■A matéria-prima: a) produtos agropecuários. EX: trigo, algodão, gado, frutas. b) produtos naturais. Ex: peixes, madeira, óleo cru e minério de ferro.
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■Sua natureza perecível e sazonal requer práticas de marketing especiais, enquanto seu caráter de commodity resulta em relativamente pouca atividade promocional, com algumas exceções.
■Os materiais e peças manufaturados recaem em duas categorias:
■a) Materiais componentes. Ex: ferro, fibras têxteis, cimento e fios condutores; a2) Peças componentes. Ex: pequenos motores, pneus, peças moldadas;
■B) Materiais componentes. Ex: ferro-gusa é transformada em aço.
■Matéria-prima – são itens não processados que são transformados em partes componentes ou produtos acabados. Ex: trigo, cobre e algodão.
■Suprimentos – são bens industriais consumidos no processo de produção de outros produtos. Eles facilitam o processo de produção, mas não entram no produto. Ex: lâmpadas, canetas.
■Serviços empresariais – são serviços que dão suporte às atividades da organização. Ex: pesquisa de marketing.
■Bens de capital: longa duração, facilitam o desenvolvimento e administração do produto.
–Ex: edificações (fábricas, escritórios); equipamentos imobilizados(geradores, furadeiras de colunas, elevadores);
■Suprimentos e serviços:
–Ex: suprimentos operacionais (lubrificantes, carvão, papel) e itens de manutenção e reparo (tinta, pregos, vassouras).
•Decisões de produtos e serviços
•Atributos de produtos e serviços:
•Qualidade do produto – as características de um produto ou serviço que sustentam sua capacidade satisfazer necessidades expressas ou implícitas dos clientes.
•A qualidade do produto tem duas dimensões:
•Nível; e
•Consistência
■Critérios que determinam a percepção geral da qualidade do produto:
■Desempenho;
■Características;
■Confiabilidade;
■Conformidade;
■Durabilidade;
■Serviços;
■Estética; e
■Avaliação geral.
■Características do produto
–São as especificações técnicas do produto.
■Ex: o sorvete Triple Brownie Overload da Haagen-Dazs contém sorvete de chocolate, nozes, calda de chocolate e pedaços de brownie. E mais de 20% de calorias que o sorvete comum.
■Estilo e Design do produto
–Estilo descreve a aparência de um produto;
–O design está além da superfície, envolve criar atributos de produto ou serviço, envolve moldar a experiência dos clientes em relação ao produto ou serviço;
–Um bom design começa com um profundo conhecimento das necessidades dos clientes em relação ao produto ou serviço.
■Marca
–É um nome, termo, sinal, símbolo, desenho ou combinação desses elementos que identifica o fabricante ou vendedor de um produto ou serviço;
–Os nomes de marcas ajudam os consumidores a identificar produtos que possam lhes trazer benefícios.
■A Embalagem
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–Envolve o projeto e a produção do recipiente ou envoltório de um produto;
–A função primordial da embalagem era conter e proteger o produto;
–A embalagem passou a ser uma ferramenta de marketing;
–Atrair, descrever, efetuar a venda;
–Embalagens inovadoras podem conferir à empresa uma vantagem sobre seus concorrentes e aumento de vendas.
■Os rótulos podem ser desde simples etiquetas presas aos produtos até projetos gráficos complexos que fazem parte da embalagem.
■O rótulo identifica o produto ou a marca;
■Pode descrever várias coisas sobre o produto:
■Fabricante;
■Onde foi produzido;
■Conteúdo;
■A forma de consumo;
■Modo de utilização;
■Deve promover e apoiar seu posicionamento.
■Uma linha de produtos é um grupo de produtos intimamente relacionados porque:
–Funcionam de maneira semelhante;
–São vendidos ao mesmo grupo de clientes;
–São comercializados pelos mesmos tipos de lojas; ou
Se incluem em determinadas faixas de preços.
■Extensão da linha de produtos
–O número de itens que ela comporta;
■Uma empresa pode aumentar a extensão de sua linha de produtos de duas maneiras:
–Ampliação – ampliar para baixo, para cima ou em ambos os sentidos.
–Complementação – adicionar itens à faixa atual da linha.