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FRANCISCO EDMAR MOREIRA DE LIMA NETO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

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francisco edmar moreira de lima neto

PES - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PESCA/CMRV

PPGED165 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 07 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e discussão dos objetos de pesquisa e da proposta da disciplina (09/03/2018 - 09/03/2018)
Os objetos de pesquisas em políticas públicas e educação (16/03/2018 - 16/03/2018)
Estado e políticas públicas (23/03/2018 - 23/03/2018)
Descentralização (30/03/2018 - 13/04/2018)
Neoliberalismo e globalização (20/04/2018 - 20/04/2018)
Focalização X universalização (27/04/2018 - 27/04/2018)
Conferência de Educação (04/05/2018 - 04/05/2018)
A questão social e as políticas públicas (11/05/2018 - 11/05/2018)
Políticas universais e focalizadas no contexto do governo Lula (18/05/2018 - 18/05/2018)
Banco Mundial e educação - a questão da cooperação internacional (08/06/2018 - 08/06/2018)
Políticas para escola de tempo integral (15/06/2018 - 15/06/2018)
Seminário Internacional de Políticas Públicas (22/06/2018 - 22/06/2018)
Políticas de formação de professores (29/06/2018 - 29/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
09 16 23 30 06 13 20 27 11 18 25 08 15 22 29
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
3 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017101**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas
• Leitura obrigatória do material bibliográfico indicado
• Participação efetiva nas aulas e nas discussões
• Seminários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Para efeito de avaliação, serão levados em consideração os seguintes itens:
1) Participação e assiduidade do/a pós-graduando/a nas aulas e nas atividades propostas pela disciplina.
2) Apresentação do trabalho final, consistindo no Projeto de Pesquisa revisado.
Será considerado aprovado na disciplina, o estudante que obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média final igual ou superior 7,0 (sete pontos), numa escala de (0,0) zero a 10,0 (dez) pontos, nas avaliações computadas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ARRETCHE, M. Estado Federativo e Políticas Sociais: determinantes da descentralização. São Paulo/Rio de Janeiro: Fapesp/Ed. Revan, 2000. 302 p. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
ARRETCHE, Maria Tereza da Silva. Mitos da descentralização: mais democracia e eficiência nas políticas públicas. Revista Brasileira de Ciências Sociais. São Paulo, 1996.
BANCO MUNDIAL. Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil Disponível em: <https://www.worldbank.org/pt/country/.../publication/brazil-expenditure-review-report>. Acesso em: 01. Fev. 2018.
GASPAR, Ronaldo. PT: dos descaminhos do reformismo à impotência política. Lutas Sociais, São Paulo, vol.20 n.36, p.179-193, jan./jun. 2016.
HOFLING, E. de M. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Caderno CEDES, Campinas, v. 21, n. 55, 2001. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v21n55/5539.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2018.
KERSTENETZKY, C. L. Políticas Sociais: Focalização ou Universalização. In: Revista de Economia Política. São Paulo, v. 26, n. 4, 2006.
MORAES, Antonio Carlos de. O projeto neoliberal e o mito do Estado Mínimo. Lutas Sociais, n. 01, p. 1-8. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/18807 >. Acesso em: 01. Fev. 2018.
NEGRÃO, João José de Oliveira. O governo FHC e o neoliberalismo. 11 f. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/18809>. Acesso em: 01. Fev. 2018.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. Reformas educacionais: descentralização, gestão e autonomia escolar. Educar, Curitiba, n. 22, p. 17-49.
VILAS-BÔAS, L. A focalização e universalização na política social brasileira: opostos ou complementares. Texto para Discussão do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento. 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/03/2018
09/03/2018
Apresentação e discussão dos objetos de pesquisa e da proposta da disciplina
16/03/2018
16/03/2018
Os objetos de pesquisas em políticas públicas e educação
23/03/2018
23/03/2018
Estado e políticas públicas
30/03/2018
13/04/2018
Descentralização
20/04/2018
20/04/2018
Neoliberalismo e globalização
27/04/2018
27/04/2018
Focalização X universalização
04/05/2018
04/05/2018
Conferência de Educação
11/05/2018
11/05/2018
A questão social e as políticas públicas
18/05/2018
18/05/2018
Políticas universais e focalizadas no contexto do governo Lula
08/06/2018
08/06/2018
Banco Mundial e educação - a questão da cooperação internacional
15/06/2018
15/06/2018
Políticas para escola de tempo integral
22/06/2018
22/06/2018
Seminário Internacional de Políticas Públicas
29/06/2018
29/06/2018
Políticas de formação de professores
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Daens um grito de justiça 16/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 01:01