-

PPGEL065 - LITERATURA E IDENTIDADE - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (06/03/2018)

Realização dos Seminários de Projeto, conforme solicitação da Coordenação do PPGEL.

Não Haverá Aula (13/03/2018)

I Congresso Nacional Mulher, Literatura e Sociedade, junto à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 13, 14 e 15 de março de 2018.

Literatura, identidade e nação (20/03/2018 - 20/03/2018)

Bhabha: Disseminação

   Bhabha: Disseminação 
Bhabha: Disseminação
Literatura, identidade e movimentos migratórios (27/03/2018 - 27/03/2018)

Literatura, identidade e movimentos migratórios

Bhabha: DissemiNação

Construções discursivas do Outro (03/04/2018 - 03/04/2018)

Edward Said: Introdução ao Orientalismo

  Edward Said - Orientalismo 
Leitura da Introdução de Orientalismo de Edward Said.
Identidades nacionais na margem pós-colonial (10/04/2018 - 10/04/2018)

Bosi: A dialética da colonização

Chaterjee: Comunidade imaginada por quem?

  Bosi: a dialética da colonização 
Bosi: Introdução de A dialética da colonização
  Chaterjee - Comunidade imaginada por quem? 
Chaterjee: Comunidade imaginada por quem?
Não Haverá Aula (17/04/2018)

II SILESUPI - Simpósio Internacional de Língua Espanhola do Sul do Piauí, Curimatá (PI), de 19 a 21 de abril de 2018.

Pensamento decolonial (24/04/2018 - 24/04/2018)

Aníbal Quijano: Pensamento decolonial

Seminário Teórico (01/05/2018 - 01/05/2018)

Ana Verônica

Frantz Fanon: A experiência vivida do Negro

Maria do Amparo

Conceição Evaristo: Escrevivência

Seminário Teórico (08/05/2018 - 08/05/2018)

Patrícia Pilar

Hans Gumbrecht: Metafísica: breve pré-história

Lucas

Partha Chaterjee: Comunidade imaginada por quem?

Seminário Teórico (15/05/2018 - 15/05/2018)

Karla

Spivak: Pode o subalterno falar?

José Vieira

Antonio Candido: Literatura e vida social

Não Haverá Aula (22/05/2018)

VII Congresso Nordestino de Professores de Espanhol, Natal (RN), de 22 a 25 de maio de 2018.

Seminário Teórico (29/05/2018 - 29/05/2018)

Cleane

Michelle Perrot: Escrever a história das mulheres

Sandra

Luis Alberto Brandão: Espaço e literatura

Seminário Crítico (05/06/2018 - 05/06/2018)

Karla

Ana Maria Machado: A ousadia dessa mulher

Sandra

Haroldo Conti: Sudeste

Cleane

Berilo Neves: A mulher e o diabo

José Vieira

Paulo Machado: Tá pronto, seu lobo?

Seminário Crítico (12/06/2018 - 12/06/2018)

Lucas

Ondjaki: Bom dia camaradas

Ana Verônica

Chimamanda Adiche: Para educar crianças feministas

Patrícia

Jorge Luis Borges: Funes, o memorioso

Maria do Amparo

Conceição Evaristo: Olhos d'água

Oficina de encerramento (19/06/2018 - 19/06/2018)

Oficina de encerramento

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
20 27 03 10 24 01 08 15 29 05 12 19
1 2018100**** 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 7,6 7.6 0 AM
3 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2018100**** 8,3 8.3 4 AM
5 2018100**** 9,0 9.0 0 AM
6 2018100**** 8,5 8.5 0 AM
7 2018100**** 8,0 8.0 8 AM
8 2018100**** 9,0 9.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Identidade e diferença. Estudo dos processos de construção identitária, políticas de diferenciação e representações de diferenças. Identidades de raça, de gênero e sexuais. Crítica de obras literárias que de alguma forma abordem a questão da construção identitária.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será conduzida através de aulas expositivas, leitura individual de textos teóricos com a devida discussão em grupo, pesquisa sobre tópicos teóricos e de crítica literária, assim como com leitura de textos literários e discussão em grupo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será realizada através de Seminário Teórico (20%), Seminário Crítico (30%) e Artigo (50%).
Horário de atendimento: Terças, 14h
Bibliografia: AMARAL, L. A. Pensar a diferença/deficiência. Brasília: CORDE, 1994. APPIAH, K. A. Identity, authenticity, survival: multicultural societies and social reproduction. In: TAYLOR, C. (Ed.) Multiculturalism. Princeton: Princeton University Press, 1994. p. 149-163. BALIBAR, E. Is there a 'neo-racism'? In: BALIBAR, E.; WALLERSTEIN, I. (Eds.). Tradução de Chris Turner. Race, nation, class: ambiguous identities. London: Verso, 1991. p. 17-28. BENMAYOR, R.; SKOTNES, A. Some reflections on migration and identity. In: ______. Migration identity. Oxford: Oxford University Press, 1994. p. 1-18. BHABHA, H. The location of culture. London: Routledge, 1994. _______. Culture's in-between. In: Hall, S.; du Gay, P. (Eds.). Questions of cultural identity. London: Sage, 1996. p. 53-60. BOYCE, S.; DIAWARA, M. The art of identity: a conversation. In: BAKER, Jr., H. A.; DIAWARA, M.; LINDEBORG, R. H. Black British cultural studies. Chicago & London: The University of Chicago Press, 1996. p. 306-313. BRENNAN, T. The national longing for form. In: ______. Nation and narration. London: Routledge, 1990. p. 44-70. BRAH, A. Diaspora, border and transnational identities. In: ______. Geographies of diaspora: contesting identities. London: Routledge, 1998. p. 178-210. CASTELLS, M. O poder da identidade. Tradução de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CORNELL, S.; HARTMANN, D. Mapping the terrain: definitions. In: _____. Ethnicity and race: making identities in a changing world. Thousand Oaks: Pine Forge Press, 1998. p. 15-38. DAVIS, B.; HARRE, R. Positioning: the discursive production of selves. Disponível em <http://www.massey.ac.nz/ac.nz/~Alock/position/position.html>. Acesso em 30 de ago. de 2000. DERRIDA, J. A estrutura, o signo e o jogo no discurso das ciências humanas. In: ______. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995. p. 229-252. ______. Et cetera? In: ROYLE, N. (Ed.) Deconstructions: a user's guide. New York: Palgrave, 2000. p. 282-305. DORAI, M. Qu'est ce qu'un stéréotype?: contribution à la definition d'un concept. Enfance 41 (3-4): 45-54, 1988. FOUCAULT, M. Power / knowledge: selected Interviews & other writings 1972-1977. In: Gordon, C. (Ed.). New York: Pantheon Books, 1980. ______. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2000. GERGEN, K. J. Narrative, moral identity and historical consciousness: a social constructionist account. Disponível em <http://www.warthmore.edu/SocSci/kgergen1/text3.htm>. Acesso em 28 de ago. de 2000. GILROY, P. The Black Atlantic: modernity and double consciousness. Cambridge: Harvard UP, 1993. ______. It ain't where you're from, it's where you're at. In: _____. Small acts: thoughts on the politics of Black cultures. New York: Serpent's Tail, 1993. ______. British cultural studies and the pitfalls of identity. In: BAKER, Jr., H. A. DIAWARA, M.; LINDEBORG, R. H. (Eds.). Black British cultural studies: a reader. Chicago: The University of Chicago Press, 1996. p. 223-239. ______. Diaspora as a social ecology of identification. In: ______. Against race: imagining political culture beyond the color line. Cambridge: Belknap P. of Harvard UP, 2000. p. 123-33. GOFFMAN, E. Estigma e identidade social. In: _____. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Zahar, 1992. p. 13-50. GOLDBERG, D. T. Introduction. In. ______. (Ed.). Anatomy of racism. Minneapolis: U of Minnesota P, 1990. p. xi-xxiii. GUNEW, S. Marginal positions: constructing cultural differences on various 'posts'. In: ______. Framing marginality: multicultural literary studies. Melbourne: Melbourne UP, 1994. p. 27-52. HALL, S. The question of cultural identity. In: HALL, S.; HELD, D.; MCGREW, T. (Eds.). Modernity and its futures. London: Polity Press in Association with the Open University, 1992. p. 274-323. ______. New ethnicities. In: MORLEY, D.; KUAN-HSING, C. (Eds.). Critical dialogues in cultural studies. London: Routledge, 1996. p. 441-449. ______. Introduction: who needs 'identity'? In: HALL, S.; DU GGAY, P. (Eds.). Questions of cultural identity. London: Sage, 1996c. p. 1-17. ______. Cultural identity and cinematic representation. In: BAKER, Jr., H. A.; DIAWARA, M.; LINDEBORG, R. H. (Eds.). Black British cultural studies: a reader. Chicago: The University of Chicago P., 1996. ______. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. LACLAU, E. Universalism, particularism and the question of identity. In: RAJCHMAN, J. (Ed.). The identity in question. New York: Routledge, 1995. p. 93-108. MONTES, M. L. Raça e identidade: entre o espelho, a invenção e a ideologia. In: SCHWARCZ, L. M.; QUEIROZ, R. S. (Orgs.). Raça e diversidade. São Paulo: Edusp, 1996. p. 47-75. MOUFFE, C. Democratic politics and the question of iIdentity. In: RAJCHMAN, J. (Ed.). The identity in question. New York: Routledge, 1995. p. 33-45. SAID, E. Orientalism: Western conceptions of the Orient. London: Penguin Books, 1978.
______. Culture and imperialism. New York: Vintage Books, 1993. SCOTT, J. W. Muticulturalism and the politics of identity. In: RAJCHMAN, J. (Ed.). The identity in question. New York: Routledge, 1995. p. 3-12. SOUZA, L. M. T. M. Conflito de vozes na sala de aula. In: CORACINI, M. J. (Org.). O jogo discussivo na aula de leitura. Campinas: Editora Pontes, 1995. YOUNG, R. J. C. Hybridity and diaspora. In: ______. Colonial desire: hybridity in theory, culture and race. London: Routledge, 1995. p. 1-28. ______. Deconstruction and the postcolonial. In: ROYLE, N. Deconstructions. New York: Palgrave, 2000. p. 187-210.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2018
06/03/2018
Não Haverá Aula
13/03/2018
13/03/2018
Não Haverá Aula
20/03/2018
20/03/2018
Literatura, identidade e nação
27/03/2018
27/03/2018
Literatura, identidade e movimentos migratórios
03/04/2018
03/04/2018
Construções discursivas do Outro
10/04/2018
10/04/2018
Identidades nacionais na margem pós-colonial
17/04/2018
17/04/2018
Não Haverá Aula
24/04/2018
24/04/2018
Pensamento decolonial
01/05/2018
01/05/2018
Seminário Teórico
08/05/2018
08/05/2018
Seminário Teórico
15/05/2018
15/05/2018
Seminário Teórico
22/05/2018
22/05/2018
Não Haverá Aula
29/05/2018
29/05/2018
Seminário Teórico
05/06/2018
05/06/2018
Seminário Crítico
12/06/2018
12/06/2018
Seminário Crítico
19/06/2018
19/06/2018
Oficina de encerramento
Avaliações
Data Descrição
19/06/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
IV Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas - GRIOTS 27/09/2018
I Simpósio Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa 25/09/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 29/04/2024 17:06