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ana maria ribeiro dos santos

ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCS

PPGENF045 - METODOLOGIA DE PESQUISA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Unidade I - educação, didática e formação professor (08/09/2014 - 22/12/2014)

O que é ser professor na atualidade;

Discussão sobre plano de aula.

Unidade I - educação, didática e formação professor (15/09/2014 - 22/12/2014)

Leitura e discussão de texto sobre metodologias ativas.

Elaboração e discussão plano de aula.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (22/09/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (29/09/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (06/10/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (13/10/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (20/10/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (27/10/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (03/11/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (10/11/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (17/11/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (24/11/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (01/12/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (08/12/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Unidade II - O professor de enfermagem e a prática de ensino. (15/12/2014 - 22/12/2014)

Desenvolvimento de atividades didáticas no curso de enfermagem sob supervisão direta.

Avaliação da disciplina (22/12/2014 - 22/12/2014)

Avaliação da disciplina.

Apresentação da disciplina e leitura do plano. (21/08/2025 - 21/08/2025)
Esclarecimentos sobre as propostas dos trabalhos a serem desenvolvidas
   Plano de Ensino 2025.2.pdf 
Discussão do texto -Abordagens do Mundo: uma provocação. (04/09/2025 - 04/09/2025)

VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofía à publicação. Botucatu: Best Writing, 2019. Capítulo I – Abordagens do Mundo: uma provocação. A discussão será orientada pela estratégia 2 (Anastasiou; Alves, 2009).

Estudo dos textos a serem apresentados na aula do dia 18/09/25. (11/09/2025 - 11/09/2025)
SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. MERCHÁN-HAMANN, E; TAUIL, P.L. Proposta de classificação dos diferentes tipos de estudos epidemiológicos descritivos
Apresentação de artigos (18/09/2025 - 18/09/2025)
- Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. - Proposta de classificação dos diferentes tipos de estudos epidemiológicos descritivos.
Estudo dos textos a serem apresentados na aula do dia 02/10/25. (25/09/2025 - 25/09/2025)
Apresentação dos artigos: (02/10/2025 - 02/10/2025)
- Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. - Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativa; -Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade.
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 16/10/25. (09/10/2025 - 09/10/2025)
Apresentação dos artigos: (16/10/2025 - 16/10/2025)
- Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. - The Test Adaptation Reporting Standards (TARES): reporting test adaptations
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 30/10/25. (23/10/2025 - 23/10/2025)
Aspectos Éticos dos Projetos de Pesquisa; Normas de Elaboração (Manual da Pós-Graduação e Normas da ABNT) (30/10/2025 - 30/10/2025)
CUNHA GH, BEZERRA FAF, MORAES MEA. Cuidados práticos ao submeter um projeto ao comitê de ética em pesquisa.
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 13/11/25. (06/11/2025 - 06/11/2025)
Uso Ético da Inteligência Artificial - Princípios gerais (páginas 18 a 26) (13/11/2025 - 13/11/2025)
SAMPAIO, R.C.; SABBATINI, M.; LIMONGI, R. Diretrizes para o uso ético e responsável da inteligência artificial generativa [livro eletrônico]: um guia prático para pesquisadores / São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom, 2024.PDF LOPES, A. F. et al. Benefícios da Inteligência Artificial para o Cuidado Seguro: Revisão Integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), v. 15, n.94, p.1 -13, 2025. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2025v15i94p15381-15398
Estudo dos textos a serem discutidos na aula do dia 27/11/25. (20/11/2025 - 20/11/2025)

Quatro tons de plágio e Mapeamento de revistas brasileiras com práticas editoriais predatórias.  

Plágio e Periódicos Predatórios. (27/11/2025 - 27/11/2025)
MARQUES, F. Quatro tons de plágio. Revista pesquisa FAPESP. ed. 271 set. 2018. Disponível em: Revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2018/09/008_boas-práticas_271-3.pdf ANDRADE, D.A.F. et al. Mapeamento de revistas brasileiras com práticas editoriais predatórias. Abec Meeting 2023. DOI: https://doi.org/10.21452/abecmeeting2023.196
Apresentação dos Projetos. (01/12/2025 - 01/12/2025)

Apresentação Individual Presencial dos Projetos de Dissertação adequando as Diretrizes Oficiais e as Normas do Manual PPGENF.

Apresentação dos Projetos (03/12/2025 - 03/12/2025)

Apresentação Individual Presencial dos Projetos de Dissertação adequando as Diretrizes Oficiais e as Normas do Manual PPGENF.

Apresentação dos Projetos (04/12/2025 - 04/12/2025)

Apresentação Individual Presencial dos Projetos de Dissertação adequando as Diretrizes Oficiais e as Normas do Manual PPGENF.

Encerramento e Avaliação da disciplina (11/12/2025 - 11/12/2025)
Elaboração de Painéis sobre processo de pesquisa (27/02/2018 - 27/02/2018)
Estudo de textos sobre processo de pesquisa e planejamento dos Painéis.
Apresentação da disciplina e leitura do plano (06/03/2018 - 06/03/2018)
Esclarecimentos sobre as propostas dos trabalhos a serem desenvolvidas Estudo do texto sobre ciência
Discussão sobre ciência e conhecimento científico. (13/03/2018 - 13/03/2018)
Discussão sobre ciência e conhecimento científico.
Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa. (20/03/2018 - 20/03/2018)
Estudo de textos sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa.
Apresentação dos Mapas Mentais sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa. (27/03/2018 - 27/03/2018)
Apresentação dos Mapas Mentais elaborados pelos alunos sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos textos recomendados.
Curso sobre acesso ao portal CAPES. (03/04/2018 - 03/04/2018)
Curso que priorizará bancos de dados da área de saúde por meio do portal CAPES.
Processo de pesquisa para implementação dos Projetos de Dissertação. (10/04/2018 - 10/04/2018)
Estudo textos sobre processo de pesquisa para implementação nos projetos.
Apresentação dos Painéis (24/04/2018 - 24/04/2018)
Apresentação dos painéis elaborados pelos alunos sobre a elaboração do Projeto de Pesquisa.
Pesquisa Metodológica na Enfermagem. (08/05/2018 - 08/05/2018)
Videoconferência sobre Pesquisa Metodológica.
Elementos de um protocolo de pesquisa na abordagem quantitativa. (15/05/2018 - 15/05/2018)
Videoconferência sobre protocolo de pesquisa na abordagem quantitativa.
Elaboração dos Projetos de Dissertação. (22/05/2018 - 22/05/2018)
Elaboração dos projetos de Pesquisa a luz dos textos estudados na disciplina.
Apresentação dos Projetos de Dissertação. (29/05/2018 - 29/05/2018)
Apresentação e debate dos Projetos de Pesquisa com base nos textos estudados na disciplina.
Apresentação dos Projetos de Dissertação. (05/06/2018 - 05/06/2018)
Apresentação e debate dos Projetos de Pesquisa com base nos textos estudados na disciplina.
Apresentação dos Projetos de Dissertação. (12/06/2018 - 12/06/2018)
Apresentação e debate dos Projetos de Pesquisa com base nos textos estudados na disciplina.
Apresentação dos Projetos de Dissertação. (26/06/2018 - 26/06/2018)
Apresentação e debate dos Projetos de Pesquisa com base nos textos estudados na disciplina.
    
Inicia em 02/07/2018 às 0h 0 e finaliza em 10/07/2018 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
06 13 20 27 03 10 17 24 08 15 22 29 12 19 26
1 2018100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 8
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4
4 2018100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4 8
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
8 2018100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,5 9,5 9,1 9.4 4 AM
2 2018100**** 8,0 8,5 8,0 8.2 4 AM
3 2018100**** 8,0 8,5 8,7 8.4 0 AM
4 2018100**** 9,0 9,5 9,3 9.3 0 AM
5 2018100**** 9,0 9,0 8,0 8.7 8 AM
6 2018100**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
7 2018100**** 8,5 9,0 9,3 8.9 8 AM
8 2018100**** 9,0 9,0 8,0 8.7 8 AM
9 2018100**** 8,0 9,0 8,7 8.6 4 AM
10 2018100**** 8,5 9,0 8,0 8.5 8 AM
11 2018100**** 8,5 9,0 9,0 8.8 8 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de exposições dialogadas, estudos de textos indicados, painel teórico integrado, consulta a banco de dados, aulas expositivas por videoconferência, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, retoprojetor, transparências, data show, projetor multi-mídia.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: METODOLOGIA E RECURSOS<br /><br />A disciplina será desenvolvida por meio de exposições dialogadas, estudos de textos indicados, painel teórico integrado, consulta a banco de dados, aulas expositivas por videoconferência, apresentação e discussão dos projetos de pesquisa com a finalidade de alcançar os objetivos educacionais. Os recursos de ensino necessários serão as fontes bibliográficas, roteiros de estudo, quadro branco, pincéis, retoprojetor, transparências, data show, projetor multi-mídia. <br /><br />PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO<br /><br />A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos: contribuições individuais e coletivas; participação de forma ativa nas aulas com estudos de texto; assiduidade e compromisso; estudos em grupos; discussão de textos; desempenho nas apresentações. A aprovação requer freqüência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação final da disciplina e outras providências conforme a Resolução do Programa de Pós Graduação em Enfermagem. A disciplina constará de duas avaliações. <br />A primeira avaliação constará das discussões sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa com base nos mapas mentais (10 pontos) e das discussões em painel sobre etapas do projeto de pesquisa (10 pontos).<br />- A segunda avaliação constará da apresentação e da avaliação dos projetos de pesquisa dos discentes (10 pontos). As pontuações serão somadas e divididas por dois. <br />- A assiduidade e pontualidade nas aulas representarão 10% de cada nota, perderá os 10% alunos que tiverem mais de duas faltas.<br />- Haverá qualitativo nas demais atividades que serão propostas na disciplina: participação nas atividades, em grupo de discussão e papel de debatedores.<br />
Horário de atendimento: Terça-feira 1400 as 18:00
Bibliografia: BARBOSA, D. Enfermagem baseada em evidências. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2014.<br /><br />CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.<br /><br />CULLUM, N. et al. Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: Artmed, 2010. <br /><br />GRAY, J.R.; GROVE, S. K.; SUTHERLAND, S. Burns and Grove's The practice of nursing research: appraisal, synthesis and generation of evidence. 8.ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2017.<br /><br />HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2015.<br /><br />LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015.<br /><br />MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14.ed. São Paulo: Hucitec, 2014.<br /><br />POLIT, D.F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.<br /><br />VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia a publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.<br /><br />BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR<br /><br />ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 8.ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.<br /><br />BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos, Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Diário Oficial da União nº 112, 2012.<br /><br />CECILIO, H.P.M.; OLIVEIRA, D.C. Modelos de revisão integrativa: discussão na pesquisa em Enfermagem. Investigación Cualitativa en Salud. v. 2, 2017.<br /><br />DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D. ; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.4, p. 684-688, 2007.<br /><br />DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 3: métodos mistos e múltiplos. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.5, p. 1046-49, 2007.<br /><br />GALVAO, C.M.; SAWADA, N.O.; TREVIZAN, M. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v.12, n.3, p. 549-56, 2004.<br /><br />GERMANO, R.M. A pesquisa e os dilemas éticos do trabalho da enfermagem. Rev Bras Enferm. v.66, n. esp, p.76-9, 2013.<br /><br />GUERRIERO, I.C.Z.; MINAYO, M.C.S. O desafio de revisar aspectos éticos das pesquisas em ciências sociais e humanas: a necessidade de diretrizes específicas. Physis, Rio de Janeiro, v.23, n.3, p. 763-782, 2013.<br /><br />GUERRIERO, I.C.Z. Resolução n0 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.21, n.8, p. 2619- 29, 2016.<br /><br />MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v.17, n.4, p. 758-64, 2008.<br /><br />MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p.621-26, 2012.<br /><br />MINAYO, M.C.S. Cientificidade, generalização e divulgação de estudos qualitativos. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.22, n.1, p.16-17, 2017.<br /><br />MINAYO, M.C.S.; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 21, n.8, p.1 - 17, 2016.<br /><br />MINAYO, M.C.S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa consensos e controvérsias. Revista de Pesquisa Qualitativa. V.5, n.7, p.1-12. abril, 2017.<br /><br />NEDEL, W.L.; SILVEIRA, F. Os diferentes delineamentos de pesquisa e suas particularidades na terapia intensiva. Rev Bras Ter Intensiva. v.28, n.3, p.256-260, 2016.<br /><br />ONTORIA, A.; LUQUE A. de; GÓMEZ, J. P.R. Aprender com Mapas Mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006.<br /><br />PARANHOS, R. et al. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, Porto Alegre, v. 18, n. 42, p. 384-411, 2016.<br /><br />SOARES, C. B. Revisão Integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev. Esc.Enf. USP. São Paulo, v.48, n.2, p. 335-45, 2014.<br /><br />SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.3, p. 502-507, 2007.<br /><br />SOUZA, M.T.;SILVA, M D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. São Paulo, v.8, n.1, p.102-6, 2010.<br /><br />SOUZA, R.F. O que é um estudo Clínico randomizado? Medicina. v. 42, n.1, p. 3-8, 2009.<br /><br />STILLWELL, S.B.; FINEOUT-OVERHOLT, E.; MELNYK, B.M.; WILLIAMSON, K.M. Asking the clinical question: a key stepin evidence-based practice. AJN. v. 110, n. 3, march, 2010.<br />VOLPATO, G. L. Ciência: da filosofía à publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. <br /><br />WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs.v.52, n.5, p.546-53, 2005.<br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/02/2018
27/02/2018
Elaboração de Painéis sobre processo de pesquisa
06/03/2018
06/03/2018
Apresentação da disciplina e leitura do plano
13/03/2018
13/03/2018
Discussão sobre ciência e conhecimento científico.
20/03/2018
20/03/2018
Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa.
27/03/2018
27/03/2018
Apresentação dos Mapas Mentais sobre aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa.
03/04/2018
03/04/2018
Curso sobre acesso ao portal CAPES.
10/04/2018
10/04/2018
Processo de pesquisa para implementação dos Projetos de Dissertação.
24/04/2018
24/04/2018
Apresentação dos Painéis
08/05/2018
08/05/2018
Pesquisa Metodológica na Enfermagem.
15/05/2018
15/05/2018
Elementos de um protocolo de pesquisa na abordagem quantitativa.
22/05/2018
22/05/2018
Elaboração dos Projetos de Dissertação.
29/05/2018
29/05/2018
Apresentação dos Projetos de Dissertação.
05/06/2018
05/06/2018
Apresentação dos Projetos de Dissertação.
12/06/2018
12/06/2018
Apresentação dos Projetos de Dissertação.
26/06/2018
26/06/2018
Apresentação dos Projetos de Dissertação.
Avaliações
Data Descrição
27/03/2018 1ª Avaliação
24/04/2018 2ª Avaliação
26/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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