Metodologia: |
No desenvolvimento da disciplina as situações de ensino-aprendizagem, de aquisição e de troca de conhecimentos, serão enriquecidas através do desenvolvimento de atividades diversificadas. Nesta perspectiva, no desenvolvimento do seminário constarão:<br />? Aulas expositivas ? Exposição oral, abordando os temas trabalhados na disciplina. Os temas trabalhados serão discutidos posteriormente nos grupos de estudos.<br />? Grupos de discussão ? A partir dos conteúdos específicos de cada unidade de estudo, subsidiados através de leitura de textos, serão planejados grupos de discussão.<br />? Trabalho em grupo ? discussões tendo como referência os temas propostos nas diferentes unidades de estudo, caracteriza-se como espaço de questionamentos e de análises e reflexões no âmbito da disciplina. <br />? Leitura de textos (livros, artigos e outros materiais impressos ou em forma eletrônica): debates em grupos.<br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Na prática avaliativa da disciplina predominará o aspecto formativo, centrado na participação ativa nas atividades/discussão em classe; estudos, seminários, painéis e demais atividades propostas, além da frequência, responsabilidade e qualidade dos trabalhos produzidos.<br />Para efeito de atribuição de notas serão considerados os seguintes trabalhos:<br />? Leitura e produção de textos;<br />?Planejamento e execução de seminários, painéis e memoriais.<br /> |
Bibliografia:
| BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: _____. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 198/196.<br />BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.<br />BRANDÃO, Vera Maria Antonieta T. Labirintos da memória: quem sou? São Paulo: Paulus, 2008.<br />CATANI, Denice B.; BUENO, Belmira O. SOUZA, M.; Cecília C. C.; SOUSA, Cynthia P. de (Org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras, 1997.<br />GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; GOMES, Geisa Genaro; SILVA, Leila Cristina Borges da. Memórias de leitura e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.<br />GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995. p. 63-78.<br />JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa, PT: EDUCA, 2002.<br />_____. Da formação do sujeito ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Mathias. O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, PT: MS/DRHS/CFAP, 1988. p. 37/50.<br />LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, ES: Laertes, 1995.<br />NÓVOA, António (Org.). Vida de Professores. Porto, PT: Porto, 1995.<br />NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: Ed. URFN; São Paulo: Paulus, 2010.<br /> |