maria zenaide costa

SOC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHL

PPGED062 - PRÁTICA EDUCATIVA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
- Apresentação e Discussão do Plano de Ensino e Cronograma e orientação de leituras; (18/08/2018 - 18/08/2018)
- Análise das possibilidades de participação em eventos científicos e escolha das temáticas para produção dos textos (25/08/2018 - 25/08/2018)
- Orientação das produção dos textos. (01/09/2018 - 01/09/2018)
- Produção dos textos para apresentação em eventos. (08/09/2018 - 08/09/2018)
- Produção dos textos para apresentação em eventos. (15/09/2018 - 15/09/2018)
- Socialização das produções; (22/09/2018 - 22/09/2018)
- Orientação das produções dos artigos científicos. (29/09/2018 - 29/09/2018)
- Produção dos artigos científicos. (06/10/2018 - 06/10/2018)
- Produção dos artigos científicos. (13/10/2018 - 13/10/2018)
- Produção dos artigos científicos. (20/10/2018 - 20/10/2018)
- Socializar as produções (27/10/2018 - 27/10/2018)
- Apresentação e Discussão do Plano de Ensino e do Cronograma de atividades; (16/08/2018 - 16/08/2018)
- Análise da situação/andamento da pesquisa das mestrandas e reflexão acerca do percurso metodológico descrito no projeto de Dissertação de Mestrado e/ou Tese de Doutoramento. (23/08/2018 - 23/08/2018)
- Exposição sobre pesquisa qualitativa em educação e orientação de leituras, tendo como referência básica a temática definida para as produções. (30/08/2018 - 30/08/2018)
- Definição do Tema, Título, Questão/Problema e objetivos da pesquisa. Compreensão das categorias teóricas e empíricas. Indicação de leituras para construção do referencial teórico; (06/09/2018 - 06/09/2018)
- Construção do referencial teórico; (13/09/2018 - 13/09/2018)
- Construção do referencial teórico; (20/09/2018 - 20/09/2018)
- Socialização do referencial teórico; (27/09/2018 - 27/09/2018)
- Revisão do Tema, Título, Questão/Problema e objetivos da pesquisa. Indicação de leituras para a construção da metodologia; (04/10/2018 - 04/10/2018)
- Construção da Metodologia; (11/10/2018 - 11/10/2018)
- Construção da Metodologia; (18/10/2018 - 18/10/2018)
- Construção da Metodologia; (25/10/2018 - 25/10/2018)
- Socialização da Metodologia. (01/11/2018 - 01/11/2018)
- Discussão sobre instrumentos de coleta de dados e indicação de leituras para fundamentação da elaboração do instrumento. (08/11/2018 - 08/11/2018)
- Construção do instrumento de coleta de dados; (15/11/2018 - 15/11/2018)
- Socialização do instrumento, agendamento do cadastramento do projeto no Comitê de Ética, definição da data de qualificação e encerramento da disciplina (22/11/2018 - 22/11/2018)
Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (21/03/2015 - 21/03/2015)
  • Apresentação e Discussão do Plano de Ensino, Cronograma e orientação da escolha da revista para submissão do artigo e mapeamento dos eventos para participação em 2015;

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (28/03/2015 - 28/03/2015)

Definição dos eventos para participação e escolha das temáticas para produção do artigo mediante normas das revistas escolhidas

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (04/04/2015 - 04/04/2015)
  • Orientação de leituras, tendo como referência básica a temática definida para as produções.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (11/04/2015 - 11/04/2015)
  • Encontro de orientação: produção de texto, eventos.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (18/04/2015 - 18/04/2015)
  • Encontro de orientação: produção de texto, eventos.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (25/04/2015 - 25/04/2015)
  • Encontro de orientação: revisão de texto, eventos.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (02/05/2015 - 02/05/2015)
  • Encontro de orientação: produção do artigo científico.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (09/05/2015 - 09/05/2015)
  • Encontro de orientação: produção do artigo científico.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (16/05/2015 - 16/05/2015)
  • Encontro de orientação: produção do artigo científico.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (23/05/2015 - 23/05/2015)
  • Encontro de orientação: revisão do artigo científico.

Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (30/05/2015 - 30/05/2015)
  • Encontro de orientação: submissão de artigo científico.


Produção do conhecimento na forma de trabalhos acadêmicos como artigos e comunicações a serem publicadas em periódicos, livros e anais de eventos científicos da área da educação. (06/06/2015 - 06/06/2015)
  • Entrega do comprovante de submissão do artigo a coordenação do programa

Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica; (12/03/2018 - 12/03/2018)
Apresentação professor /aluno -Discussão sobre a sistemática da disciplina - Levantamento das intenções de pesquisa dos doutorandos
Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica. (19/03/2018 - 19/03/2018)
- Apresentação sobre Prática Educativa. - Distribuição das leituras e agendamento dos seminários - Recurso: Data Show e Portal CAPES/Base de dados da Educação - Responsáveis: Professores
Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica. (26/03/2018 - 26/03/2018)
Apresentação sobre Pesquisa interativa - Orientação para pesquisa interativa da produção acadêmica do Portal CAPES, na base de dados da Educação nos últimos 5 anos, relacionada a temática da tese. - Recurso: Data Show e Portal CAPES/Base de dados da Educação - Responsáveis: Professores
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (02/04/2018 - 02/04/2018)
Apresentação do Seminário 01 Livro 01 - FERNANDES, Preciosa; dias, Maria de Lurdes; NEVES, Orquídea; ALMEIDA, Maria Lisete de. Uma formação em círculo: um sentido no presente... um sentido no futuro. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2001. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recurso: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Adriana e José Filho
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (09/04/2018 - 09/04/2018)
Apresentação do Seminário 02. Livro 02 - FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto ? Portugal: Porto Editora, 2009. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Denilson e Raimundo
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (16/04/2018 - 16/04/2018)
Apresentação do Seminário 03. Livro 03 - ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2002. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Djane e Samara
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (23/04/2018 - 23/04/2018)
Apresentação do Seminário 04. Livro 04 - FRANCO, Maria Amália do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Náldia e Áurea
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (30/04/2018 - 30/04/2018)
Apresentação do Seminário 05. Livro 05 - TILSTONE, Christina; FLORIAN, Lani; ROSE, Richard. Promover a Educação Inclusiva. Lisboa: Instituto Piaget, 1998. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Brunna e Carla
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (07/05/2018 - 07/05/2018)
Apresentação do Seminário 06. Livro 06 - KOLB, David A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development. 2. ed. New Jersey: Pearson Education, 2015. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Érica, Marcoelis e Celene
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (14/05/2018 - 14/05/2018)
Apresentação do Seminário 07. Livro 07 - ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006. - Recursos: Data Show e Mapa Mental - Responsáveis: Ana Luíza e Dinalva
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (21/05/2018 - 21/05/2018)
- Conclusão da pesquisa interativa no Portal da CAPES - Portal CAPES/Base de dados da Educação - Recurso: Produção acadêmica - Responsável: todos.
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (28/05/2018 - 28/05/2018)
- Construção do Artigo Científico. - Portal CAPES/Base de dados da Educação - Recurso: Artigo - Responsável: todos.
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (04/06/2018 - 04/06/2018)
- Construção do Artigo Científico. - Portal CAPES/Base de dados da Educação - Recurso: Artigo - Responsável: todos.
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica. (11/06/2018 - 11/06/2018)
- Apresentação do Artigo Científico aos orientadores. - Portal CAPES/Base de dados da Educação - Recurso: Artigo - Responsável: todos.
Entrega do Artigo e encerramento. (18/06/2018 - 18/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017101**** 0 0 0 4 0 0 4 0 0 3 0 0 0 0 4 15
13 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
6 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
7 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
8 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
9 2017101**** 7,0 7.0 0 AM
10 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
11 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
12 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
13 2017101**** 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Práxis, prática educativa e realidade humana. O movimento histórico da significação da prática educativa e suas implicações para a formação da sociedade humana. A prática educativa como campo de produção do conhecimento.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aula expositiva;<br />• Leitura e discussão de livros e artigos científicos;<br />• Orientações de Estudos em grupos e individuais;<br />• Apresentação de produções escritas.<br /><br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem será feita por unidade temática e inclui o conjunto de produções desenvolvidas no decorrer das rodas de discussões ocorridas na disciplina. O aproveitamento das aulas será verificado pela aplicação de um ou mais dos seguintes instrumentos:<br />• Produção textual<br />• Capacidade de síntese e de dialógica nas discussões sobre os sentidos e significados de prática educativa<br />• Desenvoltura na exposição e questionamentos das obras estudadas.<br />
Horário de atendimento:
Bibliografia: BUZAN, Tony. Mapas mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial do seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.<br /><br />BLANCO, Ascensión. (Coord.). Desarrollo y Evaluación de Competencias: em Educación Superior. Narcea, S, A. de Ediciones, 2009.<br /><br />FERNANDES, Preciosa; DIAS, Maria de Lurdes; NEVES, Orquídea; ALMEIDA, Maria Lisete de. Uma formação em círculo: um sentido no presente... um sentido no futuro. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2001.<br /><br />FINGER, Mattias; ASÚN, José Manuel. A Educação de Adultos numa Encruzilhada: aprender a nossa saída. Porto – Portugal: Editora Porto, 2003.<br /><br />FORMOSINHO, João. Formação de Professores: aprendizagem profissional e acção docente. Porto – Portugal: Editora Porto, 2009.<br /><br />FRANCO, Maria Amália do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.<br /><br />GHEDIN, Evandro; OLIVEIRA, Elisangela S. de; ALMEIDA, Whasgthon A. de. Estágio com Pesquisa. São Paulo: Cortez, 2015.<br /><br />KOLB, David A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development. 2. ed. New Jersey: Pearson Education, 2015.<br /><br />OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.<br /><br />ONTORIA, Pena A.; LUQUE, A de; GÓMEZ,J.P.R. Aprender com mapas mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006.<br />SACRISTÁN, José Gimeno. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso Editora, 2013.<br /><br />TILSTONE, Christina; FLORIAN, Lani; ROSE, Richard. Promover a Educação Inclusiva. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.<br /><br />ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.<br /><br />_______________. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2002.<br /><br />ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014.<br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/03/2018
12/03/2018
Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica;
19/03/2018
19/03/2018
Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica.
26/03/2018
26/03/2018
Prática educativa: situando o campo teórico e a produção científica.
02/04/2018
02/04/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
09/04/2018
09/04/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
16/04/2018
16/04/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
23/04/2018
23/04/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
30/04/2018
30/04/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
07/05/2018
07/05/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
14/05/2018
14/05/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
21/05/2018
21/05/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
28/05/2018
28/05/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
04/06/2018
04/06/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
11/06/2018
11/06/2018
Prática educativa(PE):situando o campo teórico e a produção científica.-Sentidos e Significados de PE nas tendências educativas não críticas,pragmáticas,crítico-reprodutivistas,crítica e pós-crítica.
18/06/2018
18/06/2018
Entrega do Artigo e encerramento.
Avaliações
Data Descrição
18/06/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 27/04/2025 04:03