ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

1.1 Histórico da Educação Especial à Educação Inclusiva;
1.2 Paradigmas da Educação Especial e o contexto da Educação Inclusiva;
1.3 Marcos legais: Declarações internacionais, Constituição Brasileira de 1988, LDB – Lei nº 9.394/96, Lei nº 13.146/2015, Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de fevereiro de 2001, e nº 4 de 2009, Documento (Cartilha) Ministério Público Federal e Diretrizes Curriculares da Educação Especial e do Atendimento Educacional Especializado. Plano Nacional de Educação (PNE), Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008 e Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação especial, Brasília: MEC, 2009.
1.4 Os diferentes paradigmas da educação especial numa perspectiva inclusiva, buscando a compreensão das fases de exclusão, segregação, integração e inclusão;

- Analisar os conceitos científicos e legais que sustentam o Atendimento Educacional Especializado - AEE para os estudantes do público-alvo da educação especial, nas duas etapas do Ensino Fundamental e EJA;

TEXTO BASE/LIVRO:
MATERIAL COMPLEMENTAR:
- BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 4. ed. – Brasília, DF : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2020.Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/572694/Lei_diretrizes_bases_4ed.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- CORREIA, G. B.; BAPTISTA, C. R. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva de 2008: quais origens e quais trajetórias?. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 2, p. 716–731, 2018. DOI: 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11905 . Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/11905 . Acesso em: 6 ago. 2023.
- VÍDEOS
· Conhecendo a Lei Nº 13.146 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência | Concursos Públicos link: https://www.youtube.com/watch?v=uXwUnZcxeAE
· INCLUSÃO X INTEGRAÇÃO link: https://www.youtube.com/watch?v=c5dVQQQFAEo
· Diferença entre inclusão e integração link: https://www.youtube.com/watch?v=CNT_YoiaKAQ
· Acolhimento de alunos com deficiência deve ser pensado caso a caso, avalia especialista link: https://www.youtube.com/watch?v=uyZE7sXZ4LU
· História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Link: https://www.youtube.com/watch?v=yv1dnuGgn2k


Imagem 1: Professora Maria Teresa Eglér Mantoan
Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/05/22/seminario-debate-questoes-de-acessibilidade-e-literatura-na-educacao-especial
Maria Teresa Eglér Mantoan é pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Atualmente, encontra-se como coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educacional - reconhecimento a contribuição à Educação brasileira. Dedica-se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão, ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino. Mantoan tem uma larga produção acadêmica nas áreas de Educação Especial e Inclusão Escolar ocupando um espaço de destaque entre os principais pesquisadores brasileiros na área. Entre seus principais livros encontram-se: Inclusão Escolar – o que é? Por quê? Como fazer? (2003) e Ser ou estar, eis a questão: uma tentativa de explicar o que significa o déficit intelectual (1994).
- Assista ao vídeo para um maior aprofundamento sobre o AEE:
Live "AEE: O QUE É? COMO FAZER?" | Profª Drª Maria Teresa Eglér Mantoan link: https://www.youtube.com/watch?v=nriB_E2BPd8

Na Unidade I, nossa meta é que o/a estudante se aproprie dos conceitos básicos em torno da educação especial e inclusiva, através de um aprofundamento em torno da história da educação especial e a análise crítica das legislações existentes no Brasil. Além da compreensão dos conceitos de integração e inclusão na dinâmica da educação contemporânea.
FÓRUM I
Período de Habilitação:
22/08/2023 às 08:00
a
25/09/2023 às 23:59
Inicia em 22/08/2023 às 8h 0 e finaliza em 25/09/2023 às 23h 59