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NILTON FERREIRA BITTENCOURT JUNIOR

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

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nilton ferreira bittencourt junior

LPJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CSHNB

CBT0005 - INTRODUCAO A ADMINISTRACAO - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina (06/03/2018 - 06/03/2018)

Apresentação da disciplina, sistema de avaliação. 

Antecedentes Teóricos (12/03/2018 - 13/03/2018)
•A Administração remonta à própria história do homem. Contudo, é a partir da Idade Média que começa a se consolidar. Antes deste período, marcos desta evolução incluem (MAXIMIANO, 2000):

 

•A Revolução Urbana, com o surgimento das cidades e dos Estados na região que viria a ser o Oriente Médio (4000 a.C). No mesmo período, a Europa avançava da pré-história para a revolução agrícola;

 

•Contribuições oriundas da China, com a aplicação de princípios inovadores na administração pública, como planejamento, estratégia militar e mérito (sistema burocrático em oposição ao sistema feudal);
 
•Contribuições oriundas da Grécia, com valores desenvolvidos a partir do séc. V a.C., como democracia e método científico (busca do conhecimento por meio da investigação sistemática, em lugar da mitologia); e

 

•Contribuições oriundas de Roma, com a construção de um império entre os séculos VIII a.C. e IV d.C., a partir dos princípios: dividir para governar, fundar colônias e construir estradas. Planejamento, organização, controle e valorização da propriedade privada são alguns dos legados.
 
•Já no Período Medieval, com a queda do Império Romano, a Igreja Católica passa a ocupar posição central, reforçando tradições administrativas dos romanos, como os princípios de organização, e acrescentando outros princípios, como a centralização e a hierarquia.
•A própria organização do trabalho na Europa medieval, com as associações de artesãos, as guildas,  controlando a produção e distribuição de bens é objeto de estudo da administração.
 
•Até então, a atividade econômica era influenciada pela ética religiosa católica. Contudo, à medida que a Idade Média avançou para o Renascimento, a ênfase passou da     auto-suficiência p/ a acumulação.
•Com o advento do capitalismo, o dinheiro passa a ser, no lugar da posse da terra a fonte de riqueza e poder. O Renascimento, movido por valores humanistas, é o período de surgimento e consolidação do Estado moderno. Nesta época, destacam-se Michelangelo, Da Vinci e, também, Maquiavel, com sua obra, O Príncipe (política e poder).
 
•Neste período, ocorre a expansão do Capitalismo Mercantil (a partir do séc. XV). Com a emergência da burguesia, as famílias poderosas atuam como comerciantes e banqueiros, criando empresas que viriam a substituir as oficinas artesanais locais.
•Com o impulso de intermediários e agenciadores de matérias-primas e mão-de-obra, os negócios crescem, estendendo-se a novas fronteiras, inclusive além-mar.
•A figura do capitalista, detentor do conhecimento sobre produção e comercialização, passa a dominar a cena social, modificando as motivações e as práticas administrativas.
•Influência da organização da Igreja Católica
•A igreja católica estruturou sua organização, com uma hierarquia de autoridade, um estado-maior (assessoria) e a coordenação funcional para assegurar integração.
•Influência  da Organização Militar
•A organização militar influenciou o aparecimento das teorias da Administração.  A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da antiguidade e época medieval.
•O princípio da unidade de comando  - cada subordinado só pode ter um superior.
 
•Influência da Revolução Industrial
•Invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) – aplicada à produção surgindo nova concepção de trabalho e conseqüentemente provocando intensas modificações de ordem econômica, política e social de maneira rápida eclodindo  na Revolução Industrial, a qual é dividida em dois períodos:
•1780 a 1860 – 1ª Revolução Industrial – revolução do carvão e do ferro.
•1860 a 1914 – 2ª Revolução Industrial – aço e eletricidade. 
 
•Influência dos pioneiros e empreendedores
•1820 – estradas de ferro
•1871 – a Inglaterra era maior potência econômica mundial
•1880 e 1890 as indústrias passaram a controlar as matérias-primas através de seus departamentos de compras, adquirindo firmas fornecedoras e controlando a distribuição para vender seus produtos diretamente ao varejista ou ao consumidor

  final. 

•1890 e 1900 – ocorreu uma onda de fusões de empresas como meio de utilização racional das fábricas e de redução de preços.
•1899 – o primeiro laboratório de pesquisas surgiu com a síntese da aspirina – a primeira droga puramente sintética realizada por Adolf Von Bayer. 
 
•1903 – Administração científica
•1909 – Teoria da Burocracia
•1916 – Teoria Clássica
•1932 – Teoria das relações humanas
•1947 – Teoria Estruturalista
•1951 – Teoria dos sistemas
•1953 – Abordagem sociotécnica
•1954 – Teoria neoclássica
•1957 – Teoria comportamental
•1962 – Desenvolvimento organizacional
•1972 – Teoria contigencial
O que é Administração (19/03/2018 - 20/03/2018)
•O que é administração?
•Administração pode ser definida como a função de conseguir fazer as coisas por meio das pessoas com os melhores resultados.
•Etimologia
•A palavra administração vem do latim ad – (direção, tendência para) e minister – ( subordinação, obediência) e significa aquele que realiza uma função sob o comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço a outro.
 
•Administração como tarefa – sofreu uma transformação em seu significado original, passando a desenvolver a função de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle. 
 
•A Teoria Geral da Administração começou com a ênfase nas tarefas (atividades executadas pelos operários em uma fábrica), através da administração científica de Taylor.

 

•A seguir a preocupação básica passou para ênfase nas pessoas, por meio da Teoria das Relações Humanas, mais tarde desenvolvida pela Teoria Comportamental e Teoria do Desenvolvimento Organizacional.

 

•A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria pela Teoria da Contingência. Esta posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia.   
 
Abordagem Clássica (20/03/2018 - 26/03/2018)
•Século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.
•Frederick Winslow Taylor – Escola da Administração – ênfase da tarefa por meio de racionalização do trabalho do operário.
•Henri Fayol – Teoria Clássica – ênfase na estrutura e aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.
 
•A abordagem clássica da administração, está dividida em duas correntes:
•A escola da Administração Científica desenvolvida nos Estados Unidos por Taylor.
•Figuras - Taylor, Henri Lawrence Ganth, Frank Bunker Gilbreth, Harrington Emerson e Ford;
•Aumento da produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional;
•Visão de baixo para cima (do operário – supervisor e gerente);
•Especialização do trabalhador e reagrupamento do movimentos, operações, tarefas, cargos constituem a chamada Organização Racional do Trabalho - ORT.
 
•A Teoria Clássica da Administração ou atomista e fisiologista da organização.
•Desenvolvida na França inicialmente com Fayol;
•Representantes desta corrente Henri Fayol, James D. Mooney, Lyndall F. Urwick, Luther Gulick e outros;
•Ênfase na anatomia (estrutura) e fisiologia (funcionamentos) da organização consiste em aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações estruturais. 
 
Escola Clássica 
 
q XVII – Substituição do Tradicional pelo Racional
§ Descartes nega o conhecimento

   (mitos, costumes e tradições)

§ O poder da razão para resolver qualquer problema

 

qXVIII – Racionalismo atingiu seu apogeu
q
§ Revolução Industrial
§
§ Surgimento da Indústria
§ oficinas      Fábricas      Indústrias      
§ Mecanização da Produção   (produção em massa)
 

O trabalho ficou eficiente, mas não havia racionalização da organização e execução do trabalho

(LANDES, 1994)

 

 

“Ora, como administrar uma fábrica de 1.500 operários em 1765 sem uma clara e efetiva política gerencial e técnicas racionalizadoras do trabalho, a fim de se obter lucros e, portanto, remuneração do capital investido.”

(GARCIA, 1991, p. 39). 

 

“Descoberta do corpo como objeto e alvo de poder”

 (FOUCAULT, 1987, p.125)

 

DISCIPLINA – VIGILÂNCIA - CONTROLE

 

“Cada indivíduo no seu lugar; e em cada lugar, um indivíduo. Evitar as distribuições por grupos; decompor as instalações coletivas”

(FOUCAULT, 1987, p.131)  

PRODUTIVIDADE

qXX – Racionalização do trabalho
§
§ Divisão do trabalho

 

“A divisão do trabalho é o alicerce para a organização”  

 (GULICK ;URWICK apud REED, 1998, p.66)

Alguém será um bom administrador à medida que planejar, organizar e coordenar racionalmente os seus passos.

(MOTTA, 1998, p.24) 

“Os seres humanos tornam-se matéria-prima”

(GOULDNER apud REED, 1998, p.67 )

 

 

 

 

Administração Científica (27/03/2018 - 02/04/2018)
qFrederick W. Taylor (1856-1915)
qNasceu em uma família Quaker na Pensilvânia nos USA; Educação básica, rígida e disciplinada com conhecimentos clássicos de francês e alemão;Aprovado aos 18 anos em Harvard no curso de Direito.Decidiu iniciar seu aprendizado como operário em uma pequena metalúrgica da Filadélfia;em 1878, Taylor mudou-se para Midvale Steel Co. o que mais tarde passou de operário a engenheiro-chefe em 1884, por ter se graduado no Stevens Institute of Technology de Hoboken, Nova Jersey, em 1883. seus doze anos de Midvale(1878-1889) serviram de base para suas idéias sobre administração de oficinas. 
 
qSegundo Silva(2008) a personalidade de Taylor pode ser examinada sob três aspectos:
qComo experimentador e pesquisador;
qComo autor e divulgador de seus experimentos;
qComo formador de uma equipe e linha de pensamento.
 
qTaylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho por meio da aplicação de métodos científicos em várias empresas norte-americanas;
qÊnfase nas tarefas, isto é, nas atividades cotidianas do operário;
qPrincipais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração:
qObservação;
qMensuração .
qEm sua obra Taylor diz:
q1- o objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção;
q2- a administração deve aplicar métodos científicos e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações;
q3- os empregados devem ser selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequados para que as normas possam ser cumpridas;
q4- os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma produção normal e;
q5- deve haver uma atmosfera de cooperação entre administração e trabalhadores para garantir um ambiente psicológico adequado.
qA obra de Taylor atravessou basicamente três momentos que marcaram suas observações e princípios:
qPrimeiro Período de Taylor:
qTécnicas de racionalização do trabalho de operário – Estudos dos Tempos e Movimentos, tempos-padrão;
qAtaque ao problema dos salários;
qSistema de Administração de tarefas.
 
qSegundo período de Taylor
qA racionalização do trabalho do operário deve ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa para tornar coerente a aplicação dos seus princípios.
qAmpliação de escopo, da tarefa para a administração e;
qDefinição de princípios de administração do trabalho. 
 
qTerceiro período de Taylor
q
qConsolidação dos princípios;
qProposição de divisão de autoridade e responsabilidades dentro da empresa;
qDistinção entre técnicas e princípios. 
 
qPara Taylor as indústrias de sua época padeciam de três males:
qVadiagem sistemática dos operários:
qO engano de que um rendimento maior do homem e da máquina terá como resultado o desemprego de grande número de operários;
qO sistema defeituoso, força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger os seus interesses;
qOs métodos empíricos ineficientes, utilizados nas empresas que fazem o operário desperdiçar grande parte de seu esforço e tempo; 
qDesconhecimento pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização;
qFalta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho. 
 
qPara Taylor, as bases de aplicação da Adm. Científica são:
qA) estudo de tempo e definição de padrões de produção;
qB) supervisão funcional;
qC) padronização de ferramentas e instrumentos;
qD) planejamento das tarefas e cargos;
qE) princípio da execução;
qF) utilização da régua de cálculo e de instrumentos para economizar tempo;
 
qG) fichas de instituições de serviço;
qH) prêmios de produção pela execução eficiente das tarefas;
qI) definição da teoria de trabalho. 
 
qO principal objetivo da Administração é assegurar o máximo de prosperidade ao empregador e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade aos empregado.
qOrganização Racional do Trabalho se baseia:
qAnálise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;
qEstudo da fadiga humana;
qDivisão do trabalho e especialização do operário;
qDesenho de cargos e de tarefas;
 
qIncentivos salariais e prêmios de produção;
qCondições ambientes de trabalho, como iluminação, temperatura, conforto...
qPadronização de métodos e de máquinas e;
qSupervisão funcional.
 
qPlanejamento – substituir a improvisação pela ciência por meio do planejamento do método;
qPreparo – treinar os operários de acordo com as aptidões de forma que produzam mais e melhor;
qControle – controlar o trabalho para se certificar de que está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e o segundo plano previsto;
qExecução – distribuir as atribuições e responsabilidades, para que a execução seja feita pelos operários. 
 
qTaylor propõe quatro grandes princípios:
qO desenvolvimento de uma verdadeira ciência do trabalho;
qA seleção científica e o desenvolvimento progressivo do trabalhador;
qA conexão da ciência do trabalho e trabalhadores cientificamente selecionados e treinados;
qA constante e íntima cooperação de gestores e trabalhadores. 
 
qA insistência na especialização máxima e na remoção de todos os elementos estranhos, a fim de permitir a concentração na tarefa essencial, é fundamental no pensamento de Taylor. 
 

Princípios:

q Seleção científica do trabalhador
q Tempo-padrão
q Plano de incentivo-salarial
q Trabalho em conjunto
q Gerentes planejam, Operários executam
q Divisão do trabalho
q Supervisão
q Ênfase na eficiência

(MORGAN, 1996, p.32) 

Considerações:

q Enfoque mecanicista do ser humano
q Homo economicus
q Abordagem fechada
q Superespecialização do operário
q Exploração dos empregados
 
 

 

Licença médica (03/04/2018 - 16/04/2018)
Teoria Clássica (17/04/2018 - 24/04/2018)
•Henri Fayol (1841-1925) nasceu em Constantinopla, em uma família burguesa, foi educado no Liceu de Lion, na França, e em 1860 se graduou Engenheiro de minas pela Escola Nacional de Minas em Saint Étienne. Foi trabalhar nas atividades de mineração de carvão e fundição de ferro do consórcio francês Commentry-Fourchambault Company. Tornou-se gerente aos 25 anos. Seis anos mais tarde, foi promovido a gerente de um grupo de minas.
•Em 1888 foi nomeado diretor geral da companhia, dando início ao processo de revitalização da organização. Ele fez algumas aglutinações das empresas do grupo, adquiriu novos depósitos de carvão em Bressac, Decazeville e em Jondreville. A nova companhia, denominada Comambault, se recuperou e continua até hoje como parte da Le Cresout Loire, o maior grupo de mineração e metalurgia na França (SILVA, 2007, p. 131).
•A Teoria Clássica da Administração ou atomista e fisiologista da organização.
•Desenvolvida na França inicialmente com Fayol;
•Representantes desta corrente Henri Fayol, James D. Mooney, Lyndall F. Urwick, Luther Gulick e outros;
•Ênfase na anatomia (estrutura) e fisiologia (funcionamentos) da organização consiste em aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes das organizações e suas inter-relações estruturais.
qDestaque: Henri Fayol (1916)
qÊnfase: Na estrutura

 

“A boa organização de uma empresa é condição indispensável para que todo o processo de racionalização do trabalho tenha bons resultados”. 

(MOTTA, 2006, p.30)

•Pensamento de Fayol:
•Todos os empregados em uma organização participam, em maior ou menor grau, da função administrativa...[e] têm oportunidade para exercitar suas capacidades administrativas e ser reconhecidos por isso.
•Aqueles que são particularmente talentosos podem subir dos degraus mais baixos aos mais altos da organização. (FOLHETOS, 1900-1908 apud SILVA, 2007, p.132)
 
•Fayol separou a habilidade administrativa do conhecimento tecnológico;
•O sucesso organizacional depende mais das habilidades administrativas de seus líderes do que de suas habilidades técnicas;
•Fayol apontou a necessidade de diagramas organizacionais, reuniões e relatórios, bem como de um sistema de contabilidade para manter a administração informada;
•Fayol fundou e presidiu de 1918 a 1925 o Centro de Estudos Administrativos;
•Fayol defendia que seu trabalho era complementar ao de Taylor, visto que ambos procuravam a melhoria administrativa por diferentes caminhos de análise. 
•Fayol definiu Teoria “como uma coleção de princípios, regras, métodos e procedimentos testados e verificados por experiência geral”;

 

•Verificou muitas contradições e pouca reflexão sistemática; 
•Assegurava que “qualquer organização necessitava de administração, fosse do tipo de comércio, indústria, política, religião, militar ou filantropia; em qualquer condição existe uma função administrativa a ser desempenhada” (SILVA, 2007, p. 133).
•Fayol ressaltou a necessidade da profissionalização e do ensino da administração;
•Segundo Fayol os administradores necessitavam de certas qualidades, conhecimentos e experiências:
•Qualidades físicas- saúde, vigor;
•Qualidades mentais- habilidade de aprender, julgamento;
•Qualidades morais- energia, firmeza, dignidade;
•Conhecimento geral- cultura geral;
•Conhecimento especial- relativo a sua função;
•Experiência – conhecimento proveniente da profissão.

  (SILVA, 2007, p. 133)

•Os elementos da Teoria Administrativa incluem princípios, conceitos de linha e staff, comissões e funções da administração;
•Fayol identificou seis grupos de atividades que estão presentes na rotina das organizações:
•Atividades técnicas: relacionadas com a transformação e produção de bens;
•Atividades comerciais: relacionadas a captação e bom uso do capital;
•Atividades contábeis: relacionadas com os controles e registros das despesas organizacionais;
 
•Atividades de segurança: relacionadas com a preservação e proteção das pessoas e dos bens;

 

•Atividades administrativas: relacionadas com a integração de todas as operações da organização; as atividades administrativas coordenam e sincronizam as atividades anteriores, tendo, portanto interferência/influência sobre elas. •

(SILVA, 2007).

Ideia de Processo:

qPrever
qOrganizar
qComandar
qCoordenar
qControlar
 
•Conforme Fayol a administração deve ser entendida com a realização das atividades administrativas, que são as funções de previsão, comando, coordenação e controle.

 

•Previsão: tentativa de avaliar o futuro por meio de um plano e fazer provisões para realizar esse plano;
•Organização: mobilização dos recursos humanos e materiais para transformar o plano em ação;
•Comando: estabelecimento de orientações para os empregados e obtenção de execução;
•Coordenação: obtenção da unificação e harmonia de todas as atividades e esforços;
•Controle: verificação de que as coisas aconteçam em conformidade com as regras.

(SILVA, 2007, p. 135)

•Divisão do trabalho – entre grupos e indivíduos;
•Autoridade e responsabilidade – Fayol definia autoridade como “o direito de dar ordens e o poder para a exata obediência”;
•Disciplina- necessidade de esforço de maneira ordenada;
•Unidade de comando – trabalhadores receber ordens de um único gerente;
•Unidade de direção – objetivo organizacional comum;
•Subordinação do interesse individual ao interesse geral;
 
Os principios gerais da Administração 
 
•Remuneração do pessoal – pagamento justo;
•Centralização – “diminuição da importância do papel do subordinado;
•Hierarquia – linha de autoridade, autoridade atribuída a hierarquia
•Ordem – um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar;
•Equidade – todos os empregados deveriam ser tratados o mais igualmente possível;
•Estabilidade do pessoal – retenção dos trabalhadores;
•Iniciativa – “atividade por vontade própria”;
•União do pessoal  – harmonia e a boa vontade geral (SILVA, 2007, p. 136-137). 

Apreciação crítica:

 qObsessão pelo comando

qA empresa como sistema fechado
qManipulação dos trabalhadores.
 
 

ADM. CIENTÍFICA

AD.CLÁSSICA

Precursor

Taylor

Fayol

Origem

Chão de fábrica

Gerência Administrativa

Ênfase

Adoção de métodos racionais padronizados; máxima divisão de tarefas

Estrutura formal da empresa; adoção de princípios administrativos pelos altos escalões

Enfoque

Produção

Gerência

 

Burocracia (30/04/2018 - 07/05/2018)

Nasceu em 21 de abril de 1864, Erfurt-Alemanha, foi um intelectual, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Considerou a Burocracia, como sistema ideal, cuja contribuição foi de extrema relevância no campo de estudo das organizações.  

  Alguns de seus trabalhos são: A ética protestante e o espírito do capitalismo, Ensaios de sociologia, Ciência e política: duas vocações e Sobre a teoria das ciências sociais. Max Weber morreu de pneumonia em Munique, Alemanha, a 14 de junho de 1920.

“ O principal motivo para a existência das organizações é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas”. (MAXIMIANO, 2002, p.130)

qDestaque: Max Weber
qÊnfase: Na estrutura
qOrigens da Burocracia:
§Racionalidade
§Equação dinâmica entre meios e fins.
§Ética Protestante
§Enorme relevância  na determinação no comportamento do homem organizacional.
 
qDefinição

 

“ Sistema racional – instrumental que busca organizar de forma estável e duradoura a cooperação humana para o atingimento de objetivos explícitos e formalizados.”

(MOTTA, 2006, p.131)

•Segundo Weber, as organizações formais modernas baseiam-se em leis, que as pessoas aceitam por acreditarem que são racionais.
•Weber não tentou definir as organizações, nem estabelecer padrões que elas devessem seguir. Seu tipo ideal não é um modelo prescritivo, mas uma abstração descritiva.
•Estudou e procurou descrever o alicerce formal-legal em que as organizações reais se assentam. Sua atenção estava centrada no processo de autoridade-obediência. 
 
•Weber analisou a burocracia iniciando com a discussão dos processos interligados de dominação e obediência.
•Segundo Weber autoridade é a probabilidade de haver obediência dentro de um grupo determinado. Sendo assim, há três tipos puros de autoridade ou dominação: as base da autoridade
•Carisma : a obediência deve-se a devoção dos seguidores pelo líder, ou seja, a autoridade está na própria pessoa do líder;
•Tradição: os seguidores obedecem por que o líder aparenta ter o direito de comando segundo os usos e costumes;
•Legal-racional: a obediência dos seguidores deve-se à crença no direito de dar ordens que a figura da autoridade  tem.
 
•Premissas da autoridade legal-racional:
•Formalidade: as burocracias são essencialmente sistemas de normas. A figura da autoridade é definida pela lei, que tem como objetivo a racionalidade da coerência entre meios e fins;
•Impessoalidade: nas burocracias, os seguidores obedecem à lei. As figuras da autoridade são obedecidas por que representam a lei.
•Profissionalismo: as burocracias são formadas por funcionários. Como fruto de sua participação, os funcionários obtêm os meios para sua subsistência. As burocracias operam como sistemas de subsistência para os funcionários.  
 
qCaracterísticas:

 

§Caráter legal e normativo;
§Formalidade das comunicações;
§Racionalismo e divisão do trabalho;
§Impessoalidade e hierarquia;
§Rotinas e procedimentos padronizados;
§Meritocracia;
§Profissionalização;
§Especialização da administração;
§Previsibilidade.
 
qDisfunções:

 

§Exagero no cumprimento de regras
§Apego exagerado a regulamentos
§Formalismo e papelório
§Resistência a mudanças
§Despersonificação
§Categorização
§Abusos de autoridade
§Conflitos com o público
 

Tipo de poder

Tipo de contrato psicológico

Tipo de organização

Poder coercitivo (com base em punições)

Alienatório: obediência sem questionamento

Coercitiva: objetivo é controlar o comprometimento

Poder manipulativo:baseia-se em recompensas

Calculista: obediência interesseira

Utilitária: objetivo é obter resultados por meio de barganhas com os funcionários

Poder normativo: baseia-se em crenças e símbolos

Moral: disciplina interior

Normativa: objetivo é realizar missão ou tarefa em que os participantes acreditam.

Burocracia e Enfoque comportamental (08/05/2018 - 15/05/2018)

Vantagens da Burocracia

•Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
•Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;
•Rapidez nas decisões;
•Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação escrita;
 
Enfoque Comportamental 
 
•O estudo do enfoque comportamental em seu primeiro momento se concentra em:
•O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores;
•Psicologia industrial;
•Estudo do fator humano no papel dos gerentes e
•Estudo da dinâmica de grupo e da liderança.
• No segundo momento é analisado em separado:

 •A experiência de Hawthorne – origem das Relações Humanas.

•O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores
•Cinco tendências integram essa corrente:
•A ação prática dos sindicatos, declaradamente criados para defender os trabalhadores e melhorar as condições de trabalho;
•As experiências humanistas de Robert Owen em New Lamark, e da Fundição Soho;
•A influência marxista com a comunização dos bens e dessa forma acabar com as desigualdades;
•A doutrina social da Igreja – encíclica de 189, Rerum Novarum, do Papa Leão XIII;
•O pensamento humanista na escola clássica.
 
•Contribuições de Henry Gant – 1908;
•Conceitos sobre o comportamento humano no trabalho do casal Gilbreth;
•Oliver Sheldon – 1923 The Philosophy of management em sua obra expõe que:
•O problema fundamental da indústria era equilibrar o problema da produção com a humanidade da produção.
•Sheldon sugeriu as seguintes regras:
•Os trabalhadores deveriam ajudar a organizar seu ambiente de trabalho;
•Deveriam dispor de meios para alcançar um padrão de vida respeitável;
•Dispor de tempo apropriado de lazer para o autodesenvolvimento. 
•Deveriam ficar protegidos do desemprego involuntário;
•Deveriam participar dos lucros de acordo com sua contribuição;
•Nas relações entre mão-de-obra e empregados, deveria predominar o espírito da igualdade.
•Segundo Mary Parker Follett, o homem no trabalho era motivado por necessidades e desejos idênticos aos que motivavam em outras circunstâncias. (MAXIMIANO,2002, p. 235)
 
•Estudo do fator humano no papel dos gerentes
•Chester Barnard (1886-1961) – executivo de uma empresa de telecomunicações nos anos 30.
•E m sua análise acerca das organizações em sua obra As funções do executivo (1938) teve grande influência no pensamento de muitos outros autores da época.
•Barnard considerava as organizações essencialmente sistemas cooperativos, ou seja, as organizações são veículos de ação social, têm um propósito moral.
•A cooperação é alcançada quando há equilíbrio entre benefícios ofertados pela organização e esforço do indivíduo como contrapartida.
•Psicologia industrial
•Contribuição da psicologia na passagem do século XX: seleção e treinamento de pessoal;
•Hugo Munsterberg – Psychology of industrial efficiency primeiro trabalho importante sobre o assunto;
•A psicologia industrial focou de testes de seleção e colocação de pessoal.
•Dinâmica de grupo e liderança
•Kurt Lewin – pai da dinâmica de grupo.
•Seus estudo tiveram impacto ao identificar três tipos diferentes de liderança:

 •Autoritário:não permite participação nas decisões.

•Democrático: encorajava a participação e  o debate.
•Liberal: dava total autonomia ao grupo.
 
 
 
 
Teoria das Relações Humanas - Teoria do Estruturalismo e Burocracia (21/05/2018 - 22/05/2018)
•Escola das Relações Humanas
•Experiência de Hawthorne – revelou a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos e deu a partida para os estudos sistemáticos sobre a organização informal.
•Experimento realizado no período de 1927 a 1933.
•Em 1933 Mayo publicou o livro The human problems of industrial civilization. A idéia central da sua obra se concentra em discutir sobre o desempenho das pessoas depende muito menos dos métodos de trabalho, segundo a visão da administração científica, do que dos fatores emocionais comportamentais.
•A experiência de Hawthorne
•Os estudos realizados na Western Elétric constituem talvez o mais importante programa de pesquisa do Comitê do Trabalho da Indústria, do Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos
•As pesquisas de Hawthorne não foram coordenadas somente por Elton Mayo;
•Os experimentos em Hawthorne são de extrema importância na teoria.
•Os estudos de Hawthorne foram divididos em quatro fases:
•Estudos da iluminação – verificar a relação entre o nível de iluminação e a produtividade
•Houve três experimentos separados de iluminação:
•1º fase – diferentes níveis de iluminação
•2º fase – dois grupos  - um grupo iluminação constante e segundo grupo iluminação variável
•3º fase – grupo controlado de trabalhadores um grupo constante e outro grupo de iluminação de várias.
•Estudos da sala de teste de montagem de relés - - objetivo dos estudos da sala de montagem de relés era verificar, sob condições cuidados e controladas, quais os efeitos das pausas para descanso e da fadiga sobre a produtividade do emprego
•O programa de entrevistas – o programa de entrevistas revelou a existência de comportamentos que indicavam que os empregados começavam a se agrupar informalmente.
•Os estudos da sala de observação de montagem de terminais – destinava-se a estudar mais intensamente o mecanismo de processos de pequenos grupos  “para obter informações mais precisas sobre os grupos sociais dentro da organização”.
•Principais conclusões de Elton Mayo:
•Efeito Hawtorne – bom tratamento por parte da gerência influenciou no desempenho dos trabalhadores;
•Lealdade ao grupo – o sistema social formado pelos grupos determina o resultado do indivíduo;
•Esforço coletivo – identificação da importância dos grupo informais e sua influência no desempenho do indivíduo;
•Conceito de autoridade – o supervisor de primeira linha deve ser não um controlador, mas um intermediário entre administração superior e os grupos. 
 
•Estruturalismo
•Método desenvolvido na linguística, invadiu posteriormente as demais áreas do conhecimento social, como, economia, sociologia, a teoria das organizações, a ciência política e a psicologia;
•Teoria estruturalista surgimento na década de 50;
•Surgiu como um desdobramento da Burocracia tentando resolver os conflitos existente s entra a Teoria Clássica, Científica , a  Teoria de Relações humanas  e a própria Teoria da Burocracia(FERREIRA; PEREIRA; REIS, 2002, p. 52) .

 

•A ideia básica do Estruturalismo é considerar a organização em todos os seus aspectos como uma só estrutura, fornecendo uma visão integrada da mesma;
•Analisar as influências de aspectos externos sobre a organização;
•O impacto de seus próprios aspectos internos;
•As múltiplas relações que se estabelecem ente eles;
•Os estruturalistas sugeriram que a teoria das relações humanas não permitia uma visão completa da organização e que sua visão parcial favorecia a administração e iludia os trabalhadores.

(FERREIRA; PEREIRA; REIS, 2002, p. 52)

•A palavra “estrutura” significa tudo o que a análise interna de uma totalidade revela, ou seja, os elementos internos de um sistema, sua inter-relações e sua disposição .
•A sua relevância na ciência é reconhecido pela facilidade de ser aplicada a coisas diferentes, permitindo comparação entre elas;
•A expressão estrutura social popularizou-se após 1930;
•Na Inglaterra um período anterior ao XVI o termo estrutura assumia a acepção do modo como um edifício era construído;
•Spencer (1858) utilizou o termo estrutura associado ao conceito de função , fazendo assim uma analogia às funções anatômicas.
•Estruturalismo  e o conceito de Sistema
•Para o estruturalismo o conceito de sistema é de especial importância, por considerar o relacionamento das partes na constituição do todo, isto é;
•O estruturalismo implica totalidade e interdependência;
 
•Correntes Estruturalistas
•Estruturalismo abstrato – essa corrente se concentra na análise de modelos e tradições culturais que emergem das relações sociais;
•Estruturalismo concreto – considera a estrutura a própria definidora do objeto. O conjunto de relações sociais, em dado momento, constituiria uma estrutura a ser analisada e compreendida.
•Estruturalismo fenomenológico – De acordo com Merleau Ponty, conhecer é sempre aprender um dado em certa função, sob certa relação, enquanto significa ou se apresenta ao observador tal ou qual estrutura.
•Estruturalismo dialético- a análise que descobre as partes força a preparar o seu surgimento ao longo do desenvolvimento do todo. 
 
•Weber e a não-determinação humana
•A burocracia é uma tentativa de formalizar e coordenar o comportamento humano por meio de exercício da autoridade racional-legal para o atingimento de objetivos organizacionais gerais.
•Até na situação mais coercitiva, um homem pode decidir não agir conforme lhe é ordenado, se estiver disposto a aceitar as consequências da desobediência.
 
•Gouldner 
•Seu estudo em uma mina de gesso, constatou que os membros de uma organização não têm os mesmo interesses e objetivos;
•Propôs que as regras burocráticas representavam os interesses de parte dos membros da organização e conflitavam com outros;
•Gouldner  relata três tipos de estrutura burocrática:
•Falsa burocracia – regras não refletem o interesse de nenhum grupo organizacional;
•Burocracia representativa – regras representam o interesse concreto de todos os grupos organizacionais;
•Burocracia autocrática – estrutura baseada em regras que um grupo impõe aos outros grupos.
 
 
Discussão de artigo científico (28/05/2018 - 28/05/2018)
Teoria Estruturalista e Teoria do Sistema (29/05/2018 - 29/05/2018)
•Gouldner 
•Seu estudo em uma mina de gesso, constatou que os membros de uma organização não têm os mesmo interesses e objetivos;
•Propôs que as regras burocráticas representavam os interesses de parte dos membros da organização e conflitavam com outros;
 
•Gouldner  relata três tipos de estrutura burocrática:
•Falsa burocracia – regras não refletem o interesse de nenhum grupo organizacional;
•Burocracia representativa – regras representam o interesse concreto de todos os grupos organizacionais;
•Burocracia autocrática – estrutura baseada em regras que um grupo impõe aos outros grupos.
 
•Funções latentes da regra:
•Permitem o controle a distância;
•Restringem as relações entre as pessoas, aumentando a impessoalidade na organização;
•Restringem a arbitrariedade do superior e legitimam as sanção, opõem-se ao clientelismo;
•Tornam possível a apatia, ou seja, o comportamento do subordinado que se limita a aplicar as normas ao caso;
•Gera um espaço de negociação ente subordinado e a hierarquia.
•Philip Selzinck
•Estudo  da uma agência governamental para administrar  uma fábrica de fertilizantes e uma usina elétrica.
•A Tennessee Valley Authorithy (TVA) definiu sua política grass roots a partir de três princípios:
•Autonomia gerencial ;
•Participação;
•Associação entre TVA e governo local .
•Objetivos da TVA:
•Objetivos internos – comunicação eficiente entre as instâncias administrativas;
•Objetivos externos – ajuste da agência aos problemas locais.

 

•Selznick  ao analisar o processo de institucionalização de algumas expressões , relatou alguns dos efeitos indesejados:
•Dilema entre teoria e prática;
•Dilema entre participação e escolha seletiva;
•Dilema entre as dimensões da perenidade e da fluidez das políticas administrativas;
•Dilema entre apego às regras e renovação de políticas administrativas.
•Michel Crozier
•Em seu estudo sobre a burocracia francesa:
•Confirma as características das organizações induzem comportamentos nos grupos que reforçam ainda mais essas mesmas regras e estruturas, em um círculo vicioso;
•Adotou o pressuposto da racionalidade limitada de Simon;
•Alguns elementos da análise crozeriana:
•A)Ação coletiva;
•B) Efeitos inesperados;
•C) Problemas da ação coletiva :
•Para o autor a integração dos indivíduos e grupos à organização se faz normalmente de três formas:
•Coerção;
•Manipulação afetiva ou ideológica;
•Negociação entre os grupos organizacionais .
 
 
 
 
 
Suspensão de aula - Greve dos caminhoneiros (04/06/2018 - 05/06/2018)
Apresentação de Seminário (11/06/2018 - 11/06/2018)

Teoria sobre liderança 

Apresentação de Seminário (12/06/2018 - 12/06/2018)

Cultura organizacional 

Apresentação de Seminário (18/06/2018 - 18/06/2018)

Papel dos gerentes 

Apresentação de Seminário (19/06/2018 - 19/06/2018)

Administração da qualidade

Preparação para exame final (25/06/2018 - 25/06/2018)
Exame final (26/06/2018 - 26/06/2018)

Exame final 

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 16 17 23 24 30 01 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19 25 26
1 2018903**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018901**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 8
4 2018901**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 30
5 2017913**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 18
6 2018903**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 0 0 2 0 0 30
7 2018903**** 0 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 54
8 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
9 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 6
10 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 0 0 2 0 2 2 0 0 18
11 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 6
12 2018903**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 14
13 2018903**** 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 30
14 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018901**** 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 14
23 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 66
27 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 20
29 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2
31 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2018901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2018902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018903**** 2,6 9,5 9,0 7.0 2 AM
2 2018903**** 8,0 9,5 8,5 8.7 0 AM
3 2018902**** 4,8 8,5 9,8 7.7 0 AM
4 2018900**** 3,9 9,0 9,0 7.3 0 AM
5 2018903**** 3,6 9,5 8,0 7.0 2 AM
6 2018903**** 7,7 8,5 9,5 8.6 0 AM
7 2018902**** 6,9 8,0 7,0 7.3 0 AM
8 2018902**** 2,8 0,0 0,0 0.9 18 RF
9 2017914**** 2,8 8,3 9,8 7.0 0 AM
10 2018901**** 6,6 9,0 9,5 8.4 2 AM
11 2018902**** 4,9 9,0 8,0 7.3 0 AM
12 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 54 RF
13 2018902**** 3,1 0,0 0,0 1.0 0 RN
14 2018903**** 4,3 9,5 9,0 7.6 2 AM
15 2018902**** 8,4 9,0 9,5 9.0 2 AM
16 2018902**** 2,8 9,0 8,5 7.1 7.0 0 EF
17 2018901**** 6,7 8,0 9,0 7.9 6 AM
18 2018900**** 4,3 9,0 9,0 7.4 4 AM
19 2018901**** 5,4 8,0 9,0 7.5 8 AM
20 2018901**** 9,3 0,0 0,0 3.1 20 RF
21 2018901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
22 2018901**** 5,0 8,0 9,5 7.5 0 AM
23 2017913**** 3,8 9,0 8,5 7.1 18 RF
24 2018903**** 2,6 0,0 0,0 0.9 30 RF
25 2018901**** 2,1 0,0 0,0 0.7 30 RF
26 2018901**** 8,0 8,0 9,0 8.3 14 AM
27 2018903**** 6,6 8,5 9,5 8.2 0 AM
28 2018902**** 6,0 9,8 9,0 8.3 0 AM
29 2018901**** 2,8 9,0 9,5 7.1 2 AM
30 2018902**** 4,2 9,5 9,5 7.7 0 AM
31 2018901**** 6,9 8,0 7,0 7.3 0 AM
32 2018903**** 3,9 8,0 9,0 7.0 0 AM
33 2018903**** 6,6 9,5 9,0 8.4 6 AM
34 2018902**** 5,0 8,5 9,0 7.5 0 AM
35 2018903**** 2,8 0,0 0,0 0.9 30 RF
36 2018903**** 7,0 9,5 9,5 8.7 14 AM

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Título

Data
Revisão de notas disponíveis 24/06/2018
Exame final 24/06/2018
Notas disponíveis 23/06/2018
Envio das apresentações 19/06/2018
Seminários em Administração 31/05/2018
Notas disponíveis 31/05/2018
Retificação sobre aulas 06/05/2018
Licença Médica 09/04/2018
Licença médica 01/04/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 05:27