-

CMP009 - ESTUDOS TUTORIAIS II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do módulo (06/03/2018 - 06/03/2018)
1ª. Sessão (análise do problema) (13/03/2018 - 13/03/2018)
1ª. Sessão (resolução do problema) (20/03/2018 - 20/03/2018)
2ª. Sessão (análise do problema) (27/03/2018 - 27/03/2018)
2ª. Sessão (resolução do problema) (03/04/2018 - 03/04/2018)
3ª. Sessão (análise do problema) (10/04/2018 - 10/04/2018)
3ª. Sessão (resolução do problema) (17/04/2018 - 17/04/2018)
4ª. Sessão (análise do problema) (24/04/2018 - 24/04/2018)
4ª. Sessão (resolução do problema) (01/05/2018 - 01/05/2018)
5ª. Sessão (análise do problema) (08/05/2018 - 08/05/2018)
5ª. Sessão (resolução do problema) (15/05/2018 - 15/05/2018)
6ª. Sessão (análise do problema) (22/05/2018 - 22/05/2018)
6ª. Sessão (resolução do problema) (29/05/2018 - 29/05/2018)
Avaliação Individual/Grupo/Feedback (05/06/2018 - 05/06/2018)
Encerramento do módulo (12/06/2018 - 12/06/2018)
Avaliação Final Lançamento de Notas (19/06/2018 - 19/06/2018)
Fechamento do Sistema de Avaliação (26/06/2018 - 26/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19
1 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017914**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
6 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017914**** 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
15 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1
18 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017913**** 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2
20 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2017912**** 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 2
24 2017913**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
25 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2017914**** 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
27 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2017913**** 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 15
41 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017913**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2017912**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2017913**** 8,2 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
4 2017912**** 9,4 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
5 2017913**** 8,9 8,9 8,9 8,9 8.9 0 AM
6 2017912**** 9,0 9,0 9,5 9,0 9.1 0 AM
7 2017912**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
8 2017914**** 9,0 9,0 8,0 8,0 8.5 1 AM
9 2017913**** 9,1 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM
10 2017912**** 9,3 9,3 9,3 9,3 9.3 0 AM
11 2017912**** 9,0 8,0 8,0 9,0 8.5 1 AM
12 2017913**** 8,2 8,2 8,2 8,2 8.2 0 AM
13 2017913**** 8,8 8,8 8,8 8,8 8.8 0 AM
14 2017913**** 9,7 9,7 9,7 9,7 9.7 0 AM
15 2017914**** 9,4 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
16 2017914**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
17 2017914**** 9,1 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM
18 2017913**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
19 2017914**** 9,4 9,4 9,4 9,4 9.4 0 AM
20 2017913**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
21 2017913**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
22 2017912**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
23 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2017912**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
25 2017914**** 8,9 8,9 8,9 8,9 8.9 0 AM
26 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2017912**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
28 2017912**** 9,0 9,0 8,0 8,0 8.5 1 AM
29 2017912**** 8,4 8,4 8,4 8,4 8.4 0 AM
30 2017912**** 9,1 9,1 9,1 9,1 9.1 0 AM
31 2017914**** 8,4 8,4 8,4 8,4 8.4 0 AM
32 2017913**** 0,0 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
33 2017913**** 8,0 8,0 9,0 9,5 8.6 3 AM
34 2017914**** 8,7 8,7 8,7 8,7 8.7 0 AM
35 2017914**** 8,0 8,0 9,0 8,0 8.3 0 AM
36 2017914**** 9,0 9,0 9,0 8,5 8.9 0 AM
37 2017914**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
38 2017912**** 9,2 9,2 9,2 9,2 9.2 0 AM
39 2017913**** 9,0 9,0 8,0 9,0 8.8 0 AM
40 2017912**** 9,8 9,8 9,8 9,8 9.8 0 AM
41 2017913**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: x
Objetivos: Os grupos tutoriais representam unidades integradoras, configurando um módulo, espaços presentes do primeiro ao oitavo período, desenvolvidos com o propósito de provocar, acordar, vincular, sensibilizar e instigar os alunos na busca de respostas às questões problematizadoras suscitadas no início de cada período do Curso.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os grupos tutoriais representam unidades integradoras, configurando um módulo, espaços presentes do primeiro ao oitavo período, desenvolvidos com o propósito de provocar, acordar, vincular, sensibilizar e instigar os alunos na busca de respostas às questões problematizadoras suscitadas no início de cada período do Curso.
Seu conteúdo é construído de forma compartilhada entre alunos e professores que atuam como tutores tendo por base as questões de cada módulo reconstruídas em temas de natureza interdisciplinar, possibilitando ao aluno o protagonismo na construção do conhecimento por meio de consulta a diversas fontes de pesquisa (livros, periódicos, internet, e os conteúdos das outras áreas e campos de saber). Em cada período do curso, cada grupo tutorial se envolverá em torno de um problema segundo a dinâmica a seguir:
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1. Ler atentamente o problema e esclarecer os termos desconhecidos;
2. Identificar as questões (problemas) propostas pelo enunciado;
3. Oferecer explicações para estas questões com base no conhecimento prévio que o grupo tem sobre o assunto;
4. Resumir estas explicações: visualmente e de forma coletiva;
5. Estabelecer objetivos de aprendizagem que levem o aluno ao aprofundamento e complementação destas explicações;
6. Estudo individual respeitando os objetivos levantados;
7. Rediscussão no grupo tutorial dos avanços de conhecimento obtidos pelo grupo. A importância de todos os alunos apresentarem os conhecimentos obtidos, fontes bibliográficas e reflexões acerca do assunto central.
8. Avaliação formativa.

A avaliação será de forma longitudinal durante todos os grupos tutoriais (GT). Cada Grupo Tutorial é composto por dois encontros presenciais. No final do módulo será realizada uma avaliação de todo o processo (somativa e formativa).



Horário de atendimento: Segundas, quartas e sextas - sala 53
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ROSEN, G. Da polícia médica à medicina social. Rio de Janeiro: Graal, 1979
PINHEIRO, R.; MATTOS, R. (ORG). Os sentidos da integralidade na atenção na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro IMS/UERJ – ABRASCO, 2001
MINAYO, M.C.S Contribuições da Antropologia para pensar e fazer saúde. In: CAMPOS, G.W.S et al. (orgs.) Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec/Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006, p.189-218.)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
CECÍLIO, L. C. de O. & MATSUMOTO, N. F. Uma taxonomia operacional de necessidades de saúde. In: PINHEIRO, R; FERLA, A. A. & MATTOS, R. A. (Orgs.) Gestão em Redes: tecendo os fios da integralidade em saúde. Rio de Janeiro, Caxias do Sul: Cepsc, IMS, Uerj, Educs, 2006.
COSTA, J. S. D. da. & VICTORA, C. G. O que é “um problema de saúde pública”? Revista Brasileira de Epidemiologia, 9(1): 144-146, 2006.
TESTA, M. O diagnóstico de saúde. In: RIVERA, F. J. U. (Org.) Planejamento e Programação em Saúde: um enfoque estratégico. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1992a.
SAMAJA, J. A Reprodução Social e a Saúde: elementos teóricos e metodológicos sobre a questão das ‘relações’ entre saúde e condições de vida. Salvador: Casa da Qualidade, 2000
CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, D. & FREITAS, C. M. de (Orgs.) Promoção da Saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2018
06/03/2018
Apresentação do módulo
13/03/2018
13/03/2018
1ª. Sessão (análise do problema)
20/03/2018
20/03/2018
1ª. Sessão (resolução do problema)
27/03/2018
27/03/2018
2ª. Sessão (análise do problema)
03/04/2018
03/04/2018
2ª. Sessão (resolução do problema)
10/04/2018
10/04/2018
3ª. Sessão (análise do problema)
17/04/2018
17/04/2018
3ª. Sessão (resolução do problema)
24/04/2018
24/04/2018
4ª. Sessão (análise do problema)
01/05/2018
01/05/2018
4ª. Sessão (resolução do problema)
08/05/2018
08/05/2018
5ª. Sessão (análise do problema)
15/05/2018
15/05/2018
5ª. Sessão (resolução do problema)
22/05/2018
22/05/2018
6ª. Sessão (análise do problema)
29/05/2018
29/05/2018
6ª. Sessão (resolução do problema)
05/06/2018
05/06/2018
Avaliação Individual/Grupo/Feedback
12/06/2018
12/06/2018
Encerramento do módulo
19/06/2018
19/06/2018
Avaliação Final Lançamento de Notas
26/06/2018
26/06/2018
Fechamento do Sistema de Avaliação
Avaliações
Data Descrição
20/03/2018 1ª Avaliação
03/04/2018 2ª Avaliação
04/04/2018 1ª Avaliação Cognitiva
17/04/2018 3ª Avaliação
01/05/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Primeiro enconto ET 05/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 07:17