BÁRBARA BRUMA ROCHA DO NASCIMENTO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/CSHNB

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bárbara bruma rocha do nascimento

HIJ - COORDENAÇÃO DO CURSO DE HISTÓRIA/CSHNB

DCA0096 - EMPREENDEDORISMO - ADMINIST - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplia (08/03/2018 - 08/03/2018)

Apresentação da disciplina, sistema de avaliação e frequência. 

Introdução à disciplina (09/03/2018 - 15/03/2018)
uQuem é um empreendedor?
 
uO que é o empreendedorismo?
 
uO que é um processo empreendedor?
 
uA palavra empreendedor (entrepreneur) é de origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo);
uPrimeiro uso do termo empreendedorismo – Marco Polo;
uIdade média – gerenciar grandes negócios;
uSéculo XVII – Richard Cantillon diferenciou empreendedorismo – assumir riscos de capitalista –aquele que fornecia o capital;
uSéculos XIX e XX – gerentes ou empreendedores 
 
uA palavra entrepreuner é francesa e significa “aquele que está entre” ou “intermediário”.
uPeríodo Inicial – primeira definição como “intermediário” é atribuído a Marco Polo.
uAssinava contrato com uma pessoa que detinha recursos para vender suas mercadorias.
 
Idade Média – o termo empreendedor foi usado para descrever tanto um participante quanto um administrador de grandes projetos de produção. 
 
Licença médica (05/04/2018 - 13/04/2018)

Licença médica por 15 dias. 

Licença médica (01/05/2018 - 15/05/2018)
Seminário temáticos sobre Empreendedorismo (10/05/2018 - 11/05/2018)

Apresentação das pesquisas teóricas acerca do Empreendedorismo. 

Evento FENI de Empreendedorismo (17/05/2018 - 18/05/2018)

Participação em evento.

Seminário temáticos sobre Empreendedorismo (24/05/2018 - 25/05/2018)

Apresentação das pesquisas teóricas acerca do Empreendedorismo. 

Oficina de Empreendedorismo (31/05/2018 - 22/06/2018)

O plano de negócio

uO plano de negócio é parte fundamental do processo empreendedor; 
uA principal utilização do plano de negócios é a de prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial da start-up; 
 
Porque planejar
 
uO plano de negócios é realmente uma ferramenta de gestão eficiente a ponto de determinar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento?
uO plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa;
uSua elaboração envolve: aprendizagem, autoconhecimento, familiarização com ambiente.
 
uO índice de mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras, nos primeiros anos de existência, atinge percentuais próximos aos 70% ou mais;
uQual seria o principal motivo?
uIncompetência gerencial 45%;
uInexperiência no ramo 9%
uInexperiência no gerenciamento 18%
uNegligência nos negócios 3%
uFraudes 2%

Fonte: SBA 

 

uA taxa de sobrevivência das empresas com até 2 anos de atividade foi de 75,6% (Gráfico 1).
uEssa taxa foi superior à taxa calculada para as empresas nascidas em 2006 (75,1%) e nascidas em 2005 (73,6%).
 
Obs: Tomando como referência as empresas brasileiras constituídas em 2007, e as informações sobre estas empresas disponíveis na SRF até 2010.
 
A quem se destina o plano de negócio 
 
uMantenedoras das incubadoras: (Sebrae, universidades, prefeituras, governo, associações);
uParceiros: para definição de estratégias e discussão de formas de interação;
uBancos: para outorgar financiamentos para equipamentos, capital de giro;
uInvestidores: empresas de capital de risco, angels, BNDES etc.;
uFornecedores: para negociação na compra de mercadorias, matéria-prima e formas de pagamento;
uSócios: para convencimento em participar do empreendimento e formalização da sociedade.
 
 
uA estrutura de um plano de negócios que será estudada abordará os seguintes tópicos: 
uCapa;  - mercado e  competidores;
uSumário;  - marketing e vendas;
uSumário executivo;  - análise estratégica;
uDescrição da empresa;  - plano financeiro;
uProdutos e serviços;  - anexos.
 
uCapa
uA primeira página de seu plano de negócios será a capa. Ela serve como página de título e deve conter as seguintes informações:
uNome da empresa;
uEndereço da empresa;
uTelefone da empresa
uEndereço eletrônico;
uLogotipo;
uNomes, cargos, endereços e telefones dos proprietários da empresa;
uMês e ano e
uNome de quem fez o plano de negócios
 
uSumário
uÉ imprescindível e deve conter o título de todas as seções do plano, subseções e suas respectivas páginas.
 
uSumário executivo
uÉ a principal seção de seu plano de negócios e deve expressar uma síntese do que será apresentado na sequência, preparando e atraindo o leitor;
uEmbora apareça no início do plano de negócios, deve ser a última parte a ser escrita durante a elaboração do plano;
uDeve conter todas as informações-chave do plano de negócios;
uOs melhores planos são aqueles mais objetivos.
 
uPara auxiliar na preparação do Sumário Executivo, procure responder às seguintes perguntas:
uO quê?  Qual o propósito do seu plano?

            O que  você está apresentando?

                O que é a sua empresa?

            Qual é o seu produto/serviço?

-Onde?  Onde sua empresa está localizada?

            Onde está o seu mercado/cliente?

-Por quê? Por que você precisa do dinheiro requisitado?

-   Como?  Como você empregará o dinheiro na sua empresa? 

 

Quanto?

    De quanto dinheiro você necessita?

              Como se dará o retorno sobre o investimento?

 

  - Quando?

    Quando seu negócio foi criado?

       Quando você precisará dispor do capital      requisitado?

    Quando ocorrerá o pagamento do    empréstimo obtido?

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

uNesta seção você apresenta um breve resumo da organização da sua empresa, sua história, e seu status social;
uApresente sua razão social/nome fantasia, o porte da empresa e como está enquadrada na legislação: micro, pequena ou média empresa, sociedade civil limitada;
uOutro aspecto importante da descrição é mostrar que a empresa possui pessoas qualificadas e comprovadamente experientes nos níveis de comando. 
 
uEquipe gerencial
uQuando o empreendedor tiver de formar sua equipe, ele deve fazer algumas perguntas a si:
uQuais são as áreas-chave de gerenciamento do meu negócio?
uComo a organização será estruturada?
uQuantos empregados serão necessários?
uQue ajuda externa pode ser necessária?
uQuantos empregados serão necessários e quando eles devem ser contratados?

(PINSON ; JINNETT, 1996 apud DORNELAS, 2008)

ESTRUTURA LEGAL 
 
uApresente no plano de negócios como está constituída a sociedade, quem são e qual a participação de cada sócio no negócio;
uExplique qual o envolvimento dos sócios;
 
LOCALIZAÇÃO E INFRESTRUTURA
 
uCabe uma breve descrição a respeito do assunto nessa parte do plano de negócios;
uA infraestrutura deve ser citada
 
uQuestionário e localização da empresa
uO valor do aluguel é competitivo?
uA área é adequada para as necessidades de ocupação da empresa ?
uNo caso da empresa comercial/varejo: o local fica em uma região de grande tráfego de pedestres?
uExiste estacionamento para os clientes?
uAs instalações telefônicas e de internet são de fácil disponibilidade no local? E como é a qualidade das instalações elétricas e hidráulicas?
 
uO tipo de negócio que você quer montar pode ser instalado nessa região da cidade?
uO local é fácil acesso para fornecedores e para o escoamento de produção? (no caso de empresas de manufatura, distribuição, atacado...)
uO local é de fácil acesso para os funcionários?
uO imóvel é novo e de boa aparência?
uO imóvel é seguro e bem protegido?
 
MANUTENÇÃO DE REGISTROS
 
uA contabilidade de sua empresa é feita internamente ou é terceirizada?
uSe é terceirizada, quem é o terceiro contratado e com você se relaciona com ele?
uBons contadores auxiliam o empresário precisa fazer para pagar taxas e impostos;
uSeguro;
uSegurança;
uTerceiros;
 
PARCEIROS ESTRATÉGICOS
uUm fornecedor, um terceiro da empresa, um cliente pode ser um parceiro estratégico para o negócio;
 
PRODUTOS E SERVIÇOS
 
uDiga quais são os produtos de sua empresa;
uPor que ela é capaz de fornecê-los e como eles são fornecidos;
uQuais as características únicas de seu negócio;
uO que ele tem de especial para oferecer aos clientes;
uListe os produtos ou serviços futuros que você planeja.
 
 
 

 

 

   Criando Plano de Negócio 
Entrega da seção - Descrição da empresa (07/06/2018 - 08/06/2018)

Artigos de PN Como fazer – Descrição da empresa
A sessão Descrição da Empresa do plano de negócios deve apresentar um breve resumo da organização
da sua empresa ou negócio, sua história, seu status atual e suas projeções futuras para pesquisa e
desenvolvimento, se for o caso. Deve-se enfatizar as características únicas de seu produto ou serviço e
dizer como você pode beneficiar o cliente. Dê uma ideia do que você espera conseguir em três ou cinco
anos. A descrição legal da empresa deve conter o seguinte:
Nome da empresa: O nome da empresa deve estar registrado legalmente antes da abertura do negócio.
Tipo de empresa e enquadramento: micro, pequena ou média empresa, sociedade anônima, companhia
limitada, corporação etc. Cada tipo tem diferentes vantagens e desvantagens em relação à legislação
(impostos, financiamentos, obrigações etc.) e também em relação ao ambiente externo (bancos,
fornecedores etc.).
Responda a questões como quando e porque esta empresa foi criada, a natureza dos serviços ou
produtos fornecidos, como ela se desenvolveu, e o que está sendo planejado para o futuro.
Exemplo de Descrição do Negócio:
CorteCana é uma empresa que foi criada em 1984 para satisfazer a demanda de componentes para a
indústria de implementos agrícolas. Esta indústria teve crescimento moderado com um aumento no
número de contratos a partir de 1996, em função do aquecimento do mercado de colheitadeiras de cana
de açúcar. As projeções indicam uma demanda crescente pelo tipo de produto que a empresa produz. A
CorteCana mantém uma margem competitiva através da entrega imediata de produtos, de excelentes
relações com os clientes e de sua capacidade de se adequar às suas necessidades.
A empresa está instalada estrategicamente em uma área de 20.000 m² e deseja satisfazer a demanda
crescente por seus produtos através da compra de equipamentos mais modernos, os quais possibilitarão
encomendas num âmbito mais amplo, maior capacidade de adequar-se às necessidades dos clientes,
custos mais baixos por unidade e redução do tempo de processo.
Equipe Gerencial
Investidores potenciais de um novo negócio perguntarão: "Por que deveríamos investir o nosso dinheiro
na sua equipe gerencial"? Como o dono do negócio, algumas das perguntas que você fará são: "Quais
são as áreas chave de gerenciamento do meu negócio?"; "como a organização será estruturada?”;
"Quem gerenciará o negócio?”; "Que ajuda externa pode ser necessária?"; "Quantos empregados serão
necessários e quando eles devem ser contratados?". Essas perguntas podem ser respondidas através do
desenvolvimento de um planejamento organizacional realista.
As necessidades do seu gerenciamento e do seu pessoal serão determinadas pela capacidade dos donos
do negócio, pela quantidade de tempo que eles serão capazes de dedicar ao negócio e pela demanda do
mercado. Negócios pequenos normalmente começam com os donos fazendo a maior parte do trabalho. O
mesmo raciocínio vale para as empresas jovens, com o gerente executando a maior parte do trabalho.
À medida que o negócio cresce e as vendas aumentam, mais pessoal é necessário. Faça uma previsão
de como a sua empresa crescerá e quantos funcionários adicionais serão necessários. Política de
contratação, descrição de cargo e contratos de funcionários são todos parte de um plano organizacional.
Diga como os funcionários receberão: salários, benefícios, bônus, férias e outros direitos trabalhistas. 

 

Um quadro organizacional pode mostrar áreas de responsabilidade e o pessoal a cargo de cada seção
juntamente com o número de funcionários a serem gerenciados. Por exemplo, você pode precisar de
pessoas chave a cargo do marketing, administração, finanças e operações. Cada um destes indivíduos
pode ter funcionários que eles supervisionarão. O financiador será capaz de identificar as pessoas chave
no seu negócio e você terá uma representação gráfica do seu gerenciamento e pessoal.
Faça uma descrição dos líderes da sua empresa e mostre o seu organograma. O perfil dos gerentes deve
combinar habilidade nas áreas técnica e gerencial. A equipe de gerentes deve estar formada de tal
maneira que sirva como suporte e força das áreas chave envolvidas com os objetivos e metas.
Os investidores normalmente investem em pessoas, que são o principal ativo das empresas
nascentes. E quanto mais capacitadas em técnicas de gestão e experientes essas pessoas são,
melhores as chances da empresa conseguir o capital solicitado!
Apresente resumidamente uma lista das responsabilidades por metas específicas. Por exemplo:
Presidente: Desenvolve e mantém a visão da empresa. Supervisiona o marketing, desenvolvimento de
produto, produção e finanças, serviço aos consumidores etc. Aprova as obrigações financeiras. Procura
novas oportunidades de negócios e alianças estratégicas com outras empresas. Planeja, desenvolve e
estabelece políticas e objetivos do negócio em acordo com a diretoria. Dirige e coordena programas
financeiros para prover fundos para novas operações no sentido de maximizar retorno sobre investimento
e aumentar a produtividade.
Gerente de Marketing: Gerencia o planejamento de mercado, propaganda, relações públicas, promoção
de vendas e Merchandising. Identifica novas oportunidades de mercado e avalia a concorrência. Identifica
e estabelece estratégias para atingir mercados estrangeiros.
Gerente de Vendas: Dirige o staff, treina e avalia o desempenho para desenvolver e controlar o programa
de vendas. Gerencia as vendas estabelecendo territórios, quotas e metas e se relacionam com
distribuidores. Analisa estatísticas para formular políticas e assistir os revendedores nas promoções de
vendas.
Gerente Financeiro: Gerencia o capital de trabalho, incluindo contas a receber, estoques, caixa e títulos
negociáveis. Elabora e controla orçamentos de capital e orçamentos de caixa. Responsável pela
elaboração de demonstrações financeiras, fontes de financiamento externas e condições de
financiamento.
Gerente de P&D: Dirige e coordena atividades relacionadas com Pesquisa e Desenvolvimento de
conceitos, idéias, especificações e aplicações para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Supervisiona desenvolvimento de produto incluindo controle de qualidade, distribuição física, desenho e
embalagem.
Gerente de Operações: Dirige produção, compra de materiais, serviços de campo, manutenção e serviço
ao cliente.
Controller: Dirige os assuntos financeiros da organização. Prepara análise das demonstrações financeiras
e das operações para a gerência. Prepara análise com a posição financeira da empresa quanto a
entradas, despesas e lucro com base nas operações presentes e futuras. Dirige a preparação de
orçamentos e planejamento financeiro. Relaciona-se com auditoria externa da contabilidade da empresa.
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É importante incluir, em anexo ao Plano de Negócios, um Curriculum Vitae resumido dos principais
executivos, onde devem constar estudos realizados, experiência profissional e principais resultados
profissionais (se for o caso).
Estrutura Legal
Prossiga descrevendo a estrutura legal da sua empresa. Se você é o gerente, diga quais são as suas
habilidades e inclua um Curriculum Vitae resumido. Seja honesto sobre as áreas nas quais você precisará
de ajuda e diga como você fará para obtê-la. Você contratará um assistente, trabalhará com um contador
ou precisará dos serviços de um profissional de marketing?
Se você formou uma sociedade, explique porque os sócios foram escolhidos, o que eles trazem para a
companhia e como suas habilidades complementam-se umas às outras. Mostre a experiência e
qualificações deles incluindo também as cópias de seus currículos.
Inclua uma cópia do seu acordo de sociedade na seção de Anexos. O seu acordo deve incluir reservas
para a saída de sócios ou para a dissolução da companhia. Ele deve conter como será feita a distribuição
de lucros e a responsabilidade financeira por qualquer perda. Explique como se chegou aos termos deste
acordo.
Se você prevê mudanças na sua estrutura legal no futuro, faça previsões com relação a porque você
mudaria, quando a mudança aconteceria, quem seria envolvido e como a mudança beneficiaria a
empresa. Consulte esta seção para informação sobre a estrutura legal ao completar o módulo financeiro
do negócio.
Localização
Localização é uma questão de marketing, mas também será discutida nesta seção. Por exemplo, se você
está abrindo uma loja de varejo e precisa estar diretamente acessível aos seus clientes, a sua escolha do
local será determinada pelo seu mercado alvo e seria, portanto, considerada no seu plano de marketing.
Se você é um fabricante, no entanto, e despacha suas mercadorias através de empresas transportadoras,
sua localização pode não estar diretamente ligada ao seu mercado alvo, mas a um estudo logístico que o
otimize o desempenho da distribuição.
Você pode começar com uma sentença do tipo:
DeltaMarina está instalada em um prédio de 8.000m², localizado na Av. das Nações Unidas 5048, em São
Paulo. Este espaço foi escolhido pela facilidade de acesso, boas condições de segurança, baixo custo do
m² e proximidade das fontes de suprimentos.
Agora desenvolva cada razão e fundamente suas declarações com uma descrição física do local e uma
cópia do contrato de aluguel, se for o caso. Desta forma você terá a informação financeira necessária
para projeções de custo mensal para o fluxo de caixa. O valor da propriedade possuída será transferido
para a folha de balanço na seção do Plano Financeiro.
Informe as razões da escolha do seu local. Liste outros locais possíveis e diga porque deu preferência a
este. Você pode incluir cópias de fotografias, lay-out ou desenhos do local na seção Anexos.
Um formulário de análise do local é útil como um guia para escrever a análise do local. Cubra apenas os
tópicos relevantes para o seu negócio. No caso de uma empresa, explique porque ela se encontra
instalada no local em que está de acordo com as sugestões acima.
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Manutenção de Registros
Mostre no seu Plano de Negócios qual é o sistema contábil utilizado e porque ele foi escolhido. Que parte
da contabilidade será feita internamente? Quem será responsável pela manutenção dos registros? Você
irá utilizar um contador externo? Em caso positivo, quem na sua empresa será responsável pela avaliação
do serviço do contador? É necessário mostrar não somente que a sua contabilidade é cuidada mas
também que você tem maneiras de analisar o desempenho da empresa a partir dos dados que ela mostra
e decidir de forma a torná-la mais lucrativa. Após ler esta seção, um agente financiador deve ter certeza
de que você é capaz de gerar e manter registros confiáveis e que possam ser auditados.
A manutenção de registros é de fundamental importância não somente para efeito de auditoria mas
principalmente porque um sistema de rastreamento de informações de registros pertinentes em todas as
áreas do negócio é um passo decisivo para a implantação de um sistema da qualidade. Pense em algo
semelhante para a sua empresa.
Seguro
Seguro é uma consideração importante para qualquer tipo de negócio. A confiabilidade do produto é uma
consideração maior, especialmente em algumas indústrias. O setor de serviços preocupa-se com a
confiabilidade do seu pessoal, assegurando os bens do cliente durante o manuseio e o transporte de
bens. No caso de serem utilizados veículos para o transporte, seu seguro deve refletir o uso.
Se você é proprietário do imóvel, o seguro deve refletir o uso que lhe é dado. Considere os tipos de
cobertura apropriados ao seu negócio. Diga o tipo de cobertura que você tem, porque a escolheu, qual é
o período de tempo da cobertura e quem é o agente segurador.
Mantenha suas informações de seguro atualizadas. Você pode, por exemplo, manter um Formulário de
Seguro incluído nos Anexos. Use-o para manter e atualizar as informações.
Segurança
Apesar de não existirem estatísticas disponíveis no Brasil, dados da Câmara Americana de Comércio
mostram que cerca de 30% das falências ocorrem por desonestidade de funcionários e clientes, incluídos
aí não somente os furtos de mercadorias, mas também de informações. Inclua o assunto segurança no
seu Plano de Negócios. Antecipe-se aos problemas de segurança que possam ocorrer em áreas sujeitas
a riscos e diga que medidas adotou e porque escolheu esta forma de garantir a segurança.

Oficina de Empreendedorismo - CRIAÇÃO PLANO DE NEGÓCIOS (15/06/2018 - 22/06/2018)

PRODUTOS E SERVIÇOS

uSe você é um fabricante ou atacadista:
uFaça uma descrição detalhada do desenvolvimento do seu produto a partir do recebimento da matéria-prima ou atá acabado;
uFluxograma;
uDescreva as necessidades da matéria-prima;
uDescreva quais equipamentos são utilizados no processo produtivo;
uQuais os custos de manutenção;
uQuantos operários  são necessários na operação dos mesmos e em quantos turnos de trabalho...
 
uSe você é um varejista
uDescreva os produtos ou famílias de produtos que são vendidos  por sua empresa;
uPrincipais fornecedores (onde se localizam);
uComo você controla o estoque de produtos;
uComo define quando deve ser feito um novo pedido de compra?;
uExiste software que controla esse produto?
 
uQual a estratégia de desenvolvimento de produtos da empresa?
uRessaltar as características e benefícios;
uCaracterísticas: tamanho, peso, formato;
uFuncionalidades: usado para, aplicado como;
uBenefícios: relacionados à satisfação do cliente;
uSe possível, faça uma comparação com os atributos dos produtos da concorrência;
 
ESTRATÉGIA DE PRODUTO

A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pelo Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa.

•A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
 
uProduto Estrela – são negócios ou produtos de alto crescimento e grande participação. Altos investimento. Passam a ser vacas leiteiras.
u
uVacas leiteiras – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e grande participação. UENs bem sucedidas, menos investimentos. Financia outras UENs.
 
uPontos de interrogação – são unidades de negócios de pequena participação em mercados de grande crescimento.
u
uAbacaxis – são negócios ou produtos de pequeno crescimento e pequena participação.
 
 
Matriz de Crescimento mercado/produto
 
 
uPenetração de mercado – vender mais para os clientes atuais sem alterar os produtos;
uDesenvolvimento de mercado – identificar e desenvolver novos mercados para seus produtos atuais;
uDesenvolvimento de produto – oferecer produtos modificados ou novos para os mercados atuais; e
uDiversificação – abrir ou comprar negócios que não tem a ver com seus produtos e mercados atuais.
 
Estratégia de marketing centrada no cliente

Desenvolvimento de um Mix de Marketing – conjunto de ferramentas de marketing táticas e controláveis que a empresa combina para produzir a resposta que deseja no mercado-alvo.

uProduto – combinação de produto e serviços que a empresa oferece para o mercado-alvo;
uPreço – é a quantia de dinheiro que os clientes têm de pagar para obter o produto;
 
uPraça – envolve as atividades da empresa que disponibilizam o produto aos consumidores-alvo; e
u
Promoção – engloba as atividades que comunicam os pontos fortes do produto e convencem os clientes-alvo a comprá-lo
 
TECNOLOGIA
uApresentar o nível de tecnologia;
uSe a tecnologia do seu produto está disseminada no mercado;
uSe a empresa possui parceiros fortes como institutos de pesquisa ou universidades;
Oficina de Empreendedorismo - CRIAÇÃO PLANO DE NEGÓCIOS - Plano de Marketing (21/06/2018 - 22/06/2018)

Artigos de PN Como fazer –

Plano de Marketing

Plano de Marketing Para traçar o plano de marketing do plano de negócios, deve-se atentar à estratégia que será seguida pela empresa. A estratégia pode ser definida como a ciência de planejar e dirigir operações em grande escala, especificamente no sentido de manobrar as forças para as mais vantajosas posições antes de agir. Em Marketing, a estratégia também é muito importante, pois uma Estratégia de Marketing errada pode destruir uma empresa/produto antes mesmo de ser implementada, independente da qualidade do produto/serviço da empresa ser de alta qualidade ou não. Quando se falar em Estratégia de Marketing, deve-se ter em mente os chamados 4P’s do Marketing: Produto (posicionamento), Preço, Praça (Canais de Distribuição) e Propaganda e Promoção. A estratégia de vendas está relacionada diretamente com a Estratégia de Marketing da empresa e procura estabelecer a maneira como irá vender o produto/serviço com a finalidade de converter em ações as estratégias estabelecidas. Para isto, se leva em conta os 4P’s mencionados: Produto (Posicionamento) O posicionamento refere-se à maneira como os consumidores percebem sua empresa e seu produto em relação à concorrência. Os negócios se encontram agrupados demograficamente da mesma maneira que os indivíduos. Os grupos podem incluir localização geográfica, vendas anuais, número de empregados, número de anos no ramo, setor ao qual pertence o negócio etc. O esforço de posicionamento deve ser realizado no sentido de manter a imagem do produto/serviço no mercado, segundo as políticas de posicionamento previamente estabelecidas. Preço O preço é uma ferramenta efetiva de marketing, pois afeta a demanda, influencia a imagem do produto e pode ajudar a atingir o seu mercado alvo. Ao considerar o preço a ser praticado é importante saber que o preço não deve ser baseado na produção mais alguma margem, como geralmente se faz. O preço depende do valor do seu produto do ponto de vista do consumidor. O preço está relacionado ao benefício percebido pelo consumidor. Faça as seguintes perguntas:  De que maneira são estabelecidos os preços? Existe política de preços?  Existe concorrência em preços?  Existe valor percebido pelo consumidor?  Os preços são baseados nos custos mais margem?  Porque eles são diferentes dos da concorrência?  Existe elasticidade de preços (efeito do preço sobre a quantidade demandada) para seu produto? Existem estratégias de preços categorizadas em três áreas: margem de lucro, vendas e metas de “status quo”. As estratégias que visam margem de lucro incluem uma determinada porcentagem na sua maximização e podem ser estabelecidas como porcentagem sobre vendas ou como valor em moeda. As estratégias que visam metas de vendas, incluem o estabelecimento de metas de volumes de venda, geralmente são utilizadas para introduzir um novo produto em um novo mercado. As estratégias que visam objetivos de “status quo” são utilizadas para lidar com a concorrência em mercados amadurecidos,
onde o preço é um fator concorrencial determinante.
Outras estratégias de preços são utilizadas para atrair o consumidor mediante promoções especiais de
preço. Algumas delas são:
Descontos
 Cupons de desconto: os cupons podem ser enviados diretamente aos consumidores, através de
jornais ou oferecidos nos pontos de vista. Os cupons são utilizados para obter informações específicas
dos consumidores, através do preenchimento dos mesmos.
 Descontos em vendas a prazo: são utilizados para as vendas a crédito, mediante a opção
de pagamento dentro de um período menor ao oferecido no crédito. Por exemplo: um típico desconto
pode ser 5/10;30, o que significa que o consumidor pode obter um 5% de desconto se o pagamento é
feito dentro de 10 dias, mas normalmente o pagamento é para ser feito em 30 dias
Outros métodos atuais de vendas
Existem outros métodos de vendas baseados na estratégia de segmentação. Geralmente pratica-se:
 Marketing diferenciado: significa adequar o produto de maneira a vender para dois ou mais segmentos
de mercado previamente estabelecidos. Com um mesmo produto, atender-se-ia a vários segmentos de
uma maneira diferenciada.
 Marketing concentrado: é a escolha de somente um segmento como mercado alvo.
Praça (Canais de Distribuição)
Os canais de distribuição representam as diferentes maneiras pelas quais o produto é colocado à
disposição do consumidor. O propósito do processo de distribuição é levar ao consumidor o que ele
precisa. Existem duas maneiras de vender o produto: através de vendas diretas e vendas indiretas:
Venda direta
É a maneira mais usada de distribuição. Uma empresa vende diretamente seus produtos através da sua
equipe de vendas e adicionalmente pode ou não controlar o processo de distribuição. Existem empresas
integradas verticalmente e que gerenciam toda a cadeia produtiva, desde produção de matéria-prima,
passando pela produção até a distribuição. Outras empresas são integradas até a produção, deixando os
canais de distribuição em mãos de terceiros mediante vendas indiretas. Existem vantagens e
desvantagens ao controlar os canais de distribuição, em função do grau de eficiência de cada empresa.
Para algumas pode ser vantajoso controlar a distribuição; para outras pode ser vantajoso terceirizá-la.
Venda indireta
A venda indireta é realizada usando a estratégia de canais de distribuição. A empresa pode vender sua
produção ao atacadista, que por sua vez vende ao varejista e ele ao consumidor final. A empresa também
pode vender simultaneamente ao atacadista, varejista, distribuidor e representante, usando diferentes
preços dependendo da estratégia de canal utilizada.

Propaganda e Promoção
Fazer propaganda significa enviar diferentes mensagens a uma audiência selecionada, com o propósito
de informar os consumidores, através da utilização de diferentes veículos de comunicação, como rádio,
TV, mala direta, outdoors, Internet, displays em pontos de venda etc. A vantagem da propaganda é a
possibilidade da mensagem chegar ao mercado alvo em grande escala. O custo da propaganda é
bastante elevado, portanto avalie se existe o propósito de fazer chegar a mensagem a um grande público.
Promoção
A promoção é um estímulo ao marketing utilizada para gerar demanda do produto ou serviço. O propósito
da promoção é poder dizer ao público que você tem aquele produto ou serviço que satisfaz a demanda do
consumidor. Os objetivos da promoção são:
 Informar
 Persuadir
 Lembrar
Alguns resultados que podem ser obtidos da promoção incluem:
Aumento nas vendas
Aumento na participação de mercado
Melhora da imagem da marca
Aumento do conhecimento do seu negócio
Identificação de vantagens competitivas
Preparação do terreno para vendas futuras
Venda Pessoal
É conhecida como venda pessoa a pessoa. A principal vantagem da venda pessoal é a de permitir uma
comunicação em duas vias entre o representante de vendas e o cliente.
Promoção de Vendas
É a técnica de vendas que inclui outros tipos de promoção como apresentação de vídeo-tapes,
demonstrações, brindes etc. O sucesso não depende somente da maneira como se promove o negócio,
também da mensagem promocional.
Publicidade
Publicidade é a informação sobre seu produto, a empresa ou serviço. Não necessariamente corresponde
a uma mensagem direta para o consumidor potencial. Geralmente a publicidade não é um serviço pago
diretamente pela aparição indireta de diferentes meios publicitários ou eventos a um público que não
necessariamente faz parte do mercado-alvo mas pode de alguma maneira ficar informado sobre a
existência dos seus produtos.
Projeção de Vendas
A projeção de vendas deve ser feita tendo como base a análise de mercado e a estratégia de marketing
da empresa. Dessa forma, essa projeção será mais realista e terá maior probabilidade de ocorrer
conforme o planejado. Deve-se atentar para o fato da sazonalidade, quando esta influi nas vendas, como
por exemplo, empresas que vendem enfeites natalinos. Portanto, uma boa forma de se efetuar projeções
de vendas é através de projeções mensais em termos de volume de vendas e os preços praticados.

Apresentação dos Planos de Negócios (28/06/2018 - 28/06/2018)

Explanação do plano de negócios. 

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
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1 20125**** 0 0 1 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 9
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 8,5 7,0 8,0 7.8 9 AM

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Plano de Curso

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Notícias da Turma
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Título

Data
Notas disponíveis 15/06/2018
Entrega da Seção- Descrição da empresa 03/06/2018
Apresentações - 1ª Av. Parcial 23/05/2018
Retificação sobre aulas 06/05/2018
Licença Médica 09/04/2018
Licença médica 01/04/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:49