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renata dourado pinho

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

DCAI113 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Revisão de MKT I (06/03/2018 - 15/03/2018)

Nivelamento em conceitos de marketing I. 

   Diretrizes 3ª Av. parcial MKT II 
Definição da estratégia de produto (20/03/2018 - 22/03/2018)
■O que é o composto de Marketing?
–Os 4 Ps propostos por McCarthy (1960), professor da Michigan State University, são uma simplificação da ideia de marketing mix  de Neil Borden (1964) que usou a expressão para descrever a enorme variedade de elementos que devem ser geridos para se produzir um bom plano de marketing.
 
■Os 4p’s representam a aplicação das ferramentas de marketing pela empresa, que prepara um conjunto de produtos;
■Define o preço a ser cobrado e as condições de pagamento ou financiamento;
■Onde e como vai vendê-los;
■Seleciona as ferramentas de comunicação mais adequadas para atingir seu público-alvo.
 
•McCarthy organizou as ferramentas de marketing utilizadas por uma empresa para atingir seus objetivos em quatro grupos de decisões:

 

•Produto (product);
•Preço (price);
•Praça/ponto(place); e
•Promoção(promotion).
 
•Em complemento aos 4 Ps, o professor Richers desenvolveu um modelo que relaciona marketing ao seu ambiente, os 4 As:
•Análise;
•Adaptação;
•Ativação; e
•Avaliação.
•O Prof. Richers foi professor da EAESP-FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Richers é um dos professores pioneiros de Marketing no Brasil.
 
■O que é um produto ?
■“Algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade.
■Incluem objetos físicos, serviços, eventos pessoas, lugares, organizações, ideias ou um misto de todas essas entidades”(KOTLER, 2007, p. 200).
Classificação dos bens ; Marca; Embalagem (27/03/2018 - 27/03/2018)
■A matéria-prima: a) produtos  agropecuários. EX: trigo, algodão, gado, frutas. b) produtos naturais. Ex: peixes, madeira, óleo cru e minério de ferro.
■Sua natureza perecível e sazonal requer práticas de marketing especiais, enquanto seu caráter de commodity resulta em relativamente pouca atividade promocional, com algumas exceções.
 
 
■Os materiais e peças manufaturados recaem em duas categorias:
■a) Materiais componentes. Ex: ferro, fibras têxteis, cimento e fios condutores; a2) Peças componentes. Ex: pequenos motores, pneus, peças moldadas;
■B) Materiais componentes. Ex: ferro-gusa é transformada em aço.
 
■Matéria-prima – são itens não processados que são transformados em partes componentes ou produtos acabados. Ex: trigo, cobre e algodão.
■Suprimentos – são bens industriais consumidos no processo de produção de outros produtos. Eles facilitam o processo de produção, mas não entram no produto. Ex: lâmpadas, canetas.
■Serviços empresariais – são serviços que dão suporte às atividades da organização. Ex: pesquisa de marketing.
 
■Bens de capital: longa duração, facilitam o desenvolvimento e administração do produto.
–Ex: edificações (fábricas, escritórios);  equipamentos imobilizados(geradores, furadeiras de colunas, elevadores);
 
■Suprimentos e serviços:
–Ex: suprimentos operacionais (lubrificantes, carvão, papel) e itens de manutenção e reparo (tinta, pregos, vassouras).
 
•Decisões de produtos e serviços
•Atributos de produtos e serviços:
•Qualidade do produto – as características de um produto ou serviço que sustentam sua capacidade satisfazer necessidades expressas ou implícitas dos clientes.
•A qualidade do produto tem duas dimensões:
•Nível; e
•Consistência
 
■Critérios que determinam a percepção geral da qualidade do produto:
■Desempenho;
■Características;
■Confiabilidade;
■Conformidade;
■Durabilidade;
■Serviços;
■Estética; e
■Avaliação geral.
 
■Características do produto
–São as especificações técnicas do produto.
■Ex: o sorvete Triple Brownie Overload da Haagen-Dazs contém sorvete de chocolate, nozes, calda de chocolate e pedaços de brownie. E mais de 20% de calorias que o sorvete comum.
 
■Estilo e Design do produto
–Estilo descreve a aparência de um produto;
–O design está além da superfície, envolve criar atributos de produto ou serviço, envolve moldar a experiência dos clientes em relação ao produto ou serviço;
–Um bom design começa com um profundo conhecimento das necessidades dos clientes em relação ao produto ou serviço.
 
■Marca
–É um nome, termo, sinal, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que identifica o fabricante ou vendedor de um produto ou serviço;
–Os nomes de marcas ajudam os consumidores a identificar produtos que possam lhes trazer benefícios.
 
■A Embalagem
–Envolve o projeto e a produção do recipiente ou envoltório de um produto;
–A função primordial da embalagem era conter e proteger o produto;
–A embalagem passou a ser uma ferramenta de  marketing;
–Atrair, descrever, efetuar a venda;
–Embalagens inovadoras podem conferir à empresa uma vantagem sobre seus concorrentes e aumento de vendas.
 
■Os rótulos podem ser desde simples etiquetas presas aos produtos até projetos gráficos complexos que fazem parte da embalagem.
■O rótulo identifica o produto ou a marca;
■Pode descrever várias coisas sobre o produto:
■Fabricante;
■Onde foi produzido;
 
■Conteúdo;
■A forma de consumo;
■Modo de utilização;
■Deve promover e apoiar seu posicionamento.
 
■Uma linha de produtos é um grupo de produtos intimamente relacionados porque:
–Funcionam de maneira semelhante;
–São vendidos ao mesmo grupo de clientes;
–São comercializados pelos mesmos tipos de lojas; ou
Se incluem em determinadas faixas de preços. 
 
■Extensão da linha de produtos
–O número de itens que ela comporta;
■Uma empresa pode aumentar a extensão de sua linha de produtos de duas maneiras:
–Ampliação – ampliar para baixo, para cima ou em ambos os sentidos.
–Complementação – adicionar itens à faixa atual da linha.
 
 
Diferenciação de bens e produtos ; Design; Embalagem (29/03/2018 - 29/03/2018)
■O que são Serviços?

 

■“São um tipo de produto que consiste em atividades, benefícios ou satisfações oferecidas para venda que são essencialmente intangíveis e não resultam na posse de nada”(KOTLER, 2007, p. 200).
 
■Níveis de produtos e serviços
–O nível mais básico é o Benefício central
■O que o comprador está de fato comprando?
■Ao projetar produtos os profissionais de marketing devem primeiro definir os benefícios ou serviços centrais ligados à solução de problemas, que os consumidores procuram;
 
■No 2ª nível: o benefício central deve ser transformado em um produto básico;
■Atributos do produto:
–Design;   Embalagem;
–Qualidade;  
–Marca;
 
■Produto esperado 
■Oferece serviços e benefícios esperados pelo consumidor;
–Ex: hóspedes de um hotel esperam uma cama arrumada, toalhas limpas.
■Produto Ampliado
–Atende aos desejos dos consumidores além de suas expectativas;
■ Essencialmente, a concorrência de   hoje ocorre no nível de produto ampliado
 
■Nos países menos desenvolvidos, a concorrência ocorre no nível de produto esperado.
■“A nova concorrência não está entre o que as empresas produzem em suas fábricas, mas entre o que acrescentam a seus produtos na forma de embalagem, serviços, propagandas, sugestões do consumidor, financiamento, condições de entrega, armazenagem e outras coisas que as pessoas valorizam”(LEVITT, 1969, p. 2 apud KOTLER, 2011, p. 384)
 
–Ampliação custa dinheiro;
–Deve-se perguntar se os consumidores pagarão o custo extra;
–Os benefícios ampliados em breve tornam-se benefícios esperados;
–Concorrente pode fazer ação contrária, simplificar o produto e deixando-o mais barato;
 
■Produto Potencial
–Envolve todas as ampliações e transformações que este produto deve sofrer no futuro;
–O produto potencial aponta a possível evolução;
•1. Família de necessidade: a necessidade atendida por uma família de produtos.
•Exemplo embelezamento.

 •2. Família de produtos: produtos com certa similaridade que satisfazem uma determinada família de necessidade.

•Exemplo: maquiagem.
 
•3. Classe de produtos: grupo de produtos dentro de uma família de produtos com coerência funcional. Por exemplo: A Natura oferece produtos que tratam da pele, oferecendo:
•Natura Diversa - hidratação prolongada;
•Natura Aquarela produtos com preços mais acessíveis ;
•Natura Faces - produtos com embalagens inovadoras e diferenciadas ; e
•Natura única - produtos de textura mais fina e embalagens mais sofisticadas.
 

. Linha de produtos: grupo de produtos dentro de uma classe de produtos, que desempenham uma função semelhante, são vendidos para os mesmos segmentos de clientes e comercializados pelos mesmos canais e com preços semelhantes.

  Exemplo: maquiagem para boca.

5. Tipo de produtos: um grupo de itens que compartilha uma das formas que o produto pode ter.   Exemplo: gloss.

6. Item: um produto que se distingue pelo tamanho, preço, aparência ou outro atributo.

  Exemplo: Gloss Extremo Conforto Natura FPS 15, cor Orvalho.

 

 
 

 

 

 
Licença médica (03/04/2018 - 12/04/2018)
Determinação de Preços (17/04/2018 - 17/04/2018)

Etapa 1: Seleção do objetivo de determinação de preços

■Onde deseja posicionar sua oferta no mercado.
■Quanto mais claros seus objetivos , mais fácil a determinação de preços.
■Os objetivos principais são:
–Sobrevivência: preços baixos a fim de superar as turbulências e escassez de recursos.
–Maximização do lucro total : preços que maximizem o lucro corrente  por meio da estimativa de demanda e custos associados a preços alternativos.
 
■Maximização da participação de mercado: Maior volume de vendas levará a um custo unitário menor e a maiores lucros a longo prazo.
Desnatamento máximo do mercado: empresas que lançam tecnologias novas preferem determinar preços altos para maximizar o desnatamento de mercado.      O desnatamento do mercado faz sentido sob as seguintes condições: a) um número suficiente de compradores tem uma demanda corrente alta; b) o custo unitário de produzir um pequeno volume não é alto a ponto de anular a vantagem de cobrar aquilo que o mercado tem condições de pagar; c) o preço inicial elevado não atrai mais concorrentes para o mercado; d) o preço elevado comunica a imagem de um produto de qualidade superior.
 
■Liderança na qualidade do produto: ser líder em qualidade de produto do mercado. “Luxo acessível”. Ex: Victória’s Secret, BMW e Starbucks.
■Outros objetivos: Companhia teatral sem fins lucrativos pode determinar o preço de suas produções a fim de vender o máximo de lugares no teatro. 
 
■Cada preço levará a um nível diferente de demanda e portanto, terá um impacto diferente nos objetivos de marketing.
■A relação é normalmente inversa entre preço e demanda.
■Quanto mais alto o preço, menor a demanda;
■No caso de artigos de luxo ou prestígio, a curva de demanda às vezes se inclina para cima. Ex: perfumes mais vendas mais elevadas.
■Alguns consumidores consideram o preço mais elevado um indicador de um produto melhor.
 
■Sensibilidade a preço: a curva de demanda mostra o volume provável de compras do mercado ante a alternativas de preço.
■Buscar compreender o que afeta tal sensibilidade;
■De modo geral os consumidores são menos sensíveis a preços para produtos de baixo custo ou comprados com pouca frequência;
■Também são pouco sensíveis quando da escassez, ou seja, a) não há ou existem poucos substitutos ou concorrentes; b)não reparam de imediato no preço mais elevado; c) são lentos em mudar seus hábitos de compra; d) acham que os preços mais altos são justificados e e) o preço é apenas uma pequena parte do custo total de obtenção, operação e manutenção do produto durante sua vida útil.
 
■Maximização da participação de mercado: Maior volume de vendas levará a um custo unitário menor e a maiores lucros a longo prazo.
■Desnatamento máximo do mercado: empresas que lançam tecnologias novas preferem determinar preços altos para maximizar o desnatamento de mercado.      O desnatamento do mercado faz sentido sob as seguintes condições: a) um número suficiente de compradores tem uma demanda corrente alta; b) o custo unitário de produzir um pequeno volume não é alto a ponto de anular a vantagem de cobrar aquilo que o mercado tem condições de pagar; c) o preço inicial elevado não atrai mais concorrentes para o mercado; d) o preço elevado comunica a imagem de um produto de qualidade superior.
 
■Liderança na qualidade do produto: ser líder em qualidade de produto do mercado. “Luxo acessível”. Ex: Victória’s Secret, BMW e Starbucks.
■Outros objetivos: Companhia teatral sem fins lucrativos pode determinar o preço de suas produções a fim de vender o máximo de lugares no teatro. 
 
■Cada preço levará a um nível diferente de demanda e portanto, terá um impacto diferente nos objetivos de marketing.
■A relação é normalmente inversa entre preço e demanda.
■Quanto mais alto o preço, menor a demanda;
■No caso de artigos de luxo ou prestígio, a curva de demanda às vezes se inclina para cima. Ex: perfumes mais vendas mais elevadas.
■Alguns consumidores consideram o preço mais elevado um indicador de um produto melhor.
 
■Sensibilidade a preço: a curva de demanda mostra o volume provável de compras do mercado ante a alternativas de preço.
■Buscar compreender o que afeta tal sensibilidade;
■De modo geral os consumidores são menos sensíveis a preços para produtos de baixo custo ou comprados com pouca frequência;
■Também são pouco sensíveis quando da escassez, ou seja, a) não há ou existem poucos substitutos ou concorrentes; b)não reparam de imediato no preço mais elevado; c) são lentos em mudar seus hábitos de compra; d) acham que os preços mais altos são justificados e e) o preço é apenas uma pequena parte do custo total de obtenção, operação e manutenção do produto durante sua vida útil.
 
 
 
■Estimativa de curvas de demanda
■Levantamentos: quantas unidades os consumidores comprariam a diferentes preços propostos.
■Experiências com preços: podem variar o preço de diversos artigos diferentes para o mesmo item em territórios semelhantes a fim de verificar como a alteração afeta as vendas.
■Análise estatística: de preços praticados no passado, quantidades vendidas e outros fatores históricos pode revelar a relação entre eles.
■Elasticidade de preço/demanda: os profissionais de marketing precisam saber o quanto a demanda seria reativa, ou elástica, a uma mudança de preço.
 
Decisões sobre o composto de marketing (17/04/2018 - 26/04/2018)

O produto pode ser classificado quanto à tangiblidade, durabilidade e uso:

 Segundo a Durabilidade,Tangibilidade :

Bens não duráveis : são bens tangíveis normalmente consumidos ou usados uma ou poucas vezes. Consumidos rapidamente e com frequência.

Ex: cerveja, sabão e sal

Bens duráveis – bens tangíveis normalmente usados por determinado período.

Ex: refrigeradores, vestuário

 

Serviços -  produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis que exigem mais controle da qualidade.

Ex: corte de cabelos, consertos

■Classificação de Bens de consumo e industriais
■Produtos de conveniência – são comprados com frequência e com tempo mínimo. Geralmente são caros. Ex: lavagem de roupas
■Produtos de compra comparada – são comparados depois do empenho de algum esforço para comparação de diferentes alternativas. Ex: equipamentos eletrônicos
 
■Produtos de especialidade – são únicos em algum aspecto, comprados com pouca frequência e, geralmente, caros. Ex: casas, automóveis de luxo ou alto desempenho.
■Produtos não procurados – são produtos que os consumidores normalmente não procuram e dos quais talvez nem tenham conhecimento.  Ex: seguro de vida .
 
■Classificação de Bens Industriais:

 Instalações – são bens industriais não portáteis, como fornalhas e linhas de montagem, que são de grande porte. 

Equipamento acessório – são equipamentos e ferramentas fabris portáteis usados no processo de produção , mas que não se tornam parte do produto acabado. Ex: chave de fenda.

Componentes – são peças e materiais processados que fazem parte dos produtos acabados. Ex: motores e transistores.

■Os bens industriais podem ser classificados segundo seu custo relativo e o modo como entram no processo de produção:
■Materiais e peças : são bens que entram no processo de fabricação dos produtos manufaturados e se dividem em duas classes:
■a) Matérias-primas e;
■ b) Materiais e peças manufaturados.
 
Decisões sobre o composto de marketing - classificação de bens (26/04/2018 - 03/05/2018)
■Classificação de Bens Industriais:

 Instalações – são bens industriais não portáteis, como fornalhas e linhas de montagem, que são de grande porte. 

Equipamento acessório – são equipamentos e ferramentas fabris portáteis usados no processo de produção , mas que não se tornam parte do produto acabado. Ex: chave de fenda.

Componentes – são peças e materiais processados que fazem parte dos produtos acabados. Ex: motores e transistores.

■Os bens industriais podem ser classificados segundo seu custo relativo e o modo como entram no processo de produção:
■Materiais e peças : são bens que entram no processo de fabricação dos produtos manufaturados e se dividem em duas classes:
■a) Matérias-primas e;
■ b) Materiais e peças manufaturados.
 
■A matéria-prima: a) produtos  agropecuários. EX: trigo, algodão, gado, frutas. b) produtos naturais. Ex: peixes, madeira, óleo cru e minério de ferro.
■Sua natureza perecível e sazonal requer práticas de marketing especiais, enquanto seu caráter de commodity resulta em relativamente pouca atividade promocional, com algumas exceções.
 
■Os materiais e peças manufaturados recaem em duas categorias:
■a) Materiais componentes. Ex: ferro, fibras têxteis, cimento e fios condutores; a2) Peças componentes. Ex: pequenos motores, pneus, peças moldadas;
■B) Materiais componentes. Ex: ferro-gusa é transformada em aço.
 
■Matéria-prima – são itens não processados que são transformados em partes componentes ou produtos acabados. Ex: trigo, cobre e algodão.
■Suprimentos – são bens industriais consumidos no processo de produção de outros produtos. Eles facilitam o processo de produção, mas não entram no produto. Ex: lâmpadas, canetas.
■Serviços empresariais – são serviços que dão suporte às atividades da organização. Ex: pesquisa de marketing.
 
■Bens de capital: longa duração, facilitam o desenvolvimento e administração do produto.
–Ex: edificações (fábricas, escritórios);  equipamentos imobilizados(geradores, furadeiras de colunas, elevadores);
 
■Suprimentos e serviços:
–Ex: suprimentos operacionais (lubrificantes, carvão, papel) e itens de manutenção e reparo (tinta, pregos, vassouras).
 
Feriado Nacional- Dia do trabalho (01/05/2018 - 01/05/2018)
Decisões de produtos e serviços (08/05/2018 - 10/05/2018)
•Atributos de produtos e serviços:
•Qualidade do produto – as características de um produto ou serviço que sustentam sua capacidade satisfazer necessidades expressas ou implícitas dos clientes.
•A qualidade do produto tem duas dimensões:
•Nível; e
•Consistência
 
■Critérios que determinam a percepção geral da qualidade do produto:
■Desempenho;
■Características;
■Confiabilidade;
■Conformidade;
■Durabilidade;
■Serviços;
■Estética; e
■Avaliação geral.
 
■Características do produto
–São as especificações técnicas do produto.
■Ex: o sorvete Triple Brownie Overload da Haagen-Dazs contém sorvete de chocolate, nozes, calda de chocolate e pedaços de brownie. E mais de 20% de calorias que o sorvete comum.
 
■Estilo e Design do produto
–Estilo descreve a aparência de um produto;
–O design está além da superfície, envolve criar atributos de produto ou serviço, envolve moldar a experiência dos clientes em relação ao produto ou serviço;
–Um bom design começa com um profundo conhecimento das necessidades dos clientes em relação ao produto ou serviço.
 
■Marca
–É um nome, termo, sinal, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que identifica o fabricante ou vendedor de um produto ou serviço;
–Os nomes de marcas ajudam os consumidores a identificar produtos que possam lhes trazer benefícios.
 
■A Embalagem
–Envolve o projeto e a produção do recipiente ou envoltório de um produto;
–A função primordial da embalagem era conter e proteger o produto;
–A embalagem passou a ser uma ferramenta de  marketing;
–Atrair, descrever, efetuar a venda;
–Embalagens inovadoras podem conferir à empresa uma vantagem sobre seus concorrentes e aumento de vendas.
 
■Os rótulos podem ser desde simples etiquetas presas aos produtos até projetos gráficos complexos que fazem parte da embalagem.
■O rótulo identifica o produto ou a marca;
■Pode descrever várias coisas sobre o produto:
■Fabricante;
■Onde foi produzido;
■Conteúdo;
■A forma de consumo;
■Modo de utilização;
■Deve promover e apoiar seu posicionamento.
 
 
Determinação de Preços (15/05/2018 - 17/05/2018)
■O preço não é um mero número em uma etiqueta.
■Ele assume diversas formas e desempenha muitas funções.
■Ex: aluguel, mensalidades escolares, tarifas de transportes, honorários, pedágios, são preços pagos por algum tipo de bem ou serviço.
■É uma quantia em dinheiro que se cobra por um produto ou serviço.
■De maneira mais ampla, preço é a soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de obter ou utilizar um produto ou serviço.
 
■3 C’s de Precificação 
■Baseado no custo
■Concorrência
■Valor para o cliente
 
■O preço que uma empresa cobre ficará entre um que seja muito alto para produzir qualquer demanda e outro que seja muito baixo para produzir lucros.
■Determinação de preços baseados no valor: usa a percepção que os compradores têm do valor, e não o custo do vendedor, como fator fundamental para a determinação do preço.
■A determinação baseada no valor significa que a empresa não pode primeiro elaborar o projeto e o programa de marketing de um produto para somente depois determinar o preço.
■Preço baseado em bom valor: em função das atitudes do consumidor em relação a preço e qualidade a empresas tem buscado oferecer a exata combinação de qualidade e bons serviços. Ex: introdução de versões menos caras de marcas já estabelecidas como McDonald’s.
■Preço de valor adicionado:   o desafio é formar o poder de determinação de preço da empresa. Seu poder de escapara da concorrência sem perder participação de marcado.
 
■Baseada na Concorrência
■O método de precificação baseada em valor, o método baseado na concorrência pressupõe que o consumidor utiliza-se da comparação entre concorrentes para balizar seu julgamento de preço.
■Para tanto, podemos utilizar dois métodos distintos: método de equivalência de mercado ou método de proposta selada.  
 
■A precificação baseada no custo: Implica estabelecer um preço baseado nos custos de produção, distribuição e venda do produto somados a uma taxa justa de retorno de seu esforço e risco. 
■Esse método leva em consideração a apuração dos custos incorridos na oferta do produto e, sobre eles, aplica-se a margem de lucro.
Markup Divisor: fator utilizado para estabelecer o preço final de venda, considerando algumas premissas.
 
■Precificação baseada no valor percebido pelo cliente: a chave para a determinação do preço é a percepção do cliente em relação ao valor de oferta.
■Para determinar o preço com precisão é essencial que se realize pesquisas de mercado buscando evidências do real valor que o produto ou serviço representa.
■É indicada para empreendedores que oferecem produtos ou serviços inovadores ou com alguma diferenciação muito relevante. Ex: Apple, os preços costumam ser mais altos que os praticados pelos concorrentes.
 
■Grande recessão – crise econômica que resultou na perda de muitos empregos;
■Deu-se início a uma conscientização por parte dos consumidores ;
■Repensar a forma como gastavam seu dinheiro;
■Menor aquisição de acessórios, jóias, relógios e bolsas;
■Passam a faze mais refeições em casa;
■Possibilidade de trocar o carro por um modelo mais econômico.
 
■Os compradores podem:
■Obter comparações instantâneas entre os preços de milhares de fornecedores. Ex: preços de várias livrarias.
■Pagar o preço que definiram. No priceline.com o cliente estabelece o preço que deseja pagar por uma passagem aérea.
■Obter produtos grátis. Como competir com programas que podem ser obtidos gratuitamente?
 
■Os vendedores podem:
■Monitorar o comportamento dos clientes e preparar ofertas personalizadas para cada um deles;
■Dar a determinados clientes acesso a preços especiais;
■Tanto compradores como vendedores podem:
■Negociar preços em leilões e bolsas on line ou até mesmo pessoalmente.
 
■Nas pequenas empresas, geralmente os preços são determinados pelo dono dos negócios;
■Nas grandes empresas, gerentes de divisão e produto se incumbem da tarefa;
■Nestas grande empresas a alta administração estabelece os objetivos e as políticas gerais de determinação de preços, e muitas vezes aprova os preços sugeridos pelos níveis mais baixos na hierarquia;
 
■Preços de referência – embora conheçam a faixa de preço não conseguem lembrar com precisão do preço específico. Por isso passam a usar um preço de referência para estabelecer comparações.
 
■Inferência preço-qualidade – a determinação de preços com base na imagem é especialmente eficaz com produtos que apela para a vaidade das pessoas.  Ex: perfumes, roupas, carros de luxo e roupas de grife.
■Algumas marcas adotam a exclusividade e a escassez para denotar qualidade e justificar preços premium. Ênfase na exclusividade na comunicação e estratégias de canal.
 
■O preço com número quebrado ou preço de efeito psicológico -  os consumidores consideram que um item que custa R$299,00 está na faixa dos R$200,00e não na de R$300,00.
■Tendem a memorizar os preços “da esquerda para a direita”, em vez de arredondá-los.
■Vale observar que, a codificação dos preços dessa forma é importante quando existe uma quebra mental do preço em um valor arredondado maior.
■Os preços terminados em “9” transmitem a ideia de desconto ou pechincha.  Ex: R$ 34,00 -> R$ 39,00 aumento da demanda . R$34,00 -> R$ 44,00 inalterada.
 
■Preços terminados em “0” e “5” são igualmente comuns no mercado porque acredita-se que os consumidores os memorizam com maior facilidade.
■Placas de “liquidação” ao lado dos preços estimulam a demanda. Quando não usadas em excesso.
■As vendas totais de uma categoria são maiores quando alguns de seus itens , levam placas de liquidação.
■Preços sugestivos com placas de liquidação e preços terminados em “9” são mais influentes quando o conhecimento do consumidor sobre preço é escasso.
 

Etapas na definição de uma política de determinação de preço

Seleção do objetivo da determinação de preços

Determinação da demanda

Estimativa de custos

Análise de custos, preços e ofertas dos concorrentes

Seleção de um método de determinação de preços

Seleção do preço final

Seminários Decisão sobre o composto de MKT (22/05/2018 - 31/05/2018)
Suspensão de aula - Greve dos caminhoneiros (05/06/2018 - 07/06/2018)
Seminários Decisão sobre o composto de MKT (12/06/2018 - 14/06/2018)
Apresentação de Resultado de Pesquisa de campo - Precificação na organizações (19/06/2018 - 21/06/2018)
Aula expositiva - Marcas (26/06/2018 - 26/06/2018)
Exame final (28/06/2018 - 28/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
01 06 08 13 15 20 22 27 29 03 05 10 12 17 19 24 26 01 03 08 10 15 17 22 24 29 31 05 07 12 14
1 2016902**** 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
2 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2016902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 12
4 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2016903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2016902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 8
8 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
11 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2016903**** 0 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
13 2016900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2016903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2016903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 8
21 2016901**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 10
24 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
25 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
27 2016903**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2016900**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
29 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2016902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
31 2016902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
32 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2016903**** 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
34 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2015901**** 0 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 56
36 2016902**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
37 2016901**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
38 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016903**** 9,8 9,7 9,0 9.5 12 AM
2 2016903**** 7,8 9,5 9,5 8.9 0 AM
3 2016903**** 4,6 9,7 8,5 7.6 4 AM
4 2016900**** 4,0 9,8 9,0 7.6 2 AM
5 2016902**** 7,0 9,8 9,0 8.6 0 AM
6 2016902**** 7,5 9,5 9,0 8.7 6 AM
7 2016902**** 7,5 9,5 9,0 8.7 1 AM
8 2016903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
9 2016902**** 2,5 9,5 9,0 7.0 0 AM
10 2016902**** 3,0 9,5 9,5 7.3 2 AM
11 2016903**** 9,0 9,5 9,5 9.3 4 AM
12 2015901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF
13 2016901**** 9,5 9,8 9,0 9.4 2 AM
14 2016900**** 8,0 9,5 9,0 8.8 4 AM
15 2016900**** 9,5 9,7 8,5 9.2 0 AM
16 2016901**** 2,8 9,0 8,5 8.0 7.4 0 EF
17 2016901**** 7,6 9,5 9,5 8.9 2 AM
18 2016901**** 8,5 9,5 9,0 9.0 4 AM
19 2016901**** 5,7 9,7 8,5 8.0 4 AM
20 2016902**** 7,3 9,8 9,0 8.7 2 AM
21 2016900**** 2,6 9,8 8,5 7.0 2 AM
22 2016903**** 4,8 9,8 8,5 7.7 4 AM
23 2016901**** 7,0 9,5 9,5 8.7 4 AM
24 2016902**** 3,5 9,8 9,0 7.4 4 AM
25 2016902**** 7,0 9,7 8,0 8.2 4 AM
26 2016901**** 3,5 9,5 9,5 7.5 4 AM
27 2016903**** 2,3 9,0 8,5 6.0 6.3 0 EF
28 2016901**** 6,3 9,8 9,0 8.4 6 AM
29 2016902**** 4,7 9,8 9,0 7.8 8 AM
30 2016903**** 7,0 9,0 8,5 8.2 6 AM
31 2016903**** 2,5 9,0 8,5 7.5 7.1 8 EF
32 2016902**** 2,0 9,0 8,5 0.0 3.3 10 RN
33 2016902**** 5,0 9,8 9,0 7.9 2 AM
34 2016902**** 3,0 9,8 9,0 7.3 12 AM
35 2016903**** 7,0 9,0 8,5 8.2 6 AM
36 2016900**** 7,0 9,7 8,5 8.4 0 AM
37 2016902**** 2,0 9,0 8,5 9.0 7.8 0 EF
38 2016902**** 3,5 9,8 9,0 7.4 4 AM

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
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Título

Data
Notas disponíveis 23/06/2018
Envio da apresentação de pesquisa de campo 19/06/2018
Notas disponíveis 03/06/2018
Retificação sobre aulas 06/05/2018
Licença Médica 09/04/2018
Licença médica 01/04/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:10