-
PPGED031 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Turma: 01 (2018.1)
Início das atividades da disciplina. Apresentação do plano de curso e plano de atividades discentes.
Dialógo entre docentes e pós-graduandos acerca do tema: Formação de professores como prática social politica.
Referências para discussão: Capitulos 4 e 7 do livro Sete lições sobre educação de adultos - Alvaro Vieira Pinto; O docente como instrumento de ação politica - Francisco Gutiérrez.
Análise dos textos de Antonio Nóvoa e Demerval Saviane acerca dos aspectos históricos que explicam o processo de formação de professores no Brasil e no exterior.
O discussão sobre o estado da arte sobre as pesquisas que tratam do tema formação de professores no Brasil.
Discussão sobre a relação entre os organismos internacionais e as politicas de formação de professores no Brasil.
Discutir, por meio de exposição dialogada, sobre as bases epsitemológicas que sustentam os modelos de formação de professores e a pesquisa educacional.
A abordagem crítico-dialética.
A epsitemologia da prática e a práxis na formação de professores.
Trabalho docente e desenvolvimento profissional. Formação continuada e desenvolvimento profissional.
Condições de trabalho e mecanismos de controle da profissão: avaliação institucional; modelos de formação de professores; precarização do trabalho; autonomia do professor.
FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE E REALIDADE SOCIAL: AUTONOMIA, TENSÕES ENTRE FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE; CONTRADIÇÕES DA PROFISSÃO.
TEMA: SABERES E PRÁTICAS DOCENTES.
TEMA: A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORS.
TEMA: FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE, DESAFIOS E TENDÊNCIAS.
Nenhum item foi encontrado
Título
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 23:21