ANIELE CARVALHO LACERDA

DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

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aniele carvalho lacerda

PAT - DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA/CCS

DCA0081 - ADMINISTRACAO MERCADOLOGICA II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Composto de Mkt (19/03/2018 - 22/03/2018)
■O que é o composto de Marketing?
–Os 4 Ps propostos por McCarthy (1960), professor da Michigan State University, são uma simplificação da ideia de marketing mix  de Neil Borden (1964) que usou a expressão para descrever a enorme variedade de elementos que devem ser geridos para se produzir um bom plano de marketing.
 
■Os 4p’s representam a aplicação das ferramentas de marketing pela empresa, que prepara um conjunto de produtos;
■Define o preço a ser cobrado e as condições de pagamento ou financiamento;
■Onde e como vai vendê-los;
■Seleciona as ferramentas de comunicação mais adequadas para atingir seu público-alvo.
 
•McCarthy organizou as ferramentas de marketing utilizadas por uma empresa para atingir seus objetivos em quatro grupos de decisões:

 

•Produto (product);
•Preço (price);
•Praça/ponto(place); e
•Promoção(promotion).
 
•Em complemento aos 4 Ps, o professor Richers desenvolveu um modelo que relaciona marketing ao seu ambiente, os 4 As:
•Análise;
•Adaptação;
•Ativação; e
•Avaliação.
•O Prof. Richers foi professor da EAESP-FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Richers é um dos professores pioneiros de Marketing no Brasil.
 
■O que é um produto ?
■“Algo que pode ser oferecido a um mercado para apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade.
■Incluem objetos físicos, serviços, eventos pessoas, lugares, organizações, ideias ou um misto de todas essas entidades”(KOTLER, 2007, p. 200).
Classificação dos bens ; Marca; Embalagem (27/03/2018 - 27/03/2018)
■A matéria-prima: a) produtos  agropecuários. EX: trigo, algodão, gado, frutas. b) produtos naturais. Ex: peixes, madeira, óleo cru e minério de ferro.
■Sua natureza perecível e sazonal requer práticas de marketing especiais, enquanto seu caráter de commodity resulta em relativamente pouca atividade promocional, com algumas exceções.
 
 
■Os materiais e peças manufaturados recaem em duas categorias:
■a) Materiais componentes. Ex: ferro, fibras têxteis, cimento e fios condutores; a2) Peças componentes. Ex: pequenos motores, pneus, peças moldadas;
■B) Materiais componentes. Ex: ferro-gusa é transformada em aço.
 
■Matéria-prima – são itens não processados que são transformados em partes componentes ou produtos acabados. Ex: trigo, cobre e algodão.
■Suprimentos – são bens industriais consumidos no processo de produção de outros produtos. Eles facilitam o processo de produção, mas não entram no produto. Ex: lâmpadas, canetas.
■Serviços empresariais – são serviços que dão suporte às atividades da organização. Ex: pesquisa de marketing.
 
■Bens de capital: longa duração, facilitam o desenvolvimento e administração do produto.
–Ex: edificações (fábricas, escritórios);  equipamentos imobilizados(geradores, furadeiras de colunas, elevadores);
 
■Suprimentos e serviços:
–Ex: suprimentos operacionais (lubrificantes, carvão, papel) e itens de manutenção e reparo (tinta, pregos, vassouras).
 
•Decisões de produtos e serviços
•Atributos de produtos e serviços:
•Qualidade do produto – as características de um produto ou serviço que sustentam sua capacidade satisfazer necessidades expressas ou implícitas dos clientes.
•A qualidade do produto tem duas dimensões:
•Nível; e
•Consistência
 
■Critérios que determinam a percepção geral da qualidade do produto:
■Desempenho;
■Características;
■Confiabilidade;
■Conformidade;
■Durabilidade;
■Serviços;
■Estética; e
■Avaliação geral.
 
■Características do produto
–São as especificações técnicas do produto.
■Ex: o sorvete Triple Brownie Overload da Haagen-Dazs contém sorvete de chocolate, nozes, calda de chocolate e pedaços de brownie. E mais de 20% de calorias que o sorvete comum.
 
■Estilo e Design do produto
–Estilo descreve a aparência de um produto;
–O design está além da superfície, envolve criar atributos de produto ou serviço, envolve moldar a experiência dos clientes em relação ao produto ou serviço;
–Um bom design começa com um profundo conhecimento das necessidades dos clientes em relação ao produto ou serviço.
 
■Marca
–É um nome, termo, sinal, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que identifica o fabricante ou vendedor de um produto ou serviço;
–Os nomes de marcas ajudam os consumidores a identificar produtos que possam lhes trazer benefícios.
 
■A Embalagem
–Envolve o projeto e a produção do recipiente ou envoltório de um produto;
–A função primordial da embalagem era conter e proteger o produto;
–A embalagem passou a ser uma ferramenta de  marketing;
–Atrair, descrever, efetuar a venda;
–Embalagens inovadoras podem conferir à empresa uma vantagem sobre seus concorrentes e aumento de vendas.
 
■Os rótulos podem ser desde simples etiquetas presas aos produtos até projetos gráficos complexos que fazem parte da embalagem.
■O rótulo identifica o produto ou a marca;
■Pode descrever várias coisas sobre o produto:
■Fabricante;
■Onde foi produzido;
 
■Conteúdo;
■A forma de consumo;
■Modo de utilização;
■Deve promover e apoiar seu posicionamento.
 
■Uma linha de produtos é um grupo de produtos intimamente relacionados porque:
–Funcionam de maneira semelhante;
–São vendidos ao mesmo grupo de clientes;
–São comercializados pelos mesmos tipos de lojas; ou
Se incluem em determinadas faixas de preços. 
 
■Extensão da linha de produtos
–O número de itens que ela comporta;
■Uma empresa pode aumentar a extensão de sua linha de produtos de duas maneiras:
–Ampliação – ampliar para baixo, para cima ou em ambos os sentidos.
–Complementação – adicionar itens à faixa atual da linha.
Classificação dos bens ; Marca; Embalagem (26/03/2018 - 29/03/2018)
■A matéria-prima: a) produtos  agropecuários. EX: trigo, algodão, gado, frutas. b) produtos naturais. Ex: peixes, madeira, óleo cru e minério de ferro.
■Sua natureza perecível e sazonal requer práticas de marketing especiais, enquanto seu caráter de commodity resulta em relativamente pouca atividade promocional, com algumas exceções.
 
 
■Os materiais e peças manufaturados recaem em duas categorias:
■a) Materiais componentes. Ex: ferro, fibras têxteis, cimento e fios condutores; a2) Peças componentes. Ex: pequenos motores, pneus, peças moldadas;
■B) Materiais componentes. Ex: ferro-gusa é transformada em aço.
 
■Matéria-prima – são itens não processados que são transformados em partes componentes ou produtos acabados. Ex: trigo, cobre e algodão.
■Suprimentos – são bens industriais consumidos no processo de produção de outros produtos. Eles facilitam o processo de produção, mas não entram no produto. Ex: lâmpadas, canetas.
■Serviços empresariais – são serviços que dão suporte às atividades da organização. Ex: pesquisa de marketing.
 
■Bens de capital: longa duração, facilitam o desenvolvimento e administração do produto.
–Ex: edificações (fábricas, escritórios);  equipamentos imobilizados(geradores, furadeiras de colunas, elevadores);
 
■Suprimentos e serviços:
–Ex: suprimentos operacionais (lubrificantes, carvão, papel) e itens de manutenção e reparo (tinta, pregos, vassouras).
 
•Decisões de produtos e serviços
•Atributos de produtos e serviços:
•Qualidade do produto – as características de um produto ou serviço que sustentam sua capacidade satisfazer necessidades expressas ou implícitas dos clientes.
•A qualidade do produto tem duas dimensões:
•Nível; e
•Consistência
 
■Critérios que determinam a percepção geral da qualidade do produto:
■Desempenho;
■Características;
■Confiabilidade;
■Conformidade;
■Durabilidade;
■Serviços;
■Estética; e
■Avaliação geral.
 
■Características do produto
–São as especificações técnicas do produto.
■Ex: o sorvete Triple Brownie Overload da Haagen-Dazs contém sorvete de chocolate, nozes, calda de chocolate e pedaços de brownie. E mais de 20% de calorias que o sorvete comum.
 
■Estilo e Design do produto
–Estilo descreve a aparência de um produto;
–O design está além da superfície, envolve criar atributos de produto ou serviço, envolve moldar a experiência dos clientes em relação ao produto ou serviço;
–Um bom design começa com um profundo conhecimento das necessidades dos clientes em relação ao produto ou serviço.
 
■Marca
–É um nome, termo, sinal, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que identifica o fabricante ou vendedor de um produto ou serviço;
–Os nomes de marcas ajudam os consumidores a identificar produtos que possam lhes trazer benefícios.
 
■A Embalagem
–Envolve o projeto e a produção do recipiente ou envoltório de um produto;
–A função primordial da embalagem era conter e proteger o produto;
–A embalagem passou a ser uma ferramenta de  marketing;
–Atrair, descrever, efetuar a venda;
–Embalagens inovadoras podem conferir à empresa uma vantagem sobre seus concorrentes e aumento de vendas.
 
■Os rótulos podem ser desde simples etiquetas presas aos produtos até projetos gráficos complexos que fazem parte da embalagem.
■O rótulo identifica o produto ou a marca;
■Pode descrever várias coisas sobre o produto:
■Fabricante;
■Onde foi produzido;
 
■Conteúdo;
■A forma de consumo;
■Modo de utilização;
■Deve promover e apoiar seu posicionamento.
 
■Uma linha de produtos é um grupo de produtos intimamente relacionados porque:
–Funcionam de maneira semelhante;
–São vendidos ao mesmo grupo de clientes;
–São comercializados pelos mesmos tipos de lojas; ou
Se incluem em determinadas faixas de preços. 
 
■Extensão da linha de produtos
–O número de itens que ela comporta;
■Uma empresa pode aumentar a extensão de sua linha de produtos de duas maneiras:
–Ampliação – ampliar para baixo, para cima ou em ambos os sentidos.
–Complementação – adicionar itens à faixa atual da linha.
 
 
Diferenciação de bens e produtos ; Design; Embalagem (29/03/2018 - 29/03/2018)
■O que são Serviços?

 

■“São um tipo de produto que consiste em atividades, benefícios ou satisfações oferecidas para venda que são essencialmente intangíveis e não resultam na posse de nada”(KOTLER, 2007, p. 200).
 
■Níveis de produtos e serviços
–O nível mais básico é o Benefício central
■O que o comprador está de fato comprando?
■Ao projetar produtos os profissionais de marketing devem primeiro definir os benefícios ou serviços centrais ligados à solução de problemas, que os consumidores procuram;
 
■No 2ª nível: o benefício central deve ser transformado em um produto básico;
■Atributos do produto:
–Design;   Embalagem;
–Qualidade;  
–Marca;
 
■Produto esperado 
■Oferece serviços e benefícios esperados pelo consumidor;
–Ex: hóspedes de um hotel esperam uma cama arrumada, toalhas limpas.
■Produto Ampliado
–Atende aos desejos dos consumidores além de suas expectativas;
■ Essencialmente, a concorrência de   hoje ocorre no nível de produto ampliado
 
■Nos países menos desenvolvidos, a concorrência ocorre no nível de produto esperado.
■“A nova concorrência não está entre o que as empresas produzem em suas fábricas, mas entre o que acrescentam a seus produtos na forma de embalagem, serviços, propagandas, sugestões do consumidor, financiamento, condições de entrega, armazenagem e outras coisas que as pessoas valorizam”(LEVITT, 1969, p. 2 apud KOTLER, 2011, p. 384)
 
–Ampliação custa dinheiro;
–Deve-se perguntar se os consumidores pagarão o custo extra;
–Os benefícios ampliados em breve tornam-se benefícios esperados;
–Concorrente pode fazer ação contrária, simplificar o produto e deixando-o mais barato;
 
■Produto Potencial
–Envolve todas as ampliações e transformações que este produto deve sofrer no futuro;
–O produto potencial aponta a possível evolução;
•1. Família de necessidade: a necessidade atendida por uma família de produtos.
•Exemplo embelezamento.

 •2. Família de produtos: produtos com certa similaridade que satisfazem uma determinada família de necessidade.

•Exemplo: maquiagem.
 
•3. Classe de produtos: grupo de produtos dentro de uma família de produtos com coerência funcional. Por exemplo: A Natura oferece produtos que tratam da pele, oferecendo:
•Natura Diversa - hidratação prolongada;
•Natura Aquarela produtos com preços mais acessíveis ;
•Natura Faces - produtos com embalagens inovadoras e diferenciadas ; e
•Natura única - produtos de textura mais fina e embalagens mais sofisticadas.
 

. Linha de produtos: grupo de produtos dentro de uma classe de produtos, que desempenham uma função semelhante, são vendidos para os mesmos segmentos de clientes e comercializados pelos mesmos canais e com preços semelhantes.

  Exemplo: maquiagem para boca.

5. Tipo de produtos: um grupo de itens que compartilha uma das formas que o produto pode ter.   Exemplo: gloss.

6. Item: um produto que se distingue pelo tamanho, preço, aparência ou outro atributo.

  Exemplo: Gloss Extremo Conforto Natura FPS 15, cor Orvalho.

 

Licença médica (02/04/2018 - 16/04/2018)
Determinação de Preços (03/05/2018 - 17/05/2018)

Etapa 1: Seleção do objetivo de determinação de preços

■Onde deseja posicionar sua oferta no mercado.
■Quanto mais claros seus objetivos , mais fácil a determinação de preços.
■Os objetivos principais são:
–Sobrevivência: preços baixos a fim de superar as turbulências e escassez de recursos.
–Maximização do lucro total : preços que maximizem o lucro corrente  por meio da estimativa de demanda e custos associados a preços alternativos.
 
■Maximização da participação de mercado: Maior volume de vendas levará a um custo unitário menor e a maiores lucros a longo prazo.
Desnatamento máximo do mercado: empresas que lançam tecnologias novas preferem determinar preços altos para maximizar o desnatamento de mercado.      O desnatamento do mercado faz sentido sob as seguintes condições: a) um número suficiente de compradores tem uma demanda corrente alta; b) o custo unitário de produzir um pequeno volume não é alto a ponto de anular a vantagem de cobrar aquilo que o mercado tem condições de pagar; c) o preço inicial elevado não atrai mais concorrentes para o mercado; d) o preço elevado comunica a imagem de um produto de qualidade superior.
 
■Liderança na qualidade do produto: ser líder em qualidade de produto do mercado. “Luxo acessível”. Ex: Victória’s Secret, BMW e Starbucks.
■Outros objetivos: Companhia teatral sem fins lucrativos pode determinar o preço de suas produções a fim de vender o máximo de lugares no teatro. 
 
■Cada preço levará a um nível diferente de demanda e portanto, terá um impacto diferente nos objetivos de marketing.
■A relação é normalmente inversa entre preço e demanda.
■Quanto mais alto o preço, menor a demanda;
■No caso de artigos de luxo ou prestígio, a curva de demanda às vezes se inclina para cima. Ex: perfumes mais vendas mais elevadas.
■Alguns consumidores consideram o preço mais elevado um indicador de um produto melhor.
 
■Sensibilidade a preço: a curva de demanda mostra o volume provável de compras do mercado ante a alternativas de preço.
■Buscar compreender o que afeta tal sensibilidade;
■De modo geral os consumidores são menos sensíveis a preços para produtos de baixo custo ou comprados com pouca frequência;
■Também são pouco sensíveis quando da escassez, ou seja, a) não há ou existem poucos substitutos ou concorrentes; b)não reparam de imediato no preço mais elevado; c) são lentos em mudar seus hábitos de compra; d) acham que os preços mais altos são justificados e e) o preço é apenas uma pequena parte do custo total de obtenção, operação e manutenção do produto durante sua vida útil.
 
■Maximização da participação de mercado: Maior volume de vendas levará a um custo unitário menor e a maiores lucros a longo prazo.
■Desnatamento máximo do mercado: empresas que lançam tecnologias novas preferem determinar preços altos para maximizar o desnatamento de mercado.      O desnatamento do mercado faz sentido sob as seguintes condições: a) um número suficiente de compradores tem uma demanda corrente alta; b) o custo unitário de produzir um pequeno volume não é alto a ponto de anular a vantagem de cobrar aquilo que o mercado tem condições de pagar; c) o preço inicial elevado não atrai mais concorrentes para o mercado; d) o preço elevado comunica a imagem de um produto de qualidade superior.
 
■Liderança na qualidade do produto: ser líder em qualidade de produto do mercado. “Luxo acessível”. Ex: Victória’s Secret, BMW e Starbucks.
■Outros objetivos: Companhia teatral sem fins lucrativos pode determinar o preço de suas produções a fim de vender o máximo de lugares no teatro. 
 
■Cada preço levará a um nível diferente de demanda e portanto, terá um impacto diferente nos objetivos de marketing.
■A relação é normalmente inversa entre preço e demanda.
■Quanto mais alto o preço, menor a demanda;
■No caso de artigos de luxo ou prestígio, a curva de demanda às vezes se inclina para cima. Ex: perfumes mais vendas mais elevadas.
■Alguns consumidores consideram o preço mais elevado um indicador de um produto melhor.
 
■Sensibilidade a preço: a curva de demanda mostra o volume provável de compras do mercado ante a alternativas de preço.
■Buscar compreender o que afeta tal sensibilidade;
■De modo geral os consumidores são menos sensíveis a preços para produtos de baixo custo ou comprados com pouca frequência;
■Também são pouco sensíveis quando da escassez, ou seja, a) não há ou existem poucos substitutos ou concorrentes; b)não reparam de imediato no preço mais elevado; c) são lentos em mudar seus hábitos de compra; d) acham que os preços mais altos são justificados e e) o preço é apenas uma pequena parte do custo total de obtenção, operação e manutenção do produto durante sua vida útil.
 
 
 
■Estimativa de curvas de demanda
■Levantamentos: quantas unidades os consumidores comprariam a diferentes preços propostos.
■Experiências com preços: podem variar o preço de diversos artigos diferentes para o mesmo item em territórios semelhantes a fim de verificar como a alteração afeta as vendas.
■Análise estatística: de preços praticados no passado, quantidades vendidas e outros fatores históricos pode revelar a relação entre eles.
■Elasticidade de preço/demanda: os profissionais de marketing precisam saber o quanto a demanda seria reativa, ou elástica, a uma mudança de preço.
 
Decisões sobre o composto de marketing (17/04/2018 - 26/04/2018)

O produto pode ser classificado quanto à tangiblidade, durabilidade e uso:

 Segundo a Durabilidade,Tangibilidade :

Bens não duráveis : são bens tangíveis normalmente consumidos ou usados uma ou poucas vezes. Consumidos rapidamente e com frequência.

Ex: cerveja, sabão e sal

Bens duráveis – bens tangíveis normalmente usados por determinado período.

Ex: refrigeradores, vestuário

 

Serviços -  produtos intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis que exigem mais controle da qualidade.

Ex: corte de cabelos, consertos

■Classificação de Bens de consumo e industriais
■Produtos de conveniência – são comprados com frequência e com tempo mínimo. Geralmente são caros. Ex: lavagem de roupas
■Produtos de compra comparada – são comparados depois do empenho de algum esforço para comparação de diferentes alternativas. Ex: equipamentos eletrônicos
 
■Produtos de especialidade – são únicos em algum aspecto, comprados com pouca frequência e, geralmente, caros. Ex: casas, automóveis de luxo ou alto desempenho.
■Produtos não procurados – são produtos que os consumidores normalmente não procuram e dos quais talvez nem tenham conhecimento.  Ex: seguro de vida .
 
■Classificação de Bens Industriais:

 Instalações – são bens industriais não portáteis, como fornalhas e linhas de montagem, que são de grande porte. 

Equipamento acessório – são equipamentos e ferramentas fabris portáteis usados no processo de produção , mas que não se tornam parte do produto acabado. Ex: chave de fenda.

Componentes – são peças e materiais processados que fazem parte dos produtos acabados. Ex: motores e transistores.

■Os bens industriais podem ser classificados segundo seu custo relativo e o modo como entram no processo de produção:
■Materiais e peças : são bens que entram no processo de fabricação dos produtos manufaturados e se dividem em duas classes:
■a) Matérias-primas e;
■ b) Materiais e peças manufaturados.
 
Decisões sobre o composto de marketing - classificação de bens (26/04/2018 - 03/05/2018)
■Classificação de Bens Industriais:

 Instalações – são bens industriais não portáteis, como fornalhas e linhas de montagem, que são de grande porte. 

Equipamento acessório – são equipamentos e ferramentas fabris portáteis usados no processo de produção , mas que não se tornam parte do produto acabado. Ex: chave de fenda.

Componentes – são peças e materiais processados que fazem parte dos produtos acabados. Ex: motores e transistores.

■Os bens industriais podem ser classificados segundo seu custo relativo e o modo como entram no processo de produção:
■Materiais e peças : são bens que entram no processo de fabricação dos produtos manufaturados e se dividem em duas classes:
■a) Matérias-primas e;
■ b) Materiais e peças manufaturados.
 
■A matéria-prima: a) produtos  agropecuários. EX: trigo, algodão, gado, frutas. b) produtos naturais. Ex: peixes, madeira, óleo cru e minério de ferro.
■Sua natureza perecível e sazonal requer práticas de marketing especiais, enquanto seu caráter de commodity resulta em relativamente pouca atividade promocional, com algumas exceções.
 
■Os materiais e peças manufaturados recaem em duas categorias:
■a) Materiais componentes. Ex: ferro, fibras têxteis, cimento e fios condutores; a2) Peças componentes. Ex: pequenos motores, pneus, peças moldadas;
■B) Materiais componentes. Ex: ferro-gusa é transformada em aço.
 
■Matéria-prima – são itens não processados que são transformados em partes componentes ou produtos acabados. Ex: trigo, cobre e algodão.
■Suprimentos – são bens industriais consumidos no processo de produção de outros produtos. Eles facilitam o processo de produção, mas não entram no produto. Ex: lâmpadas, canetas.
■Serviços empresariais – são serviços que dão suporte às atividades da organização. Ex: pesquisa de marketing.
 
■Bens de capital: longa duração, facilitam o desenvolvimento e administração do produto.
–Ex: edificações (fábricas, escritórios);  equipamentos imobilizados(geradores, furadeiras de colunas, elevadores);
 
■Suprimentos e serviços:
–Ex: suprimentos operacionais (lubrificantes, carvão, papel) e itens de manutenção e reparo (tinta, pregos, vassouras).
 
Feriado Nacional- Dia do trabalho (01/05/2018 - 01/05/2018)
 
Decisões de produtos e serviços (08/05/2018 - 10/05/2018)
•Atributos de produtos e serviços:
•Qualidade do produto – as características de um produto ou serviço que sustentam sua capacidade satisfazer necessidades expressas ou implícitas dos clientes.
•A qualidade do produto tem duas dimensões:
•Nível; e
•Consistência
 
■Critérios que determinam a percepção geral da qualidade do produto:
■Desempenho;
■Características;
■Confiabilidade;
■Conformidade;
■Durabilidade;
■Serviços;
■Estética; e
■Avaliação geral.
 
■Características do produto
–São as especificações técnicas do produto.
■Ex: o sorvete Triple Brownie Overload da Haagen-Dazs contém sorvete de chocolate, nozes, calda de chocolate e pedaços de brownie. E mais de 20% de calorias que o sorvete comum.
 
■Estilo e Design do produto
–Estilo descreve a aparência de um produto;
–O design está além da superfície, envolve criar atributos de produto ou serviço, envolve moldar a experiência dos clientes em relação ao produto ou serviço;
–Um bom design começa com um profundo conhecimento das necessidades dos clientes em relação ao produto ou serviço.
 
■Marca
–É um nome, termo, sinal, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que identifica o fabricante ou vendedor de um produto ou serviço;
–Os nomes de marcas ajudam os consumidores a identificar produtos que possam lhes trazer benefícios.
 
■A Embalagem
–Envolve o projeto e a produção do recipiente ou envoltório de um produto;
–A função primordial da embalagem era conter e proteger o produto;
–A embalagem passou a ser uma ferramenta de  marketing;
–Atrair, descrever, efetuar a venda;
–Embalagens inovadoras podem conferir à empresa uma vantagem sobre seus concorrentes e aumento de vendas.
 
■Os rótulos podem ser desde simples etiquetas presas aos produtos até projetos gráficos complexos que fazem parte da embalagem.
■O rótulo identifica o produto ou a marca;
■Pode descrever várias coisas sobre o produto:
■Fabricante;
■Onde foi produzido;
■Conteúdo;
■A forma de consumo;
■Modo de utilização;
■Deve promover e apoiar seu posicionamento.
 
 
Determinação de Preços (15/05/2018 - 17/05/2018)
■O preço não é um mero número em uma etiqueta.
■Ele assume diversas formas e desempenha muitas funções.
■Ex: aluguel, mensalidades escolares, tarifas de transportes, honorários, pedágios, são preços pagos por algum tipo de bem ou serviço.
■É uma quantia em dinheiro que se cobra por um produto ou serviço.
■De maneira mais ampla, preço é a soma de todos os valores que os consumidores trocam pelos benefícios de obter ou utilizar um produto ou serviço.
 
■3 C’s de Precificação 
■Baseado no custo
■Concorrência
■Valor para o cliente
 
■O preço que uma empresa cobre ficará entre um que seja muito alto para produzir qualquer demanda e outro que seja muito baixo para produzir lucros.
■Determinação de preços baseados no valor: usa a percepção que os compradores têm do valor, e não o custo do vendedor, como fator fundamental para a determinação do preço.
■A determinação baseada no valor significa que a empresa não pode primeiro elaborar o projeto e o programa de marketing de um produto para somente depois determinar o preço.
■Preço baseado em bom valor: em função das atitudes do consumidor em relação a preço e qualidade a empresas tem buscado oferecer a exata combinação de qualidade e bons serviços. Ex: introdução de versões menos caras de marcas já estabelecidas como McDonald’s.
■Preço de valor adicionado:   o desafio é formar o poder de determinação de preço da empresa. Seu poder de escapara da concorrência sem perder participação de marcado.
 
■Baseada na Concorrência
■O método de precificação baseada em valor, o método baseado na concorrência pressupõe que o consumidor utiliza-se da comparação entre concorrentes para balizar seu julgamento de preço.
■Para tanto, podemos utilizar dois métodos distintos: método de equivalência de mercado ou método de proposta selada.  
 
■A precificação baseada no custo: Implica estabelecer um preço baseado nos custos de produção, distribuição e venda do produto somados a uma taxa justa de retorno de seu esforço e risco. 
■Esse método leva em consideração a apuração dos custos incorridos na oferta do produto e, sobre eles, aplica-se a margem de lucro.
Markup Divisor: fator utilizado para estabelecer o preço final de venda, considerando algumas premissas.
 
■Precificação baseada no valor percebido pelo cliente: a chave para a determinação do preço é a percepção do cliente em relação ao valor de oferta.
■Para determinar o preço com precisão é essencial que se realize pesquisas de mercado buscando evidências do real valor que o produto ou serviço representa.
■É indicada para empreendedores que oferecem produtos ou serviços inovadores ou com alguma diferenciação muito relevante. Ex: Apple, os preços costumam ser mais altos que os praticados pelos concorrentes.
 
■Grande recessão – crise econômica que resultou na perda de muitos empregos;
■Deu-se início a uma conscientização por parte dos consumidores ;
■Repensar a forma como gastavam seu dinheiro;
■Menor aquisição de acessórios, jóias, relógios e bolsas;
■Passam a faze mais refeições em casa;
■Possibilidade de trocar o carro por um modelo mais econômico.
 
■Os compradores podem:
■Obter comparações instantâneas entre os preços de milhares de fornecedores. Ex: preços de várias livrarias.
■Pagar o preço que definiram. No priceline.com o cliente estabelece o preço que deseja pagar por uma passagem aérea.
■Obter produtos grátis. Como competir com programas que podem ser obtidos gratuitamente?
 
■Os vendedores podem:
■Monitorar o comportamento dos clientes e preparar ofertas personalizadas para cada um deles;
■Dar a determinados clientes acesso a preços especiais;
■Tanto compradores como vendedores podem:
■Negociar preços em leilões e bolsas on line ou até mesmo pessoalmente.
 
■Nas pequenas empresas, geralmente os preços são determinados pelo dono dos negócios;
■Nas grandes empresas, gerentes de divisão e produto se incumbem da tarefa;
■Nestas grande empresas a alta administração estabelece os objetivos e as políticas gerais de determinação de preços, e muitas vezes aprova os preços sugeridos pelos níveis mais baixos na hierarquia;
 
■Preços de referência – embora conheçam a faixa de preço não conseguem lembrar com precisão do preço específico. Por isso passam a usar um preço de referência para estabelecer comparações.
 
■Inferência preço-qualidade – a determinação de preços com base na imagem é especialmente eficaz com produtos que apela para a vaidade das pessoas.  Ex: perfumes, roupas, carros de luxo e roupas de grife.
■Algumas marcas adotam a exclusividade e a escassez para denotar qualidade e justificar preços premium. Ênfase na exclusividade na comunicação e estratégias de canal.
 
■O preço com número quebrado ou preço de efeito psicológico -  os consumidores consideram que um item que custa R$299,00 está na faixa dos R$200,00e não na de R$300,00.
■Tendem a memorizar os preços “da esquerda para a direita”, em vez de arredondá-los.
■Vale observar que, a codificação dos preços dessa forma é importante quando existe uma quebra mental do preço em um valor arredondado maior.
■Os preços terminados em “9” transmitem a ideia de desconto ou pechincha.  Ex: R$ 34,00 -> R$ 39,00 aumento da demanda . R$34,00 -> R$ 44,00 inalterada.
 
■Preços terminados em “0” e “5” são igualmente comuns no mercado porque acredita-se que os consumidores os memorizam com maior facilidade.
■Placas de “liquidação” ao lado dos preços estimulam a demanda. Quando não usadas em excesso.
■As vendas totais de uma categoria são maiores quando alguns de seus itens , levam placas de liquidação.
■Preços sugestivos com placas de liquidação e preços terminados em “9” são mais influentes quando o conhecimento do consumidor sobre preço é escasso.
 

Etapas na definição de uma política de determinação de preço

Seleção do objetivo da determinação de preços

Determinação da demanda

Estimativa de custos

Análise de custos, preços e ofertas dos concorrentes

Seleção de um método de determinação de preços

Seleção do preço final

Suspensão de aula - Greve dos caminhoneiros (05/06/2018 - 07/06/2018)
Seminários Decisão sobre o composto de MKT (12/06/2018 - 14/06/2018)
Apresentação de Resultado de Pesquisa de campo - Precificação na organizações (19/06/2018 - 21/06/2018)
Aula expositiva - Marcas (26/06/2018 - 26/06/2018)
Exame final (28/06/2018 - 28/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
05 08 12 15 19 22 26 29 02 05 09 12 16 19 23 26 30 03 17 21 07 11 14
1 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 2 2 2 2 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 3,5 9,5 9,0 7.3 0 AM

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Plano de Curso

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Título

Data
Notas disponíveis 23/06/2018
Notas disponíveis 03/06/2018
Retificação sobre aulas 06/05/2018
Licença Médica 09/04/2018
Licença médica 01/04/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:47