)

Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados.

Avaliação escrita apresentação dos banners

Continuação da apresentação dos trabalhos sobre a entrevistas com as crianças - apresentação dos banners e entrega dos trabalhos escritos (14/05/2018 - 14/05/2018)

Continuação da apresentação dos trabalhos sobre a entrevistas com as crianças - apresentação dos banners e entrega dos trabalhos escritos

1 -TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Literatura ensino de matemática através da resolução de problemas. (15/05/2018 - 15/05/2018)

1 -TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Literatura ensino de matemática através da resolução de problemas. 

• 2- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (teórico) (21/05/2018 - 21/05/2018)

2- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (teórico) 

• 2-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (prático) (22/05/2018 - 22/05/2018)

2-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (prático) 

• 3-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (teórico) (28/05/2018 - 28/05/2018)

3-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (teórico) 

• 3- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (prático) (29/05/2018 - 29/05/2018)

3- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (prático) 

• 4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).- (teórico) (04/06/2018 - 04/06/2018)

4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).- (teórico)

• 4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES- Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). -(prático) (05/06/2018 - 05/06/2018)

4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES-  Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). -(prático)

• 5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).- (teórico) (11/06/2018 - 11/06/2018)

5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).- (teórico) 

• 5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento). - (prático) (12/06/2018 - 12/06/2018)

5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento). - (prático) 

- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. - (teórico) (18/06/2018 - 18/06/2018)

- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. - (teórico)

• 6-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triângulo e quadrado. (prático) (19/06/2018 - 19/06/2018)

6-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triângulo e quadrado. (prático) 

Encerramento da disciplina com confraternização. (25/06/2018 - 25/06/2018)
Entrega de trabalho e encerramento da disciplina com avaliação final. (26/06/2018 - 26/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
05 06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 16 18 23 24 02 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26
1 2016901**** 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
2 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2016903**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 201492**** 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
10 2016901**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2016901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 201492**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2016900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2016901**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
23 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
24 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2016901**** 0 2 1 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 7
26 201493**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2016900**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
32 2016902**** 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
33 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
36 2015901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 4 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 68
37 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
39 2016903**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
40 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
41 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
42 2016902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
43 2016901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
44 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
2 201492**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
3 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
4 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
5 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
6 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
8 201494**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
10 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
11 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 201492**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
15 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
16 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
19 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 7 AM
20 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
21 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
22 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
23 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
24 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
27 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
28 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
29 201493**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
30 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
32 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
34 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
35 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
37 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
38 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2016901**** 8,0 10,0 9,0 9.0 8 AM
44 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No decorrer do semestre realizaremos leituras e discussão de textos referentes aos conteúdos a serem estudados, bem como seminários com o grupo classe com o objetivo de realizar um aprofundamento maior pelos alunos. Com isto, pretendemos proporcionar uma familiarização com o processo ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos e com a prática pedagógica, visto que estamos formando futuros professores.
Desenvolveremos também, trabalhos de campo com entrevista com crianças com o objetivo de compreender como a criança constrói o conceito de número e também com o objetivo de aproximar os alunos com a vivência escolar e com o ensino de matemática desenvolvido nas escolas.
Além disso, realizaremos oficinas de estudo teórico e prático com o objetivo de refletir sobre diversos métodos de ensinar e aprender os conceitos matemáticos referentes ao ensino infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. Nestas oficinas utilizaremos como estratégia o estudo teórico dos conceitos e a parte prática do ensino com a utilização de jogos e brincadeiras (do lúdico) como recurso dinâmico para aprender os conceitos matemáticos. Com isso, pretendemos discutir com os alunos os diversos recursos existentes para trabalhar os conteúdos matemáticos, como os jogos, e a importância de diversificar as estratégias de ensino buscando consequentemente, uma qualidade deste.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Será considerado na avaliação do rendimento:

• Assiduidade, participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas em sala e na escola;
• Avalição escrita individual,
• Relatório crítico-reflexivo das observações e entrevistas (seguindo o roteiro da entrevista e realizando uma análise com auxílio da fundamentação teórica) pesquisa de campo;
• Seminários + entrega de produção escrita sobre o tema;
Especificamente as notas serão compostas por unidade.

 Unidade 1 – trabalho de campo entrevistas com crianças - Banner (4,0) + trabalho de campo entrevistas com crianças-Banner (6,0).
 Unidade II - prova individual (10,0) ou trabalho sobre estruturas aditivas e resolução de problemas (10,0).
 Unidade III –apresentação do tema micro-aula (7,0) + trabalho escrito (3,0).
Horário de atendimento:
Bibliografia: BRASIL, MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO . Guia do Livro Didático (PNLD 2001).
BRASIL, Ministério da Educação e Desporto - Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1997.
CARRAHER, T., Carraher, D.e Schilemann, A. Na Vida Dez na Escola Zero São Paulo – Ed. Cortez, 1988.
CARRAHER, T., Carraher, Aprender Pensando, Petrópolis:Vozes,1986.
DEHEINZELIN, M. A fome com a vontade de comer: uma proposta curricular de educação infantil. Petrópolis: vozes,p: 80-104,1994.
DIAS,F.R.T.S. e FARIA,VL.B. Como a criança constrói o concito de número. Caderno AMAE 1, p.19-25, 1988
DUHALDE, M. E. Encontros Iniciais com a Matemática: contribuições à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas,1998.

GUELLI, O. Contando a história da matemática: 1- A invenção dos números; 2- Equação: o idioma da álgebra; 3 – História da equaçõa de 2° grau; 4 – História de potências e raízes; 5 – Jogando com a matemática – São Paulo- Ed. Ática, 1992.
HIGINO,Z. Acriança e a escrita numérica. Brasília: Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, 168 (71) p 125 –140. Maio/Ago,1990.
KAMII,C. A Criança e o Número . Campinas – Papirus, 1984.
LEMOS,M.P.F.Professorandos analisando atividades de interpretação de gráficos de barras.2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
MAGINA, S.; CAMPOS, T. M. M.; NUNES, T.; GITIRANA, V. Repensando adição, subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. 1ª ed. São Paulo: PROEM, 2001.
NUNES, T., CAMPOS,T., MAGINA,S. E BRYANT,P. Introdução à educação matemática.SP: PROEM, 2001.
RANGEL, A. C. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
SELVA, A.C. número com sabor das letras. AMAE Educando, n°282,pp.12-15,1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
05/03/2018
05/03/2018
Apresentação do programa da disciplina: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação. - Apresentação do roteiro de atividades da proposta de trabalho para o semestre e introdução a história dos números com o vídeo.
06/03/2018
06/03/2018
Conhecendo a História dos números: civilização egípcia, chinesa, romana, maia e hindu-arábica.
12/03/2018
12/03/2018
Como a criança constrói o conceito de número com o texto: Relações entre o desenvolvimento estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. Autora: Ana Cristina Rangel.
13/03/2018
13/03/2018
Construção do conceito de número pela criança- CONTINUAÇÃO DA AULA.
19/03/2018
19/03/2018
Alfabetização matemática - Leitura e discussão do texto- HIGINO, Z. A criança e a escrita numérica
20/03/2018
20/03/2018
Orientação para realização de trabalho de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação). Trabalho de campo – realização da entrevista com as crianças sobre a escrita dos números.
26/03/2018
26/03/2018
Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números).
27/03/2018
27/03/2018
Aula destinada à pesquisa de campo (entrevista com criança para realização do teste de conservação, inclusão, seriação e classificação e sobre a escrita dos números).
02/04/2018
02/04/2018
Estudar como a criança aprende o sistema de numeração decimal: contagem, agrupamentos e reagrupamentos. (utilização do ábaco, quadro valor de lugar e outros recursos).
03/04/2018
03/04/2018
Continuação das discussões sobre o SND e o Valor posicional do número.
09/04/2018
09/04/2018
Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo)
10/04/2018
10/04/2018
Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Material dourado
16/04/2018
16/04/2018
Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) Quadro Valor de lugar
18/04/2018
18/04/2018
Sistema de Numeração decimal (apresentação do grupo) ábaco
23/04/2018
23/04/2018
Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).
24/04/2018
24/04/2018
Continuação da aula- Ensino de estruturas aditivas e resoluções de problemas (adição e subtração).
02/05/2018
02/05/2018
• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners).
02/05/2018
02/05/2018
• Estudo dirigido com orientação para elaboração de relatório e trabalhos em grupos ( aula destinada a preparação em grupo dos trabalhos das entrevistas e banners).
07/05/2018
07/05/2018
Orientação das apresentações dinâmicas e lúdicas dos grupos e correção do trabalho sobre estruturas aditivas.
08/05/2018
08/05/2018
• Apresentação das entrevistas com as crianças- breve socialização dos resultados observados. • Avaliação escrita apresentação dos banners
14/05/2018
14/05/2018
Continuação da apresentação dos trabalhos sobre a entrevistas com as crianças - apresentação dos banners e entrega dos trabalhos escritos
15/05/2018
15/05/2018
1 -TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Literatura ensino de matemática através da resolução de problemas.
21/05/2018
21/05/2018
• 2- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (teórico)
22/05/2018
22/05/2018
• 2-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - O uso da calculadora em sala de aula. (prático)
28/05/2018
28/05/2018
• 3-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (teórico)
29/05/2018
29/05/2018
• 3- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Introdução ao conceito de fração nas séries iniciais. (prático)
04/06/2018
04/06/2018
• 4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES - Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central).- (teórico)
05/06/2018
05/06/2018
• 4- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES- Estatística nas séries iniciais (gráficos, tabelas e medidas de tendência central). -(prático)
11/06/2018
11/06/2018
• 5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento).- (teórico)
12/06/2018
12/06/2018
• 5-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução aos conceitos básicos da medidas ( massa, volume, comprimento). - (prático)
18/06/2018
18/06/2018
- TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triangulo e quadrado. - (teórico)
19/06/2018
19/06/2018
• 6-TEMAS DAS APRESENTAÇÕES -Introdução à geometria – círculo, triângulo e quadrado. (prático)
25/06/2018
25/06/2018
Encerramento da disciplina com confraternização.
26/06/2018
26/06/2018
Entrega de trabalho e encerramento da disciplina com avaliação final.
Avaliações
Data Descrição
10/04/2018 1ª Avaliação
20/06/2018 2ª Avaliação
25/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Aviso Importante 02/05/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 13:09